PplWare Mobile

Produção de ecrãs AMOLED já é mais económica que os LCD

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Sergio J says:

    Há uns 15 anos atrás, quando ainda não se falava de ecrãs OLED e variantes em termos de produção industrial, mas apenas em investigação, haviam duas grandes vantagens. A primeira estava relacionada com a qualidade do ecran propriamente dito e a segunda teria a ver com os custos de produção. O que se dizia na altura era que em teoria quando fosse dominado o processo de fabrico o custo deste seria absurdamente mais barato que qualquer outro display. Ao longo dos anos foram surgindo entraves à esse processo, mas tem vindo a ser ultrapassados. É tudo uma questão de engenharia. Com o tempo serão encontrados os processos para esse santo graal. Não há dúvida que esse é o caminho.

  2. Anderson says:

    Belo ecrã, deve ser por isso que a “poderosa” Apple vai continuar a usar em seus produtos. Precisa dos outros pra produzir as suas coisas. Como li em um comentário: A Apple deveria pegar aquele campus em forma de nave espacial que esta construindo e fazer uma fabrica pra tomar vergonha na cara e fabricas as suas “coisas”. Pede pra inimiga produzir seus CHIPS e agora as TELAS.

    Se não consegue fabricar, melhor comprar do concorrente. Vergonha!

    • Renato says:

      Sim, que vergonha, Samsung e LG, a ÚNICA coisa que têm de seu nos seus telefones é mesmo o ecrã!

      O SOC é Qualcomm, o SO é Google, a memória é Mícron, a câmera é Sony, etc!

      Que comentário mais estupido.

      Se a Apple tentasse fazer tudo, não era boa em nada, porque isso é impossível.

      • Flavio Ferreira says:

        Sim e apple tem o que? Ao menos a samsung tem os ecrãs e já usa processadores, queres mais?

        • Tomás says:

          E a Qualcomm como é que fica?

        • Renato says:

          Apple controla totalmente o hardware como o software.

          No que ela não faz, tanto arranja a Samsung a fazer, como a TSMC, como pode arranjar outro…

          Bateria, por exemplo, compra baterias de fora, mas o controlador é Apple, o que faz a diferença.

          Ecrãs, também compra de fora, mas o timming controller, é deles

          Samsung compra isso tudo feito.

          Em termos de software, aí, nem há comparação, 100% Apple, inclusive as ferramentas para programadores.

          Samsung usa Google, dependência completa deles…

          • Rui says:

            è preciso não perceber nada de nada para dizer tantas barbaridades

          • Renato says:

            Ficamos todos convencidos com o teu comentário extremamente bem fundamentado, Rui.

          • Mylittlelife says:

            Ou seja Renato, a tua teoria e que queres convencer, é uma empresa que apenas desenvolve no papel (Apple) é óptima, mas uma empresa (por ex. Samsung) que desenvolve os ecras, SoC (Exynos), módulos de câmara, baterias, etc…. “compra tudo”. Espera……. LOLOLOL tens piada.

          • Fabio says:

            Ainda nao perceberam que este renato e um troll?ainda ah pedaço ele disse que os componentes do iphone eram fabricados na america ahah

          • Renato says:

            Um equipamento é 50% hardware + 50% software

          • Cristiano Alves says:

            MyLittlelife quem ganha mais no mundo actual, o engenheiro projectista, ou o técnico que instala/produz/desenvolve/fabrica?

            Muitos de vocês deveriam estudar um pouco mais sobre os assuntos que comentam.

        • Cristiano Alves says:

          Se perceberes um chavo do que implica a tua afirmação a nível de engenharia (sobretudo do hardware da Apple) já não tinhas perdido tempo a escrever isto…
          O mundo hoje em dia está cada vez mais Assemble, já ninguém constrói nada do 0, que implica desenhar e produzir. Um exemplo prático é a construção dos SoIC, não faz sentido a Apple adquirir uma fábrica de fabricação de circuitos integrados, pois não tem volume de vendas para chips suficientes… Contudo interessa desenhar-lhe o chip à sua maneira e usufruir de tecnologias que nunca estariam ao alcance de uma empresa que não fosse especializada na produção de circuitos integrados.

      • Vlad says:

        A Samsung têm uma versão com o seu próprio CPU que é fabricado por si própria. O sensor traseiro é realmente da Sony, mas não te preocupes que o sensor da Apple não é desenho próprio. O sensor da câmara frontal é da Samsung (sim a Samsung também desenha e fabrica sensores de imagem), e o mesmo se diz do processador de imagens. A memória RAM é da Hynix e não da Micron, mas a Samsung também fabrica as suas próprias memórias. A memória Flash também é desenhada e fabricada pela Samsung. Na versão com o Exynos o módulo de Wi-Fi, mais o módulo de NFC é da Samsung. Eu agora peço-te a ti para me nomeares apenas um único componente do iPhone que a Apple tenha desenhado e fabricado.

      • Anderson says:

        Fan da Apple é assim… amor até o final da vida.Se fecham em uma realidade criada por um fabricante.

        Voltando ao assunto…

        A Samsung não só fabrica ecrãs e processadores, ela faz tb memórias. Até o navio que carrega os produtos da sua querida Apple, deve ser fabricado pela Samsung.

    • Sergio J says:

      Quem é que tem o mérito? A beneton que desenha ou as fabriquetas que produzem?

      Onde está o grande valor das indústrias? Nos departamentos de produção ou nos departamentos de engenharia?

      O valor acrescentado está na propriedade intelectual.

      • ervilhoid says:

        Mesmo, as pessoas não pensam que praticamente tudo é pensado num local executado noutro, nao so nesta área de negocio como em todas

        • TA says:

          Mas nesta e noutras áreas o processo industrial, esconde pormenores que só quem está nas fábricas conhece. Não é invulgar a fábrica pedir alterações ao design do produto. O abaixamento de custos de produção deve-se muito ao trabalho desenvolvido nas “fabriquetas”. Para quem produz em massa, não basta desenvolver bons produtos. O processo industrial conta muito para os custos e qualidade. Se a Apple contrata esses serviços eles lá sabem os seus motivos.

          • Tomás says:

            A Apple tem engenheiros em muitas dessas fábricas a acompanhar e implementar novas linhas de produção dos seus componentes. Não é há toa que conseguiu ter mais do que um fornecedor para o processador A9

          • TA says:

            Quando os processos de fabrico são ao nível do silício, os fabricantes costumam guardar os seus trunfos. É um sector em que o processo de fabrico faz toda a diferença. A Apple deve auditar o processo mas não ao ponto de o conseguir replicar. Os dois processadores A9 usam tecnologias distintas, 14nm e 16nm. A encomenda deve ter sido feita por instruction set e performance. Deixando o desenho a cargo dos fornecedores. Não foi por acaso que a Apple deixou a Motorola para usar processadores intel, nos MACs. A arquitectura 86 tinha atingido uma evolução que passou a ser mais vantajoso que ter processadores próprios. É um mercado tão específico, que iam acabar por se dispersar. A Apple ao concentrar os seus esforços onde pode fazer a diferença está a servir melhor os seus clientes.

          • Tomás says:

            TA, não parece que acompanhes o que a Apple faz nesta área. A Apple tem grandes equipas a desenhar os seus próprios SoCs. A Apple não precisa de conhecer os segredos dos fabricantes para fazer produções teste e ser ela própria a ajustar os desenhos dos processadores.

  3. Arlindo Pereira says:

    Quero dar os parabéns ao pplware, por ter em consideração quem tem menos recursos financeiros. A equipa do pplware quando deixa sugestões de novos equipamentos tem o cuidado de colocar alternativas aos topo de gama para as carteiras mais curtas e isso é de louvar. Poderiam fazer como muitos outros espaços tecnológicos que dão apenas destaque aos topo de gama. Como os programas de TV que dão sugestoes de férias de 2000 euros, o que para quem ganha salários dos mais baixos chega a ser uma afronta. Achei importante deixar estas palavras de agradecimento e reconhecimento.

    • David Guerreiro says:

      Essas sugestões de férias de 2000€ ocorrem porque há muitos a ganhar salários altos e que dão para isso. As coisas têm de ser direcionadas para quem tem dinheiro, e não para os tesos.

    • Mylittlelife says:

      Quem tem menos recursos financeiros tem imensa escolha em quase tudo mas a variabilidade é mínima, daí que apresentar telemóveis/viagens/carros no segmento económico dá muito pouco estímulo. Queres que apresentem as centenas de “Wiko” e cópias chinesas?

  4. Diogo says:

    Qual é a diferença entre AMOLED e LED?

    • Ricardo Raimundo says:

      Amoled e Oled têm maiores contrastes e pretos”autênticos” porque desligam os pixels que não usam. Ou seja se tiveres uma imagem toda preta com um ponto branco no meio apenas os pixels que contribuem para o ponto branco estão ligados.

    • ... says:

      Existem vário tipos de tecnologias para os ecrãs:

      WLED, LED, AMOLED, SUPER AMOLED, LED BLACK…

      Todos têm as suas vantagens, nos LED (RGB LED), para todas as cores é usado o RED, GREEN, BLUE mas é necessário usar todos os sub-pixeis, o que consome mais (imagina num ecrã 4k, 5.7 milhões de píxeis com os 3 subpíxeis ligados, consome imagina bateria.)….

      Nos AMOLED, os brancos às vezes são um pouco azuis mas, para produzir o branco, em vez de gastar 3 sub pixeis, gasta 1 sub-pixel azul e uma tecnologia para formar um branco, ou seja poupa imenso na bateria..

      Nos WLED (White LED), os brancos parecem um pouco amarelos, isto porque para produzir o branco usa-se o sub-píxel azul mais um “fosforo” amarelo…

      Como podes ver, existem bue tecnologias, a LED é a que gasta mais energia, depois outras usão tecnologias para poupar e melhor, por exemplo, tenho um PC com ecra 4k WLED (nos brancos poupo bue bateria), depois de te habituares a este branco não queres outra coisa, este branco não faz doer os olhos quando olhas fisicamente (O puro branco, LED, com bue luz atrofia os olhos, este com bue luz é na boa mesmo), é um branco calmo, tens de experimentar…

      Mas podes encontrar mais coisas no google e acho que não me enganei em nada, senao peço desculpa pelo o erro.

      • Diogo says:

        Boa info obrigado.

        Mas enganei-me, queria era saber a diferença entre AMOLED e OLED.

        • AP says:

          Detalhes tecnológicos irrelevantes sinceramente. Mais importante é distinguir entre ecrãs emissivos (OLED) e transmissivos (LCD). Atenção que antigamente os LCD eram retro-iluminados com CCFL e mais recente com LED e os fabricantes não pouparam o marketing dos ecrã LED! mas que no fundo são LCD normais.

      • Tomás says:

        Nos AMOLED o branco é criado por combinação da emissão dos 3 subpixeis, vermelho, azul, verde.
        Um ecrã LED, normalmente refere-se a um LCD com retroiluminação com LEDs; esses LEDs emitem luz branca, podendo ser LEDs azuis com um filtro de fósforo.
        Actualmente os AMOLED continuam a gastar mais energia que os melhores LCD para ter o ecrã todo branco. A poupança dos AMOLED vem noutras condições, especialmente com pixeis pretos em que os subpixeis não emitem/gastam, ao contrário dos LCD em que a retroiluminação está sempre ligada (é o que consome mais).

  5. MaRIA says:

    Tenho muito mais respeito por uma empresa como a samsung que aposta na investigação e criação de novas tecnologias do que na apple que apenas usa a tecnologia de outros fabricantes em produtos para o consumidor final… Não vou dizer que os produtos da apple são piores ou melhores que os da samsung. O iphone é um bom equipamento e a apple tem todo o mérito, mas enquanto empresa a samsung oferece muito mais. Quem fala na samsung (das mais conhecidas) fala em milhares de empresas que apostam na investigação de novas tecnologias e ás quais não damos valor apenas porque não oferecem ao consumidor o “pacote completo”. Mas não podemos esquecer que sem essas empresas nada disto seria possivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.