5 truques para carregar o seu smartphone Android rapidamente
Cada ano que passa há um salto qualitativo nos smartphones. Melhores ecrãs, melhores sensores, melhores redes de comunicações e baterias com maior capacidade.
Mas há logo de imediato um aproveitamento dessa evolução que aumenta a carga de utilização, criam-se novos sistemas, aplicações e ferramentas para tirar proveito das evoluções. Assim, nem damos conta que, mesmo com baterias de maior capacidade, a autonomia tenha aumentado, e estará de novo a ligar o smartphone à corrente. Que tal usar uns truques para carregar o seu smartphone Android mais rápido?
Algumas informações são recolhidas e adaptadas das boas práticas disponibilizadas da Universidade das Baterias. Um centro de informações onde estão compilados estudos e investigações levados a cabo por empresas do ramo do fabrico de baterias para dispositivos móveis.
E são truques que funcionam com todas as pessoas?
Cada utilizador tem um perfil diferente enquanto... utilizador. Hábitos diferentes, modos de utilização que são únicos. Não há um único utilizador com os mesmos hábitos de utilização, cada ser humano que usa um smartphone tem hábitos diferentes, formas alternativas de utilização e métodos únicos de trabalhar com um dispositivo, como se fosse uma impressão digital tecnológica. Dado isso, alguns truques poderão ser mais eficientes nuns que noutros utilizadores.
Qual é o objectivo destes truques?
Ajudar o utilizador a poder carregar o seu smartphone Android de forma mais rápida. Tirando proveito de técnicas usadas por milhares de utilizadores, usando formas convencionais de aproveitar funcionalidades do próprio sistema operativo, a ideia é melhorar os tempos de carregamento para que a optimização de carregamento seja a maior possível.
Dicas para carregar o seu Android mais rápido
1 - Desligue o seu smartphone quando este está a carregar
Se quer que este carregue de forma mais rápida, então desligue-o. Assim, apenas estará a carregar a bateria e nenhum componente estará a consumir energia continuamente.
Para saber se o equipamento já está carregado, clique no botão Power com um clique curto e ele mostrará no ecrã a percentagem de bateria carregada.
Mas e se precisar de usar o smartphone?
2 - Coloque-o em modo de voo
Se necessitar de usar o smartphone enquanto o carrega, coloque-o em modo de voo, embora não seja uma prática saudável para a sua bateria devido à possibilidade de aquecimento excessivo.
Dessa forma irá desactivar as funções de chamadas, mensagens e dados móveis. Estas antenas estarão desligadas, poupando energia.
As ligações Wi-Fi e o Bluetooth também serão desactivadas, mas podem ser reactivados em Definições ou no painel de definições rápidas e assim permitir que seccione o que quer realmente que consuma energia.
Leia também: Você tem carregado o seu smartphone de forma errada
3 - Carregue sempre com o carregador que acompanha o smartphone
Se possível não use o PC via USB para carregar o seu smartphone Android. Além de ter uma acção nefasta para a bateria é também um método mais lento de carregar o equipamento devido à limitação de corrente das portas USB do PC.
Para ter uma ideia, tendo como base um Galaxy S6 Edge, usando o carregador que acompanha o equipamento, apenas 10 minutos de carga este permite até 4 horas de utilização. Isso não se consegue com um carregamento via portas USB no PC.
Obs: as portas USB do tipo 1.0 ou 2.0 alimentam a uma corrente de 500 mA, e uma USB 3.0 a 900 mA. No entanto, usando um carregador original que acompanha o smartphone, este é capaz de fornecer corrente entre 1,2 a 1,5 A, ou até mais em modelos mais específicos.
E os powerbanks?
Embora sejam cada vez mais uma forma alternativa de carregar as baterias, são uma forma igualmente lenta de carregar o equipamento, mas mais estável que uma porta USB de um PC. No entanto, é sempre mais rápido e salutar usar a corrente eléctrica e o carregador original.
4 - Não use o carregamento sem-fios
Não é que seja prejudicial, mas ainda há muito a fazer nesse campo até porque as tecnologias actuais têm muito que evoluir, embora sejam um meio muito seguro.
A questão aqui é a lentidão do carregamento. Ainda não há tecnologias sem-fios que consigam competir com os bons carregadores que acompanham os smartphones. Cada vez mais é tendência as marcas equiparem os terminais com carregamento rápido. Mesmo que lhe digam que o carregamento sem-fios é rápido, não acredite. Pode ler aqui muito sobre esse tipo de carregamento.
5 - Não utilize o smartphone enquanto carrega e use boas práticas do sistema
Não sendo possível desligar, se também não der jeito colocar em modo voo, então será que pode deixar o smartphone inativo? Isto serve para ajudar a um carregamento rápido, sem consumo excessivo enquanto está a carregar.
O que mais fazemos (vá, não diga que não) é usar o smartphone com ele a carregar. Isso vai fazer com que demore mais, óbvio. Mas depois podemos ser também inteligentes com o próprio sistema operativo.
- Use um wallpaper escuro, nos ecrãs AMOLED vai poupar alguma bateria, mesmo a carregar com ele ligado.
- Não utilize o brilho automático. Pode parecer um contra-senso, mas por norma este modo mostra um ecrã com muito mais brilho do que aquele que precisa. Escolha o brilho manualmente e verá que esse pequeno detalhe vai ajudar a poupar bateria.
- Defina um tempo limite do ecrã ligado mais curto. Se o seu tempo está definido para 1 minuto, coloque 15 segundos. Estudos referem que um utilizador acorda o ecrã pelo menos 150 vezes ao dia, assim se limitar o tempo de actividade do ecrã, poderá ganhar muito em autonomia.
Agora é consigo. Cada um também sabe onde poupar energia, como melhorar o desempenho no carregamento. Junte a estas 5 as suas 5, 10 ou mais dicas.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda há bem pouco tempo li aqui que sempre que possível se deveria ligar o telemóvel para carregar por USB.. Afinal já não faz bem? É como as sardinhas isto de carregar o telemóvel, dantes faziam mal agora fazem bem!!
Onde é que diz isso? Em que artigo? Terá sido aqui: http://bit.ly/1Q7pnM6
Nunca fez bem. As portas usb não tem corrente constante. Até te pode acontecer como no meu galaxy s duos 2. Aquela plaquinha que controla o carregamento e o acesso à corrente da bateria “deu o berro” graças ao carregamento por usb. Felizmente que quando isso aconteceu, estava na garantia. Por usb, só mesmo em último recurso e temporariamente e em caso de emergência extrema (esquecimento ou avaria do carregador).
Se bem me lembro, o artigo é para NÃO carregar o smartphone ligado à porta USB do Pc
Exactamente Rafa.
Tenho um smartwatch alcatel onetouch que apenas tem a porta usb na própria bracelete, que supostamente é para carregar pelo computador. É melhor usar um carregador (não vem com carregador), mas o com menos amperagem possível?
Off Topic:
Que jogo é esse de motas que mostra nessa ultima imagem? Obrigado!
Trafic Rider.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.skgames.trafficracer&hl=pt_PT
É o Traffic Rider
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.skgames.trafficrider&hl=pt_PT
e o traffic raider
Quase sempre a segunda, desligar é melhor mas acho que nao compensa o que puxa a sseguir para ligar
Estas práticas de carregar os smartphones também se podem e devem, aplicar a outros sistemas e não só Android!
Sim, embora há alguns ajustes que o próprio sistema operativo permite fazer, de forma diferente de outros. Mas no geral, pode ser usado para todos.
Sempre tive esta duvida, e carregar em modo poupanca de energia carrega mais rapido?
‘Carregue sempre com o carregador que acompanha o smartphone’ – E quando se compra um smartphone que não traz carregador, como é o caso dos Motorola Moto G, por ex. ?
O ideal é usar um carregador, mas, claro, se não tiver um carregar… pois lá terá de ser uma porta USB.
Mas, tal como é dito aqui: http://bit.ly/1SGggD2 não “matando” também não será o melhor para a bateria nem o mais rápido para carregar.
Eles devem vender esse carregador, é só uma questão de o comprares.
discordo do item 4.
o novo wifi charger da samsung é muito rapido!
Acho ideal para clarificar:
– o carregamento deve ser o mais lento possível, logo se não temos pressa (durante o sono) o ideal é um carregador lento para não aquecer a bateria;
– carregar “desligado” hoje em dia é difícil já que a maior parte dos terminais liga-se apesar que em alguns entra apenas uma parte do sistema. Em todo o caso a diferença é mínima (e já testei em vários modelos) entre stand-by+offline vs. Pseudo-desligado
– qualquer dispositivo vai puxar a corrente máxima para a qual foi desenhado mesmo com carregadores mais potentes. Carregar por usb no PC está ok, desde que se saiba que demora mais tempo.
– carregar e jogar está ok, o problema é demorar mais e o calor poder encurtar a vida da bateria (valor de carregamento + hardware em potência total + nossas mãos), mas carregar + web/WhatsApp está bem.
No final acho que o único ponto importante é o primeiro e usar o carregamento rápido só em emergência, já que no resto o telemóvel está lá para nos servir e não o contrário. Eu por exemplo não compro nenhum terminal em segunda mão com mais de 1 ano de idade e bateria fixa (iPhones, S6 etc).
Primeira regra errada…. Para dispositivos com a opção carregamento rápido, se está desligado essa função não irá funcionar logo carregamento mais lento
Posso estar errado, mas o de diz isso? Já agora, até para eu ficar a perceber um pouco mais, podes disponibilizar alguma literatura oficial sobre o assunto?
É que a que tenho, da instituição que testou os carregamentos rápidos e os carregadores em causa, não diz isso, bem pelo contrário. Até porque a ‘magia’ está no carregador e no cabo de alimentação assim como na bateria em si. Independentemente se o smartphone está ligado ou desligado.
No Galaxy S6 Edge desligado ele em 10 minutos carrega muito rápido, por isso gostava de ter mais informação sobre o que estás a afirmar, é um assunto que me interesso particularmente.
Obrigado.
Possuo um Samsung note 4 à um ano e como lhe digo o telefone desligado o carregamento da bateria é mais lento do que ligado com a opção carregamento rápido … Testei logo quando o comprei e depois várias vezes… Posso garantir que é verdade, quem tiver Samsung com esta opção experimente e depois deixe o fedbeck.
Se repararem a opção carregamento rápido nestes smartphones só actua do zero até aos noventa por cento, chegando a essa percentagem a própria aplicação carrega a bateria até aos cem por cento mas muito mais lento é o mesmo que estar desactivada.
Pode-se concluir portanto que não é só o carregador e a bateria que controlam o tempo de carregamento mas sim estas duas aliadas ao próprio software/aplicação (carregamento rápido) que actua como um regulador de caudal de corrente que entra na bateria….
Estando o smartphone desligado perde-se essa função, assim carregamento mais lento….
Não duvido, embora no meu Galaxy S6 Edge não o consiga conformar. Desligado carrega muito rápido. Mas, como referi, pode haver algo que desconheça e se houver, agradeço a partilha. pois com o smartphone ligado ao carregar também está a gastar, estão as antenas ligadas e o sistema está a consumir recursos, desligado não.
O S6 carrega mais rápido com o carregador original porque carrega a 9V e não 5V (fast-charge). Não depende pois das portas USB. Se chuntar os cabos de dados D+ e D- do cabo USB ele carrega a 5V mas mais rápido porque pensa que está ligado a um carregador, embora não faça o fast-charge.
“E os powerbanks?
Embora sejam cada vez mais uma forma alternativa de carregar as baterias, são uma forma igualmente lenta de carregar o equipamento…”
Isto não é verdade, tenho um OPO e carregar na tomada ou na power bank original da marca, demora exactamente o mesmo tempo!
Ao fim ao cabo é só uma dica. Desligar o telemóvel.
Em relação aos powerbanks não se pode generalizar! O meu Powoerbank da Xiaomi carrega à mesma velocidade que se ligado ao carregador original! Tenho um G2 btw
Boas,
powerbank depende de qual for, tenho uma que debita tanto como ligado á corrente e carrega tanto ou mais rápido que muitos carregadores.
Carregamento por Wireless também não
e chapa 5, no meu carrega bem rápido.
Cumprimentos
Boas,
powerbank depende de qual for, tenho uma que debita tanto como ligado á corrente e carrega tanto ou mais rápido que muitos carregadores.
Carregamento por Wireless também não
e chapa 5, no meu carrega bem rápido.
Cumprimentos
É assim tanto o vício que não podem ficar 1h-2h sem o smartphone? Deixa o puto carregar em paz.