Mesmo com a ajuda do Windows 10, Edge perde terreno
O Edge é o browser que promete conseguir fazer esquecer o Internet Explorer e todas as más experiências que este trouxe aos utilizadores do Windows.
Incorporado no Windows 10, este novo browser teria tudo para ser um sucesso, mas a verdade é que ainda não conseguiu chegar longe, estando mesmo a perder utilizadores.
O Microsoft Edge tem tudo o que será necessário para se tornar um caso de sucesso. Este novo browser, com as mais recentes tecnologias e preparado para receber em breve melhorias, agradou a todos os utilizadores do Windows 10 quando o testaram nas primeiras versões.
Mesmo com a sua juventude e alguns problemas associados, a opinião geral apontava para que o Edge em breve destronaria outros concorrente, nem que fosse apenas graças à sua presença no Windows 10 e a ser o browser standard deste sistema operativo.
A verdade é que os mais recentes dados mostram que o Edge está a perder terreno e que está muito longe de conseguir aproximar-se de qualquer um dos seus principais rivais.
Desde Julho que o Edge tem ganho terreno de forma expressiva, tendo conseguido chegar a um máximo de 2,88% do mercado.
O estranho é que recentemente, mesmo no final do ano, existiu uma queda significativa, que o colocou a par com números que tinha em Agosto.
Não há uma causa directa para esta diminuição da utilização do Edge, mas tudo parece apontar para o atraso da Microsoft em colocar no mercado uma versão do Edge com as novidades que há muito se esperam. Prometido para breve estão, por exemplo, a chegada das extensões do Edge, algo que aumentará a sua utilização.
Até que esse momento chegue, o mercado dos browsers continuará a ser dominado pelo IE 11, com 25,57%, seguido do Chrome 47, com 15,68%, do IE9 e do IE8, com 8,95% e 6,67% do mercado. Estes são números fornecidos pela Net Applications.
Com o Windows 10 a ter já 10% de mercado e com o Edge a ser o seu browser exclusivo, esperava-se que o novo browser da Microsoft tivesse uma quota muito maior.
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Edge no Windows 10 como browser standard assim como no Windows 10 mobile. 5 estrelas.
O problema é que a malta não geek com vida usa Safari ou chrome, o resto principalmente tudo da ms não serve para nada pois é lixo tirando o Excel.
Não é exactamente assim. Olha que eu de geek tenho pouco, percebo muito pouco de computadores e a actual ms está muito acessível. É plug and play! Windows 10 e Win 10 mobile estão muito bem concebidos. Já pensei como tu, aliás deixei de usar Apple por isso mesmo.
sem extençoes nao se safam quero traduzir uma pagina e fico a aprender ingles.
que não é uma má coisa…
Aprende que te faz muito bem.
Ainda não consegui experimentar o edge, nem nenhuma app do windows, quando tento abrir aparece sempre uma msg para verificar a ligação à internet, apesar de estar ligado já que com o IE e o chrome não tenho problemas. Isto já vem desde o windows 8.
João, por acaso tens o serviço de “Cliente de DNS” desactivado? (como era recomendado ter para o windows XP/Vista se não estivesse associado a um domínio).
Tanto no windows 8/8.1 como no 10 este serviço tem mesmo de estar ligado para o Edge e as “windows apps” funcionarem.
De qualquer forma parece que este serviço já não tem o impacto negativo que tinha.
Mal saia o suporte a extensões troco. O browser é excelente mas há algumas que tenho no Chrome e não posso abdicar.
Também tenho esse “problema”…
A minha solução: Tenho 3 browsers instalados: Edge, Firefox, Chrome…
E acho que não pagas mais por isso. 🙂
e esqueci-me do IE (sim, o w10 traz o IE, só não está muito “acessível”)
esqueceste-te do Internet Explorer que vem escondido no Windows 10.
na barra de ferramentas em procurar no windows escreve Internet explorer e pronto
lê o que eu disse no meu comentário anterior
ps à equipa do pplware: volto a insistir na edição de comments, para quando?)
Está em estudo.
Eu uso o Edge, mas tem coisas que preciso abrir o Chrome que está logo ao lado.
esse é o grafico do pessoal a desinstalar o Windows 10.
Firefox!
Eu usei o Edge para instalar o Firefox. São muitos anos a usar as extensões e sessão de administrador em utilizador windows sem permissões. Uso em Windows 10 no trabalho e em OSX em casa, sempre com tudo sincronizado por xmarks e lastpass.
Não creio vir a mudar tão cedo pois benchmarks a mim não me dizem nada se depois não consigo ter o que o Firefox me permite.
Nos meus dispositivos eu observei um elevado consumo de memória Ram, por isso resolvi utilizar o firefox; mas o Edge parece um navegador promissor…
Em um ativ book 9 plus o consumo era tão elevado que acionava os coolers até na home do google.
Só consome muita RAM quando tens muitas abas abertas
No W. 10, uso o Edge mais rápido e o Chrome para traduzir.
the edge não e aquele dos u2
Edge: Muito pouco… muito tarde…
Isto resolve se fácil. Adição de plugins, e tudo muda. Porque na realidade é um excelente browser.
Mas para isso ha uma factor muito grande em ter em conta….
Adicionar tecnologia Google visto que as extensoes serao a base do chrome…
E depois me pergunto… Sera que depois com o suporte a extencoes nao se tornara ainda mais pesado que o chrome, que esta mais que preparado para tal?
Comecei a usar o edge e gostei bastante! Mas nao consigo realizar um drag and drop para o browser que me da bastante jeito e consome ram quanta tem disponível! Acabei por voltar ao firefox
Enquanto não tiver suporte para addons e mais opções de personalização podem esquecer, e aquela coisa de fazer apontamento numa página web?!?! aquilo devia ser opcional pq a grande parte dos utilizadores nunca vai usar isso.
Extenções como Ad-Blocker são mesmo necessárias para que o browser consiga andar para a frente. Tirando isso penso que está bastante bom.
Eu uso o edge e o opera
O sucesso do edge depende de três fatores.
1 Extensões
2 Integração no Android com sincronização
3 Integração no Ios com integração
O Edge não devia ser exclusivo do Windows 10, querem mais adopção do mesmo, comecem por torná-lo multiplataforma e lancem para tudo o que for SO de PC e móvel.
Concordo
Extensões, Extensões, Extensões estão a demorar muito…
Com a notícia de que MS usa dados dos clientes, agora só falta o windows 10 também começar a regredir. Quanto ao EDGE, acho pior que o IE, porém é mais moderno, mas as vantagens disso são só para a MS, que ainda não aprendeu que o CLIENTE é quem manda…….
Quem mandou lançar no mercado um browser pra lá incompleto?
Hoje pelas 9:45 lá tive de reiniciar o PC do trabalho porque encravou.
Não tinha acontecido uma coisa destas ao Windows 10 em 2016, aínda…
Como é que se pode confiar num browser que cuja e simplesmente… não auto-apaga o histórico do browser quando se fecha a ultima janela ?! WTF was MS thinking…?!?!?!
O pessoal é do tipo, “Ah, mas eu já tou habituado”, eu até gosto mais da interface do Edge do que dos outros, fora o Edge só mesmo o Firefox, Chrome pra mim já foi à história.