IE perde quota de mercado na Europa…
depois da disponibilização do célebre ecrã de escolha de Browsers.
Não se trata de uma perda residual e que deva ser de alguma forma menosprezada, já que esta tendência se registou em países com um mercado bastante importante na quota de navegadores existentes, falamos entre alguns casos França, Inglaterra e Itália.
Como é do conhecimento público, a introdução do ecrã para escolha de browsers rivais (conhecido como ballot screen), foi uma forma para a Microsoft "apaziguar" as relações com a União Europeia devido ao processo antitrust que o organismo europeu tinha levantado à empresa de Redmond.
A queixa originalmente foi apresentada à comissão europeia pela Opera Software, que acaba por ser, segundo os dados revelados, uma das mais beneficiadas neste processo. A empresa Norueguesa, reportou que desde que o ecrã foi lançado, os downloads do seu navegador Opera mais que duplicaram na Europa. Aliás em países como Itália, Espanha e Polónia, os downloads do seu browser triplicaram. Em Portugal os valores seguiram a tendência dos restantes países da zona euro.
Também a Mozilla, que foi originalmente uma das organizações que apoiou este processo, anunciou que verificou um forte aumento de downloads do Firefox. A fundação responsável pelo popular browser open source, espera ainda verificar alguns aumentos nos downloads, assim que o Ballot Screen atinja os restantes países europeus em que o ecrã de escolha de navegadores, ainda não foi disponibilizado.
Mas de que valores estamos a falar de perda efectiva do Internet Explorer?
Segundo o site de estatísticas Statcounter, o browser da Microsoft em Março, perdeu cerca de 2.5% de quota na França em relação a Fevereiro, em Inglaterra registou-se um decréscimo de 1% e em Itália 1.3 pontos percentuais.
Contudo, o ecrã de escolha está longe de recolher consenso principalmente por parte dos autores de navegadores com quota de mercado mais baixa. Os autores do Flock, por exemplo, queixam-se que não é imediatamente perceptível no ecrã que é possível realizar o scroll para a direita para mostrar outros navegadores além dos 5 mais populares.
No caso do Flock, o ecrã apenas originou um aumento marginal de downloads do seu browser em relação ao que era habitual. Isto levou a que os mesmos interpusessem uma petição à comissão europeia com possíveis modificações ao ecrã, que impliquem que os browsers menos utilizados na zona direita do ecrã, tenham mais possibilidades de serem encontrados.
Parece que o ecrã ainda está longe de agradar a todos. Mas terá sido este um passo importante para demonstrar aos utilizadores que têm alternativas tão boas (ou melhores) ao IE? Os dados parecem concluir que de facto os utilizadores receberam bem o ecrã de escolha e estão a fazer uso efectivo dele para escolher.
Provavelmente, a hegemonia no plano europeu do IE estará em risco, mas será com certeza um incentivo adicional para a Microsoft apostar cada vez mais na inovação e qualidade do seu browser de modo a poder competir com a concorrência cada vez mais acesa neste mercado. E se assim for, todos iremos ver os benefícios desta guerra acesa. Reuters
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Até que enfim que o IE começa a ser menos valorizado… Só me dá é dores de cabeça quando estou a programar!
Concordo, é pena não se puder erradicar todos os browsers da Microsoft quando o IE9 sair (já que se sabe que o Windows XP não terá direito a esta versão).
Vamos lá ver se esta agora aprende e começa a desenvolver um browser com mérito, e não algo que que ela chama browser e sempre foi nada mais que um cancro carregado de muletas pelo Windows (AKA o maior pesadelo para os webdesigners)
Realmente, quem usa XP não pode usar!
Também a mim me dá, todos os dias!
Já perdi dias da minha vida por causa dessa bosta!
Deviam desaparecer todos os IE’s!
Já uso em alguns sites um aviso para deixar de usar o IE.
Há coisas que, por muito que dês a volta, o IE não consegue fazer como queres! Que raiva!
Eu uso e sempre usei o Firefox …
Opera também é muito bom…
Mas nunca gostei do IE …
e essa é minha vez sou o primeiro eheheh
enfim já n era sem tempo ps já n uso IE há cerca de 4 anos sou fã do firefox apesar de ser lento e já ter usado mts truques para acelera-lo, o chrome ainda n está a altura firefox e opera hum… é rápido + ainda n o explorei por completo
Na minha humilde opinião o chrome já ultrapassou o firefox, apesar de ser simples de mais, fez com que o que tornava o firefox especial não fosse único, em união com uma melhor performance e estabilidade.
Não ultrapassou não… Só se for para o uso que lhe dás.
Mais de 20 paginas com videos, animações flash, etc responde muito melhor no chrome que no firefox.
Só que 20 páginas assim no Firefox come 200 MB de RAM, mesmo com uma cachaporra de extensões. No Chrome come 700 MB ou mais…
@Prism
Na verdade já cheguei a ter 800 megas no firefox e no chrome gastar menos, foi nessa altura que comecei a usar o chrome como segundo browser no lugar do firefox.
Também ajuda se instalares um optimizador de memoria.
@ bigkax
Isso deve ser mas é com o Firefox 2.0 ou 3.0. É certo e sabido que (salvo, obviamente, qualquer problema de instalação) o Firefox é o browser que consome menos RAM dos 4 grandes browsers quando temos mais que 5 tabs abertas, ou assim.
@Prism
3.6 instalado mais que uma vez em formatações diferentes.
Ultrapassar ultrapassou. Se não tivermos em conta as funções. Porque em funções, com ou sem extensões o Chrome fica sempre muito muito atrás do Firefox. Nem sequer lê RSS!!!
@Prism. Explica lá não lê RSS. Não usas o chrome pois não? Eu sou adepto do Firefox, mas com isso não quer dizer que vou falar disparates como o teu, desculpa lá pá, mas assim não.
Isto de detectar diferenças de 50 milisegundos entre browsers é algo espectacular. Gostava de ter as tuas capacidades de percepção…
Epa o chrome “ultrapassou” o firefox entre aspas mesmo! Digo-vos que primeiro de tudo desde que apareceu o chrome que sou fã dele mas o chrome e o firefox são browsers totalmente diferentes… O chrome digam o que disserem é mais rápido que o firefox mas sem duvidas, e quem está aqui a dizer o contrário, desculpem mas não sabem mesmo do que estão a falar…
Eu como web developer/web designer digo-vos que o firefox é o meu principal browser mas como utilizador é o chrome, o chrome para as tarefas básicas é o browser por excelência… no meu pc de casa digo-vos k chego la mal liga o pc posso abrir logo o firefox e mt rapido mesmo logo a seguir o chrome e o chrome abre mais rapido, isto e montes de outras vantagens…
Mas pr trabalhar e ter MONTESSSS de funcionalidades é o firefox sem duvida…
Sim, e continuará a perder a meu ver… todos os dias mais e mais… Existe, e sempre existerá browsers melhores que o IE!
cumprimentos Vítor M. bom post
Sei que isto pode inflamar muito pessoal.
Mas agora que se está a demonstrar que o ballot screen está a fazer efeito, quais são os argumentos de todos aqueles que diziam que era uma estupidez esta medida e que os utilizadores já estavam minimamente informados.
Pelos vistos havia muita gente não informada das alternativas, para se registarem estes aumentos apenas um mês depois da medida tomar efeito.
E tenham em atenção, que esta é uma medida mais que justa e que foi sobretudo tomada pela comissão europeia para penalizar a Microsoft, por bastantes anos seguidos, alegar a desculpa que não podia separar o IE do windows e com isso influenciou artificialmente o mercado de browsers.
Agora vamos ver se de facto a quota de mercado do IE se mantém como antes. Pena esta medida só se aplicar na europa.
Mas a questão é, se as pessoas não estavam informadas, nada nos garante que escolham um à sorte só por ser mais bonito ou porque carregaram onde o ponteiro do rato já estava 😀
Não é?
sempre e melhor do que espetar um na cara das pessoas sem lhes darem opcao 😛
besides, nos dias de hoje um browser ser bonito conta 80%.
Ora nem mais! Um homem que sabe do que fala (ou mulher?).
Por isso é que o Chrome tem sucesso. E o Firefox tem perdido margem de mercado (apesar de muito pouco) nos últimos meses: o chrome é bonitinho, e o Firefox tem que se instalar temas, que dá muito trabalhinho…
Apesar de que com este:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/14284
Não há browser mais bonito que o Firefox. É que nem de perto nem de longe 😉
Firefox é o que eu tenho usado sempre
Acho que não perdiam nada em fazer uma lista vertical em vez de horizontal com o ícone de cada browser e uma mera frase muito resumida ou com o nome da empresa à qual pertence o browser, versão ou release date
Depois de escolher um browser apareceria um novo ecrã com um texto maior e a demonstrar os pros de cada browser
De qualquer forma, fico feliz de o meu Opera ter aumentado o nº de downloads 🙂
Vertical era muito complicado por várias razões. A primeira é a possibilidade de haver monitores com baixas resoluções, e 600 pixeis de altura, já a contar com a enormidade da barra de tarefas por defeito do Windows 7 (sinceramente, haverá alguém que goste de não usar a opção de icons pequenos?) e com a gigantidade da parafernália de barras do IE aquilo ficava muito reduzido para ter cinco browsers ao alto.
Já para não falar dos monitores 16:9 ou 16:10…
Fazem então a barra na horizontal com hipótese de arrastar para o lado, mas se for na vertical já é má ideia?
E parece muito possível meter uma janela um pouco maior que a das propriedades do sistema com pelo menos 8 ícones e respectivas descrições super-resumidas, mesmo com resoluções até 640×480
@ Pedro Furtado
“Fazem então a barra na horizontal com hipótese de arrastar para o lado, mas se for na vertical já é má ideia?”
Não é “já”, é sempre. Ordenação na vertical de objectos que se querem no mesmo pé é sempre pior que ordenação na horizontal.
Eu acho que me fiz entender mal… Não é vertical com uma barra, um simples painel rectangular orientado verticalmente com vários browsers ordenados alfabeticamente ou por ordem de popularidade
Algo deste género:
http://img204.imageshack.us/img204/4606/45101699.png
E meter no fundo uma contagem de páginas (1 de 2 ou assim9
Foi preciso um estudo para adivinhar que isto ia acontecer? O_O
Boas,
Digam o que disserem o IE continua a ser o mais fluido. utilizo o Firefox, que deixa muito a desejar a nivel do trabalho que faço, em que não me carrega as aplicações java na totalidade, certas aplicações que requerem uploads de ficheiros que não abrem etc. Mas gosto do utilizar devido a ter as ditas”mariquices” do tempo horarios etc. O chrome, pelo que já utilizei, não tem nada de novo, até o meu browser do nokia e63 faz o que ele faz. relativamente aos outros não posso comentar pois nunca utilizei, mas ja ouvi falar bem do opera e safari. Digam o que disserem o IE anda sempre melhor (claro após updates de segurança e afins)
É possível que esteja a utilizar sites que não funcionam noutros browsers?
Ou que o seu plugin java esteja desactualizado.
Aqui deste lado funciona tudo 100%. Aliás, funciona 100% em todos os browsers (tendo em conta que só tenho o IE8, Firefox, Chrome e Opera instalados (só uso o Firefox, o resto é para testes)).
Firefox morreu.
Lentoooooooooooooooooooooo a carregar paginas e a abrir o executavel
1. Opera
2. Chrome
3. em casos extremos: Firefox ou IE
Se calhar está na altura de reinstalar o Firefox, já que morreu provavelmente porque instalou algum programa que lhe estragou a instalação do Firefox…
Fala por ti… Eu não troco o meu Firefox..
Finalmente! Se isto fosse feito em todo mundo, aí sim, seria um verdadeiro alívio. Por falar em browser cadê o RockMelt?!
Eu parei de usar o IE a uns 4 anos. Fui fiel ao fireforx, mas começou a ficar muito lento e bloqueava quando tinha muitas janelas aberta. Agora uso o chrome e estou muiiitooooooo feliz. super rapido, só nao me estou a habituar no que toca a guardar paginas nos favoritos.
Só é pena ainda não terem inventado uma forma de desinstalar o IE. Mas isso deve ser um bico de obra (se não mesmo impossível), dada a integração do mesmo com o SO.
Bom, pelo menos dão a conhecer outros browsers. No entanto este écran é nitidamente para quem percebe pouco ou nada de informática pois caso contrário já sabe que “há mais vida” para além do IE. Penso eu de que..
O Windows 7 permite desinstalar o IE sem problema. Algumas aplicações deixam de funcionar, mas só aplicações third party que usem o IE como motor. Lembro-me que o Steam era assim, e acho que o Winamp também. Mas só deixa de funcionar o browser dessas aplicações.
Não é desinstalar é desactivar.
No Windows 7, que estou a usar agora, é (no Iniciar) procurar por “Activar, desactivar funcionalidade do Windows” e desmarcar Internet Explorer 8. Pode-se voltar a marcar e fica activo.
Que é uma desinstalação se não uma desactivação? Lá porque desinstalas um programa não quer dizer que não fiques com os dados de instalação no computador. Se quiseres apagar os dados de instalação do IE8, depois de desinstalado, tens que ir directamente às pastas de sistema, mas também é possível.
O problema do Windows 7 é que se isso falhar (se não tiver os dados de instalação no disco), ele não consegue ir ao disco do Windows buscar a função, se a quiseres reinstalar.
Isso também faz o XP, retirando-o do ambiente de trabalho. Mas a ideia era mesmo a desinstalação completa, com tudo que tal implica (eliminação de pastas, associações de ficheiros, chaves do registo, etc., etc…).
E isso, penso não é possível pois exigiria reescrever algumas centenas de linhas de código do próprio Windows.
E haveria certamente muita coisa que deixava de funcionar. Já experimentaram inserir um endereço web directamente na barra de endereços de “o meu computador”? Ou procurar a “tal” impressora de rede com \\servidor\impressora e carregar no Enter?
Acham que sem o IE (ou Windows Explorer como agora se chama) iam a algum lado?
“Acham que sem o IE (ou Windows Explorer como agora se chama) iam a algum lado?”
Estas a confundir o gestor de arquivos com o browser. Ou também vais dizer que Finder é o safari.
Não é possível porque a microsoft não o quer!
Eu acredito que haja muita gente que nao gosta do IE mas sem dúvida que o IE8 é um dos browsers mais seguros, eficientes e rápidos que conheci. Trabalho (a nível de utilizador) com o Opera, Firefox e Safari (Windows) e o IE 8 é o mais rápido e o que menos dores de cabeça dá:
1º lugar: IE8 e Firefox
2º lugar: Opera (lento e nem sempre o “Turbo” funciona) e Safari Win (lento e ocupa *muito* CPU).
Não sei em que devo acreditar em mim e nos benchmarks ou em quem diz: “IE 8 é o mais rápido e o que menos dores de cabeça dá:”
Por mais estúpida que a resposta pareça, é depende!
Para quem “tem” de usar o IE porque a tal é obrigado em ambiente empresarial (a integração com o SAP NetWeaver ou com o Lotus Domino webmail, por exemplo, só é conseguida a 100% com o IE), gosta do IE8 porque… funciona.
O meu Firefox também se “desenrascava”, mas a versão 3.6 deixou de ter a “tal” IE Tab que resultava. A Coral IE Tab não dá conta do recado e aguardo ansiosamente um upgrade da primeira.
E há outras cenas em que tem de se usar o IE porque a empresa comprou, pagou (e muito!) e distribuiu tudo em plataformas Microsoft. Querem integração? Esqueçam third parties…
Ah! Mas em casa a história é outra. Browsers que já usei? Netscape, Opera, Flock, Safari, Chrome, sei lá…
O que uso aqui e agora? Firefox 3.6 no Magalhães 1.0 (eheheh…) do meu filhote mais mais novo!
Fiquem bem.
o firefox ao lado do ie o ie nao é nada é lento e uma porcaria
Um pouco de pontuação não fazia mal.
Essa do gráfico dos browsers na Polónia está gira 😉
Quem quiser ver mais estatísticas no, segundo parágrafo deste post http://goo.gl/UXFv clic no link “This post includes recent browser market share”.
Depois é escolher a fonte.
Se escolherem Statcounter usem o link que está em “interface” e podem depois escolher a região do mundo (como a Europa, em vez da Polónia).
Por mim acho o “ecrã de selecção dos browsers” esquisito. Instala-se como uma actualização facultativa do Windows 7. Mas quem é que vai instalar primeiro essa actualização do Windows para, através desse ecrã de selecção, procurar um novo browser ? O IE já vem a cair, lentamente, há bastante tempo. Tenho muitas dúvidas que isso tenha alguma coisa a ver com o “ecrã de selecção”.
Foi você que pediu as estatísticas do StatCounter dos browsers na Europa ? É visível o efeito dos ecrãs de selecção ? Eu não vejo nada.
http://goo.gl/RDvb
Boas quanto a mim que sou um leigo nestas materias uso o ie8 e o safari e este ultimo
em termos de beleza é como alguem dizia atras conta mesmo, mas la esta nao lhe dou o uso intensivo que muita gente da.
Mas ja tinha conhecimento de todos estes browsers so nao tem quem nao perder um bocadinho de tempo com o assunto.
Experimenta os dois no teste acid3.
Para mim o Opera 10.5 está muito bom recomendo vivamente, mas também considero o Chrome um óptimo browser.
Agora queixo-me eu como europeu:
E se a comissão europeia procurasse meios de acabar com esta estúpida crise económico-financeira, hein?
Recorram ao Google, ao Bing, para encontrar outros browser’s.
A Microsoft fez mais uma “actualização” para encher o sistema com a treta do browserchoice… Mais uma porcaria que não permite ser desinstalada (de modo directo) e que empanturra o sistema durante o arranque…
Insulta as pessoas como se estas não fossem capazes de descobrir alternativas ao IE.
Pronto, acabei, agora desanquem-me à porrada com as vossas discordâncias contra-argumentais!
Insulta as pessoas não, eles foram obrigados :d Mas estas questões não podem ser analisadas assim de forma tão leviana. Há vários propósitos por trás desta acção levantada pela UE. No entanto isto pode fortalecer a própria Microsoft, conforme refiro no artigo e vemos que o IE9 está mais aberto a aceitar os standards e para se tornar um browser de sucesso.
Há males que vêm para bem.
Resumindo e concluindo: A União Europeia obrigou a Microsoft a dizer-nos que há mais browsers para além do IE (isso se aceitarmos a transferência dessa treta, pois é mais outra “actualização” via Microsoft Update). Big deal!
Mais tempo de download, mais espaço em disco (e até parece que nem pode ser desinstalado) para sabermos que o IE não está só no universo.
Quem já sabia, ficou a saber… o mesmo. Quem ainda não sabia… bem… acham que quem não sabia que existem outros browsers vai arriscar a experimentar “essas coisas esquisitas e desconhecidas”?
Estou mesmo a ver a minha avozinha, que acabou de se render às alegrias da sociedade da informação num mergulho absoluto em produtos do tio Bill Gates, ir agora arriscar um AVC ao trair a confiança que a Microsoft depositou nela (e em tanto centro de formação informática para a 3ª idade)!
Será que usar o Firefox ou, pior ainda, o Safari no “tal” portátil para a 3ª idade será pecado mortal (ainda pior que a pedofilia clerical)?
Balha-nos Deus…
Essa actualização só instala que quer, e o mesmo se passa com os browsers.
Fiquei um bocado surpreso com o seu sentido de sarcasmo.
“Insulta as pessoas como se estas não fossem capazes de descobrir alternativas ao IE.”
Deves ser contra os menus nos restaurantes. As pessoas tem a oportunidade de escolher o que querem e se não tiverem um menu vão comer sempre o mesmo, pois não sabem que há mais, a não ser que vejam outros a comer outra coisa, mas como nos browser é take away as pessoas não tem tanto esse conhecimento.
E sim é muito comum as pessoas não saberem o que é um browser e pensarem que Internet e Internet explorer são a mesma coisa, e pensando assim não vão à procura de programas similares sem saberem que existem se já tem um.
Portanto é preciso sim informar as pessoas, ou então vamos todos ter relações sensuais sem protecção porque só os “maricas” e drogrados é que apanha sida e outras DSTs.
Opera! o melhor!
A meu ver o IE não é tão mau como estão a dizer é um pouco pesado… embora não use o IE já à algum tempo agora so uso chrome está muito bom nunca tive problemas com ele.. firefox tem desiludido…
Será que perde cota de mercado…? http://www.betanews.com/article/Its-not-flat-if-you-tilt-it-45-degrees-IE-usage-share-in-EU-remains-steady/1269271782
Bom gente, particularmente gosto muito do IE. O problema q o IE não eh o keridinho dos desenvolvedores, então, por isso, sempre continuarei usando IE pq não eh por mim q eles se fodam! hahahahaha
Não é por ser queridinho ou não, é por não respeitar as normas. Ao desenvolver um site é preciso ter em conta os browsers e depois ver se funciona no IE, o que é uma merda pois não se podem dar ao luxo de dizer ao cliente que uma grade percentagem de asnos e ignorantes que apoiam o caos não podem visitar o site, isto faz os sites ficarem mais pesados, os programadores ganharem cabelos brancos e tudo porque nem e MS respeita as pessoas nem as pessoas impõem respeito, pelo contrario apoiam esse desrespeito.
IE, que é isso?
Não conheço! 😉
Por acaso não sabia desse problema que os programadores têm com o IE. No entanto, sabendo isso, acho estranho que a maior parte dos sites corram bem mais suavemente e mais rápido no IE. Eu tenho dois (IE e Firefox) e na navegação normal utilizo o IE embora para downloads use o Firefox, é muito melhor neste aspecto já que resiste às falhas na internet, com o IE se ficas sem net, pimba, ficas sem download:p
Gosto muito mas do gestor de downloads do opera.
Para os curiosos de plantão. Essa é a URL para a tela de escolha de navegador:
http://www.browserchoice.eu/
E a posição dos 5 primeiros navegadores é rotativa (_random_). Como eu uso o *Debian GNU/Linux* + *Opera*, fiquei curioso em ver a tela de escolha.
Fato engraçado, todos os _links_ são redirecionamentos do site da *Microsoft*, ou seja a MS fornecendo os _links_ dos concorrentes. Só uma ação dos tribunais para ver uma coisa dessas.
BWAHUHAUHA!
Estavas à espera de que? Que a MS armazenasse os setups dos browser? Ou que que tivesse o link sem redireccionamento? Não fazia muito sentido armazenar os setups, e o link directo tinha que mudar a actualização cada vez que um browser tivesse uma versão nova, assim só mudam o link para o qual e redireccionado.
SIM! claro que sim. Cada desenvolvedor deveria ser responsável pela sua URL. Se está defasada problema dele.
exemplo Mozilla: http://browserchoice.mozilla.com/
exemplo Opera:
http://www.opera.com/portal/choice/
Viu? Além do redirecionamento da MS cada um fez uma URL própria, que redireciona para o download mais atual (por isso fica fácil coletar dados de download proveniente da tela de escolha).
Ainda sim, a MS tem os dados de quem clica nos links dos outros.
Simples assim. 🙂
Meu post foi mais por curiosidade do que por crítica. Se eu achei curioso a MS fornecer os links acharia, mais ainda, estranho se a mesma fornecesse os pacotes. Darrrrrr. “Prestenção menino”.
Eh pah então não é que estava eu a escrever um texto enorme sobre o qt acho que isto são as outras empresas a meterem a sua publicidade à força num produto MS e que a MS tem o direito de colocar no seu produto o que eles quiserem e muitas outras coisas quando de repente, um janela:
“O IE parou de funcionar”
Eh pah, nem consegui salvar o texto nem nada. Porra pró IE:p
IE CONTINUA A SER O MELHOR.
E porque não obrigaram os outros SO a fazer o mesmo? Quem me diz que lá por ter um MAC OS, sou obrigado a ter o safari instalado mesmo que não o use? Mesmo tendo Linux posso querer o Opera como browser, o que dizem logo muitos, mas isso podes instalar… e no Windows também não se podia e pode fazer o mesmo? Isto ninguém vê…
Boas,
bom eu realmente nem sei trabalhar com o IE, deixei de usar logo quando saiu o Firefox isto ja ha uns bons anitos,e nem me preocupo em ver mais nada, para mim Firefox 4ever 🙂 ,não confio no IE e a escolha que faria estaria algures entre Chrome e Opera que também ja usei ai ha uns bons anos também, com maior tendencia para o Opera.
O chrome é em grande parte uma copia do Firefox, e não gosto muito quando uma empresa aparece com um produto de cara diferente mas com corpo igual a ouro a vir dizer que ha e tal o merito disto tudo é nosso, pelo que …seria Opera.
Não que não goste da Google, mas porque acima de tudo o firefox para mim é o melhor browser no mercado e sempre foi, e por outro lado tenho muito orgulho em Ser Europeu e como detesto a arrogancia americana, tento evitar productos oriondos desse continente.
Embora para mim exista alguma excepção, em relação a google que é o meu motor de busca preferido, e alem disso lança montes de produtos gratis e a maioria(excluido o android, não é completamente opensource) é opensource.
Microsoft cada vez mais para esquecer MSSQl server –>MySQL,MS Ofice–>OpenOffice,Windows(tirando XP)–>Ubuntu,MS IExplorer–>Mozilla Firefox,MS(SUN copy) .NET–>Java,Telemoveis americanos–>Nokia.
Cumprimentos
Estudo idiota. Um download não quer dizer que a pessoa vá a usar o navegador (eu baixei o Maxthon por curiosidade mas não o uso porque prefiro o Chrome) além do facto de que ninguém vai baixar o IE se ele já estiver instalado no Windows… os estudos mais fiáveis são aqueles que têm em conta a navegação dos utilizadores, o navegador que visita cada site.