Certificado exposto compromete segurança da Xbox
Os certificados garantem a segurança das comunicações na Internet, mas assentam numa premissa de segredo de alguns componentes que não podem ser partilhados.
A Microsoft cometeu agora uma falha e deixou escapar as chaves privadas de um certificado da Xbox, comprometendo a segurança do acesso ao site Xbox Live.
Não ficou claro de que forma a Microsoft deixou que as chaves privadas do certificado do site xboxlive.com fossem tornadas públicas, mas a verdade é que esta quebra de segurança aconteceu.
Como resultado desta falha, a segurança da transmissão de dados para este site web deixa de estar garantida, o que pode levar a que os dados dos utilizadores possam ser comprometidos ao acederem ao site.
Na prática os nomes de utilizadores e as palavras-passe dos utilizadores podem ser roubados caso os atacantes montem esquemas de ataque "man-in-the-middle".
A referência a esta fuga está num alerta da própria Microsoft, onde pode ser encontrada informação variada sobre o problema e de que forma este pode afectar os utilizadores.
Para mitigar este problema e evitar que tenha proporções mais alargadas, a Microsoft tratou de revogar de imediato esse certificado e os seus sistemas operativos vão actualizar as suas listas de revogações e de certificados válidos nos próximos dias.
Apesar de ser um problema grave, a Microsoft relatou que esta informação que foi tornada pública não pode ser usada para assinar novos certificados, o que diminui a probabilidade deste ser usado em situações futuras.
A Microsoft não tem também qualquer conhecimento de situações em que este certificado que foi tornado público tenha sido usado para obter informações dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano