Apple Music chegou ao Android… finalmente
Depois de terem aparecido há dias as primeiras imagens do Apple Music no Android, a app e o serviço chegam agora oficialmente ao Google Play.
Assim partimos para a aventura de ter cada vez mais apps e serviços da Apple nos dispositivos Android, uma troca justa, dirão alguns, já que o que não falta no ecossistema Apple são serviços Google.
Está já disponível praticamente em todo o mundo (excepto na China) o serviço de streaming de música da Apple. Depois de ter conquistado os dispositivos Apple, aparece agora no Android, numa primeira versão beta.
Este salto da Apple para outros sistemas, fora do seu ecossistema, mostra a vontade desta empresa em conseguir colocar o seu serviço à disposição de outros utilizadores, perdendo assim a aura de exclusividade com que que se vinha a mostrar.
Ainda não está tão perfeito como o conhecemos dentro dos sistemas operativos da Apple, faltando algumas funcionalidades que muitos podem considerar básicas e essenciais. Falta a possibilidade de termos acesso a vídeos de música e possibilidade de subscrever um plano família, que aligeira os preços deste serviço.
Parte da razão para estas lacunas é o facto desta ser uma primeira versão e ainda apenas para testes iniciais. A Apple compromete-se a melhorar a sua aplicação e para as próximas versões pode ser esperada a chegada dos vídeos e melhorias substanciais no processo de subscrição.
Quanto ao plano família, para já, não estará disponível num futuro próximo, a solução é recorrer a um Mac ou a um qualquer dispositivo com iOS. É natural que chegue à aplicação para Android, mas sem datas ou planos definidos pela Apple.
O que nos traz o Apple Music para Android?
A versão para Android do Apple Music é em tudo muito idêntica ao que já se podia ver nas versões iOS. Claro que existem diferenças de design, fruto desta ser uma aplicação Android e por isso ter de seguir os seus padrões. Não estranhem por isso se virem o menu a surgir de forma diferente, com a arrumação das funcionalidades a ser feita nessa zona.
Mas para além da parte estética estão as funcionalidades de base, que caracterizam este serviço. Podem contar com a rádio Beats 1, o Connect, as sugestões de música e a possibilidade de aceder a todas as músicas que tenham comprado no iTunes.
Nesta primeira versão e enquanto estiver em testes, a presença de um botão para transmitir à Apple o feedback necessário para o desenvolvimento.
A primeira versão da Apple Music para Android e que é também a primeira a dedicada a este sistema operativo que serve conteúdos aos utilizadores, mostra que a Apple está também decidida a conquistá-lo, com um serviço que até agora tem sido um sucesso na sua plataforma nativa.
Esperemos que a recepção dos utilizadores Android ao Apple Music seja melhor do que aconteceu com o Move to iOS, que teve críticas muito negativas, um pouco por culpa do que se predispõe a fazer.
Apple Music
Este artigo tem mais de um ano
A Apple a piscar o olho…
Thanx, but no thanx.
Como a Google com o seu Play Music no iOS… Ahah, thanks, but no thanks… Não convence os artistas favoritos de toda a gente, vai convencer as pessoas a largarem o seu dinheiro?
Já há muito tempo que a Google anda na Apple Store.
Não, anda na AppStore.
os androids aka pessoas que gostavam de ter iphone mas n tem ja pode usufruir de uma app de jeito
É como um copo de água gelada a quem está no inferno. (Aquecimento patrocinado pelo snapdragon 810)
“os androids aka pessoas que gostavam de ter iphone mas n tem” acreditas mesmo nessas balelas que dizes ou só gostas de dizer me..? isso faz o teu ego inchar para o tamanho duma ervilha, não? tens umas palas do tamanho do universo.
e já agora, só porque a app é feita para o IOS já é de jeito, não é pela app, é por ser para ios, omg, mas será que tens mais do que 2 neurónios?
“os androids aka pessoas que gostavam de ter iphone” – claramente és retardado e temos de te dar um desconto. Mas pq q esta gente pensa que toda a gente quer um iphone? é uma cegueira brutal!!
Dispenso iphones
A solidariedade fica sempre bem.
Solidariedade? Vai ser gratuito (tirando os dias de teste)?!
Fanboy da Apple disfarçado de fanboy da Sony.
finalmente uma app de jeito na google store
A Google Store que é da mesma Google que cria muitas das apps mais descarregadas da App Store?
TOP são os comentários na Store do Google 🙂
Com os clientes que tem… Estavas à espera do quê?
Desenvolve la essa teoria…
Há algum tipo de selecção para comprar um iDevice, é? É feito algum questionário aquando da compra?
Honestamente esperava mais, o design está assim um tanto bom como horrível…
Horrível? Há quem diga que tem um design mais material é melhor que a Play Music da Google! Lol!
finalmente os androids tem uma app de jeito no lixo da store
Ainda não te calaste com a mesma ladainha?
Não sei como certos comentários são aceites sinceramente. Não sou fanboy de nenhuma marca, apenas uso aquilo que me agrada. iMac como PC principal, note 3 como smartphone. A mulher usa um iPhone 5 e um iPhone 6 e um MacBook air para o trabalho. No entanto não vejo qual a necessidade de ser agressivo e defender uma marca com unhas e dentes. Mas mantendo-me dentro do topico, ainda bem que a Apple agraciou a playstore com mais uma alternativa. Pessoalmente não vou usar porque prefiro o spotify mas a concorrência e sempre boa para todos e faz com que os serviços sejam cada vez melhores a um preço razoável.
Ainda está a milhas do Spotify em termos de interface.
Mesmo no iOS uso o Spotify em vez do Apple Music.
Deves…
Mentira…o spotify está anos luz do saber da apple na musica. Uso o Apple music pago e digo que é a melhor coisa que existe, netflix para series conta americana é outro must.
Chiu, não te metas nas conversas dos adultos.
se for bom dou mais estrelas
“Finalmente”?
Porque no android ha pessoas que dao 5* e depois comentam “tou instalando, espero que seja bom” Na appstore nao se ve disso.
brasileiros e androids sao burros?
demora muito para baixar.
Baixar mais ainda? com a qualidade da conversa que por aqui vai mais parece que o pessoal está a dançar o limbo
Em termos de interface, não é das piores apps que apareceram na Play Store, até segue algumas normas de desenho da Google para apps. Falha em alguns botões e no seu tamanho face ao recomendado, mas até está bastante decente – sobretudo porque implementa alguns padrões interessantes de interacção com o player.
No entanto, o conteúdo peca por não ser imersivo, em muitos casos, o que acho que é uma oportunidade perdida. Não há uso inteligente de cores – excepto nos álbuns – a iconografia parece desequilibrada (em parte porque não foi adaptada para a iconografia do Material Design) e nota-se algum descuido na tipografia em algumas listas.
Quanto à experiência de utilização até devo dizer que a app foi mais directa ao assunto no que toca a música que a própria do iPhone.
Nem tudo é perfeito, há algumas falhas, mas a Apple até agora tem feito boas aplicações para o Android. Recentemente usei o Move to iOS e foi-me bastante útil na transição entre um sistema e o outro (apesar de continuar a usar ambos). Não são apps fantásticas, mas são robustas e bem construídas. Devem ter contratado bons designers e engenheiros de software capazes de pegar e implementar tudo em Java.
Os fanáticos é que não são capazes de valorizar isto, preferem entrar nas guerrinhas de medir pilinhas.
Quem aprecia os dois lados, fica a ver as crianças, ora comendo uma pipoca, ou bebendo um bocado de sumo.
Não seria de esperar outra coisa, a Apple tem bons engenheiros e bons designers.
Não funciona com o Nexus 7. Lol