Gest, o mundo na ponta dos dedos
O conceito de teclados e luvas de controlo virtuais, têm vindo a ser bastante explorado nos últimos anos (Manus, Elon Musk, SpaceX, Leap Motion), mas sem nunca apresentar um verdadeiro rasgo de brilhantismo e versatilidade, algo que se espera quando se pensa em ter o controlo na ponta dos nossos dedos.
Gest, parece querer mudar isso e surge com intenções de arrumar para canto, o teclado e rato.
Lembram-se do filme, Minority Report, onde é possível ver Tom Cruise a navegar e pesquisar informação apenas deslizando o dedo? Esse é o tipo de controlo que Gest, um hand tracker minimalista, quer trazer para o nosso computador. Isto porque presumivelmente, não haverá ainda interface holográfica.
Gest, foi desenvolvido por uma startup chamada Apotact Labs e ao olhar para o protótipo, não vemos nada de extraordinário, são quatro fios com uma banda ajustável que se prende a cada um dos dedos exceto o polegar e uma fita com a controladora, que se aperta na palma da mão. Mas, o ex-libris de Gest, reside no que ele nos permite fazer...
Graças à combinação de acelerómetros, giroscópios e magnetómetros, não precisa de um ponto de contacto para ler o que os nossos dedos fazem. Ao invés, lê a nossa palma e sugere o que os nossos dedos estão a fazer baseado nisso, o que torna Gest, um atentado à permanência de rato e teclado nas nossas vidas.
Mike Pfister, CEO da Apotact Labs diz que a ideia de Gest surge por trás da frustração causada por usar os teclados embutidos no ecrã.
O teclado e o rato fazem cada vez menos sentido, à medida que os nossos dispositivos se tornam menores". Pfister continua, "Precisamos de um novo método de input para controlar estes dispositivos-algo que retome aos primórdios de como interagimos como seres humanos. É por isso que criamos Gest.
A equipa de Pfister, criou o primeiro protótipo da noite para o dia, durante um hackanthon há aproximadamente dois anos atrás e está neste momento à procura de fundos na ordem dos 91,000€, esperando lançar o produto algures em Novembro de 2016. Quando Gest sair para o mercado, o valor de retalho rondará os 180€ por mão.
Estará próximo o fim do teclado e do rato?
Fotos via Gest
Este artigo tem mais de um ano
shut up and take my money!
+1
Isto tem múltiplas aplicações, assim de repente estou e lembrar-me que será de uma grande ajuda para quem comunica por gestos, temos aqui um “tradutor” automático em potência.
A esse preço? Por mão? Não, não estará próximo o fim do teclado e rato.
2 coisas destas para juntar ao Oculus rift.
Send help.
Porquê ir longe quando fazemos tanto ou melhor em Portugal. Deixem-me apresentar-vos http://mygesto.com/
É surpreendente a similaridade entre os nomes… Gest e Gesto
+1
Desconhecia e parece bem mais interessante. Menos intrusivo e simples.
… Oculus rift + Guest = XXX interactiva.
Foi a primeira coisa que me ocorreu…
Ubi?