iOS 9: Instalar aplicações sem Jailbreak e sem App Store
Sabiam que agora é possível instalar aplicações no vosso iPhone ou iPad sem passar pela App Store e sem a necessidade de se fazer jailbreak? É verdade, isso é possível e a Apple diz-nos como o fazer.
Para ter apps no seu iPhone ou iPad basta ter um Mac actualizado na última versão do OS X, a última versão do Xcode e um equipamento com iOS 9. Vamos então ver como podemos fazê-lo.
Antes de mais, não sendo nada de complicado, temos de dizer que o processo requer alguns conhecimentos e know-how de Xcode. Mas mesmo nisso podemos dar aqui uma ajuda.
Uma das novidades apresentadas no último WWDC, World Wide Developer Conference da Apple, foi a possibilidade de programadores registados no portal da Apple conseguirem instalar as suas aplicações em desenvolvimento num dispositivo real, anteriormente só era possível compilar a nossa aplicação para um equipamento com uma conta paga. E será com recurso a esta nova possibilidade que vamos ensinar, como instalar aplicações sem que estas venham da store.
Primeira parte: Licença de Developer e Xcode (IDE)
Primeiro passo, começa por criar uma Apple Developer Account. Para tal devem ir ao site https://developer.apple.com e fazer o registo com a vossa Apple ID.
Segundo passo, com recurso à aplicação App Store que vem com o sistema operativo, devem fazer download da última versão do Xcode.
Deverão configurar o Xcode para funcionar com a vossa Apple ID. Como tal, devem ir a Preferences no Xcode (Cmd+,) -> Accounts -> Add Account e configurar com os dados.
Segunda Parte: Source Code
A segunda parte passa por encontrar o código fonte da aplicação que queremos instalar. Podemos procurar pelo que queremos directamente no Google enquanto programador ou no GitHub, certamente terão lá projectos interessantes para poder testar esta funcionalidade.
Para o exemplo que se segue vamos usar o projecto que foi referido no artigo. O código utilizado para esta demonstração poderá ser encontrado, no Github.
Depois de feito o download do código, via Git ou Http, basta abrir o projecto Plum-o-Meter.xcodeproj com o Xcode.
Terceira Parte: Enviar app para o iPhone
Para finalizar basta terem o vosso equipamento com o iOS 9 ligado e correm a aplicação para que esta seja instalada.
Tenham em atenção que deve estar seleccionado, ali no canto superior direito, o vosso dispositivo Apple. A seguir clique no botão Play e veja a magia acontecer.
Depois de uns minutos a app deverá estar já no seu iPhone ou iPad. Se por algum acaso der um erro, certifique-se que coloca o seu Bundle Identifier, tal como está na imagem e clique depois no botão Fix.
Nota: Caso vos seja perguntado se confiam no developer, ao tentar abrir a app, devem de ir a Settings -> Geral -> Perfil -> Apple ID e carregar em Confiar.
O Pplware não se responsabiliza pelo uso indevido deste método de instalação de aplicação. Alertando para que os utilizadores tenham cuidado com o que vão instalar nos vossos dispositivos pessoais
Se tiver alguma dúvida, use os comentários para o podermos ajudar. Agora veja como pode criar, o céu é o limite.
Este artigo tem mais de um ano
Eu estou a desenvolver um jogo em Unity.
Isto quer dizer que para exprimentar no iPhone já não preciso de ter a licensa?
André, não! Agora para testares não precisas de licença, no entanto, se quiseres distribuir o teu jogo na App Store irás precisar de uma!
Eu entendi. Mas eu estava a falar de testar no meu iPhone.
É possível?
Sim.
Acho que fui explícito demais: “(…) agora para testar não precisas de licença (…)”
Isto não da para fazer em linux? ou tenho que comprar um MAC só para fazer isto??
Santa paciência….
Terás que esperar mais um pouco, como deves de saber, o Swift vai tornar-se open source e funcionará também em Linux. Depois sim, poderás também ‘brincar’ com isto a vontade. 😉
O Swift no Linux não tem nada a ver com o IDE e SDK da Apple para iOS, será apenas a linguagem e compilador.
Lá pela linguagem ser “open source” não significa que o código corra cross-platform. A ideia de cross-platform é o código já compilado correr em diferentes sistemas.
A linguagem é puro e simples como o nome indica: Linguagem.
“O Swift vai tornar-se open source E funcionará também em Linux”, é o que está escrito em cima. Ninguém disse que por ser open source ia ser cross-platform. Disse que ia ser uma coisa e a outra.
Vê bem o teu comentário.
O que deste a entender foi que: Apps em swift para iOS funcionarão também para Linux.
Errado.
Apps em C++ para android com o NDK é totalmente diferente do C++ .NET e do C++ QT e do C++ de outras frameworks…
Fui o único a não subentender isso no comentário do Edgar?
Eu percebi que ele estava a dizer que David.pt poderia usar o linux para programar para iOS
nice:)
Porque é que a Apple haveria de gastar dinheiro e ter problemas em fazer Xcode para Linux?
A Microsoft também não faz Visual Studio (completo, que dê para fazer alguma coisa) para Mac ou Linux…
A Google também faria o mesmo, se tivesse um SO a sério!
Será que haverá port do Xcode para Linux ? O que foi dito pela apple no WWDC é que iam fazer port do Swift, também para Linux.
Fica a nota, o Xcode não é o único IDE para trabalhar em Swift/Objc, tens o AppCode.
De certeza que não.
O que vai haver para Linux, será eles disponibilizarem o front-end Swift para LLVM em Open Source..
O AppCode é um IDE alternativo, mas usa as ferramentas de linha de comandos do Xcode. Que são necessárias para assinar as Apps, e é claro, “precisas” sempre do Simulator, que corre diretamente no OS X!
swift é uma linguagem, só por si, não te garante o resto para programar para uma plataforma específica. Eu diria que o Swift no Linux será uma linguagem adicional para programar para Linux.
Para puderes compilar uma aplicação para o iOS necessitas do SDK da Apple e isso só existe no Xcode. Para testar uma aplicação no iPhone só com o Xcode, para submeter a aplicação na loja só com o Xcode.
Joana, O SO chromebook da Google é coisa séria nos estados unidos. Por isso não fale o que lhe apetece
tão séria que a Google não suporta as suas ferramentas de programação nesse sistema.
Uma coisa séria?
Uma distro de Linux que só corre o browser Chrome? LOL! Muito séria… nos Estados Unidos ou fora!
OS X El Capitan 10.11 no Windows, não precisas de MAC para o Xcode.
https://www.youtube.com/watch?v=wodqGvug6e0
Podes sempre instalar um osx numa máquina virtual para experimentar ou explorar os caminhos do hackintosh se a tua máquina for compatível e te sentires com coragem.
Usas uma vm.
Sim, porque a Apple manda, centraliza e mantém padrão de qualidade por causa disso. Imagine ter de dar suporte para vários SDKs nos ambientes porcarias do Windows ou num nível muito inferior de um Linux qualquer, quanto isso não custaria?
https://www.youtube.com/watch?v=wodqGvug6e0
OS X El Capitan 10.11 no Windows, não precisas de MAC para o Xcode.
Isso é lento que deus me livre
Dá para utilizar este processo para instalar o Kodi, por exemplo?!
Da ultima vez que verifiquei, não dava para compilar o Kodi para o iOS9. Se poderá ser uma solução para instalar no futuro o Kodi, quem sabe 🙂
Pena. Tenho no meu Mac, no meu desktop com W10; tenho também num telefone Android. Só me falta mesmo no meu iPad!
Obrigado pela resposta.
Nopy, não dá. Quando der tou lá batido 😛
Dá sim.
https://github.com/xbmc/xbmc/blob/master/docs/README.ios
Been there, done that
http://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=239610
Tenho o meu iPad Air com o iOS 9.0.2 e jailbreak e o kodi está perfeito. É só seguir os passos no kodi.tv. Já está operacional faz 15 dias, mais coisa, menos coisa.
Quase…
Espero que não signifique mais viroses. Um ecossistema crescente com este tipo de liberdade pode comprometer algumas coisas.
há esse perigo, mas o facto de isto requerer algum nível de conhecimento e ferramentas para ser feito, mais o facto de só ser possível tendo o código fonte das aplicações, deve reduzir o número de casos. Espero que a Apple fique atenta
A verdade é que hoje em dia conhecimento não falta. Ferramentas e recursos também não. Há os JailBreaks, os Xposed os Roots e os Boot Unlocked, há os cracks e os patches e muita gente a querer mal aos Androids e Apples.
A Apple precisa mesmo de ficar atenta. Isto pode ser grave para quem quiser mesmo mal.
tenta primeiro perceber o que quis dizer. É preciso conhecimentos e ferramentas para fazer este tipo de instalação, não é uma coisa imediata e simples, isto automaticamente reduz significativamente o número de pessoas a fazer este tipo de coisa, o que associado à necessidade de código fonte também reduz o número de vectores de exposição. São coisas que contribuem para reduzir o número de casos potenciais.
Alguém me pode dizer o nome desse suporte para o iPhone com o teclado?
Obrigado
poder testar uma aplicação que criamos no xcode diretamente no iphone sem ter licença foi das melhores cenas que a apple fez recentemente.
“O Pplware não se responsabiliza pelo uso indevido deste método de instalação de aplicação. Alertando para que os utilizadores tenham cuidado com o que vão instalar nos vossos dispositivos pessoais” …
Claro, vão instalar no da empresa, e abrem um buraco na rede !!! 🙂