Última hora: Uber expõe acidentalmente dados de motoristas
Na noite passada o popular serviço de transporte Uber expôs acidentalmente vários dados pessoais de centenas de motoristas da empresa. A empresa já confirmou, em comunicado, o erro e revelou que foram divulgados dados de 674 motoristas.
Segundo revela o de Verge, no total foram 674 motoristas os afectados pela falha da Uber. O problema parece ter estado na nova app para “driver-partners”, a “Uber partner”, que expôs o número de licença dos motoristas, nome, dados sobre o veículo, fotografias, etc.
O alerta da fuga de dados começou a ser inicialmente divulgado no Reddit e em outros forums.
Responsáveis pela Uber já vieram a público referir que se tratou de um bug do software e não um ataque e que a falha foi resolvida em apenas 30 minutos.
We were notified about a bug impacting a fraction of our US drivers earlier this afternoon. Within 30 minutes our security team had fixed the issue. We’d like to thank the driver who drew it to our attention and apologize to those drivers whose information may have been affected. Their security is incredibly important to Uber and we will follow up with them directly
Responsável da Uber
Ainda não se sabe se esta informação terá caído ou não em mãos de pessoas desonestas, no entanto os motoristas estão compreensivamente preocupados.
Esta informação permite que alguém se registe on-line, com os dados correctos e se autentique, passando-se pela pessoa de verdade. Esta falha é mais grave que aqueles dados expostos dos cartões de crédito, como alguém no fórum já fez saber.
Numa altura tão sensível para o serviço, este pode ser um erro muito caro para a Uber.
Este artigo tem mais de um ano
Esta questão da Uber é uma novela engraçada, há quem acuse de falta de pagamento de impostos, que em certa medida é verdade, mas o que é certo é que os próprios taxistas também fogem aos impostos como o diabo da cruz, é raro passarem faturas.
Eu nunca utilizei um serviço Uber, mas a realidade é que me parece mais honesto que alguns taxistas, e dou um exemplo tenho um colega de trabalho que têm um táxi, durante o dia trabalha a esposa e a noite trabalha ele, em Cascais e é normal clientes queixarem-se que de o aeroporto de Lisboa para Cascais pagaram 80€, e ele próprio não compreende como isto é possível porque o máximo que ele cobra pela corrida inversa Cascais Lisboa é + – 37€,.
Sinceramente as únicas pessoas que têm a perder com a Uber não são os taxistas, são sim as camaras e o estado. Se disserem que a Uber é legal, não existe razão para os taxistas continuarem a pagar os impostos e os alvarás bastando se juntar à Uber tambem. Nessa altura as camaras já não iriam achar piada.
So porque existem taxistas que são mal humorados e outros que escapam aos impostos ou cobram mais do que deviam, não justifica dizer que a Uber possa não pagar essas taxas. No entanto é importante referir é um problema grave e tem de ser resolvido, mas penso que não se deve misturar com este assunto.
tava eu um dia a regressar de lisboa a noite, a mio da viagem o taxista pergunta-me quanto costumo pagar pela viagem, digo X, ele pára o taximetro, e quando la chego pede o valor que costumo pagar e fica com a diferença
nao perdi nada, paguei o normal… mas patrao e estado perderam
Burro! Devias pagar só o que está no taxímetro
Se fosse a pagar o que marcava o taxímetro, então abria a porta e põe-te andar dizia logo ele, assim ficaram os dois a ganhar.
O problema é bem mais profundo no caso da ” mafia ” dos taxistas mas porque o Estado tem faltado grosseiramente aos seus deveres mais nucleares e por vezes é mesmo parcial, permitindo mesmo ilegalidades . No caso as fiscalizações e não é só neste caso como é do conhecimento geral . Exemplo : Quando se compra uma viagem no metro o recibo não é factura … Quando se compra uma viagem num Autocarro não se recebe uma factura … Os motoristas dos táxis têm que ser credenciados , etc ,etc …
Pode se dizer assim que se trata de concorrência desleal no mínimo .
Muito mais diria mas não tenho tempo .
Só sei que no sistema Uber Portugal é impossivel fugir à faturação. Todos os serviços são faturados, pois é assim que a Uber ganha as comissões.
Concordo o que deve de ser feito é colocar os impostos iguais para os dois serviços, mas há imposto que os motoristas da Uber pagam que os taxistas não pagam, nomeadamente o imposto de circulação da viatura, os táxis não pagam o chamado selo, e no final não deve de andar muito longe os impostos que uns e outros pagam.
Vou fazer uma viagem intercontinental agora em Novembro, e no local de destino estou seriamente a ponderar procurar o serviço Uber.
Oraaaaaaaaa aqui está a verdadeira razão disto.
Os taxista não são confiaveis. Se eles puderem cobrar 100 e demorar mais 1 hora eles fazem-no. É ridiculo é abusarem do cliente.
O estado deve resolver isso
De uma vez por todas,
A Uber não faz transportes nem é ilegal. A Uber é uma ferramenta OnLine que permite o acesso de quem precisa a quem oferece como outras plataformas OnLine. Exemplo, Amazon e Facebook.
Que mania de misturar tudo, mas a culpa é da comunicação em geral. Para terminar com a Uber no seu país de origem ou de operar no resto do globo têm de fazer o mesmo às novas plataformas e ferramentas On line. Ou seja, impossível nunca os tratados existentes iriam permitir descriminar empresas inovadoras em face de interesses pré instalados.
Os taxistas devem protestar contra as empresas que utilizam a ferramenta caso sejam ilegais.
São coisas diferentes, táxis têm locais espalhados para parar (praças de táxi), estão bem identificados, e usam protocolos com operadores de telefone e rádio.
Qual é a dúvida?
Desculpa lá companheiro mas a Uber é um serviço concorrente dos carros de praça, sim.
Se não fosse verdade, como se explica a quantidade de sms enviados aos partners para acordar e ir trabalhar? Ou ainda, quando existe um maior numero de pedidos, os preços sobem?
O conceito Uber é fantástico mas a empresa quer é fazer dinheiro.
Não sou seu companheiro. E não coisas iguais. Ler é grátis e dá para todos. Uber é uma ferramenta On line não tem veículos.
Meu Caro (assim nãso há enganos sobre a noção de companheirismo),
Estranha noção essa de uma ferramenta em que para ser utilizada, enquanto partner, tem de se ter um carro inspeccionado, com um numero mínimo de portas, uma idade máxima de anos (onde estou, não se aceitam veículos com mais de 5 anos) e é necessário a apresentação do cadastro de condutor e, caso o feedback dos clientes seja negativo, perde-se o direito de poder usar a ferramenta. Além disso requere-se um seguro adicional (pelo menos onde me encontro).
Para terminar, a Uber é uma empresa que fornece um serviço a troco de dinheiro (20% sobre a facturação dos seus partners/motoristas) e uma das reivindicações dos tais partners é o facto de a plataforma (ferramenta) utilizada não permitir ao utilizador do serviço oferecer gratificações pelo mesmo. Tal não se prende com questões (alegadamente) técnicas mas com o facto de a legislação tributária variar de país para país. isto para não falar da oferta da “smoking gun” nas acções judiciais intentadas contra a Uber.
Para terminar, e porque “ler é grátis e dá para todos”,talvez valha a pena dar uma vista de olhos neste link: https://www.uber.com/legal/usa/terms
Ilegal é quererem impor determinado interesse em favor de alguns, se há procura e se é uma troca voluntária de comum acordo pelas partes, só pode ser ignorância o querer acabar com esta oferta. Vão aparecer outros serviços semelhantes há Uber e com mais ofertas de serviços, o conceito está a ser desenvolvido em outros países de uma forma que vai muita além dos taxistas “Foguareiros” é um serviço que não utilizo de momento, mas sempre gostei mais de qualidade do que quantidade. O taxista do passado têm tendência acabar, pelas mais variadas razões……….
Já andei no uber e a minha opinião é que todo o processo me parece bem mais justo que andar de táxi. Mesmo para os turistas, só pagam o percurso marcado no mapa e não pagam diretamente ao condutor. Todos sabem que os taxistas têm muitas manhas para roubar dinheiro.
O estado deve resolver isso