Xiaomi e Huawei passam Apple na venda de telefones na China
As guerras das marcas nos diferentes países e nos diferentes mercados fazem mexer a opinião dos utilizadores e principalmente ditam a sua popularidade.
Há mercados que, graças à sua dimensão, conseguem cativar mais que outros. O mercado Chinês é um desses e aí a Xiaomi e a Huawei acabam de ganhar um lugar de destaque, relegando a Apple para segundo plano.
A apresentação de resultados para o segundo trimestre de 2015 mostrou para a maioria das marcas um crescimento elevado, com números recorde a serem apresentados.
Grande parte desse crescimento veio da China, um mercado que apenas há pouco tempo se abriu a algumas das marcas, mas que há já algum tempo que se tem mostrado muito interessante.
É um dos mercados que dita o sucesso das marcas e que as faz crescer de forma global, graças à sua dimensão.
A Apple tinha já na China um lugar de destaque, mas agora foi ultrapassada por duas concorrentes, com dimensões reduzidas, quando comparadas com a sua dimensão.
O salto que a Xiaomi e a Huawei deram no mercado Chinês valeram-lhe agora a posição de topo no que toca às vendas de smartphones.
Huawei recorded the highest smart phone shipments in its history without compromising its product margin or profitability. Apple and Samsung have both increased their sales activities in the China market, expanding rapidly in channel coverage through flagship stores and small to medium size phone retailers respectively. Xiaomi is under immense pressure to maintain its top position in the quarters to come
Os números que sustentam esta mudança nos lugares cimeiros são apresentados pela consultora Canalys e dizem respeito ao último trimestre deste ano.
A Xiaomi tem agora o lugar de topo nas vendas no território Chinês, com 15.9% de market share. É seguida de muito perto pela Huawei que conseguiu puxar a si 15.7%.
A Apple, que foi o número um desta lista nos dois últimos trimestres caiu agora para o terceiro lugar. A Samsung e a Vivo estão, respectivamente, no quarto e quinto lugar.
Apesar de serem reveladores da força que estes duas marcas assumiram, estas mudanças acabam por não ser estranhas. A Huawei apresentou nos seus resultados para o trimestre um novo valor record de vendas de dispositivos móveis. Também a Xiami está a tomar uma posição de vendas elevadas.
Sendo um mercado que se adapta a novos modelos e a novas ofertas, é natural que esta tabela sofra novas mudanças os próximos trimestres. São esperadas várias novidades por parte da Huawei e pela própria Xiaomi, mas as restantes marcas não vão ficar de braços cruzados. A Samsung tem já para a semana a apresentação dos novos modelos.
Depois de ter entrado em força no mercado Chinês, a Apple acaba por sofrer agora a pressão da concorrência, que a consegue bater, relegando-a para posições mais baixas nas tabelas de vendas.
Este artigo tem mais de um ano
Falta uma informação importante.
A Apple nunca esteve em primeiro lugar nesta altura do ano na China, a Xiaomi e a Huawei já estavam à frente da Apple na mesma altura do ano passado. Dá-se até o caso do crescimento da Apple na China no último trimestre vs ano passado ter sido igual ou maior ao dos trimestres anteriores.
A Apple vendeu carradas enquanto o seu mercado não saturou, agora vai para a posição de “vendas de manutenção”… é bom que encontre um novo mercado emergente onde apostar.
o que acabaste de dizer demonstra bem a falta de informação!
A Apple continuou a crescer e muito na China. No último trimestre na China cresceu 112% em vendas globais face ao ano passado (quase tudo por causa do iPhone), o que foi um crescimento bastante superior ao que tinha tido nos trimestres anteriores, os trimestres em que tinha ficado em primeiro lugar no ranking feito pela Canalys. Não aparecer neste trimestre em primeiro é uma consequência natural da sazonalidade dos lançamentos de novos aparelhos pelos fabricantes. Se há alguém a ter problemas com saturação de mercado na China não é a Apple!
Não te preocupes que a Apple está a “resolver” outros mercados…
Mas a China continua a ter muito para explorar!
Tenho o Huawei P8 e so posso falar bem. Mudei do 4s para P8 e nao estou arrependido. Tem uma grande qualidade de construçao.
Estranho era se não fosse…
Olhando para a evolução das vendas trimestrais da Apple não me admira, pois este costuma a ser o pior trimestre de vendas, já que esta toda a gente à espera do novo modelo. O mercado chinês está com um ritmo de crescimento elevado e com um mercado competitivo brutal. Não é de admirar estas oscilações de posição. Provavelmente a Apple voltará a assumir a liderança no próximo semestre e talvez no seguinte, depois voltar a perder e por aí adiante.
Agora a China é um país rico, onde toda a gente tem um topo-de-gama?
http://www.ibtimes.com/xiaomi-triples-smartphone-sales-2014-mounting-global-challenge-apple-samsung-1772976
A Xiaomi fez $12.000 milhões de receita, e vendeu 60 milhões de telemóveis, se não vendesse mais nada para além de telemóveis, o preço médio anda pelos $200 (na realidade, inferior)…
A Apple, tem uma receita média de mais de $600 por cada telemóvel que vende…
A Xiaomi já perdeu esse fôlego de crescimento. Nos últimos trimestres tem crescido menos do que a Apple. O facto é que há muita gente a comprar iPhones na China, sendo que ainda tem espaço para crescer dada a dimensão do mercado.
Custos de desenvolvimento, logistica, markting etc não contam?
Ainda “bem” que a maior parte dos Chineses são pobres, porque senão estavamos todos tramados. A reduzissima classe média de lá é maior que na esmagadora maioria dos paises.Portanto não queiras que a classe média na China ou na India cresça. Porque aí pergunta onde vai haver alimentos para toda a gente no mundo. Onde vai haver todas as outras matérias primas para a produção de bens de consumo. Fala-se em sobrepopulação do planeta que é grave, mas muito mais grave é se ela começar realmente a consumir e acima de tudo essa sobrepopulação faz-se essencialmente numa região do globo. Aquilo vai levar a conflitos e não tarda nada. Volto a frizar, esperemos que a classe média não cresça acima de um determinado valor, porque se o planeta já não é sustentável, nessa altura colapsará.
O que tu dizes já foi provado, dezenas de vezes, que é mentira.
Existe muito espaço na China e no planeta para suportar toda a gente, a viver decentemente!
O que é preciso, é uma melhor distribuição da riqueza na China, o país tem capacidade de produção alimentar e espaço para toda a gente…
vai acreditando nisso. Olha por exemplo para a Balança comercial do Brasil e vê para onde está ser frente uma percentagem das exportações. Desde o minério até à Soja.
Se a classe média subir e houver uma melhor distribuição de riqueza significa muito mais consumo, piorando o problema.
Num pais onde a maioria n tem nem para comer acho disparatado comprarem um tlm de 800euros que apesar de ser mtos anos a frente em tecnologia de tudo o resto, os outros também tem aplicacoes e custam 100-200 apesar de terem o risco de explodir ou deixar de funcionar a qq momento
Olha! Acaba de comprar o novo HUAWEI Honor 6 Plus com 3GB RAM + 32GB ROM na Tinydeal , Adoro de Huawei que sempre com alta qualidade
Normal num mercado já de si saturado com tanta novidade diária
Essa história não está lá muito bem contada.
A Apple no 2º trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior teve, a nível mundial, um crescimento de 35% (muito acima da média global que foi de 15,1%), o que lhe permitiu aumentar a quota de mercado nos smartphones de 11,9% para 14%.
Isto não era possível sem um forte crescimento das vendas na China – numa perspectiva de crescimento anual (YoY).
A Canalys, fonte do post, compara o 2º trimestre de 2015 com o anterior (QoQ), com a Apple a descer, o que é normal.
“A apresentação de resultados para o segundo trimestre de 2015 mostrou para a maioria das marcas um crescimento elevado, com números recorde a serem apresentados.” A lista dos 5 primeiros, YoY, sendo a Samsung o único a cair, 3,5%.
https://www.strategyanalytics.com/strategy-analytics/news/strategy-analytics-press-releases/strategy-analytics-press-release/2015/07/31/global-smartphone-shipments-growth-slows-to-15-percent-in-q2-2015#.VcBiBXgfWT8
Sabes melhor que ninguem como é a evolução de vendas da apple ao longo de 1 ano, na China não deve ser difrente. A diferença será as taxas de crescimento muito maiores. Mas tal como a Apple cresce, os outros players também cresce. Não me choca que nos trimestres bons a Apple esteja à frente, mas no(s) trimestre(s) mau não esteja. Isso não significa que a Apple não esteja a crescer (e bastante) face ao trimestre homologo.
Acho que o objectivos deles não é ser o numero 1. Uma empresa visa o lucro e eles querem maximizar o lucro. Num pais com muita gente rica, mas muita mais gente pobre é normal que telemoveis baratos fiquem com a fatia de leão. Acho que a Apple só consegue ser a numero 1, porque nos outros segmentos são tantos que a quota de mercado é dispersa entre eles.
Mostra lá outro crescimento em “dentes de serra” como o da Apple.
O gráfico termina no final de 2014, mas percebe-se perfeitamente, comparando com a Samsung e outros. A Apple lança novos modelos no final do terceiro trimestre – as vendas no segundo trimestre caem.
http://www.itproportal.com/2015/01/29/apple-surpasses-samsung-largest-smartphone-vendor/
Não importa se os outros tem em dente de serra ou não. O da Apple nós sabemos que é assim. Não me choca que a Apple seja Nº1 na Cristas e não seja nas Cavas. Se fosse sempre superior significava que era hegemónico. Vem aí o 6S e companhia. Provavelmente lançam um 6C e alargam a frente de venda e posição sidementa-se ainda mais. A ver vamos o que aí vem. O importante é que continue uma empresa forte, porque se mantiver forte significa que continuará a inovar, a privilegiar a qualidade, bem a ter os produtos como nós gostamos. Isso é o importante. Se é Nº1 ou se não é igual ao litro, principalmente num mercado tão heterogéneo.
sedimenta-se
Ao ler os comentadores daqui, fica-se a pensar que a Apple está melhor que nunca e é um óptimo investimento, mas depois ao ler as opiniões dos (verdadeiros) especialistas, lemos que as acções cairam para valores de Fevereiro, que quebraram 3 “key levels”, nomeadamente “10% correction level”, “Break in the 200-day moving average” e “The $120 level”… cada um que invista o dinheiro onde quiser, mas eu confio mais em numeros fidedignos do que opinoes enviesadas de pseudo-experts que debitam informações parciais que recolhem por aí, enfeitadas com meia dúzia de termos técnicos para lhes dar um ar de economistas.
e continuas a confundir mercado de acções com resultados!
A variação nas cotações revela mais as correcções nas expectativas de investidores do que problemas na empresa. Revela mais os excessos que houve por muitos analistas e muitos especuladores.
Se não queres ver que os resultados operacionais da Apple foram bastante melhores do que nos últimos anos, se não queres perceber as diferenças para o mercado de acções, não há especialista que te valha.
“A variação nas cotações revela mais as correcções nas expectativas de investidores “… e essas correções são feitas com base em quê senão nos “resultados”? O valor das acções reflete tudo, incluindo os resultados e as expectativas. Se por algum motivo fosse possivel as acções valerem nada com resultados excelentes, a empresa valia nada, portanto dou mais valor ao mercado de acções do que a resultados que não se podem interpretar ás cegas. A mim que me interessam os lucros da empresa se as acções que tenho dela cairem a pique?
claramente não fazes ideia como funciona o mercado de acções nem o que importa para uma empresa! E por favor não fales que te interessa a cotação porque sonhas ser accionista, porque isso não tem nada ver com a empresa estar pior ou melhor do que nunca, é o perpetuar do erro de querer classificar resultados com base na cotação!
Oscilações ou correcções podem ocorrer por mil e um motivos. É aliás algo sujeito a bastante irracionalidade e especulação. Muitas vezes oscilam porque analistas e investidores erram nas suas previsões, previsões que levaram a cotação a subir nas semanas/meses anteriores até um certo nível. Mesmo que a empresa cresça muito, basta que não alcance as previsões mal feitas para a cotação a seguir descer. Soma-se a isso rumores, especulação e alguma manipulação de mercados e explicas muito do que se vai vendo.