Google Chrome vai conseguir gerir melhor o consumo de memória
O browser da Google é actualmente a escolha mais usada para navegar na Internet. Desenvolvido para ser uma ferramenta optimizada, tem alguns problemas que podem impedir a sua correcta utilização.
A queixa mais vezes ouvida está associada a uma deficiente gestão da memória e ao consumo excessivo de recursos. Mas a Google pode ter esse problema resolvido de forma simples. E a solução surgirá muito em breve nas versões finais do Chrome.
A solução que a Google encontrou para contornar o problema de consumo de memória do Chrome está na verdade a ser usada há já algum tempo nas versões móveis e também no próprio ChromeOS.
Passa por descartar os separadores que não estão a ser usados sempre que for encontrada uma situação de falta de recursos no sistema operativo.
Mas para controlar este mecanismos a Google criou um conjunto de regras que são aplicadas no momento de decidir quais os separadores que vão ser "desligados".
Esses separadores que são descartados deixam de estar activos e deixam assim de consumir recursos, libertando-os para outras necessidades. Sempre que o utilizador voltar a esses separadores, estes vão ser recarregados e apresentar a informação necessária.
Segundo a Google as regras foram feitas para garantir que o utilizador não perde usabilidade mas conseguindo na mesma a libertação de recursos. A ordem é a seguinte:
- separadores internos ao Chrome, como a página de definições, novos separadores ou favoritos,
- separadores que que não são acedidos há mais tempo,
- separadores que foram acedidos mais recentemente
- separadores que estejam a produzir áudio
- separadores que estejam a correr aplicações
- separadores fixos
- separador activo
O utilizador pode a qualquer momento ver o estado dos seus separadores. Basta que aceda a chrome://discards e que veja quais estão activos. Se preferir pode directamente ai fazer o discard de qualquer separador.
Para já esta funcionalidade está apenas disponível nas versões de teste do Chrome, mas espera-se que muito em breve seja passada para a versão final do Chrome e que todos a possam usar.
Se quiserem testar já esta funcionalidade só precisam de aceder à zona de definições de flags do Chrome, nas versões de teste, e procurarem por Enable tab discarding. Se preferirem podem apenas colocar na Omnibox o endereço chrome://flags/#enable-tab-discarding.
Relancem o Chrome, com o botão que ficar disponível, e podem de imediato começar a usar o browser, com a certeza de que ele vai gerir muito melhor a memória que usa.
Esta opção está activa há já muito tempo nas versões móveis do Chrome e com resultados positivos. Sempre que o SO precisa os separadores são descartados, sendo recarregados quando os utilizadores precisam deles.
Vamos ver se a sua passagem para o Chrome vai melhorar um dos problemas que mais utilizadores se queixam. Não é a solução perfeita, mas pelo menos garante um controlo maior quando for necessário.
Este artigo tem mais de um ano
TOO LATE, substituído pelo novo browser da Microsoft, está muito bom xD
Muito bom??! está pessimo igual ou pior que o ie, o meu notebook n é grande coisa mas a diferenca e gritante, alem de nao dar para remover a publicidade ele carrega muito mais devagar as paginas do que no chrome!
No meu até está rapidinho. Peca por não deixar seleccionar uma pasta diferente para os downloads, sem ser modificando a registry key xD
Depois de algum uso e apos ter alterado uma definições de rede parece de facto muito mais rápido que o chrome so n gosto do youtube me parece mais lento do que no chrome.
Na imagem está chrome://discards e no texto está chrome://discars, falta um D…
Estou na versão 44.0.2403.125 m (64-bit) e não tenho a opção chrome://flags/#enable-tab-discarding
Só está inserido na versão de testes, convém ler o que está escrito.
o google chrome pra mim é dos piores: gasta bateria que nunca mais acaba, super lento, pesado…
O IE era mau, mas o chrome conseguiu estar pior…
pra mim é o novo edge o vencedor, seguido do safari (super leve e rapido).
alias, acabou de sair um estudo sobre browser, e o chrome…. meh…
http://blog.getbatterybox.com/which-browser-is-the-most-energy-efficient-chrome-vs-safari-vs-firefox/
É a mozilla e a google a dizer isto e aquilo dos seus browsers. O edge deve lhes estar a fazer comichão
Ainda não se sabe como é o edge no que toca à segurança. As funcionalidades também são limitadas quando comparadas com outros browsers, daí também ser mais rápido. Esperemos que quando comece a ser mais conhecido, não comecem a surgir muitas falhas de segurança
Eu gostava era de tirar esta funcionalidade no Chrome no tlm, não gosto nada que volta a meia separadores abertos estejam sempre a fazer reload. Alguém sabe se dá para desativar?
Eu sei,muda para Windows phone .
Vou ser sincero, estou neste momento a usar o Windows 10, e o Edge a mim não me atraí, pode gastar menos memória, mas ainda tem um longo caminho a percorrer, ainda tem falhas constantes quer de software em que deixa de responder e a analise que faz aos downloads demora uma eternidade (para não falar que senti uma velocidade de download reduzida, mas posso ser apenas eu).
Mas suponho que o baixo consumo de memória tenha esse efeito no browser.
Agora não comparem o Chrome com o Internet Explorer, por favor, costumava usar Firefox, até á um tempo para cá passei a usar Chrome e devo dizer que não acho nada do que o senhor Rui disse, não sinto lento devido memória ram (até porque alguém com um computador de 2012 para cá tem +4gb de ram), não acho minimamente pesado e não me gasta bateria por aí fora.
Espero não ser o único a pensar assim.
+1
Tá de brincadeira, não é Google?
Firefox enquanto Edge não tiver extensões e o testar… google nunca mais.
Era quase crime ter 16Gb de RAM que nem depois de fechados os processos parecia que ainda andava “algo” a comer RAM…
eles tem que corrigir o problema de visualizacao de videos em 4k no youtube sendo que no EDGE esta muito mais fluido
ora isso é que é… eu até pensava que era do meu pc…
“Ah e tal, a gestão da memória e o consumo de recursos …”
Há uma coisa que não é habitual falar-se – a “gestão da bateria”, ou seja, a duração da bateria com cada browser. No caso do MacBook ganha o Safari – ao Chrome por mais de 1h de utilização e ao Firefox um pouco menos. Com o El Capitan a optimização aumenta.
“Ah, mas o que é que a duração da bateria num portátil interessa?” – muito.
http://www.cultofmac.com/384078/why-youre-stupid-if-you-dont-use-safari-on-your-macbook/
The Great Suspender + OneTab + TabCloud
Então em vez de diminuírem os recursos que cada tab ocupa, matam a que menos interessa.
Isto não é resolver um problema, mas sim dar a volta.
Chega a ser ridículo a quantidade de memoria que o chrome abusa. Num PC com 4Gb de RAM chega a ocupar >80% de toda a memoria…