Grafeno é 4 vezes melhor a refrigerar componentes eléctricos
Já falámos no grafeno em vários modos de aplicação, isto porque estamos perante uma revolução no que toca à descoberta de novos componentes. O grafeno deriva do carbono, é das suas formas a mais cristalina, tal como conhecemos outras, o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono e os fulerenos.
O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, mas também é um excelente condutor de calor e electricidade. Qualidades que o colocam no horizonte de quem fabrica ecrãs, baterias e agora está mesmo referenciado como uma excelente opção de refrigeração.
Investigadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, em colaboração com membros de outras entidades académicas, descobriram que o grafeno refrigera os componentes eléctricos muito melhor que os actuais sistemas de refrigeração, como por exemplo os que usam o cobre.
Esta característica deve-se principalmente ao facto de o grafeno ser um excelente condutor de calor, como já referimos, e isso permite ter uma performance de refrigeração 4 vezes melhor que o cobre. Foi uma descoberta muito importante, pois a utilização do cobre como componente de refrigeração tem causado imensos problemas no que toca às causas ambientais.
Os investigadores conseguiram criar uma película de 20 micrómetros de espessura apresentando condutividade térmica de 1600 W/mK, quatro vezes a do cobre. Os alvos identificados para a utilização deste filme são, por exemplo, a aplicação em LEDs, lasers, componentes de frequência de rádio e componentes electrónicos de variados tipos.
Os investigadores estão, contudo, a enfrentar um problema. Juntar várias camadas de grafeno é muito complexo pois este tem a espessura de alguns átomos e, por conseguinte, também não suporta uma grande quantidade de calor. Para muitos, a solução seria adicionar mais camadas, mas aí entra outro problema do grafeno. Este tem problemas de aderência que dificultam as novas camadas de grafeno ficarem presas umas à outras, criando uma manta térmica útil e usável.
Tudo isto está ainda em investigação mas, cada vez mais, o grafeno é encarado como um material que substituirá muitos componentes dos objectos do nosso dia-a-dia, trazendo durabilidade e qualidade de construção.
Este artigo tem mais de um ano
step by step
Noticias sobre o grafene já cansam… Nada sai dos laboratórios para a rua.
É um material promissor mas para já não passa disso: uma promessa.
por favor corrigam o artigo é de boron nitride fonte do documento http://www.beilstein-journals.org/bjnano/single/articleFullText.htm?publicId=2190-4286-6-9
aplicação nasa https://www.youtube.com/watch?v=r25RMceegKM o grafeno em nanotubes é um dos melhores condutores electricos para refrigeração é debativel.
Não há necessidade de correcção, até porque este dado que coloca aqui vem melhorar a informação, ou acrescentar mais informação. O grafeno não deixa de ser melhor a refrigerar que estruturas activas actuais. Obrigado pela informação.
Outro aspecto tem a ver com a evolução destes dois componentes, a investigação do grafeno está mais avançada que a investigação do boron nitride. Mas está aqui uma informação muito importante. Obrigado.
acho bom por que o silício esta quente demais