Chefe da segurança do Facebook quer o fim do Flash
O Flash tem estado na bocas do mundo e não pelas melhores razões. Esta é uma frase feita e que tem sido repetida nos últimos anos vezes sem conta e de forma periódica!
A mais recente declaração do chefe da segurança do Facebook vem reforçar o que há muito se ouve dizer. O Flash tem de terminar, e de uma vez por todas!
Os últimos dias vieram dar razão a todos os que querem o fim do Flash e que trabalham para que esta seja uma realidade a curto prazo.
A informação que tem sido retirada dos mais de 400GB de documentação da Hacker Team que foram roubados mostraram que é através desta aplicação que os seus clientes conseguem aceder às máquinas que querem escutar. Os bugs são muitos e podem ser facilmente explorados.
Há já muitos anos que as empresas de tecnologia insistem que devem ser terminado, mas a Adobe insiste em mantê-lo vivo e em utilização, o que não é positivo para os utilizadores e acabando por atrasar a chegada de muitas das novas tecnologias à Internet.
Mas a lista de opositores ao Flash acabou de ganhar mais um adepto. Alex Stamos, o novo chefe da segurança do Facebook publicou recentemente no Twitter declarações que mostram que esta é uma tecnologia a abater e num futuro próximo.
Even if 18 months from now, one set date is the only way to disentangle the dependencies and upgrade the whole ecosystem at once.
— Alex Stamos (@alexstamos) 12 julho 2015
É claro que Alex Stamos apenas vem dar razão a uma vasta lista de personalidades ligadas ao mundo da tecnologia que mostraram já por diversas vezes que o Flash deve desaparecer, para bem dos utilizadores e da sua segurança.
O mais emblemático de todos foi Steve Jobs que há vários anos resolveu retirar esta tecnologia dos dispositivos móveis da Apple, conseguindo assim garantir níveis de segurança bem mais elevados que a concorrência.
Mesmo com todos estes testemunhos e manifestos de intenções, a Adobe insiste em manter esta tecnologia funcional e resolvendo os problemas que vão aparecendo de forma constante.
Mesmo o Facebook mantêm o Flash vivo e funcional, sendo este usado no site da maior rede social do planeta, nomeadamente para a apresentação de vídeos e de outros conteúdos.
Caso pretendesse facilmente poderia alterar estes players para novas tecnologias, removendo assim a dependência que tem e contribuindo um pouco mais para o fim do Flash.
Este artigo tem mais de um ano
So agora é que se lembraram do flash..? A apple e a Mozilla já andam nisso ha um tempo.
Preocupem-se mais com o layout do facebook que este, esta mais que antigo. (retornem a desenvolver o newspaper layout baseado na app para smartphones) que esse é que tinha potencial…
Antigo? Deves estar preso no update, ainda o ano passado mudaram de layout.
Mudaram de layout para um quase igual ao anterior… e ainda por cima fecharam o programa que tinham com o beta layout que era muito melhor (Newspaper feed layout) (é a primeira imagem que aparece no google).
o flash continua travando e parando de responder no firefox nao sei mais parece que a google tem alguma coisa com essa adobe acredito que sao parceiras
No entanto a Google vai deixar de suportar flash no chrome… 😮
acho que nao o google é parceiro da adobe a muito tempo
O layout consistente do Facebook é um dos segredos do seu sucesso. Não te lembras do MySpace ou do Hi5, que permitiam fazer override de CSS? Cada página era diferente, e o que é que isso criava? Uma não consistência na utilização das respectivas plataformas – logo uma maior dificuldade de “engagement”. Tiro-lhes (ao Facebook) o chapéu, pois são bastante inteligentes nesse aspecto.
Ok, acredito que isso seja o segredo do seu sucesso mas lembra-te que cada vez mais existe pessoas a aceder ao facebook a partir de apps e não browser.
Não seria interessante aplicar o mesmo layout (ou parecido) no browser?
se não querem o flash que limitem o formato video ou localização do URL. Não é so falar de dentro para fora, é para tambem de fora para dentro. Deêm o exemplo. 😉
B’s por V’s, pode-se dizer no norte mas não se escreve 🙂
Segurança e Facebook são duas palavras que não combinam bem na mesma frase…
+1
Porquê Rafael? Podes enumerar vulnerabilidades específicas que suportem a tua argumentação?
Não sei porque defendes tanto o facebook. Mas respondendo a isso, e não enumerando, com 1 pequena pesquisa no google consegues encontrar as falhas de segurança mais conhecidas, e com uma pesquisa mais intensiva consegues encontrar algumas bem interessantes 😉
+1
Lembrou-se…
De vez em quando lá vem alguém dar esta opinião, mas o flash continua a agarrado aos sites, nem a iniciativa do Steve Jobs serviu para resolver isto de uma vez!
O flash continua muito agarrado aos sites, só uma decisão de escala mundial irá resolver este problema.
o proximo seria o java 😀 C# rulez
Mas o facebook continua a usar flash…
já agora o artigo no final refere algo do género de que se quisessem podia ser facilmente substituído o flash, quais seriam essas tecnologias? para vídeos e animações, jogos, etc?
HTML5