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Uber compra mapas da Microsoft e contrata 100 engenheiros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. MikeMelga says:

    Muito bem, a Uber devia aprender como é que se faz, com a receita da Microsoft e, como mais recentemente se tem concretizado, da Apple.

    Antes de começar a trabalhar em Portugal, contratar uns 10 ou 20 empregados a tempo inteiro, dar-lhes formação da empresa (3 meses chega), instala-los em escritórios em Lisboa e Porto…

    Depois disto, queria ver qual é que era o autarca que tinha a delicadeza de “proibir” uma empresa tecnológica!

    Era logo a opinião popular a revoltar-se, porque há X pessoas que têm um emprego fixo a trabalhar para a Uber, e gastaram X do seu tempo a estudar, e que depois vão para o desemprego, e tal…

    • S3 says:

      Não é assim tanto, porque há pessoas que ouviram da Uber nas notícias (e as que já conheciam o serviço) e não querem que o serviço acabe por que lhes sai bem à carteira. Mas ainda há outra coisa, se eles pagarem os impostos (que eu não acredito) o preço vai ficar mais caro e algumas pessoas deixam de usar o Uber (talvez 15% deixe de utilizar o serviço, 35% começe a usar menos o Uber, e 50% fica na mesma) o que significa que o Uber deixa de ser rentável e o Uber zarpa daqui. Resumindo, o que eu acho que vai acontecer: o Uber é proibido cá em Portugal, as pessoas ficam revoltadas, o Uber volta mas a pagar com impostos e o preço aumenta ligeiramente (mas mesmo ligeiramente) e os utilizadores do Uber ficam contentes. Como? Baixam o lucro dos condutores e a certa altura deixa de haver condutores suficientes para o Uber. E aí vão haver problemas sérios.

      • JBM says:

        aí começam a não fugir à legislação e a competir em verdadeiro pé de igualdade com os outros! O problema nem será tanto os impostos mas os seguros e as licenças.
        Quanto aos condutores, ora aí está mais um exemplo em como nem devemos ter pena da Uber, pois já está mais do que provado que eles não se importam grande coisa com os condutores, querendo o mais depressa possível verem-se livres dessa despesa através dos carros autónomos!

      • RaCcOn says:

        O facto de eles nao pagarem impostos e apenas um mito…obviamente que eles tem de pagar impostos…

        • JBM says:

          A Uber não sei se paga impostos cá, já que para fugir ao tribunal Português até se declara como uma empresa americana sem representação cá!

          • poiou says:

            Têm uma representante na Europa que gere o serviço em Portugal.
            Mas, os senhores da ANTRAL esqueceram-se de investigar e interpuseram a providência cautelar contra a «Uber América» que não tem nada que ver com Portugal.

    • Mikes says:

      A Uber Portugal existe e tem gestores qualificados. O problema não é a gestão. O problema é que a legislação nq europa não é a balda que existe na América.

    • darth says:

      a uber nao opera em portugal,porque é contra a lei. alem disso,se achas que um politico teria problema a mandar fechar um empresa, seja ela tech ou nao, es umpouco ingenuo

  2. int3 says:

    Para mim é banir-los tornar isto crime. É de facto um roubo, roubar ao fisco. Fazer lucro sem devidamente pagar o que tem que pagar é roubar ao estado. Se querem operar cá que façam as coisas legais. Paguem os impostos. O território nacional não serve para ser usado por empresas estrangeiras ganhar o lucro e o Estado não receber 1 único euro.

    • Pintor says:

      Tens razão, o nosso “estado” recebe pouco, tem de receber mais ainda, que assim de certeza a vida do comum dos mortais vai melhor em muito, e quem sabe até aumentem o ordenado mínimo em 20€.
      O nosso estado, aquele que todos os anos paga multas a União Europeia derivado aos impostos que cobra na compra de novos veículos.
      Podia dar mais exemplos da excelência do nosso estado que é sem duvida alguma uma “pessoa de bem”.
      Mas os povos tem os governantes que merecem.

      • JJ says:

        Olha… nas horas vagas dos motoristas do estado, podiam participar no Uber, assim o Estado tinha um rendimento extras.

        • Pintor says:

          Dos 7 motoristas (hoje em dia até podem ser mais) que o Primeiro Ministro dispõe ainda eram uns bons trocados.
          Para o nosso estado que segundo a ministra das finanças tem os cofres cheios 7 motoristas para o primeiro ministro nem é nada de transcendente.

          • JBM says:

            Não deixa talvez de haver exagero ou desorganização, mas serem 7 motoristas não significa que estão ao serviço de uma só pessoa. Estão ao serviço do “gabinete” do primeiro-ministro, muito provavelmente responsáveis pelo transporte/logística associado à actividade do “gabinete”

    • Rodrigo Gameiro says:

      +1

    • Drakul says:

      O Estado pode obrigar a UBER a pagar impostos, se até a RyanAir cumpre essa parte ( viagens internas é enviado uma factura automaticamente), porque a UBER não poderá.
      A desculpa dos impostos também é mázinha, pois os taxistas não são exemplo para ninguém em Portugal em matéria de cumprimento fiscal.
      Eu não me oponho à UBER se os motorista tiverem algum certificado de condutor professional ( não precisa de ser uma certificação de taxista), em Londres temos os taxis tipicos britânicos ( mais caros mas com melhor serviço) e temos os outros ( mais baratos mas com menor qualidade de serviço). Esta coexistência pacifica poderá acontecer.
      A ANTRAL tem medo porque sabe que a qualidade dos taxis em Portugal ou melhor dos taxistas em Portugal não é a melhor.

  3. S3 says:

    Se tivessm comprado o Maps da Google é que era! Mas faltava di$ to! 😀

  4. 1berto says:

    Deixando de parte a questão da legalidade do Uber, o serviço oferecido pelo mesmo é superior a qualquer outro.
    Em relação à notícia, acho que é inteligente de ambas as partes, tanto da MS como do Uber, visto que desta forma vão poder potenciar muito mais o serviço de mapas.

  5. JBM says:

    As informações que as companhias estão a dar não parecem indicar que a Uber comprou o serviço de mapas da Microsoft, apenas o serviço de recolha de imagens/fotos para os mapas

  6. Abilio says:

    Por mais proibições que existam a UBER é uma realidade que presta um serviço mais eficaz e de forma simples, que o existente (TAXI) e como tal vai-se impor, é natural que se vai adaptar aos locais onde actua.
    Quanto a fugir a impostos basta ver as grandes multinacionais Amazon, Apple e outras como as grandes empresas da nossa praça que colocam a sede na Holanda.

  7. Abilio says:

    Estava a almoçar e apareceu na TV um TAXI em Lisboa de 1989 ou seja com 35 anos, a reclamar que não podia circular na baixa, que qualidade de serviço este taxista pode oferecer aos seus clientes? Como é que é possivel?

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