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Tribunal de Lisboa proíbe a UBER de operar em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    já agora, proibir o uso de tecnologia no pais, táxis a cobrar sem andar o 1* metro, e a empresa ali da esquina que faz concorrência a empresa x… e por fim, um governo corrupto, e se for so esta ultima, o povo fica todo alegre… governo de caca, é o que temos…

    • Nunes says:

      sim porque a UBER é uma empresa exemplar que cumpre todas as leis nacionais!

      • DASSE says:

        Todas excepto os licenciamentos. A lei diz que cada Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros tem que estar licenciado. Ponto

    • Mikes says:

      Táxis a cobrar parados está previsto nas regras.
      Achas bem portanto que uma empresa que não cumpre as regras de mercado e, como tal, nem sequer tem os mesmo custo de uma empresa legal porque não cumpre as regras, esteja a fazer negócio?

      • Filipe says:

        e do género, uma pessoa que vah para uma cidade desconhecida e apanha 1 táxi que faz uns quantos km desnecessários só porque esta em hora morta, isso é legal neh??? as rotas dos táxis deviam posteriormente para o cliente, e os kms a mais, serem devolvidos em triplo ao cliente…isso é que era legal

        • Mikes says:

          Sim, acho que devia ser controlado. Nada contra. De qualquer maneira, as regras de boa conduta dos táxis existe, e quem não cumpre está a cometer uma ilegalidade. Existem regras!
          Nos uber não existia 😉

      • Marcelo Barros says:

        Só chato existir um monopólio por parte das empresas de táxi, que deveriam ter mínimos aos taxistas que trabalham consigo. Em Lisboa vemos taxistas com os carros todos estragados por dentro, sujos, cheios de terra. Afinal andamos a pagar para que?
        Deixam carros estacionados antes de passadeiras, não é parar, é mesmo estacionar, um motorista profissional fazer isto?

        Cumprimentos

    • Filipe Coelho says:

      O que é que uma decisão do tribunal de Lisboa tem haver com o governo? :s

        • Eu says:

          Quase todos os teus comentários, demonstram uma inteligência parecida à de …. uma caixa de cartão. Pareces aqueles pseudo-intelectuais que opinam e sabem tudo…mas que na realidade não sabem grande coisa.

        • Yates says:

          Que eu saiba existe separação de poderes em Portugal. Tens o poder legislativo (Parlamento), poder executivo(governo), e poder judicial (tribunais). o tribunal não é o governo.

          • lmx says:

            “Que eu saiba existe separação de poderes em Portugal.”

            isso era bonito no papel…mas agora deixa de olhar para o papel…e olha a realidade…era a isso que me referia…alias toda agente ve muita coisa a acontecer todos os dias, que não era suposto…mas acontece…

  2. techdani says:

    Desculpem, mas não percebi. Porque é que consideraram o serviço ilegal?

    • Mikes says:

      Por tudo, começa logo pelo facto de não se reger pelas regras e normas para o transporte de passageiros a nível comercial.

    • José says:

      Porque os taxista dizem que sim, dizem que eles fogem aos imimpostos apesar do pagamento ser feito por cartão de crédito logo há sempre rasto e os condutores não têm licença apesar de todos serem motorista profissionais. Uma piada que apenas ajuda na monopolizaçao do mercado

      • Mikes says:

        O problema vai muito além da fuga aos impostos.
        O que está em causa é o nao cumprimento de regras como profissionalização dos “motoristas”, não legalização dos veículos para transporte de passageiros, falta de seguros profissionais das viaturas, etc., etc.
        Sabes quanto custa abrires o teu negócio de taxista ou transporte de passageiros tipo minibus, etc?
        Sabes o que necessitas legalmente para teres um negócio assim?
        Não, os,”motoristas” da uber não são profissionais.

        • Marcelo Barros says:

          Pois, por isso talvez deveríamos acaba com o monopólio e agilizar as leis.
          Sim devem existir leis, mas não leis para proteger os donos das empresas empresas de taxi que andam a encher o bucho.
          Devem existir leis que tragam segurança ao cliente e taxista, mas que permite livre concorrência.

          Cumprimentos

          • DASSE says:

            Não é uma questão de monopólio porque as câmaras emitem as licenças e estas são limitadas por concelho. Os donos das empresas de taxis pagam licença por cada um dos taxis, a uber faz o mesmo?

        • Gskill says:

          Profissionalização dos “motoristas”? Quais? Aqueles que só sabem usar o acelerador, travão e buzina? Maior parte deles nem piscas fazem, e ainda falam na profissionalização?
          Já para não falar de quando estão a limpar as alas nasais em plena condução e ainda enviam objectos voadores pela janela, se é que me fiz entender…

        • BP says:

          Neste país os taxistas são uma classe que nem merece existir. Apanhamos com cada um que mete medo ao susto, de profissionais não têm absolutamente nada. Custa-lhes teres concorrência, mas para o cliente é sempre melhor.

          Espero que a UBER ganhe o processo e que faça com que as associações de taxistas se comecem a preocupar com o (péssimo) serviço que prestam aos seus clientes.

          • Não pesco nada disto says:

            E mais não é preciso dizer em relação a essa classe profissional. Em relação à Uber que faça as coisas pela via legal e que volte a operar respeitando as leis do nosso país.

        • lustdj says:

          o comentário do @mikes demonstra falta de conhecimento. estou numa empresa que fornece serviços para UBER. Ou seja temos carros e motoristas. Nos somos uma empresa com licença para transporte de passageiros. Pagamos seguros, impostos e temos motoristas profissionais. Para alem da Uber fazemos tours, serviços às ordens etc. Providenciamos um serviço bastante acima de qualquer taxi. Seja com UBER ou UBER. Na verdade a UBER é uma plataforma que mete em contacto cliente e fornecedor. Preferem andar de taxis com 15 anos ou novos Dacia com motoristas muitas vezes sem formação ou andar em viaturas novas que vão desde Tipo Golf(UberX) a Mercedes class E ( UberBlack) com wifi, aguas e sabendo de antemão qt avo ter de pagar e sem ter de mexer em dinheiro???

          Esclarecimentos:

          Passam factura
          viaturas têm seguros contra todos
          viaturas novas
          motoristas profissionais
          Empresas com licença transporte de passageiros

    • Pedro Pinto says:

      Segundo o que se diz “Não respeita a legislação de transportes em Portugal, sendo assim é um transporte ilegal”

    • PeterOak says:

      – não tem alvará;
      – não tem licenças;
      – não emitem facturas, logo nada é declarado ao fisco.

      • techdani says:

        Ok, isso da emissão das facturas e ausência de alvarás, percebe-se, mas a ideia em si de chamar e fazer pagamento por app é uma excelente ideia.

      • José Pedro Sousa says:

        eu já andei e recebi uma factura

      • lustdj says:

        trabalho numa empresa que prestas serviços à UBER.

        Todas as viaturas têm de ter licença/alvará de transporte passageiros, todos soa obrigados a ter seguro protecção ocupantes, todos os motoristas são profissionais, é emitida sempre factura

      • ML says:

        Cada vez que faço uma viagem de uber, recebo no email um recibo e um link para pedir a factura.
        Cada vez que ando de taxi, 1 em cada 30 pergunta se quero factura, os restantes 29 despacham a coisa para que nem me lembre de pedir.
        Não sabe, não fala.

        • DASSE says:

          Porque eles têm o taximetro e o valor do taximetro é o que paga impostos, mesmo que passes menos facturas que este valor. e tens multas se tens valores de facturas superiores ao valor do taximetro.

  3. Fogareiro says:

    Por acaso sabem quanto custa um alvará para um táxi?
    Pois, penso que deve ser do desconhecimento geral…

  4. handriem says:

    Também existe para WPhone, e já agora funciona muito bem! Fica a dica..

  5. zombie says:

    Pelas mesmas razoes, que ja esta proibida na Alemanha, França ou Espanha…concorrencia desleal, que viola, inclusive o normativo europeu.
    Nao cumpre ( pelo menos para ja), todo o tp de requesitos e obrigaçoes, que as outras empresas do ramo tem que cumprir ! Desde licenceamento de viaturas, inspeçoes, habilitaçoes profissionais dos motoristas ( tanto de carta, como de saude ), regimes fiscais e segurança social, etc…; ou se “liberaliza” para todos, ou todos cumprem as mm regras . Ou entao, ha que regular a actividade, tendo em vista a sua especificidade. Mas ai, tb terao de aligeirar, os obrigaçoes dos restantes. O que no imediato, nao acontece. !Do que tenho lido, anda a volta disto.

  6. Miguel says:

    A empresa em questão parece viver essencialmente de uma forte estratégia de marketing.
    Aparentemente a empresa presta um serviço tecnológico, fugindo talvez às responsabilidades duma operadora de transportes públicos.
    Os motoristas não serão funcionários da empresa, mas freelancers que prestam serviços à empresa, parecendo ser essa outra estratégia para evitar responsabilidades civis sobre qualquer problema que surja durante o transporte. Pelo que a confirmar-se esse cenário, pode estar em causa a garantia de fidelidade da qualidade dos motoristas a prestarem serviços.
    Segundo consta, os motoristas também não fazem cobranças nas viaturas, sendo esse um dos motivos que lhes permite operar sem ter licença ao contrário do que acontece com os taxistas. Sendo que os serviços tecnológicos prestados pela empesa são o método que intermedeia o pagamento.

    Todo este imbróglio, a confirmar-se, pode por em causa questões fiscais, questões de concorrência desleal e principalmente, questões de segurança e responsabilidade civil de quem usufrui do serviços da empresa.

    Enquanto clientes, temos tendência para olhar para o preço mais baixo e esquecemos tudo o resto, exceto quando algo corre mal.

    • lmx says:

      como se isso não bastasse…essa empresa nem é Portuguesa… seria mais uma acha para a fogueira…

    • lustdj says:

      tudo info incorrecta. trabalho numa empresa fornecedora de serviços(viaturas) para a UBER

      para trabalhar com a UBER é necessário licença e alvara para transporte passageiros. são emitidas facturas e paga-se impostos em portugal.

      o desconhecimento neste assunto é muito grande e todos mandam postas de pescada….

      • Vítor M. says:

        Então estás em boa posição para explicar. Tens linha aberta, faz o favor então.

        • lustdj says:

          Para trabalhar com a UBER são precisos os seguintes requisitos:

          – Ter actividade aberta ;
          – Ter licença ou alvará de transportes de passageiros;
          – Viaturas Novas ou recentes (4 anos max) sendo do Uber X Golf, focus, 508, MB classe C e Uber Black MB classe E, BMW 5, Audi A6 etc
          – Seguro viaturas todos os riscos e ocupantes;
          – Emitir facturas.

          Portanto os argumentos apresentados por muitos caiem por terra pois os prestadores do serviço têm todas as licenças e pagam os impostos. A Uber é apenas o elo de ligação entre cliente e fornecedor. Eles não têm qualquer parte activa no transporte passageiros.

          Mais: exigem qualidade de serviço, disponibiliza wifi a bordo, exige simpatia e EXTREMAMENTE transparente nos valores a cobrar. Para segurança e conveniência de todos o serviço não envolve troca de dinheiro.

          A UBER cobra apenas uma percentagem sobre o serviço efectuado ao cliente.

          • DASSE says:

            Só falta mesmo é ter alvará, carta profissional e estar sujeito as mesmas leis que os taxistas.

          • tojolisboa says:

            100% de acordo, desde que os requesitos estejam em dia e os impostos tudo e legal, e assim em todo mundo, pk aqui nao deve ser, evolucao, quer queiram ou nao, tudo muda, pratico, rapico e confortavel

        • lustdj says:

          As empresas têm de ter licença de transporte passageiros. Podem lhe chamar alvará se assim o entenderem. Os motoristas não têm carta profissional mas são bem mais profissionais que os taxistas. Os nossos motoristas falam pelo menos 3 línguas e Têm formação de turismo.

          as mesmas leis que os taxistas? mas a UBER não faz serviço de taxi. Serviço transporte passageiros não é serviço de taxi.
          Este é o ponto que toda a gente está equivocada.

          • JOrge says:

            lustdj não devias falar do que não sabes. A uber não tem Alvara de taxi. Um Alvara custa 15 mil 20 mil euros. Existe em edição Limitada, digamos assim, portanto para estares legal terias de adquirir os Alvara a uma empresa de taxis existente ,pois a maior parte das câmaras deixaram de dar autorização para a sua emissão.

            Numa reportagem da TVI mostrou como pode ser difícil adquirir uma Fatura por um serviço da Uber, se o Tribunal proibiu é porque tem as suas razões.

          • lustdj says:

            JOrge,

            acho que não lêem o que escrevo.

            a uber não tem alvará, nem precisa, pois não presta qualquer serviço de transporte. é apenas uma app que liga o cliente às empresas de transporte.

            quem faz o serviço são empresas parceiras da UBER e estas têm licenças de transporte de passageiros.

  7. João says:

    Por mim vai ser até bloquearem a aplicação. Tipo a baia dos piratas

  8. Redin says:

    A série “CSI Cyber” no 3° Episódio mostrou os perigos para este tipo de ferramentas e no entanto nos E.U.A. a app não é proibida. Só mesmo o povo (lobys dos transportes, leia-se) tacanho português é que não vê nesta ferramenta uma excelente oportunidade para criar parcerias onde todos ficariam a ganhar.

    • Mikes says:

      Informa-te melhor sobre ser só em Portugal que é proibido.

      • João Moreira says:

        Não é só cá, mas o que ele diz, não é mentira nenhuma. 😉

      • Redin says:

        Não é preciso informar-me. Em Espanha também deu barraca.
        A revolução industrial também tirou mão de obra a muita gente. A própria tecnologia tira constantemente mão de obra. É tudo uma questão de tempo e de momento certo. Podia-se era abreviar sabendo que um dia isso poderá ser feito dessa maneira. Não é à toa que um serviço desses tem tamanho sucesso. Não foi agora, mas virá num futuro próximo.

        • Sergio J says:

          simples. A Uber que compre uns Alvarás. Que obrigue os seus motoristas a tirar a carteira profissional e aí podemos falar.

          No entanto, não percebo, como há pessoas que tem orgasmos com um serviço que é estrangeiro e os Portugueses são meros empregados.

          • lmx says:

            Subscrevo na integra… a Portugal o que é dos Portugueses..

          • Joselito says:

            O mundo já mudou… ou vocês vivem no século passado?! Portugal está inserido numa união económica e política chamada… hummm deixa-me cá ver….. ah! União Europeia! O que a Uber e outras empresas veio aqui fazer a Portugal corresponde a mesma oportunidade de uma Empresa Portuguesa estabelecer-se num país da UE: mas segundo o vosso ponto de vista isso é um ultraje!

            A Uber não escraviza ninguém: proporciona rendimentos aos seus colaboradores e parceiros; oferece transparência de serviço; diferencia o seu serviço ao mero taxi ao dar valor acrescentado no seu serviço de transporte. No meu prisma quem deveria estar amedrontado com a Uber são as empresas de serviços de transporte de passageiros privadas (tours, shuttles e transfers) e não os taxistas.

            Para terminar só gostaria de expor uma realidade que será muito difícil ultrapassar e que já é algo cultural nosso. Segundo analistas sócio-económicos-políticos há uma diferença enorme de mentalidades entre os Europeus e o Norte-Americanos, onde os primeiros procuram defender o lado das empresas/negócio e os outros defendem o lado do consumidor. Sem grandes estudos e apenas com uma observação empírica quem é que tem melhores condições de vida, melhores empregos, mais oportunidades e uma nação mais potente? Nós ou americanos?

          • lmx says:

            É precisamente ao contrario meu caro…

            A Europa tenta defender o cidadão…ou tentava, que a democracia e valores na Europa estão a ir pelo cano abaixo…mas nos EUA nunca existiram…

            OS EUA é so lobies interesses corporativos ao mais alto nivel, e até podes ver e fazer uma comparação pela pseudo-democracia que eles teem, e pelos standards duplos que usam, para eles e para os outros…

            Já viste um presidente Americano srr directamente eleito pelo povo??
            Vês referendums nos EUA?

            Por estas duas questões já dá para perceber…mas podes ver o que se passa por esse mundo fora e percebes que é só lobies..

            Falas-te da Europa…mas esqueces-te a Europa que destruiu o teu País…sim ficas-te sem sector primarioa, como tal ficas-te sem engenharia a muitos niveis, que tinhamos e eramos bons nisso, hoje não produzimos nada e claro…estamos sempre em divida porque não exportamos…uma Europa Fantastica esta…defacto…

          • ML says:

            @lmx, o que é a ANTRAL se não um lobby?

        • zombie says:

          Aqui, a questao, nao é teccnologia, nem a mao de obra .Como a realidade, em tds os sectores mostra. É o modelo de negocio. Que é feito ao arrepio de toda a legislaçao do setor e de forma a ficar com o lucro, fugindo a td o tipo de responsabilidades, que tb acarretam custos. Pode-se dizer, ok, mas quem vai, sabe ao que vai ( sera que sabe mesmo??? ) e assume o risco ! Por ai, td na sociedade, ficaria ao livre arbitrio, era a lei da selva, voltavam os tempos da espada e musculo.
          Qto as parcerias, isso é outra historia, adicionar mais valias aos negocios, mas obviamente, de uma forma “limpa” e cumprindo os requesitos que a lei obriga. Tb podem montar uma empresa de raiz, que cumpra o que actualmente é exigido e acrescentar este serviço ( dentro do que seja permitido ).
          Quando eu vou ao tribunal, ha casos em que ate posso perguntar …isto é justo Meritissimo ? e ele responde…é a lei e è com ela que nos aqui temos de lidar !Vale para tds nos ! Ou entao, peçam ao legislador para a mudar ! Alias, nem sequer te admitem…o desconhecimento da mesma, se nao sabes, que te tivesses informado, Por mais tecnica, que ela seja.

          • camones says:

            Totalmente de acordo com excepção de uma questão: a mão-de-obra. Julgo que no modelo adoptado pela Uber em Portugal também está em causa a questão da mão-de-obra. Isto porque a Uber já afirmou várias vezes que o modelo aplicado no nosso território é o de contratar empresas de rent-a-car ou similares (que depois fornecem os ‘motoristas’). Ou seja, se existir mais este elo na cadeia, é mais um intermediário que estabelece com a Uber os valores da prestação de serviço. No final, serão os empregados (os motoristas) a sofrerem as consequências deste modelo: desde a compressão dos salários aos diminutos direitos laborais…

        • Miguel says:

          Está-se a confundir avanço da tecnologia com um leque de ilegalidades.

          Neste momento, já há aplicações em Portugal (pelo menos para Android) disponibilizadas pelas operadoras de telecomunicações a operar cá, aplicações essas desenvolvidas em parceria com algumas transportadoras quer de táxis, autocarros urbanos, não urbanos, barcos, etc que permitem uma série de interações entre cliente e prestador de serviço.

          Nomeadamente no caso dos táxis, é mesmo possível solicitar o “envio” de um táxi através da comunicação automática das coordenadas GPS, sendo disponibilizada de imediato informação sobre matrícula, motorista e tempo previsto de chegada da viatura ao cliente. Isto entre outras funcionalidades.

          Certamente que o pagamento por meios alternativos que não em numerário poderá vir a ser devidamente implementado senão existir já.

          A questão é que essas parcerias e essas transportadoras funcionam dentro dos parâmetros legais em Portugal, ao contrário do que parece acontecer com este novo formato cujo tribunal veio retirar legitimidade de operar.

          Porque estão em causa questões fiscais, questões de licenciamento, questões de responsabilidade civil, entre outras, que passam ao lado do funcionamento de empresas com o formato da Uber.

          Em resumo, ferramentas semelhantes às disponibilizadas pela Uber mas devidamente certificadas e em conformidade com a lei, já existem apesar do pouco mediatismo que têm, portanto essa ideia de se estar a bloquear o avanço da tecnologia, parece-me uma falsa questão.

    • lmx says:

      Redin…

      “A série “CSI Cyber” no 3° Episódio mostrou os perigos para este tipo de ferramentas e no entanto nos E.U.A. a app não é proibida.”

      Mas e o que é que os EUA teem que é um bom exemplo para o mundo??guerra, corrupção, e bullying dos povos…hummm acho que não é um bom exemplo o teu..

      Ok, teem donuts, mas o mundo não vive de donuts…

      • Edgar Ferreira says:

        Têm a Microsoft e o Windows. E todo o mundo usa!

        • lmx says:

          Sim nas no que é que o facto dos EUA terem a MS tem ha ver com direitos/Valores nas decisões de defesa do consumidor??

          Onde estão os bons exemplos Americanos??É que não existem…trata-se do maior ambiente de capitalismo selvagem no mundo…e isso não é exemplo para ninguém!

          Por isso respondi acima o que escrevi…

          ha coisas que não percebo nos vossos comentarios defacto..

          • Edgar Ferreira says:

            E percebes sarcasmo? A tua cruzada contra a Microsoft e o que agora me parece ser xenofobia contra os americanos só desvalorizam as tuas opiniões…

          • lmx says:

            Edgar, não percebi o teu Sarcasmo defacto 😀

            Não sofro de xenofobia, se alguém sofre esse alguém não sou eu, até porque quem vir os meus comentarios, vai ver que tanto defendo negros como brancos amarelos ou vermelhos, independente da raça ou religião…

            a questão é que se existe alguém que te rouba dados todos os dias, que oprime os povos , que cria guerras todos os dias…

            epha não contes comigo para fazer propaganda positiva a favor desse País…!

            mas isto nada tem a ver com xenophobia, tem ha ver com o facto de eu querer garantir os meus direitos fundamentais, e o facto de não aceitar que violem os meus direitos todos os dias sem a minha autorização!!

            Mas pronto, para acabar, eu não percebi o teu Sarcasmo é verdade, mas tu não percebes-te os meus comentarios também 😉

            Abraço

      • Redin says:

        A sério?????????

  9. Cap says:

    Digam o que quiserem, quando o UBER pagar ao Estado (senhor feudal) passar a cumprir as regras e assim, poderá então explorar também as ovelhinhas que somos todos nós. Será que algum dia teremos a verdadeira liberdade? Em que todos podem comprar ou vender o que quiserem sem terem que prestar subserviência? Depois de pagar as taxinhas todas, já estamos legais e já somos considerados seguros. Até lá, são uns bichos papões e quem vai nessa conversa é mais um acéfalo que só contribuiu para que nunca sejamos livres.

    • zombie says:

      Ok, entao eu vou abrir um lojeca de vao de escada, ate aqui no predio, e vou começar a vender, produtos de contrafacçao, vestuario, calcado, oculos, medicamentos, alimentos e ja agora, uns produtos tecnologicos, sem nenhuma certificaçao e ja agora, nao ha garantia nem assistencia tecnica ; e escusam de pedir que nao ha facturas pa ninguem !
      Depois, quando precisarmos, de andar na estrada, vamos nos construi-las ao fim de semana, se queremos esgotos, fazemos um furo no quintal, agua idem aspas, iluminaçao publica, levamos umas velinhas na mao, Snsaude, vamos ao endireita, segurança, fazemos umas milicias de bairro, qdo se precisar de uma habitaçao, fazemos um “okupa” e ja esta…etc…; assim ja podemos fazer, vender ou comprar o que nos aprouver e sentimos essa fantastica liberdade.

      • Quim says:

        Tens razão, estão muito bem agora as coisas, com produtos vindos da China em que tens crianças a trabalhar, mão de obra quase escrava, etc. É só fachada esta suposta organização. Tudo se pode fazer desde que tenhas dinheiro. Temos de pagar direitos de autor por memórias para guardar os nossos dados, o pequeno merceeiro se não pagar as contas confiscam-lhe tudo, se tiveres 50000€ abres uma sociedade anónima e já ninguém te faz nada, se o teu negócio falir lixas-te, se fores um banco o estado salva-te o negócio com o nosso dinheiro, etc

  10. fr says:

    já viram que os governos ao redor do mundo são todos fascistas e pró nazismo? pensem nisso

  11. Edmar says:

    Segundo esse comunicado(http://antral.pt/pt/noticias/tribunal-de-lisboa-proibe-a-uber-de-operar-em-portugal-multa-de–10-000-00-por-cada-dia-de-infra/), o ponto d) não torna as aplicações dos taxis uma aplicação ilegal?

  12. Hugo Rodrigues says:

    Em Portugal tudo parece girar à volta dos “direitos adquiridos”.. seja lá o que isso for.
    A mim cheira-me a uma omolete de ovos podres que ninguém quer atirar para o lixo.

    As teorias económicas Keynes vs. Hayek são longas.. e acaba-se quase sempre pelo meio. a tendência de ser um mercado regulado, não faz sentido.
    Os serviços à volta de necessidades sociais deveriam ser auto regulados pelo mercado.
    O governo aqui no meio só está a receber taxas e taxinhas que não revertem para o desenvolvimento do sector.

    Venham as carroças, por este andar ainda vamos ter que ir à fonte buscar agua em cântaros..

    • Pacman says:

      Mercados auto-regulados é slogan libertino para roubo em larga escala.

      Achas que roubam pouco? Se as pessoas são sujeitas a regras e legislação os mercados podem agir como entendem tendo como único objectivo o lucro?

      O que dizes das empresas de mercenário americanos com mais de 25000 membros cada a actuar no médio oriente e que se regem por “regras de mercado” onde a legislação não lhes toca?

      Qual é que achas que é o comportamento destas firmas de mercenários que têm que gerar lucro?

      Onde traças a linha entre o moralmente correcto e o assassinato?

      É justo destruir um país para fomentar um negócio e uma industria?

      Falas de mercado auto-regulado…. tem juízo rapaz que não sabes o que dizes.

      És apenas uma caixa de repetição. Ouves aqui repetes ali sem pensar no que dizes.

    • Zefra says:

      Basicamente… não nos estraguem a mama

    • AK47 says:

      Aqui na ponta do cano pode ser?

    • DASSE says:

      Auto-Regulado? acreditas mesmo nessa historia? parece a historia da gasolina e electricidade se auto-regularem. piadas

  13. B80 says:

    Tanto fanatismo com o Uber, gostava de saber se o serviço vos paga para o usarem. O Uber parece uma maravilha, mas quem é que paga os tratamento dos passageiros em caso de acidente? O Uber? Tem seguro?
    Como é que sabem que o motorista do Uber é “legitimo” e não é um gajo que anda ao “engate” de gajas boas?
    Como podem responsabilizar o motorista em caso de algo correr mal? Quem vos garante que os vosso dados não são usados para fins menos honestos?
    Se é por conveniência também podem usar o telefone e pedir um táxi.
    Raramente uso táxis (ando a pé) mas sinto-me mais seguro a recorrer a um táxi do que a um serviço como o Uber.

    • lmx says:

      Esquece esta malta nova não tem capacidade mental, para perceber essas coisas, primeiro porque são novos(e hoje em dia o ser novo, inclui viver muito tempo debaixo da asa dos pais), depois porque nasceram no auge do cinema e da internet, não conseguem abrir horizontes…esquematizar o problema…

    • lustdj says:

      trabalho numa empresa que prestas serviços à UBER.

      Todas as viaturas têm de ter licença/alvará de transporte passageiros, todos soa obrigados a ter seguro protecção ocupantes, todos os motoristas são profissionais, é emitida sempre factura

      espero ter esclarecido

      • Ricardo says:

        “Uber não tem autorização para operar em Portugal, porque não tem alvará ou licença. As empresas de transporte são obrigadas a ter alvará de acesso à atividade e eles não tem”
        Florêncio de Almeida, presidente da ANTRAL

        Alguem não estará a par da verdade.

        • lustdj says:

          A Uber não precisa de licença pois não transporta ninguém, não tem carros em seu nome, não presta serviço de transportes. As empresas que trabalham com a ubera é que tem de ter essas licenças.
          eles são uma mero elo de ligação entre cliente e fornecedor.

          não vejo ninguém a querer mandar fechar o olx, ebay etc por estar a ser concorrência para as lojas. a única coisa que a ubera estabelece é o preço que me parece razoável. se o fornecedor aceita essa condições e o cliente também não vejo qualquer ilegalidade. eles apenas têm uma plataforma que põe em contacto cliente e fornecedor

          • Ricardo says:

            ” As empresas que trabalham com a ubera é que tem de ter essas licenças.”

            A uber tem claramente um serviço superior a qualquer taxi. (Aqui ninguém tem dúvidas.)
            Quando a uber começar a cumprir ou ajudar os seus parceiros a cumprir com o que é necessário e não tentar aproveitar uma espécie de cinzento na lei… eu usarei o uber.

          • lmx says:

            Boas,

            O que estas a dizer é que a Uber, recruta empresas em nome individual, para transportar as pessoas…ou está associada a essas empresas( taxistas ou que seja.. )

            Traduzindo para miudos, o que queres dizer é que a Uber, está a fazer com o mercado dos transportes aquilo que as Agencias de recrutamento fizeram com o mercado das tecnologias….

            Ou seja , neste caso a carne a vender é os taxistas…no meu caso é a malta técnica que é vendida por essas empresas faz de conta a preços da uva mijona, onde essas empresas ficticias, ganham balurdios, e o trabalhador não tem beneficio nenhum…

            Se estou a pensar correctamente( engano-me muitas vezes lol ), gostava que referisses então, quais os beneficios que fazem com que a Uber não calhe nesta negociata nogenta destas empresas do “faz nenhum”, onde a malta é “vendida como carne”…

            Ou seja Beneficios para as 3 partes:

            Estado(impostos)
            Cidadão Português(utilizador do serviço)
            Cidadão Português(Productor do Serviço)

            Desde já o meu obrigado por tentares esclarecer, este assunto.

            cmps

          • lustdj says:

            Não é assim.

            Os valores propostos pela UBER não são exploratórios e eles recebem uma comissão de percentagem fixa.

            Beneficios 3 partes:

            Estado(impostos) – são emitidas facturas de todos os serviços ( ao contrario dos taxis), são viaturas novas de e de segmento alto pelo que os impostos das vendas desses carros são grandes.( tos poucos taxistas que andam a comprar são dacias e afins)

            Cidadão Português(utilizador do serviço) – Serviço de qualidade, transparencia no valor,segurança ( tem info do condutor e carro de antemão), não tem de andar com dinheiro, simpatia no serviço

            Cidadão Português(Productor do Serviço) – tem uma plataforma para chegar ao cliente, segurança (pois não recebe pagamentos em dinheiro), não tem custos de marketing, tem o pagamento do serviço garantido, permite rentabilizar as viaturas(atenção que a maior parte das empresas fornecedoras das viaturas já tem clientes próprios. muitas das vezes fazem UBER quando a viatura está sem serviços.

            espero ter esclarecido e estou disponível para responder a mais questões

          • lmx says:

            OK lustdj,

            Desde já obrigado pela resposta 😉

            Mas nessa situação, vocês estão a vender, o mesmo tipo de “carne” 😀 que a ANTRAL, ou estou enganado?

            Qual a diferença entre ser ANTRAL e vocês então?

            vocês arranjam os clientes, a Antral, tambem arranja clientes, porque as pessoas ligam a pedir um taxi…quais as vantagens da ANTRAL, ou qual a coisa que os torna legais e vocês não…, se eles vendem o mesmo que vocês??

          • lustdj says:

            Primeiro a ANTRAL é uma associação de Taxistas.
            Segundo a UBER é uma APP.

            Um táxi tem alguma especificidade:
            – Tem táximetro;
            – tem praças de taxis;
            – podem apanhar clientes na via publica na área onde estão registados;
            – Tem de ter alvará.

            Empresas transporte passageiros Parceiras da UBER( e medo que não sejam parceiras):
            – Não tem táximetro (serviço é contratado e fechado valor antecipadamente)
            -Não tem praças de taxis;
            – Não podem apanhar clientes na via publica. (é sempre contratado antes)
            – Tem de ter Licença transporte passageiros.

            A Uber basicamente o que faz é ganhar uma comissão do serviço prestado por ter levado o cliente ate nós. Para isso não precisa de licença. quem precisa são os parceiros que fazem o serviço

  14. Marco Castro says:

    Pelo menos na Alemanha há brigadas policiais a ver se os taxis estão todos legais, sujos, riscados, amolgados etc e aqueles que não estiverem não podem operar, pois é-lhes retirada a licença. Isto acontece especialmente junto a aeroportos e estações de metro / comboio, onde os taxis taxis têm que estar impecáveis.

  15. Carlos says:

    Se o problema é ter uma aplicação para o telelé, a Retális (em Lisboa) tem uma para Android e iOS.
    Ou podem chamar um taxi pelo telefone ou pelo site.
    Por basicamente todas as cidades por essa Europa fora há empresas de táxis com serviços idênticos, basta pesquisar 5 minutos na net que encontram.
    Quanto à Uber, se não cumpre a lei, fica sujeita às penalidades que a lei impõe. É simples.

  16. Zé Contente says:

    Estou feliz 🙂

    Coisa que já não acontecia há algum tempo 🙂

    Agora falta martelar os outros para a felicidade ser completa! 🙂

    Multas de milhares de milhões por monopólios e anti-concorrência para ficar ainda mais contente.

    A seguir é vergastada pela espionagem e então estamos pagos.

    • lmx says:

      hehhe,

      acho que não vais ficar contente cedo…lol

      Tne smuito por onde escolher…BPN,BES,BPP,Submarinos,PPP’s…queres que continue??

      Não se safas…esta malta está toda no governo a mamar 🙁

      So no caso dos submarinos já dizem que prescreveu ;)…um negocio que foi pago em 2009(data em que realmente a ter havido crime foi cometido…pois se dinheiro foi pago…e só em 2009 e que se pagou o crime aconteceu em 2009)…mas dizem que ja prescreveu… mas ha minitros de defesas, e negocios da estrangeirada que estão a governar… 😉

      Luta é para resistires a cortar os pulsos, isso sim 😀

  17. Zefra says:

    O servico UBER ja se sabia que e muito controverso. Mas o controverso na historia e que estamos habituados a uma especie de servico e como os tempos estao tao maus nao queremos nem sequer ouvir falar de outra coisa. Quebrar regras isso todos quebram. Os taxistas pouco honestos quando podiam fazer 2 kms as vezes fazem 4 km. Isto e apenas um exemplo. Que o UBER nao seria um servico puro todos sabemos. O problema e que nao estamos para mudar nada porque estamos habituados a nossa mama.

  18. Gil says:

    sou só eu que acha descabido a proibição do acesso a aplicações/serviços….
    se calhar o tribunal português abriu a caixa de pandora quando anuiu com a Sportv na questão de bloquear acesso a certos websites.

    • Sergio J says:

      Ninguem está a proibir aplicações. Está-se a proibir um serviço ilegal.

    • DASSE says:

      Não és só tu, esta parte do “suspendam a transmissão, o alojamento de dados, o acesso às redes de telecomunicações ou a prestação de qualquer outro serviço equivalente de intermediação relacionado com a Uber” demonstra que o tribunal é completamente incompetente e nem sabe o que diz em termos de tecnologias.

  19. Carlos says:

    Portugal sempre na linha da frente.

    Dinamizar a economia, mantendo monopólios bacoucos e ultrapassados.

    O que foi proibido agora, vai ser o futuro daqui a 10 anos.

    Como sempre vale mais permanecer na pré-história e depois correr atrás dos prejuízos, pode ser que na próxima banca rota de Portugal, daqui a +- 10/15 anos as coisas estruturais que têm de mudar e que agora ficaram inalteradas, mudem definitivamente.

  20. Carlos says:

    E se o problema é a profissionalização, os taxistas portugueses são tudo menos profissionais, basta ver o seu comportamento na estrada, então em Lisboa é absolutamente gritante.
    Para serem considerados profissionais, deviam fazer uma certificação exaustiva, como acontece em Londres por exemplo, com um curso de certificação obrigatório de no mínimo um ano e exames de aptidão, como provas especiais de condução, código da estrada e Lei geral, conhecimentos gerais e psicotécnicos. Só se passassem em todos teriam direito a carteira profissional e aí sim poderiam ser chamados “Profissionais”.
    Até lá, são o que se vê. Qualquer pessoa com a 4ª classe e com a carta “saída na farinha amparo” pode ser taxista profissional.

    • DASSE says:

      Pois mas a Uber com todos os seus ‘profissionais’ nem consegue fazer o mesmo que uma pessoa com a 4º classe. Alem de que se és tão adepto dessas restrições todas o mesmo se devia aplicar a quem quer trabalhar com a UBER, certo?

  21. Alpha says:

    “Regras de mercado…” quais regras? Ditadas pelos borucratas e lobbies dos taxistas? As regras de mercado são ditadas pelo consumidor e este conceito põe em causa o feudo instalado.
    Licenças e Alvarás? É para manter o “status quo”. Não declaram rendimentos? QUe hipocrisia, até parece que vivemos num mundo de puritanos.

    • Omega says:

      Dentro em breve vais ver os “regras de mercado” em ruínas.

      A única coisa que os mantêm de pé é o FED em vias de colapso. Em determinadas regiões a taxa de pobreza já ultrapassa os 24% da população e no total da população 1 em cada 7 adultos vive de “food stamps”.

      A distância entre os 1% e o resto é um fosso perigoso que em breve vai colapsar. Aquele que foi antes capitalista em menos de nada vai se transformar num estado fascista para alimentar a vaga de zombies que está a procriar.

  22. hrp says:

    Isto é tudo uma treta.
    Já foram ao Brasil? Então pesquisem pelo 99Taxi. E o Brasil é que é 3º mundo.
    E sim, sou portuga.

  23. Ricardo says:

    Para quem acha que a Uber é a boa e reguladores são os maus da fita:
    http://www.forbes.com/sites/ellenhuet/2015/01/09/ubers-clever-hidden-move-how-fare-cuts-actually-lock-in-its-drivers/

    A Uber deve existir mas apenas como uma inovação em matéria de tecnologia e não de Engenharia Fiscal.
    Quando a Uber estiver sujeita às mesmas regras/licencas que os taxistas, eu começo a usar o Uber… Pois a qualidade de serviço é superior.

  24. RMMC says:

    As próprias empresas de taxi podem beneficiar do sistema. Na verdade já acontece. Têm é que ter carros novos, irrepreensivelmente apresentados, não percorrer mais que o percurso definido, não cobrar taxas adicionais, (bagagem, horários, zonas, etc.), ter condutores educados, limpos, eticamente responsáveis, etc, etc, etc. É claro que nada disto encaixa no serviço de taxi atualmente disponível, envolve investimento, responsabilização, o que torna a coisa difícil de aceitar pelos dirigentes bacocos da Antral que dão tiros nos pés. Não alcançam mais que a própria barriga.
    Os tribunais portugueses continuam na senda a que já estamos habituados. Os prejudicados são sempre os mesmos. O que é bom é a parolice, a mediocridade, o atraso congénito…

  25. RMMC says:

    É falso que os condutores não paguem taxas.
    Não pagam as mesmas que os taxistas porque não se trata de serviço de taxi. Pagam outras, que resultam das próprias exigências da Uber para exercer, (p.ex: licenças do Turismo de Portugal, seguros pessoais e de atividade/profissional, investimentos em carros topo de gama – como o serviço Black – que custam nunca menos de 40.000€ e podem ir até 60.000€, seguros dos mesmos, inspeções), abertura de atividade nas Finanças com correspondente pagamento das contribuições decorrentes da atividade, etc. Tudo isto corre a favor do cliente, que beneficia de um serviço alternativo e de qualidade.

  26. RMMC says:

    É falso que não exista fatura.
    A fatura é emitida pela Uber através da mesma plataforma informática que é utilizada para a requisição do serviço e para o pagamento do mesmo: o cliente recebe a fatura no telefone. Se a quiser em papel, só tem que a imprimir, (o que não é necessário para efeitos fiscais).

  27. Xico says:

    O ponto d do comunicado da Antral parece querer proibir o MEO Taxi ?

  28. Bruno says:

    Um vez estávamos a vir de Grécia eu e a minha namorada apanhamos um táxi do aeroporto até à baixa e o motorista cobrou-nos um balúrdio. Só quando descemos é que a minha namorada disse que o motorista não tinha o taxímetro ligado!

    • DASSE says:

      E por causa de um os outros +3000 taxistas são todos maus?

      • Bruno says:

        Claro que não! Só acho que deviam controlar mais isso!

      • Quim says:

        Nunca tive uma má experiencia com a Uber, com táxis tive má experiencia em cerca de 90% das viagens. O arredondar de preços por parte deles é constante. Já tive um que fez um desses arredondamentos de cerca de 5€ para 10€ e o que me disse foi que se eu chamar outro taxista ele ia cobrar o mesmo porque caso contrário não compensava a viagem.

  29. RMMC says:

    É falso que não exista fatura.
    A fatura é emitida pela Uber através da mesma plataforma informática que é utilizada para a requisição do serviço e para o pagamento do mesmo: o cliente recebe a fatura no telefone. Se a quiser em papel, só tem que a imprimir, (o que não é necessário para efeitos fiscais).

    • DASSE says:

      Tambem têm taximetros? e a Uber paga cá os impostos? Pagou pelas autorizações de poder transportar passageiros? Os carros são particulares ou são de serviço?

  30. Bruno M. says:

    Contando com o facto de que já tive problemas com taxistas por quererem ou cobrar mais do que o pretendido, ou porque se estavam a queixar porque o percurso era curto….

    Taxistas profissionais? Poucos, muito poucos… a maioria são velhos, rabugentos, mal educados!

    Da próxima que se queixem que o percurso foi curto, peço-lhes a identificação de taxista, levam uma rebocada
    que nem sabem de que terra são e faço queixa formal às entidades competentes… e se abrem a boca mais do que devem, correm sérios riscos de ficarem com um olho negro!

    A educação é dada em casa, a má educação não fica bem num serviço prestado! São taxistas têm que prestar o serviço, seja o percurso curto ou não! Se não gostam, que mudem de emprego!!

    Acho que preferia usar a uber…. pelo menos são asseados, educados e mais transparentes…

    • Quim says:

      E ainda há aqueles que nos percursos curtos arredondam para 10€ porque dizem que caso contrário não lhes compensa. Depois pedes factura e eles dão uns talões que mandaram fazer numa gráfica qualquer e que não tem validade nenhuma.

  31. DASSE says:

    Acho muito mal, se qualquer pode ser taxista porque uma empresa com uma app diz que sim concordo plenamente, e no futuro também devia associar com a carris e colocar motoristas de respondam na App, já agora porque não também condutores de ambulâncias, isso é que era, quem estivesse a morrer ligava a uber que esta mandava lá alguém que tivesse um kit de emergência. E comboios também em cada estação a uber chamava alguém que tivesse lá perto para levar o comboio ao destino. Estes tribunais são mas é uns fachistas em vez de deixarem toda a gente fazer o que quer. É só fachistas da economia em vez de anarquistas capitalistas.

  32. Carlos Monteiro says:

    Sou utilizador de UBER em Londres há mais de um ano e nunca tive problema nenhum com os motoristas “amadores”. É muito mais prático, podes escolher o carro, o condutor tem rating e o melhor é que sabes à partida quanto vais pagar.

  33. Mario says:

    Para ter um taxi tem vários custos como já foram aqui descritos.A minha pergunta para quem souber responder é, quanto custa um mercedes classe E para taxi e quanto custa para venda ao publico?

    • Bruno says:

      Aí está uma das coisas que ninguém fala…
      Os taxistas dizem tudo e mais alguma coisa. Que são “profissionais”… exacto… o que muitos deles têm é de profissional… Só porque têm um cartão e foram uns dias a uma formação? poupem-me…
      e que pagam impostos… conhecendo bem como funciona a Uber cá, eles também pagam impostos.
      Pagam muito por alvarás e afins: também os parceiros da Uber…
      Mas os taxistas não dizem uma coisa: Os taxis são ao preço da chuva… os carros da Uber são preço normal….

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