GoPro vai reinventar-se e conta com drone e câmara esférica
A GoPro é a marca mais conhecido do mercado quando o tema são as câmaras para desportistas e todos os que se gostam de aventurar. Com um design único e preparada para funcionar nas piores condições, tem assim conquistado o mercado.
Durante uma conferência que decorreu ontem, o CEO da GoPro apresentou um pouco dos planos da empresa para o futuro. E eles passam por criar um drone e ligar-se à realidade virtual, com uma nova Câmara esférica.
O Ceo da GoPro, Nick Wooman, anunciou ontem dois novos projectos, no decorrer da conferencia Recode. Durante a sua intervenção, Wooman deu a conhecer as pretensões da marca em colocar no mercado dois novos produtos que irão elevar a uma nova expoente as capacidades do produto GoPro.
Desta feita veremos ainda este ano um único equipamento com seis das suas câmaras, produzindo assim um cubo.
Este será capa de capturar imagens que depois vão ser usadas em software para criar experiências de realidade virtual.
A criação deste novo cubo, ou a câmara esférica, foi iniciado imediatamente após a compra da empresa Kolor, o que decorreu há cerca de um mês.
A segunda novidade, também ela apresentada por Nick Woodman nessa mesma entrevista, dá conta dos trabalhos da GoPro no campo dos drones.
As câmaras GoPro são das mais usadas nas filmagens com drones, mesmo ao nível profissional há quem recorra às câmaras mais caras da marca para obter resultados com características únicas.
Não é de estranhar que a GoPro queira agarrar o segmento para si e distribuir um produto “chave na mão”. Embora sejam esses os indícios, não passou disso, indícios e teremos de esperar mais para perceber toda a amplitude deste segundo produto.
Serão estas novidades suficientes para catapultar novamente a GoPro?
Este artigo tem mais de um ano
acho a gopro um case study, como uma maquina com qualidade de uma compacta barata, com um pau passa a custar 500euros (quando por 100 a qualidade e a mesma)..ainda falam da apple
Vê se mesmo que nunca usaste uma. A go pro tem melhor performance que qualquer outra. Em video com velocidade não ha nenhuma que chegue perto dos resultados da gopro.
já tinha usado o software da Kolor e só espero que não tenham comprado a empresa para a estragar..
quanto à bolinha já existem à nos projectos idênticos à anos sem sucesso algum portanto só acho que vai fazer estragos do que catapultar alguma coisa..
já existe projectos idênticos à anos*
*há anos
isso
estava aqui a navegar no site da kolor olhem o um tuga ali e Lisboa…woww http://www.kolor.com/2014/02/25/panotour-pro-2-0-case-study-9-urban-area-nuno-madeira-photographer/
Seja com GoPro ou outras, projectos com cameras esféricas começam a aguçar o apetite de profissionais em captação de eventos que sempre podem cobrar mais umas coroas usando este sistema, e convenhamos que visualizar todo um ambiente controlando para onde queremos olhar é bem mais aliciante. Haverá software gratuito para visualizar o tipo de ficheiro criado e Youtube, Vimeo, Sapo etc etc também devem suportar o sistema mais cedo que tarde…
Mais extravagante e pesquisando por 52 GoPro (videos), não se vê uma filmagem esférica mas outras brincadeiras giras…
O YouTube já tem…
Boas!
Um exemplo do que este tipo de tecnologia pode fazer, é a visita virtual do Porto Business School ( https://www.pbs.up.pt/?page_id=12942 ), dá a conhecer as instalações de uma forma mais interactiva e com alguma liberdade de movimentos.
As fotos foram tiradas com GoPro.
Quando entrarem na página tem um link “Clique para iniciar a visita 3D/360º”.