Killer USB pode fazer o seu computador explodir
Cada vez mais a ficção confunde-se com a realidade. No cinema já vimos a tecnologia a ter muitos fins, perguntamos-nos mesmo se na vida real seria possível um hacker transformar remotamente um computador numa bomba, que faz explodir para matar alguém. Será mesmo possível executar tal plano?
Antes de responder, até porque poderá acertar, conheça primeiro uma história sobre um dispositivo de seu nome Killer USB drive.
Um homem que caminhava pela gare do metro passa por uma pessoa e rouba uma penUSB que a vítima tinha na sua bolsa. A pen tinha o número "128" escrito na sua face. Quando o larápio chegou a casa, curioso, inseriu a penUSB no seu portátil e em vez de descobrir informação valiosa... apenas conseguiu queimar metade do seu computador. O homem retirou a penUSB e alterou o texto de "128" para "129". Mais tarde deixou a pen no bolso de alguém!
Será que se imagina ser a vítima 130 deste sistema montado para destruir?
Como nos conta o site The Hacker News, esta história foi contada a um investigador russo que tem um nicknamed de Dark Purple. Este achou o conceito muito interessante e desenvolveu o seu próprio sistema USB para fritar computadores, desenvolveu a sua Pendrive USB Assassina.
Ele está a trabalhar com um fabricante de dispositivos electrónicos chinês onde encomendou uma placa de circuitos que será a base da Pen USB Assassina.
Quando ligarmos este dispositivo a uma porta USB, um inversor DC/DC um conversor será executado e carregará os condensadores para - 110V. Quando for atingida a voltagem, o conversor DC/DC desliga-se. Nesse mesmo momento, abre-se o Transistor de efeito de campo (FET).
Explicou o investigador Dark Purple.
Assim fica funcional uma penUSB que irá destruir efectivamente componentes sensíveis do computador quando a Pen for ligada.
É utilizado para aplicar -110V às linhas da interface USB. Quando a tensão nos condensadores aumenta para -7V, o transístor fica em corte e começa a amplificação DC/DC. O ciclo continua indefinidamente até que tudo esteja queimado.
O hardware, perante este cenário, não conseguirá prevenir todos os danos físicos no sistema. Na prática, e em cenários bem reais, é possível ao atacante, explorando a vulnerabilidade SCADA, remover por exemplo os controlos de segurança usados pelas centrais eléctricas, ao ponto de deixar os seus sistemas totalmente instáveis.
Mas estes sistemas já existem, certamente lembrar-se-ão do worm Stuxnet. Este malware é um terror para os sistemas de segurança e foi usado para destruir os sistemas de refrigeração das centrais nucleares e tudo, como vimos aqui, partir da utilização de uma penUSB.
Também em 2014 uma empresa de segurança demonstrou um ataque aos computadores da Apple onde eram substituídos os controlos de temperaturas das máquinas levando as mesmas a incendiar-se. Assim, um computador pode ser transformado numa bomba, um hacker pode, provavelmente, levar a que todos os sistemas entrem em colapso e possam explodir.
A ignição? Isso é fácil, não deverá aparecer nenhum utilizador que ao encontrar um penUSB não vá logo verificar o que esta tem dentro. Facilmente o seu PC é tomado e, como podemos ver, há quem o consiga transformar numa "bomba" que pode deixar alguém bem mal, ou até mesmo matar.
Este artigo tem mais de um ano
Muahahahaha!!!!!! Pencalipse is coming! Agora mais a sério, por vários motivos, acho a história inverosímil. A confirmar-se ficarei “banzado”.
Mind-blowing? 😉
Pencalipse XD.
Isto cheiro a creepy pasta por todos os lados 😀
Agora tudo depende das proteções das portas USB…
Normalmente estão protegidas com opto-isoladores (http://en.wikipedia.org/wiki/Opto-isolator), já para prevenir situações semelhantes…
Isso não protege o circuito protector. Embora o equipamento possa continuar bom, a parte que queima deixa de funcionar. Lembram-se que a pen necessita de ser alimentada por energia eléctrica. A única solução que Prevejo, é a utilização de diodos internos que só admitam energia somente na saída.
Oh… so many clouds 😛
Enfim, quem vai espetar uma pen que encontrou no meio do nada no pc? é doido!
🙂 todos! 😀
Todos. Nem que seja para tentar descobrir de quem é para lha entregar.
primeiro ligo a um multimetro depois ligo ao PC 😛
testa com o multimetro, dá-te 0v (com os condensadores descarregados) e depois “à tal, tah boa, vou ligar” e depois tens churrasco de motherboard pro jantar.
Bastava ligar o multimetro em modo de continuidade ou diodo. Isso aplica uma pequena tensão e dava para ver os condensadores a carregarem e descarregarem…
já encontrei caída uma pen de 8gb ao pe da faculdade que não tinha nada e portanto fiquei com ela. na altura não pensei numa cena destas nem acredito que a maior parte do pessoal pense
Não me lembro de alguma vez ter achado uma.
Isso é o que dá mexer na penUSB dos outros!!!
Consigo fazer o mesmo (ou muito parecido) com um copo de água…. Just sayin’
Só dão boas ideias…, os maníacos/terroristas nem precisam de procurar nos sites obscuros da net, é só vir aqui.
“A informação é uma arma poderosa, a ignorância é a maior enfermidade do género humano”. Marcus Cícero
+1
(Finalmente Vitor :D)
+1
Se eu pegar num fio elétrico e unir os 2 terminais mais afastados da porta usb do computador, sou capaz de fritar a porta, e com jeitinho fritar mais alguma coisa no computador. Daí a conseguir explodir alguma coisa não me parece, no máximo o utilizador assusta-se e o computador pode ficar muito ou pouco inutilizado.
Andam a ver muitos filmes, a única possíbilidade seria colocar a bateria a debitar a energia toda num instante temporal de forma a provocar um curto circuito, e mesmo assim… lá está dá-se um puff, pode estoirar qualquer coisa e pouco mais, mas ninguém se aleija.
sinceramente nao sabes o q tas a falar. concordo com os fios + e -, sao 5 volts, logo pode fritar o controlados USB e mais alguma coisa e de certeza que a board desliga a fonte. sabes o q sao condensadores? armazenam energia. como disseram la em cima, varios juntos, aqueles “coisinhas” castanhas la na pen, podem dar 110v. logo esses 110v injetados na usb, vai fritar muita coisa mesmo e um cheio a churrasco q nem imaginas.
onde posso comprar para queimar os pcs antigos do meu trabalho ? o gajo não os actualiza enquanto funcionarem
looool melhor resposta desta thread
procura na net q deve haver de certeza. nao é dificil fazer. nem q seja uma usb q liga a 220v. ligas sem o patrao ver. hehehehehhe
Fiquei muito impressionado com a matéria.
Apesar de já existir pessoas que colocam vírus nos pendrivers para que os outros os executem.
João Ribeiro – Não coloque mais ideias onde já se tem d+.
HAhahhahaha Hhahahahha HAHhahahahaha.
Mais gostei de sua ideia, a pessoas que não aposentam os pcs antigos.
A única forma de um computador “explodir” é invertendo a polaridade dos condensadores da fonte de alimentação, pois estes possuem uma maior capacidade de energia do que os que se encontram na motherboard.
Ora, segundo o que eu sei, é impossível inverter a polaridade dos condensadores da fonte de alimentação, a partir de qualquer “software”.
Quanto aos condensadores que se encontram na motherboard não é tão impossível quanto isso, podem explodir sim, mas tenho a certeza que não causam danos físicos a quem se encontra próximo do computador, mas o computador não vai funcionar mais de certeza.
Quanto a Pendrives, é muito simples, as portas USB de qualquer computador debitam uma corrente máxima de 500 mA, por causa de um limitador de corrente (http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchild/LM7805.pdf). Se por acaso houver um “shunt” na porta USB, das duas uma: ou o limitador aquece até aos 150º e deixa de funcionar (corta a alimentação da porta), ou o computador desliga-se automaticamente.
E ainda mais, um computador não tem nenhum componente que possa matar uma pessoa a menos que a pessoa coloque os dedos no transformador da fonte de alimentação.
uma pen em curto queima o controlador da usb (pelo menos as motherboards antigas). pen em curto? basta ter apanhado agua e vao ligá-la à usb sem secar (internamente). varias boards ja troquei e os clientes inocentemente disseram o q aconteceu com as pens. se for injetado os 110v na usb, vai mais coisas de certeza q so o controlador.
O que me faz tal confusão, é o facto do ladrão da Pen 128 se ter dado ao trabalho de escrever 129 e tentar passar ao seguinte.
Não podiam usar outra analogia menos parva?
Depois de ter tirado vários cursos sobre cybersegurança, tenho a plena consciência que se encontrar uma pen abandonada nalgum local, não tenho intenções de a abrir no meu pc, mas pego no meu magalhães abandonado e sem rede, para testar nele.
A historia nem faz sentido… uma pessoa rouba uma pen!
Dado o tamanho é realmente normal uma pessoa em andamento ficar sem uma pen, e o larápio vai a correr e vê o conteudo.
A não ser que seja algum tarado encontra coisas mais interessantes na net usando o google que roubando uma pen a um gajo que não conhece de lado nenhum.
A curiosidade matou o gato!
Basta os pinos não estarem alinhados que poderão queimar a Motherboard (chant).
Explodir ou queimar?
5volt passando por um oscilador pode perfeitamente carregar os condensadores com 11ov contínuos ou mais daí quando chegar aos 110 é só descarregar para dentro que queima qualquer coisa. nota que a corrente é muito fraca e não fará grande coisa a nível da caixa do pc
Essa pen “ja na sua versão 2.0” não é novidade nenhuma e já ha vídeos a testarem essas pens. No meu entendimento essa pen é boa para fritar equipamentos “lcds, portáteis etc” em aproximação do fim da garantia! Ja ca fazia falta uma 🙂
Onde é que se vende isso? Apetece-me fazer estragos… 3: