Vendas fracas do Galaxy S5 leva Samsung a despedir executivos
A Samsung está a passar por um período complicado no que toca, principalmente, à sua aceitação no mercado dos Smartphones. A sua oferta neste segmento é imensamente grande, contudo, não tem originado o retorno à marca sul-coreana e os lucros estão a baixar consideravelmente.
Agora, depois de conhecidos os resultados da venda de um dos trunfos da gigante asiática, o Galaxy S5, três executivos foram despedidos. Pagaram a factura de uma estratégia falhada na venda do flagship.
O negócio não vai bem e a Samsung está já a pensar na reestruturação da empresa, contudo, o grande flop deste ano é sem dúvida o Galaxy S5, que não captou a atenção do mercado como a empresa desejava, e com isso colecciona prejuízos, como mostraram os números do último trimestre que foi desastroso.
Os Galaxy S5 estão acumulados nos armazéns e o próprio leque de oferta da marca canibaliza qualquer destaque que este smartphone possa ter. Este conjunto de situações, de acordo com um novo relatório veiculado na Coreia do Sul, levou a que a Samsung tivesse demitido três executivos de topo que tinham a seu cargo a gestão do negócio móvel.
Os três responsáveis, Lee Don-joo, chefe de gabinete de marketing estratégico da Business Unit mobile, Kim Jae-kwon, chefe de gabinete de operações globais, e Lee Chul-hwan, que estava anteriormente no comando do negócio mobile R&D, foram dispensados de acordo com o plano de reestruturação.
Para o seu lugar foram contratados, Hong Won-Pyo, ex-chefe do centro de solução de mídia da Samsung que vai entrar em cena como chefe do escritório de estratégia de marketing global. Mas há muitas cadeiras a trocar de dono na marca sul-coreana, a dança de lugares ainda está a começar e é provável que o CEO, Kun-Hee Lee, devido a uma problema cardíaco, possa ceder o lugar ao seu filho, Jay Y Lee.
O Galaxy S5 foi lançado este ano e teria como missão combater a oferta que a Apple iria lançar, o iPhone 6. Actualmente, esta crise vem na pior das alturas, dado que a marca de Cupertino está em alta e alargou consideravelmente as vendas num bastião da Samsung, o mercado asiático.
[Fonte]
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos ninguém se pode rir…
Estes com os S5, a Apple com os 5C, a MS com os RT.
Acontece a todos! 😀
Samsung vão por mim…dediquem-se aos frigoríficos,televisores e produtos correlatívos.Esses não precisam de atualizações…avariam…vão para o lixo…compra-se um novo!!
Há uma diferença bem grande entre o S5, produto de topo da Samsung e o 5c e RT, produtos de nicho da Apple e Microsoft, respectivamente. O equivalente seria seria um fracasso nas vendas do iPhone 6 ou Xbox One (nesse caso começaram mal porém já recuperaram).
O que eu queria dizer é que todos ficam com produtos no armazém.
Não vale a pena entrar em detalhe de gamas.
O iPhone 5c vendeu mais do que o produto que substitui, o Galaxy S5 pelos vistos foi ao contrário!
Então ficou no armazém porquê?! Não terá sido por erro de calculo de stock porque a Apple nunca erra.
@ MM
um produto duma grande companhia que esteja a ser fabricado existe sempre em armazém – não vai da fábrica directamente para a mão do consumidor. Pode não haver é no armazém de algumas lojas por causa da procura. Neste momento, por exemplo, deve haver mais de 10 milhões de iPhones em armazéns, é o equivalente a 2 semanas de produção que é o mínimo que a Apple tenta muitas vezes manter na sua cadeia de distribuição por causa da logística – normalmente é mais até!
No caso do iPhone 5C a Apple antecipou uma maior produção inicial que a procura que teve, no entanto, conseguiu mesmo assim vender mais que o iPhone na mesma gama de preço do ano anterior, daí contribuir para crescimento nas vendas!
@Nunes: Não estás a perceber o que quero dizer.
Supõe que a Apple previa a venda de 1 milhão de 5C (antes de se encomendar a produção, há sempre estimativas de venda, como deves saber). Por.exemp, encomendou 1 milhão. Só vendeu metade e as previsões de venda para os próximos tempos são só de mais 100 mil. Sobram 400 mil unidades, isto é overstocking, ou seja, é prejuízo. As vendas podem ter já pago e bem pago o inventário, mas ter unidades paradas é sempre um custo, e costuma ser bastante alto.
Portanto, até pode ter vendido bem, mas caso a Apple tenha feito mal as previsões de venda, todo o processo que envolve a produção e venda do 5C foi negativa. Basta as previsões de venda da Apple e analistas terem, p.exemplo, estipulado mais do que aquilo que vendeu para o produto ser um flop de vendas.
@ MM
Flop é ter um grande insucesso! E um grande insucesso não é não atingir todos os objectivos, é não atingir nenhum objectivo de vendas! Se conseguiram vender mais do que anteriormente, certamente não lhe podes chamar um flop.
Quanto ao stock, é por isso que houve ajustamentos de produção e componentes pouco depois do lançamento, passando a produzir menos 5c do que inicialmente previsto e mais 5S do que inicialmente previsto! Prejuízo não é coisa que tenha transparecido já que a Apple não teve quebra nos lucros, coisa que se viu com a Samsung.
Vale no sentido de que o 5c é um produto de menor importância no universo Apple. O seu flop (para os padrões Apple) não tem a mesma relevância se tal tivesse ocorrido com um 5s ou 6. Um flop do Galaxy Duos Grand Beta Whatever não teria a mesma relevância do flop de um flagship como o S5.
É que é até difícil de classificar o iPhone 5C como flop quando contribui para aumentar as vendas
É difícil só com as palas.
@ Carlos
um flop seria no mínimo ter piores resultados que o iPhone anterior no mesmo preço – flop é o pior dos insucessos! A Apple falhar na previsão da procura apenas indica que não teve sucesso desejado com o aparelho!
Xbox one? Mas que tem isto a haver?
Dispositivos “flagship” de cada empresa. O S5 pela Samsung, o iPhone 6 pela Apple e o Xbox One pela Microsoft. O 5c e o Suface RT são produtos de nicho, o S5 não.
Mas da Samsung é uma TV 4k!
Ou um frigorífico americano que custa mais de 2000 euros!
Vamos ver se estão no armazém?!
Gosto muito do Alpha (ironia), o preço é apelativo em função das características! Realmente tem de ser muito marketing para vender estes produtos por 700€.
Conclusão. quem muito quer, muito perde!
O S5 está muito caro para o equipamento que é. Baixem para um valor próximo de 400 euros ….
o problema da samsung e tentar copiar a Apple(e copia mal), ou tentar inovar e sair se com sensores de tensao ou temperatura, air touchs e dps o essencial touchwiz continua lento em processadores de top onde htc e lg ou mesmo sony tem uma fluidez superior. Pior e que o preco e tao caro como o iphone onde claramente o s5 n tem hipoteses. A samsung parece me a nokia na fase de decadencia, lanca varios tlms e nao ouve os consumidores e um dia vai correr mal.
Não podem. Foi propagado como um “iPhone Killer”, seria um prejuízo grande à estratégia de marketing da Samsung.
Não é só no preço. A Samsung DESPREZA os consumidores em termos de actualizações de equipamentos. Quando saiu o S2 com o Gingerbread, primeiro que saísse daí, nasceram os S3, S4… Dá a impressão que o que eles querem é vender os novos equipamentos e deixar, propositadamente os modelos anteriores no esquecimento para os consumidores irem para os novos. Se não fosse a Cyanogenmod, ainda nem sei (se estivesse à espera da Samsung) que versão Android teria no meu S2 (é actualizado semanalmente embora as actualizações para este modelo “antigo” sejam quase diárias) e estou à espera do Jolly 5…
Eu falo por mim, há pouco tempo comprei um Z2 e estive em dúvida entre este e o S5. Optei pelo Z2 principalmente porque o Android é mais “limpo” e pela qualidade de construção, o S5 ao pé do Z2 – a nível de construção – não tem comparação, parece demasiado plástico. Também não gosto nada dos botões físicos do S5.
Mas, quanto a mim, é o bloatware que está a travar a Samsung, a malta está farta de tralha que não usa e quer é equipamentos quanto mais “Google Edition” melhor.
Like. Tudo dito.
Nem mais! Tenho um Z2 à pouco mais de uma semana e só posso dizer maravilhas, embora no meu caso, nem sequer considerei o S5 nem outro qualquer Samsung… Tive um e chega! Plástico a mais, LAG a mais, e preços muito “puxados” para o que valem.
Cumprimentos.
Ja para nao falar de uma pessoa ter um tmvl topo de gama que so leva uma actualização de o SO. A meu ver é uma das maiores falhas, o curto periodo de suporte do sw
Concordo. Recomendo Motos a todos os que me perguntam. Entrada? Moto E. Mid-range? Moto G. Topo de Gama? Moto X.
x2
já “vendi” uns poucos a amigos.
Concordo. Também troquei recentemente o S3 por um z2 e em relação a este último só tenho a dizer maravilhas. É perfeito em tudo. A Samsung, na hora de comprar um novo telefone, nem sequer foi hipótese por causa da palhaçada da actualização do s3 (e também porque já chega de plástico e lag pago a peso de ouro).
+1
Porque que as pessoas acham que qualidade de construção tem a ver com o tipo de material usado na parte de trás? este é daqueles mitos que se esta a propagar muito rápido, se nunca desmontaram telemóveis não falem do que não sabem. Samsung Lg Sony htc todas têm boa qualidade de construção.
Samsung se não mudar
1- touchwiz
2- aparencia
3- remover app desnecessarios
4- melhorar a bateria de 2600mah para 3000mah
5- camêra
Ela vai amargar, eu mesmo sou cliente dela desde o s3, e hoje tenho um s5 duos, aparelho bom, me aguenta o dia todo, ela vai só perder o lugar, porque eu memso quero ir ano que vem para um Z4 ou do jeito que a sony é Z5, só para variar, porque não aguento a similiaridade do meu produto top com os genericos.
Outro ponto é que no meu país, a Motorolla com seus moto g1 e g2 tem ganhado o gosto do povo, porque preço e duração de bateria.
Eu particularmente não tenho o que reclamar no e do S5, gosto mais dele e uso mais com a explosão do whats e viber, e facebook.
Desejo que a samsung realmente melhore, mas enquanto ela mantiver a politica de varios genericos iguais ao aparelho top dela, não é minha politica de pensar em ter um S6.
“me aguenta o dia todo”
so um dia???? telemóvel de geito tem que aguentar pelo menos dois dias…é o standard agora..
No tempo da nokia era uma semana agora são dois dias…e o passport ja aguenta quase uma semana com utilização moderada…mas entenda-se que utilização moderada é mais do que a maioria do pessoal faz no seu telemóvel…
As marcas vão ter que melhorar as suas baterias se querem continuar neste mercado…
Isto é muito relativo, eu tenho um opo que é só dos tlm com melhor duração de bateria do metcado , e as vezes só dura um dia.
6- Qualidade dos materiais de construção
7- Produção de demasiados modelos
Gosto de samsung duma forma geral mas, não iria comprar.. não nestes dias pelo menos.
A samsung devia ter apenas 5 modelos diferentes, o Note e o S high end, 2 mid end como o A ou alpha ,e um low end como o ace. A nokia tem se dado muito bem com esse modelo
Viva o OnePlus e afins, eheheh
ahahah agora é que falaste bem xD
+1
Quem tudo quer tudo perde ao invés de lançar pela lógica esperem mais um ano e lancem uma coisa realmente inovadora e não lançar por lançar isto das marcas tipo wiko e afins veio dar cabo de muita coisa pois já se tem a um preço irrisório um telemóvel com bom acabamento e visor dentro do razoável/bom não se admite que um telemóvel deste calibre pareça um bocado de plástico hi tech e quem tem tudo para ser super rápido e que no final engasgue se com coisas simples.
Que lógica… É como quem culpa a 100% o treinador de uma equipa se ela perder. O treinador é despedido e os jogadores todos ficam na mesma, porque são uns santos coitadinhos que não têm culpa alguma.
Opa, Samsung, vocês são asiáticos, usem a cabeça minimamente por favor…
Contra defesas altos não dá. Escusas de te oferecer para treinador.
Explica sff.
Lembro me ha 1ano os fandroids a dizerem que o s5 ia vender mais que o iphone…ridiculo. Este s5 sempre foi um flop, desde o design horrivel (o gold parece um penso), ao touchwiz lag, apenas 2gb de ram, sem OIS na camera, e um inutil medidor de tensao. Se o galaxy s6 for mais estilo alpha e o ecra continuar 1080p mas com snapdragon 810 e uma touchwiz mais leve ja sera diferente.
Isto é um exemplo de um comentário de quem não percebe a mínima do que ta a dizer.
Olha o Justin Bieber tbm vende muitos álbuns, vai compra los.
Pelo menos o comentário dela emite uma opinião, tão válida quanto outra qualquer. O seu comentário é que tresanda a “fanboyismo”. E a propósito, ela está certa. Na altura do lançamento do S5 era propagado pela Samsung e reverberado por seus acólitos que o topo de gama da marca bateria o concorrente da Apple. O produto foi um flop, como vimos neste artigo. O design é horrível. O Gold parece um penso mesmo. O TouchWiz é uma nódoa e o aparelho não tem OIS. Nenhuma mentira. Quem for menos “ovelha” e mais racional verá que o caminho do Galaxy iPhone, digo Alpha, é o mais lógico e correcto, conforme disse a Raquel.
agora vou ter q comprar um iBend ?! Penso q n, ainda tenho o G3, N6 ou ainda o M8….
Na minha opinião o pessoal não compra porque a nível de design não cativa, desde o s2 que a Samsung só faz smartphones feios e caros.
Se o S6 sair com o design do novo alpha penso que vai melhorar.
Eu nao estou aqui para criticar, mas realmente quando leio uma notícia sobre smartphones e vejo os comentários algumas coisas fazem-me um bocado de confusão, porque não entendo a motivação.
Uma delas é a necessidade de mudar de telemóvel praticamente anualmente. Qual é o motivo para isto? É pelo impulso ao ver novos telemóveis constantemente a ser lançados?
Depois, não tendo nunca comprado um telemóvel superior a 150€ (bloqueado à rede) e sendo um utilizador ativo até porque sou programador, também nunca senti necessidade de comprar um telemóvel mais caro. O que é que leva uma pessoa a chegar a gastar tipo 300€ num telemóvel? É pelo impulso também? É para jogar? É para ter menos um milisegundo de lag? Estatuto?
Vendo a quantidade de pessoas que pelos vistos se encontra nestes segmentos, realmente gostava de saber o que motiva as pessoas.
Cumprimentos
Posso falar pela minha experiência: não costumo trocar de smartphone todos os anos só porque sim, mas provavelmente é que farei esse ano. Consegui um preço bem razoável pelo meu telemóvel actual e juntamente com uma oferta de adesão à um serviço de comunicações poderei trocar de aparelho sem gastar um euro sequer. Além disso posso colocar a aquisição do aparelho nas despesas do IRS, o que significa que ao invés de dar dinheiro ao governo fico com um telefone novo, mesmo que o comprasse sem nenhum subsídio. Se tivesse que pagar inteiramente o custo de um aparelho de €600-€700 ou não pudesse deduzir do IRS certamente não o faria com tanta frequência.
É o que faz lançar modelos “novos” todos os anos só porque sim, sem quaisquer inovações de relevo que justifiquem o preço premium. E isso aplica-se a todas as marcas.
Além disso as marcas “low-cost” como a Wiko vieram baralhar as contas, afinal são bem mais acessíveis e a qualidade dos topo de gama não é assim tão superior que dê para se achar razoavel o seu preço elevado.
Tem lucros na mesma para eles já é prejuízo. incrível.
O paradoxo aqui é que quantos mais smartphones a Samsung lança para o mercado, menos Samsungs se vêm nas mãos dos utilizadores.
O feitico a virar-se contra um dos feiticeiros.
Tanto divulgaram o S.O. Android que agora é o próprio associado a qualquer marca que esta a desvanecer o mercado em telemóveis da Samsung. Qualquer coisa tem android ao invés da apple proteger bem os seus produtos tanto de hardware como software. e compatibilizar na perfeição o conjunto.
Continuo a achar que é uma questão de gosto, sem querer aprofundar muito o tema das specs de cada um, acho que existem gostos para tudo, eu por exemplo não quero um iphone nem de borla, mas apenas porque não gosto do interface, nada mais, não me adapto, apenas isso, tenho samsungs e não quero outra coisa, epa ok wiko é bom, é sim senhor tb tenho 1, mas Samsung para mim é Samsung….tipo Mercedes, existem 3 tipos de carros no mundo, os Mercedes Novos, os Mercedes usados e os outros..
João Pereira, entendo que te sintas frustrado por teres investido tanto dinheiro num smartphone que não tem pestigio nenhum e acaba por ser pior do que um Chines One+ one. Pelo teu comentário comparando Samsung à Mercedes percebe-se mesmo como foste enganado pelo marketing Samsung.
Nunca gostei dos smartphones Samsung!….. Produtos chineses lol
Ainda bem que os smartphones da Samsung não são grande coisa. Basta esperar algum tempo e lá se consegue, mesmo tendo em conta os seus inúmeros defeitos, ter acesso a um equipamento próximo do lixo (o que é próprio de uma sociedade de consumo, o lixo) a uns preços mais acessíveis 🙂
Vou seguindo o Pplware há já algum tempo e fiquei surpreendido com a adesão ao concurso do Note 4 (até seria curioso saber se outra iniciativa deste género teve o mesmo nível de participação). Há gostos para tudo, ora essa 😉
Vendas fracas? Vendeu mais que os outros galaxys!
Dizem mal, porque não há dinheiro para tê-lo.
Galaxys > resto
Ah sim? Isso é estranho porque a informação que há é de ter vendido menos 40% que o esperado e menos 25% que o Galaxy S4.
Vai lá dar chutos na bola 🙂
Lool. Que grande novidade. Eles próprios fazem concorrência a eles próprios, durante 8 anos tive iphones e a cerca de 2 meses emigrei para o Android, mas desde logo pus de lado a Samsung, parece uma feira de smartphones, lançam cerca de 50 modelos de smartphones por ano, depois querem vender tudo, vou comprar um Samsung para depois passado meio ano, desvalorizam cerca de metade do preço… há no mercado muitos melhores smartphones android . Mas cada um compra aquilo que quer e pode. Cumprimentos
Bem e axo muito bem xD….eu era utilizador do galaxy s4 i9506 e comprei o GS5 g900f
Para meu expanto…a camera de 16mpx e pior que a de 13mpx mais granulada
É mais lento, mais pesado, e parece-me que a imagem do ecrã é um bocado pior :S…..e é mais feio
Já estive quase quase quase para voltar para o galaxy s4 i9506, a unica coisa que me agarra ao s5 é ser a prova de agua (já testei e funciona na piscina bem)
Que os metam á venda por 100€ que a malta compra…
Isso é que era bom! Um Note 4 a 100€… 🙂
Se estão no armazém parados bem que me podiam enviar 1 ou 2… eram mais uteis aqui…
o mercado está saturado de tanto smarphone, eu contento me com o meu microsoft lumia 640