Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses…
Os produtos da Microsoft, quando são lançados, cumprem regras de vigência e estão logo disponíveis essas datas para os utilizadores, quer ao nível doméstico quer ao nível empresarial.
Assim, e dado que estamos já no segundo semestre de 2014, a Microsoft está a alertar os seus utilizadores que alguns dos seus produtos irão deixar de ter suporte base, entre eles está o Windows 7.
Vale a pena saber que o suporte genérico da Microsoft tem vigência de 5 anos. Este suporte contempla correcções gratuitas ao software, actualizações de segurança entre outras evoluções quer gratuitas quer pagas, conforme o tipo de licença e o que nela está contemplado.
Esse suporte termina no dia 13 de Janeiro de 2015 para uma série de produtos principais da Microsoft, incluindo todas as versões do Windows 7 (Enterprise, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Starter).
Mas então o Windows 7 será abandonado como foi o Windows XP?
Não, estamos a falar em assuntos diferentes, o Windows XP "morreu" para a Microsoft, não terá mais suporte nem de segurança nem de actualização do sistema às necessidades actuais. O suporte ao Windows 7 será estendido até 14 de Janeiro de 2020, de modo a que os utilizadores possam ainda receber actualizações gratuitas de segurança. Apenas de segurança e não evoluções do próprio sistema operativo.
Findo este prazo, só depois de Janeiro de 2020 é que o Windows 7 passa ao estado do Windows XP, deixa de ter qualquer suporte.
Contudo, há quem diga que este prazo poderá ser encurtado para "obrigar" os utilizadores a actualizar os seus sistemas, assim como aconteceu no Windows XP, por forma a acelerar o processo de migração para versões modernas, com uma filosofia actual que nada tem a ver com a do Windows 7.
Nesta data, a 13 de Janeiro de 2015, termina também o suporte básico para todas as versões do Windows Server 2008 e 2008 R2 e todas as edições do Windows Storage Server 2008, entre outros produtos como pode ver aqui.
É também relevante o alerta para o fim do suporte para o Office 2010 com Service Pack 1. Este termina a 14 de Outubro de 2014.
São ciclos que se fecham face às metas temporais devidamente esclarecidas pela Microsoft na criação dos seus produtos. Este aspecto tem sido ultimamente mais focado face à resistência que os utilizadores têm mostrado em abandonar o Windows XP e este não ter mais qualquer suporte por parte da Microsoft, o que pode de alguma forma colocar em causa os sistemas de segurança onde estes sistemas coabitam.
Este artigo tem mais de um ano
Bem parece que o Vista já está morto, nem falam dele LOL
Nem mais estava a pensar no mesmo…o Vista vai ser imortalizado xD
Tens razão… mas a Microsoft faz questão de “misturar” tudo no mesmo pacote. Digo eu!!!
Não, deve estar em estado de coma até passar o prazo adicional de 5 anos em que só recebe patchs de segurança 🙂
O Vista?? mas o Vista não morreu assim que saiu? 😛
esse já nasceu morto……só defeitos e problemas
Esse nem devia ter nascido.
Não sei se já viram apresentaçãoes das formações da Microsoft.
O Vista não aparece.
Alô central de comandos, Daqui fala um utilizador a teclar de portátil com um Windows Vista desde 2008, 16 hora por dia de uso por duas pessoas e Zero(0) problemas ou residuais, nada comparado com o que tive com o “fantástico” XP. 🙂
Não falam no Vista porque não é relevante.
O artigo da Microsoft refere todos os produtos cujo suporte base acaba na segunda metade de 2014, e o Vista não é um deles.
O suporte base do Vista acabou em 2012, 5 anos depois do lançamento. O suporte alargado só acaba em 2017, 5 anos depois do fim do suporte base.
Na empresa onde trabalho o que havia de XP foi migrado para Ubuntu e xubuntu. Depois de trabalhar com estes sistemas fiquei fã em em casa mudei tudo para linux… Os W7 na empresa devem ter o mesmo caminho… O W8… o que dizer wtf!!!! Fiquem com ele!!! Além disso fico com a consciência tranquila por não ter comprado um pc novo e ter dado nova vida ao antigo… o guto dá para as férias. lolol
lol, jafostes….
Colocaram esse título porquê?? :S
Dizem “Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses” e depois a meio do texto dizem: “O suporte ao Windows 7 será estendido até 14 de Janeiro de 2020”.
Os artigos do pplware daqui a pouco parecem mais uma notícia de jornal diário que quando se começa a ler, o título não é verdadeiro…
Tens de ler o texto todo. Não te posso ser eu a ajudar na interpretação. O título, porque não posso meter lá o texto todo, se não não se chamava título, diz que o Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses… depois terás de ler o resto para perceber qual suporte termina.
Percebeste Miguel Costa?
Qualquer outro assunto, dispõe, eu explico, tenho tempo para os nossos visitantes.
Sim Vitor, o artigo explica o assunto, mas o título, da forma como está formulado, é enganador, sobretudo depois de ainda há pouco tempo tanto se ter falado do fim do suporte ao Windows XP. Não custaria nada acrescentar uma palavrinha ao título para evitar confusões: Windows 7 ficará sem suporte “genérico” daqui a 6 meses.
Isso está tudo explicado no artigo, até porque muitas pessoas não sabem o que é “genérico”… o que será o suporte genérico? Não é? É preferível encaminhar bem as pessoas que a confundir com um genérico que não diz muito, ou melhor, não explica nada. Esse é o meu ponto de vista.
Como o Vítor deve ter percebido eu li o artigo, mas o texto que está no artigo contradiz o título: “O suporte ao Windows 7 será estendido até 14 de Janeiro de 2020”
Por exemplo um título como “Windows 7 passará a ter apenas atualizações de segurança” não seria mais correto?
A partir de quanto? fica isso por dizer não achas? Não está errado não, até gosto, mas faltam um dado que me interessa salientar.
Como já referi, são opiniões, todas elas válidas.
PS: Tens de ler que tipo de suporte termina daqui a 6 meses e qual deles continua até 2020. Está no texto.
É é Vítor. É enganador. Principalmente os teus artigos é sempre o tal sensanolismo como se vê nos jornais e tv.
int3 🙂 mesquinhices tuas 😛
Olha e então, achas que a MS vai cumprir os prazos ou, para projectar os novos Windows, vai encurtar estes 5 anos?
Que te parece?
Eu sei, eu sei… Genérico não são aqueles comprimidos que se tomam para substituir os outros?
Não sei onde está a confusão. Eu entendí tudo direitinho sem ficar com duvida alguma. Não é que seja mais esperto que os outros mas… Pelo que está escrito ” parabom entendedor meia palávra basta”
Bom post Vitor… Obrigado pela informação..!!
O problema não está no artigo. O artigo está escrito com clareza e percebe-se bem que suporte realmente termina. No entanto, o título [na minha opinião] é pouco informativo em relação à mensagem principal.
Sugestão:
“Evolução do Windows 7 termina daqui a 6 meses, suporte apenas em 2020”
Hehehe… gosto das vossas sugestões. Por isso temos os melhores visitantes da web 😉
Ainda bem que há concordância e discordância. Siga….
Está um pouco confuso pois dizem que “não haverá mais correcções ou “patches” – pagas ou gratuitas, de segurança ou não de segurança” a partir de 2015, mas depois dizem que ainda vai “receber actualizações gratuitas de segurança” até 2020. Creio que há alguma coisa a mais na primeira frase
Reformulado. Penso que está mais clara agora a informação. Obrigado pelo reparo.
“Windows 7 ficará sem evolução daqui a 6 meses”
Que tal? 😉
Ora!
Bem melhor do que o atual 🙂
Opiniões, eu prefiro o meu 🙂
Concordo 🙂
+1 … titulo sem lógica.
e como o titulo nao é verdade, a notícia tb não interesse nenhum… só o seria se o titulo fosse verdade.
+1
O resto é história… bem sabemos como a microsoft é menosprezada por estas bandas.
É tudo uma questão de marketing.
O titulo têm que ser tentador para que o site/post tenha visitas 😀
E já agora como o Vítor M. é o CEO tem que puxar a sardinha à brasa dele. 🙂
Ganha-se mui $$$ apenas com a publicidade gerada no site. 🙂
Cumps
É uma questão de título apenas e a parte do ganhar muito ou pouco isso depende, eu acho que se ganha muito pouco, muito pouco mesmo. Mas se tu dizes que se ganha muito, óptimo, deves ter conhecimento de causa 🙂 haja alguém satisfeito 😉
Quanto à questão de marketing… não o será, é mais pelo espaço disponível, ali temos um número limitado de caracteres e como tal respeitamos essa imposição técnica. Nunca temos os títulos que agradam a todos, o que acho fantástico, desagradava-se se houvesse consenso, prefiro assim, que haja quem goste, quem não goste e quem não tenha problemas com isso, que tire proveito do artigo como um todo 🙂 isso sim, com tudo isto eu fico de facto satisfeito 😉
É uma questão de markting por mais que digas que não..
Por falares tu em marketing, achas que o Windows 9 poderá antecipar o fim destas versões do Windows que estão ainda no mercado, mesmo que o tempo de vigência esteja “acordado”?
Poderá a Microsoft passar a mensagem que o Windows 9 suplantará o Windows 8.1, o Windows 8, o Windows 7 e o windows Vista? Isto porque o Windows 7 é o Windows mais popular do mundo. Que te parece?
concordo, já não é a primeira vez que também sou “enganado”…
Tem que se usar títulos sensacionalistas para chamar a atenção das pessoas. Se dissessem que o suporte principal ia terminar já não teriam tantas visualizações.
+1
Só falta as listas “n razões para fazer x”… oh wait
Por momentos assustei-me.
Parecia que a MS queria já impor o Windows 8 a todos, apesar de não ter nada contra o Win 8 muito pelo contrário!
Será que ainda vem aí um SP2?
ouviu-se falar que o Seven iria ter SP2 antes de lançarem o Windows 8.
Mas isso era só rumores….
Não acredito que lancem o SP2. Não podem continuar a fragmentar o Windows, daqui a pouco sai o Windows 9 e ficam com muitas versões operacionais e totalmente diferentes. Não pode!
Creio que o suporte total ao Windows XP sem SP, com SP1 e SP2 já terminaram há vários anos. Penso que poderiam fazer o mesmo.
O windows 7 sem SP1 poderá deixar de ter suporte total mais cedo.
A própria MS falou em 2011 ou foi em 2012, que não teria SP2 para o seven.
Windows 7 sp2 já existe, chama-se windows 8
hehehe poderia ser… mas não, há um ponto de viragem, a Loja das aplicações, isso faz toda a diferença e por isso é que o Windows 8 (sim as tales são uma cover e entendo o que queres dizer) mas os serviços anexos fazem toda a diferença 🙂 .
Ui, comparar o Win7 com o Win8, prefiro o Win9 (e nem o conheço) ou então ficar pelo Win7, lol.
A Microsoft funciona assim, lança um SO bom, o seguinte é para esquecer, dps lança novamente um bom, o próximo já se sabe que é lixo, hehehehe.
Cumps
Se lançassem um SP2 teriam que alargar o suporte para mais um ano.
Mesmo que seja o desejo da Microsoft, o Windows 7 está longe de morrer, mesmo sem actualizações para coisas tipo DirectX, IE etc as pessoas não vão abandonar o Windows 7.
O morrer, como sei que percebeste, é em sentido figurado, e vemos isso perfeitamente pelo Windows XP e no caso do Windows 7, o Windows mais popular do mundo da actualidade, mais difícil ainda será.
Mesmo sem qualquer tipo de actualizações muitos ainda usam o XP.
Alias, analisando bem… conheço muita boa empresa que ainda usa DOS… será que recebe actualizações e eu não sei?
Creio que o Win 7 vai ter mais longevidade que o Windows XP.
Duvido que as empresas façam upgrades só porque a Microsoft quer lançar um SO de 5 em 5 anos.
Então o Win8 para empresas é uma aberração.
Bem que a Microsoft podia lançar um sistema com um modelo rolling release.
Daqui a pouco as empresas terão que estar toda hora a mudar de sistema e gerar gastos desnecessários
Podias o MAC a pensar em algo assim,um modelo rolling release
O trabalho da MS é gerar gastos… 🙂
Aí e !!
Ameaço Ameaço que vou mesmo mudar para o Linux! !! Que se lixe a Merd*soft, ou saco da net o Windows 8 não vou estar feito maluco a comprar novos Windows só porque a merd*soft lhe apetece deixar de dar suporte
Agradeço o contributo da PPLWARE, no entanto gostaria de saber ao certo quais as fontes que vos permitiram publicar as afirmações que fazem acerca do W7.
Obrigado.
Viva. Quais firmações em concreto?
Boa Tarde pode ver neste link oficial da Microsoft:
http://support.microsoft.com/lifecycle/search/default.aspx?alpha=windows+7
Obrigado
Exactamente, está aí o que está no artigo.
Para além do facto de que no final de cada artigo, tem sempre o link “Via” (fonte)
Venha o Windows 9!
+1
Windows 8 e 8.1 foram giros como Alpha e Beta respectivamente.
Mais uma vez a MS mantém o padrão. Intercalam Alfa/Beta com Final a cada versão que sai.
Windows 95 é capaz o que foge pois foi a primeira do grande salto pós versões númericas e UI completamente diferente.
Windows 98 WIN
Windows ME FAIL
Windows XP WIN
Windows Vista FAIL
Windows 7 WIN
Windows 8 e 8.1 FAIL
Windows 9 vai ser WIN
Eles a cada 2 versões testam coisas novas e inventam largo. Tem a maior plateia de entusiastas para testar fora do publico, até podiam por malta a procurar bugs e problemas de funcionalidade prática de uso.
Sempre a dar tiros nos pés e a pagar, pois cobram por versões mal feitas. Felizmente vai havendo pirataria para podermos testar em condições e migrar para trás.
Na verdade o win98 foi fail. Só o second edition é que foi decente.
Falta o Windows 2000
Faltou referir tb o NT também
O titulo, (apesar de estar mal no entendimento de alguns leitores), levou-me a ter
O titulo, (apesar de estar mal no entendimento de alguns leitores), levou-me a ter que ler o texto na totalidade, pois só assim é que percebi o contexto aonde ele estava inserido. Por vezes também me apetece ler na diagonal, mas aí tenho de pensar que poderei não ter percebido tudo como dever ser. 😉
Lias à mesma se o título fosse “ficará sem suporte completo em 2015”, ou “terá o suporte reduzido em 2015”.
Por mim li o tītulo e a reação foi “Qu’é q’estes inventaram agora … ainda agora acabou o do XP! ” 🙂
Na verdade não sei bem se o suporte de 2015 a 2020 (quando acaba efectivamente) será muito diferente do até 2015.
Eu acho engraçado uma coisa. Do windows XP para o vista foram 6 anos, do Vista para o 7 foi 1 ano e do 7 para o 8.0 e 8.1 foi um em cada ano.
O engraçado disto é ´que desde o xp para o vista vai uma longevidade e depois dos outros é sempre abrir.
Curioso não é? ou falta de ideias?
Errado, foram 3 anos do vista (2006) para o 7 (2009), mais 3 anos para o 8 (2012) e mais 1 ano para o 8.1 (2013).
… Até chego a sentir nostalgia da velha URSS …
Não tenhas.
A URSS desapareceu, se bem que penso haver muito pessoal que pensa que isso é mentira.
Mas tens a china, mesmo software piratado, mesmas máquinas obsoletas a bombar e um acesso à Internet que te vai deixar de boca aberta.
Nem sabem a diferença entre suporte mainstream e extended.
O suporte do Windows 7 não foi prolongado de maneira nenhuma.
Simplesmente quem comprar o Windows 7 ainda este ano, até Janeiro, tem direito a 5 anos de suporte, dai a Microsoft não acabar com o suporte logo em Janeiro.
Não esperem que o Windows 7 tenha suporte prolongado como o Windows XP. Também em 2020, já temos o Windows 9 no mercado, e Deus queira que seja melhor que o fiasco do Windows 8, senão o Windows pode muito bem morrer nos próximos anos.
Exactamente, não esperem mesmo, até porque como referiste e bem… o Windows 9 está mesmo aí e a MS não vai de certeza comprometer (mais uma vez) a aceitação deste novo Windows!
Em 2020 o Windows já deverá ir lá pelo 12 ou 13, se mantiverem a política de uma versão nova a cada ano que começou com o 8. E sim, apesar do nome, o 8.1 é uma versão nova diferente do 8 (o 8 é o NT 6.2, o 8.1 é o NT 6.3, e o 9 já se sabe que vai ser o NT 6.4)
Sou leitor atento do pplware (e satisfeito), no entanto, fiquei surpreendido com o teor do texto face ao anunciado no título.
De facto, se em conversa com o Vítor eu lhe perguntar se o Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses, com certeza que a resposta vai ser para ficar descansado porque o “suporte ao Windows 7 será estendido até 14 de Janeiro de 2020, de modo a que os utilizadores possam ainda receber actualizações gratuitas de segurança. Apenas de segurança e não evoluções do próprio sistema operativo.”
uff,
assim posso ficar descansado e não ligar ao que li num site de referência “Windows 7 ficará sem suporte daqui a 6 meses”
abraços e continuação do bom trabalho
nem precisas de conversar comigo, basta leres o artigo, por isso é que o escrevi, mas é sempre um prazer falar com os nossos visitantes 😉
“incluindo todas as versões do Windows 7 (Enterprise, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Starter)” então a versão professional não está incluida?
Porque é que dizem no artigo que o suporte do windows XP foi encurtado, quando isso não é verdade? O XP é de 2001 e por essas contas dos 5 + 5 anos o suporte devia ter acabado em 2011, mas como recebeu 3 service packs, são mais 3 anos, 1 ano por cada SP.
Vamos lá ver quando sai o Windows 9, estou com esperanças que tenha o motor do Windows 8 e o aspeto gráfico do Windows 7… aí sim, já aconselharei a toda a gente a compra, coisa que não tenho feito com o Windows 8, que aconselho todos a não comprarem com base naquele interface horrível e pouco prático, já para não falar que as tarefas são todas dificultadas pela falta de um menu de “iniciar” como deve ser. Aparentemente a Microsoft já reconheceu o erro, e vai voltar com o menu “iniciar” em força para o Windows 9 para computadores portateis e fixos, e para os tablets e smartphones mantêm o novo interface, que faz sentido para esses dispositivos, mas não para computadores tipo portátil e fixos… pelo menos para a forma como eu e a maior parte das pessoas que conheço os usa.
Motor? Estamos de falar de sistema operativos, e não jogos. Não usam nenhum motor.
Usam Kernel, e o Kernel do Windows 7 e Windows 8 são exactamente iguais, alias, ambos usam o Kernel do Windows Vista.
Eu como quase (ou só) uso a internet, a mim nao me incomoda muito ter de mudar para linux!
Internet é diferente do World Wide Web.
Diz antes que usas só o browser para navegar na web. Fica mais giro e correto 🙂
Pelo que entendi do texto e no que me toca, o suporte a actualizações do sistema Win7 podia acabar já amanhã. Isso porque não precisa dum Service Pack 2 se for por aí. Mas acredito que outras pessoas possam necessitar mesmo dum SP2 ou 7.1 ou como lhe queiram chamar… E actualizações de segurança até 2020 já acho generoso, ou pelo menos justo.
Chama-se a isto capitalismo levado ao extremo.
Eu até sou a favor, mas acho que isto funcionaria melhor com rôbos.
O ciclo de produção / aquisição / uso / reciclagem, só funcionaria se: A produção fosse mais acessível, tal como a sua aquisição. Não deveria haver tanta inerência por parte das pessoas para experimentar novidades, e afecto aos seus produtos adquiridos.
Haver mais incetivo à reciclagem dos materiais, para que houvesse menos, a necessidade de recorrer a matérias primas, por serem escassas e caras.
Isto é tudo bluff a microsoft anda e a aprender quando fizeram o mesmo ao xp aumentou o numero de instalaçoes do mesmo no meu ponto de vista eles anda a procura de fazer a mesma cena lol
Ps: ja descontinavam era a MS
Eu quero é que venha o novo Windows 9(de graça,naturalmente,que era o que convinha 🙂 ),e que apareça com a opção(para quem quiser),de introduzir o botão de iniciar,para quem necessitar,já que nem todas as pessoas se habituaram à interface metro do Windows 8.Eu sou uma dessas pessoas e nunca o escondi.
Eu sou da opinião em que o menu iniciar devia voltar porque o menu das aplicações do windows 8.1 está super desalinhado e confuso, para achar as aplicações/programas que nesse menu é complicado. Eu uso o botão procurar para ir rápido ao que quero, ou então, vou directo pelo descktop ou pelo disco C:
O menu iniciar está lá tudo direitinho.
Acreditem se quiserem: o meu pc quando tinha o w7 a alguns meses atrás ele começou a não encerrar. Fiz tudo o que o site da microsoft recomenda e ainda mais. Nada. Continuou a ter muita dificuldade em encerrar.
Lembro-me que na altura pensei que seriam eles a obrigar os usuários a migrarem para o w8.
Sendo verdade ou não só antecipou a minha migração para outro sistema operativo.
No inicio senti falta do ambiente de trabalho do windows mas hoje vivo bem sem ele.
Não sou anti-windows mas estou melhor assim 🙂
O que se passa é que não vão continuar a desenvolver novas capacidades para o win 7.
Vão continuar a corrigir bugs, com a aquela eficiência que a microsoft sempre nos habituou (dica: comprem um antivírus não microsoft).
Eu vou continuar a usar win7 enquanto as máquinas que tenho e não deixarem de funcionar o que será certamente antes de 2020.
Entretanto quando comprar máquinas novas instalarei a última versão disponível na altura (que penso será win 9, as versões pares da microsoft estão amaldiçoadas).
Não estou a ver qual o drama.
Para quem tem uma máquina antiga que já não suporta uma versão suportada de win, mudem par linux, tenham cuidado para não instalar uma versão muito pesada.