Utilizador do XP? 4 razões para mudar para o Lubuntu em Abril
Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.
Conheça hoje as 4 razões para optar pelo Lubuntu em Abril.
São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.
O que é o Lubuntu?
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
4 razões para deixar o XP e optar pelo Ubuntu
1) Manutenção/Suporte
Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar dispon+ivel em Abril e com suporte até 2017.
2) Lubuntu é seguro…não é necessário Anti-Vírus
Esqueça os vírus no Lubuntu e outros tipos de pragas. Ao contrário do Windows, no Lubuntu não precisam de usar Anti-Virus nem nenhum software anti-malware.
3) Lubuntu tem uma interface semelhante ao XP
A mudança de sistemas operativos significa também uma mudança de interface…é verdade. No entanto, as interfaces gráficas do Ubuntu e Windows XP são muito semelhantes, o que facilita a transição.
4) Aplicações favoritas
Hoje em dias as aplicações já são quase desenvolvidas para todas as plataformas. No entanto, o mundo do open source abre a porta a um conjunto de alternativas viáveis, que podem ser sempre usadas no Linux (ou até mesmo no Windows). Algumas aplicações equivalentes:
- Windows Explorer = ‘File Manager’
- Windows Media Player = ‘Audacious’ (para áudio) e ‘GNOME MPlayer’ (vídeos)
- Microsoft Paint = ‘MtPaint’
- Notepad = ‘LeafPad’
- Windows Update = ‘Software Updater’
Estas foram as 4 razões apontadas pelo site OMG!Ubuntu como sendo as principais para mudar de Windows XP para Linux, mais concretamente para o Lubuntu. Existem outras alternativas viáveis que já foram apresentadas no Pplware.
Para quem quiser saber tudo sobre as Verdades ou Mitos sobre a erradicação do XP, aconselhamos a lerem este nosso artigo.
Concorda com as 4 razões apresentadas? Que outras razões incluiria?
Este artigo tem mais de um ano
Hmm… onde é que eu já li este artigo?
http://www.omgubuntu.co.uk/2014/02/four-reasons-why-windows-xp-users-should-switch-to-lubuntu-this-april
Na parte final do artigo é dito exatamente isso…. comentarios desnecessario….
Não é por acaso que existe a referencia a esse site 😀
“Estas foram as 4 razões apontadas pelo site OMG!Ubuntu como sendo as principais para mudar”
Sabes ler?
O Pplware podia ter feito o seu próprio artigo, é verdade, mas gostei das razões simples enumeradas pelo OMGUbuntu..porque inventar a roda?
…e claro, referência/créditos acima de tudo.
…Estas foram as 4 razões apontadas pelo site >>>>>>>>>>>>>>>OMG!Ubuntu<<<<<<<<< como se…
LEIA antes de insinuar coisas, seu PUTO!
?
Têm razão, já cá não está quem falou!
O Ivo C. agarrou-se logo para espalhar as suas ideias parvas 😀 Aquele moço desde que caiu :D… são os copos 😛
E que tal este? http://www.oslike.se/xp-like
Baseado no Ubuntu 11.04…? Não, obrigado! 😉
Eu já coloquei algumas pessoas foi neste: http://zorin-os.com/ e agora não querem outra coisa, visto que deixaram de ter “computadores lentos ao fim de algum tempo” e não há grandes preocupações com vírus
Excelente distribuição mas come um pouco os recursos.. Excelente para uma máquina com uma placa gráfica razoável e pelo menos 1Gb RAM mas não é bom para máquinas com 512mb RAM ou menos 🙂
E dá para instalar os programas do windows no Lubuntu?
Essa é que é a questão…
e o que achas o expert ?
Boa questão. Também ia questionar isso…
A nível de jogos e Office da Microsoft? Entre outros claro…
Não! Dá para emular alguns programas, a grande maioria não funciona 😉
oposto: A maioria funciona, alguns não.
Dá para instalar aplicações de Windows, mas requererá maior processamento e recursos da máquina. Apenas precisas instalar o conhecido emulador de Windows, que já costuma vir nos repositórios (conceito a conhecer ao iniciar-se em Linux) e é acessível pelo Centro de Software.
No entanto, pelo que ouvi pode haver alguns conflitos na instalação e utilização do MSOffice. Pessoalmente, nunca testei.
http://www.kingsoftstore.com/
Já instalei office em linux com wine e foi 5*
😀
Para os jogos usas o Steam! Para o Office da Microsoft usas o Wine!
Fogo… O libreoffice não chega?
Para mim chega e sobra! Mas ele foi específico em relação ao Office da Microsoft!
http://www.kingsoftstore.com/i
http://www.kingsoftstore.com/
este sim é o link correto
Não te iludas, se vais usar linux para usar ferramentas do Windows esquece, não vale a pena. A emulação é defecitaria, e não compensa as dores de cabeça.
Cada macaco no seu galho.
Concordo plenamente! Tens alternativas no mundo GNU/Linux que fazem tão bem ou melhor o mesmo trabalho!
Sim, tens sempre o wine:
https://pplware.sapo.pt/linux/esta-disponivel-o-wine-1-6-com-10-000-actualizacoes/
E não esquecer do PlayOnLinux que permite instalar directamente a plataforma de escritório MS office 2010 (a 2013??? na próxima versão acho eu), bem como, certos jogos. Claro que é uma “espécie” de Wine, mas bastante melhorada em alguns casos…
PlayOnLinux não é uma espécie de Wine mas sim um interface gráfico para o Wine que simplifica a instalação de aplicações Windows e em muitos casos as suas dependencias.
Depende dos programas. Tens várias “categorias”
Categoria 1): O mesmo programa para Windows e Linux
Tens vários exemplos de programas que têm versões para Windows e Linux. Por exemplo: Firefox, Thunderbird, VLC, LibreOffice
Categoria 2): Programa equivalente para Linux
Por ex, Libreoffice é alternativa ao MSOffice, VLC ao WMPlayer, etc
Categoria 3): WINE
É possível correr alguns programas Windows no Linux através do Wine. o MSOffice é um deles
Espero ter ajudado
Existem boas alternativas em Linux para a generalidade dos programas
Que programas em concreto.
Estava com o caixa magica português instalado, porém sou viciado em sinuca online no site do miniclip, mas não funciona em linux, problemas o shockwave não funciona em linux. ai voltei para o xp.
O wine é melhor coisinha 😉
Para o efeito, acho que a melhor coisinha será mesmo uma máquina virtual!
Tem com tradução em português?
Sim, isso no Linux é muito fácil 🙂
Sim fica praticamente tudo em português.
Até podes ter um utilizador com tudo em português e outro com tudo em inglês (ou outra linguagem à escolha)…
Eu utilizo o Lubuntu, mas estava a pensar meter o Zorin OS (também baseado no ubuntu) no PC lá de casa para os meus pais. Apenas e só pela UI. Que opinião têm entre estes dois?
São ambos muito bons, mas considero que o Zorin é mais um Ubuntu que colocaram uma “skin” com aspecto mais familiar para quem vem do Xp. Para quem já usa Lubuntu não aconselhava a mudança.
“Lubuntu é seguro…não é necessário Anti-Vírus”
????
Sim, não é preciso anti-virus no Linux, são poucos, muito poucos os virus para Linux
Tenho dois Linux mint 13 a funcionar todos os dias e essa de não precisar de Antivirus não acredito pois faço um secan uma vez por semana e apanha sempre alguma coisa do firefox ou do thunderbird.
Concordo.
Normalmente os vírus que são detectados pelo antivirus no Linux só infectam máquinas Windows. O teu sistema Linux não é infectado.
Bom artigo! Vem exactamente de encontro ao que estou já a tentar pôr em prática 🙂
Entretanto esbardalhei-me de frente com uma novidade para mim, o PAE 😛
http://en.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension
isso tira algum performance mas é bom para qualquer utilizador normal que tenha mais que 4GB de RAM e queira ter um SO de 32Bits.
windows? PAE? maior parte não resulta… xD
em Linux é necessário ou recompilar o kernel com PAE nas configs ativado, ou então instalar o kernel pre-compilado com a função PAE.
Pois deparei-me com isso mesmo ao tentar instalar num dos computadores de trabalho, que ainda tem XP. “Recompilar” e afins são coisas que não me assistem!
Acabei por instalar outra coisa que tinha num CD na altura, o Linux Mint 10 LXDE. Mas aparecem-me logo uns erros ao tentar actualizar! Mas está a funcionar para já! Como exemplo, tem o Firefo 3 😉
essa máquina tem um pentium m?
o que precisas é do
ubuntu-12.04-desktop-i386-nonpae
http://people.canonical.com/~diwic/12.04-nonpae/
ou do
xubuntu 12.04 lts
Sim, tem um Pentium M !
Vou experimentar o XUBUNTU então, até porque é uma LTS, certo?
Obrigado, Miguel!
Entretanto “tropecei” neste LXLE que me parece muito interessante também 🙂
http://distrowatch.com/table.php?distribution=lxle
Pena a Caixa Mágica estar “parada”… E agora só lançar versões com Gnome. Ainda estão para lançar a versão 21, baseada no 13.10…
Na minha opinião, era aproveitar a “embalagem” e lançar uma (suposta) versão 22, baseada no 14.04 LTS, com LXDE mesmo para colmatar estes casos concretos…
Como empresa está até bastante ativa.
Dá suporte cá em portugal para linux (pago obvio) e também dá formação para certificações do LPI (Linux Professional Institute).
Ainda nao ententi o porque da insistencia numa migracao para distribuicoes Linux semalhantes ao Windows XP.
Um utilizador de Windows XP teve toda a vida para usar Linux. So porque deixou de ter suporte/actualizacoes vai mudar para Linux?
Alem do mais, a maioria dos utilizadores Windows XP sao empresas, que na sua maioria utilizam software nativo para Windows e nao vao migrar so porque sim, ate’ porque isso implicava muita coisa a nivel dos departamentos de TI.
Mais: Porque mudar para uma interface obsoleta, antiga e fora dos standarts dos dias de hoje? So’ porque e’ parecido com o XP? Porque tem um jogo das Minas e um Paint fuleiro?
Obsoleta e antiga só se for para ti. Eu gosto bastante. Nao me adapto ao 8, pode ser excepcional, mas para mim é demasiado “criança”. o 7 foi uma evolução natural, mais simpatica ao olho, mas de base é muito semelhante ao XP.
w8 parece o AOL kids
http://cdn.ientry.com/sites/webpronews/pictures/AolWindows8Pic5.jpg
eheheheh 😛
Mas isso é natural. Toda a gente compreende o Windows 8 como um brinquedo, e não uma ferramenta de trabalho.
A ideia é aproveitar o mesmo PC.
Não está à espera de instalar o Win 8 nessas máquinas pois não ?
“Interface fora dos standarts” ? Mas Quais standarts ? Modern UI ?
Se há ainda quem utilize o XP então não deve estar muito preocupado com o interface. Não deve gostar de grandes mudanças, pelo que se mudar para um interface relativamente parecido vai facilitar a mudança.
Assim, a sugestão apresentada (Lubuntu) parece-me acertada: Corre nos PC concebidos para o XP e tem um interface semelhante.
Boas,
não me parece quye seja uma questão de insistência. Por razões de segurança não convém continuar com o XP, assim é necessário mudar de SO. A maioria dos computadores que usam XP são antigos e provavelmente não correrão nas melhores condições o W8 ou mesmo o W7. Assim levanta-se a questão: porquê estar a comprar a licença do W8 ou do W7 dado que não terão a melhor performance se se pode colocar uma distribuição Linux preparada para ter elevado rendimento em Hardware antigo sem se pagar nada.
Quanto à questão de as empresas usarem software nativo para Windows isso não implica que não haja alternativas para Linux que façam o mesmo, e pode-se sempre usar o Wine para correr essas mesmas aplicações. Esta mudança não implica assim tanto eforço das equipas de TI.
Finalmente, onde é que foste buscar que a interface é antiga e obsoleta e antiga? O LXDE está em constante desenvolvimento e é actual. Em relação aos standarts actuais, se te referes à ModernUI muita gente não gosta dela. Em Linux a personalização dos sistemas é o forte, por isso é muito fácil pôr uma interface mais ao gosto do utilizador. Para muitas pessoas o facto de ser parecido com o XP é um factor que ajuda pois não exige tanta adaptação.
Mais: falam tanto do preco que a Microsoft cobra. “Ah e tal, pagar pelo Windows? Vamos mas e’ usar Linux que e’ de borla”
E o vosso tempo, e’ gratis?
O meu vale dinehiro. Nao sei se sao assim tao qualificados em Linux, mas falando por mim, e como profissional de TI – tenho um nivel de desempenho muito maior em Windows do que em Linux, isto porque passo 95% do tempo em Windows.
E, uma vez mais, estamos a falar de trabalho, nao de lazer ou do PC de casa!
Acham isto actual? Nao e’ obsoleto? (https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/02/lubuntu_06_thumb.jpg)
Acham que as empresas com um AD, e softwares criticos vao usar Linux com Wine?
Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?
Acham que uma empresa vai adaptar as suas equipas de TI para darem suporte e linux?
Nao sei se teem ideia do que e’ um ambiente informatico empresarial. De qualquer das formas fica a minha opiniao.
Quanto a utilizadores domesticos, esses poderao muito bem utilizar uma qualquer distro Linux do seu agrado, mas nao necessariamente com o estilo ou interface semelhante ao XP.
Isto é uma estupidez fazer comparações de troca de S.O.
Utiliza-se diferentes S.O. para trabalhos diferentes.
Essas razões só se aplicam a pessoas que utilizam o computador para ver mails, facebookl e um outro tipo de rede social ou Voip.
Sendo essa classe de pessoas, já na casa dos 80 anos ou abaixo dos 13.
Razões controversas às existentes:
1) Suporte e manutenção todos os S.O. têm até à sua falência..
Só por mudar para ubuntu não significa que nunca se torne obsuleto a versão que hoje está em vigor.
Pois já houve anteriores que já não ha sequer compatibilidade com algumas máquinas e nunca houve.
2) Lubuntu ou outra versão seja ela qual for, não é isenta de ataques, sejam eles virus ou não.
Para além de vírus existem spywares, adwares, malwares e outras infecções bem ranhosas..
Sendo um blog conceituado até me espanto pela informação errónia de tal.
Até Android já informaram que foi descoberto o 1º trojan…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/alerta-descoberto-o-primeiro-trojan-tor-para-android/
e vão dizer que linux não é necessário anti-virus…
3) lubuntu tem frendly face, pq kerem que os utilizadores do windows virem para linux..
Podemos tornar qualquer versão windows em aspecto igual a qq versão do ubuntu..
4) nas aplicações favoritas, voltamos ao 1º tópico em que só se regem pelos reformados e crianças menores de idade.
Pois só esses é que se entretêem com essa lista apresentada.
Se colocam esse tópico pelo menos deveriam de indicar a que classe se destinam. Porque é como estarem a vender gato por lebre..
Das duas uma, ou devias ter mais cuidado com o que dizes, ou pesquisar antes de escrever tanta estupidez.
1) Suporte e manutenção todos os S.O. têm até à sua falência..
É lógico que não existe nenhum SO que dure uma vida, mas sabes a diferença entre actualizar ou fazer um Upgrade e ter que ir comprar um novo SO?
2) Lubuntu ou outra versão seja ela qual for, não é isenta de ataques, sejam eles virus ou não.
Estamos a falar de GNU/Linux e não Android, uma pessoa que meta os dois no mesmo saco não merece grande resposta.
3) Mais depressa consigo eu por o meu Ubuntu parecido ao Windows do que tu o teu Windows parecido ao meu Ubuntu. Falando em Windows XP basta instalar um pacote… Nos restantes Windows até ao 7 ainda mais fácil, pois antes da M$ ter a ideia brilhante de fazer tal Menu Iniciar etc… Já existia o KDE.
4) Demasiado triste, no comments.
O teu comentário dá a entender que és um grande Senhor de negócios que todos os dias depende do PC… Mas ao mesmo tempo, não pareces ter mais de 15 anos, enfim…Boa sorte.
uso linux há mais de 10 anos e nunca tive nenhum virus/malwares/etc no meu pc. E não tenho menos de 13 anos nem mais de 80 e tb não uso o pc só para ir á net/facebook etc.
Repito nunca tive nenhum problema de virus no meu pc.
Não sei como anda o windows actualmente, porque não o uso á quase 10 anos, por isso não vou fazer comparações, mas posso afirmar que me sinto bem com o linux. E sim sei que pode haver falhas de segurança, mas isso acontece em todos.
Que distro? 🙂
já usei imensas!!! já perdi a conta. Actualmente estou a usar ubuntu14.04 mas estão a um passinho de mudar novamente, só não sei para qual…
Viva o presidente da generalizações. Há se calhar gente que utiliza computadores ainda não eras nascido, que utiliza internet quando ela ainda não era comercialmente disponível para todos em Portugal e está longe, muito longe dessa faixa etária. E sim, ironicamente quase que aposto que a maioria dos serviços que criticas são o que a maioria das pessoas utiliza.
Por acaso também acho, que muitos estão a tentar aproveitar o fim do suporte ao XP, para mudarem para uma distro Linux.
Isso é o mesmo, de uma Vodafone ligar para alguém a dizer para mudar para a Vodafone, porque a TMN ia acabar…
Ou seja, lá por acabar o suporte ao XP, infelizmente nenhuma distro Linux pode substituir de forma geral o XP. E não vale a pena dizer que existe os emuladores, porque bem sabemos que o desempenho é totalmente diferente nesse ambiente.
Todos os SOs são diferentes, cada um com as suas mais valias e idiossincrasias! Mas sinceramente não estou a ver razão para uma distro GNU/Linux de última geração e bom tempo de suporte não poder substituir um WindowsXP com mais de 10 anos de existência!
Por acaso decidi experimentar esta distro exatamente como alternativa ao XP a na perspetiva de a adotar noutros PCs que também estão com o mesmo problema.
É sem duvida uma versão leve e nunca antes o computador teve um arranque tão rápido, no entanto mais uma vez, não é o primeiro caso, tenho problemas ao nivel do som. Tenho necessidade de usar o Skype e a nivel de som não consigo a mesma qualidade que tinha com o windows, é fraca mesmo, além de que as configurações escolhidas por exemplo ao nivel do microfone não se mantêm quando ligo o computador, tenho sempre de ir as opções e escolher o que pretendo.
Uma outra situação bastante irritante ocorre quando estou a visualizar videos no Youtube, ao fim de alguns segundos de visualização o video para e é necessário um movimento com o rato para que retome…para voltar a parar pouco depois.
Tente instalar o gnome-alsamixer eo pacote alsa-firmware-loader, resolve 80% dos com som.
Quanto youtube tente a extensão youtube center não vai querer saber de outra coisa.
https://pplware.sapo.pt/google/youtubecenter-melhore-a-sua-experiencia-em-qualquer-browser/
Vou tentar obrigado.
” … Essas razões só se aplicam a pessoas que utilizam o computador para ver mails, facebookl e um outro tipo de rede social ou Voip.
Sendo essa classe de pessoas, já na casa dos 80 anos ou abaixo dos 13 … ”
E excluindo o segmento empresarial, quem é que ainda utiliza o XP ? Parece-me que é mesmo o segmento que identificaste.
Depois de olhar para o Zorin OS que aí comentaram, era fixe uma análise sobre esta distro!
Ola Telmo,
O PPlware tem :
https://pplware.sapo.pt/linux/zorinos/
Não há forma de alguém “orientar” a versão GAMER de forma gratuita??? 😉
pedro,
http://developer.ubuntu.com/2014/02/announcing-the-latest-ubuntu-app-showdown-contest/
uma tentativa da canonical, receber as melhores app’s oferecendo tables e telemóveis em troca…para os melhores 😉
nexus 7 e o meizu mx3 todo xpto 😉
quem quiser avançar…boa sorte 😉
deem ideias malta 😛
Centos, Debian, Arch, OpenSuse, Mandriva
Excelente, queres escrever sff? Quero ver um artigo teu no Pplware 🙂
Que estranho, onde anda o Nelson e os seus comentários cómicos?
O cromo já aí deve vir dizer que deviam era mudar para Mac.
Foi para o Carnaval do Rio!
Deixa-o estar.
Faltam as palavras mágicas: Android ou iPhone
Foi esse mesmo que experimentei para ressuscitar um velhinho Pentium III, 1GHz , 512 SDRAM…e se soubesse o que sei hoje, já o teria feito há anos…coisa que fui adiando ano após ano…agora, o PC pré-histórico não voa…não dá para fazer muitas coisas como com um PC moderno, especialmente a nível de videos youtube, ou tarefas mais exigentes, mas em comparação com o Windows XP mais as suites de protecção que são sempre necessárias instalar para termos alguma segurança, é uma diferença enorme…enorme…quer no arranque…quer na fluidez…
O problema é que o Wine não tem suporte Directx, e o Cedega é pago, o Directx proprietário da Microsoft funciona muito melhor nativamente em ambiente Windows que em Linux, já para não falar do suporte de drivers como o da Alps touchpad que não funciona no kernel atual.
+1
https://wiki.ubuntu.com/DebuggingTouchpadDetection
Obrigado pela resposta, mas este site indica para touchpad Synaptics e não para Alps, já tentei instalar o pacote alpstouchpad.deb não funciona com o kernel que tenho instalado.
boas..
indicaa para Alps, também.
Alias até indica primeiro para Alps…
mas deve se ler com cuidado, devido ás restrições, á qual esta solução se aplica 😉
Acham isto actual? Nao e’ obsoleto? (https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/02/lubuntu_06_thumb.jpg)
Acham que as empresas com um AD, e softwares criticos vao usar Linux com Wine?
Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?
Acham que uma empresa vai adaptar as suas equipas de TI para darem suporte e linux?
Nao sei se teem ideia do que e’ um ambiente informatico empresarial. De qualquer das formas fica a minha opiniao.
Quanto a utilizadores domesticos, esses poderao muito bem utilizar uma qualquer distro Linux do seu agrado, mas nao necessariamente com o estilo ou interface semelhante ao XP.
ada obsoleto! isso é apenas um desktop environment do mais simples que o Linux tem para oferecer! existem outros…
se uma empresa decidir começar a usar Linux e se for esperta, não irá inventar com o Wine! irá cingir-se às aplicações nativas para Linux, que tem imenso para oferecer!
por acaso acho que sim! experimenta correr um Linux Mint com o XFCE ou mesmo um MATE numa máquina com essas características e verás a diferença para melhor!
é como tudo na vida, uma mudança implica sempre um período de adaptação, se a empresa fizer bem as suas contas e chegar à conclusão que o custo/benefício é vantajoso para a empresa, não vejo porque é que não há-de mudar! Já ouviste falar da Red Hat? da Novell? ou mesmo da Canonical? tens alguma ideia do tipo de serviços e suporte que estas companhias dão às empresas?
sim, sei perfeitamente o que é um ambiente informático empresarial, e por isso mesmo sublinho o parágrafo anterior!
“Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?” – Lol não….
Caro DSpinola, podia começar por te dar alguns exemplos de utilização de Linux em ambientes empresariais ou científicos ao mais alto nível mas vou deixar-te apenas um e aconselhar-te a fazeres alguma pesquisa.
CERN, the European Organization for Nuclear Research
Já deves ter ouvido falar. A título de curiosidade, até desenvolveram, em conjunto com outras entidades de topo, uma distro baseada em Red Hat.
https://www.scientificlinux.org/
O Wine ja´ suporta o DirectX desde 2009! O Cedega ja´ nao existe!
Se considerarmos a verso 1.7.x o que esta´ ainda incompleto e´ o suporte ao DirectX 10 e 11, porque de resto ja´ esta´ satisfatoriamente funcional.
Entrar em comparações de Windows com Linux é comparar Maçãs com Peras, ambos são frutos mas com vitaminas e características diferentes.
Pensar que o Linux é mais seguro que o Windows é no mínimo absurdo, façam uma mera pesquisa de CVE’s e entendem rapidamente que existem mais vulnerabilidades e exploits para Linux e componentes/serviços/apps que o integram do que para Windows. Alguém cravejou na pedra que apenas o malware tradicional (vírus, worms, trojans, etc) é que compromete uma máquina? E exploits? E ataques MITM?
A última vez que tive um vírus no Windows XP SP3 foi em 2006 com o Drive by download à custa de um 0-day de Java, desde então já tive Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 e nunca tive problemas de Virus.
Linux é código aberto, logo está constantemente a ser corrigido. Além disso, se vieres falar sobre “software” que é vulneravel em linux não culpes o linux por isso. Agora se vieres falar sobre o KERNEL linux vs KERNEL windows, vai ver qual é que tem maior rating de vulnerabilidades criticas. (de 0 até 10)
– http://resources.infosecinstitute.com/slaac-attack/
http://en.wikipedia.org/wiki/Sandbox_%28computer_security%29
http://linux.die.net/man/1/chroot
(entre outras funcionalidades a nível de segurança)
O linux é o melhor sistema a nível de segurança por causa da maneira que gere os programas.
lista de vulns em windows (kernel):
7: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-17153/hasexp-1/Microsoft-Windows-7.html
XP:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-739/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-Xp.html
Vista:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-9591/cvssscoremin-4/cvssscoremax-4.99/Microsoft-Windows-Vista.html
NT:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-39/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-Nt.html
server 2k12:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-23546/year-2013/Microsoft-Windows-Server-2012.html
2000:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-107/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-2000.html
server 2k3: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-7108/cvssscoremin-6/cvssscoremax-6.99/Microsoft-Windows-Server-2003.html
server 2k8:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-11366/cvssscoremin-4/cvssscoremax-4.99/Microsoft-Windows-Server-2008.html
95:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-112/opdos-1/Microsoft-Windows-95.html
e o mais problematico windows 8.1: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-26434/Microsoft-Windows-8.1.html já com 11 bugs vulneráveis e tem poucos meses….
linux (desde sempre): http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-33/product_id-47/cvssscoremin-7/cvssscoremax-7.99/Linux-Linux-Kernel.html – acho mesmo interessante se tirar-mos os “LOCAL” fica uns poucos. e nenhum passou do 7.99 de rating.
Imagino agora o kernel do windows ser open source. era uma festa!
Para mim o Peppermint OS 4 continua a ser a melhor alternativa qualidade/rapidez/design. Sou utilizador de Linux há mais de 10 anos e já devo ter testado mais de 100 distros ao longo desse tempo. Utilizo o Linux Mint XFCE no meu PC mais potente e nos mais antigos tenho instalado o Peppermint OS 4, que de facto funciona muito bem em máquinas de poucos recursos, sem comprometer o aspecto visual.
Para quem não conhece o Peppermint, resumindo em poucas palavras, é como se fosse o Linux Mint em cima do Lunbuntu. Utiliza apenas 110 MB de RAM após instalação. Experimentem.
A nível de Browser para navegar na Net e/ou jogos é complicado?
Olá Paulo. Nada complicado. Existem 2 aplicações para instalar novos programas e jogos que é só clicar e ficam logo disponíveis na lista do menu. Para navegar traz de origem o Chromium (versão opensource do Google Chrome), mas pode-se instalar outros browsers se pretender (Firefox, Opera, etc).
Se nunca experimentou uma distribuição de Linux, esta não difere as outras baseadas em Debian/Ubuntu. Faz o download do ficheiro iso, grava num dvd ou através duma pen (requer programa de instalação específico ou conhecimentos mais alargados) e experimenta sem necessitar instalar. Se gostar, pode instalar em paralelo com Windows e quando ligar o PC poderá escolher arrancar com o Linux ou com o Windows.
Ainda hoje tenho o Peppermint instalado num pIII e corre muito bem. É realmente uma distro muito leve e competente à imagem da sua progenitora (Debian).
1) Manutenção/Suporte
o Lubuntu 14.04 vai estar disponível dia 17 de abril
[ Lubuntu 14.04 LTS Beta 1 … hoje ]
e com suporte até abril de 2019.
https://wiki.ubuntu.com/LTS
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Ubuntu_releases#Table_of_versions
já saiu 【ツ】
é ir lá ‘comprar’
e só se voltam a chatear em 2019
[ ou.. quando a máquina morrer ]
http://tmblr.co/Z1n6Yy18gtH6W
Eu até gosto das insterfaces *Buntu (Lubuntu, kubuntu e até mesmo Ubuntu). Chato mesmo, são os bugs que teimam a aparecer constantemente, mesmo nas versões LTS. Usei até a pouco tempo Ububtu 12.04, e sinceramente fartei-me. Pode ser baseado em Debian, mas a estabilididade está longe de um Debian puro. Até quando a Canonical vai continuar com a teimosia de panel*rices, e com o verdadeiro spyware que não tem outro nome. Este tinha tudo para ser um sucesso, e acho que vai cada vez mais continuar a ser um fiasco.
Uso Ubuntu 12.04 há alguns meses de forma diária (migrei de vez após tentativas frustradas de instalar o 8) em 2 máquinas e está super estável… nos primeiros tempos da 12.04 os bugs eram uma constante. Conto actualizar só quando ele me avisar
ps: tenho um portátil que veio com a 12.04 de fábrica e foi isso que me fez acelerar a migração do desktop
Não posso arriscar mudar para este ou outro linux.
Na verdade ate pagava a alguém me pusesse uma aplicação que tenho em windows no linux. É afinal a unica coisa que me prende ao xp…
Se há por aqui alguem com conhecimentos para isso que me contate … Obrigado.
E qual é a aplicação?
Convém dizeres…
boas, estava a pensar mudar para linux; tenho um asus eeepc 1050h com 1g de ram e processador atom… como sou novo nestas andanças, que aconselham? Lubuntu ou Xubuntu? Tenho lido sobre isto e penso que são os mais leves… Alguém já teve alguma experiência? Convinha alguma estabilidade, o netbook é usado para trabalhar em texto e internet, essencialmente… obrigado!
eu gosto mais do lubuntu
mas experimenta ambos com liveUSB
http://www.ubuntu.com/download/desktop/create-a-usb-stick-on-windows
tens as versões 14.04 beta dos dois
em http://tmblr.co/Z1n6Yy18gtH6W
ou
http://xubuntu.org/getxubuntu/ 13.10 ou 12.04 LTS
https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/GetLubuntu 13.10
muito obrigado! 😉
Pessoalmente apostava em Debian com o LXDE como ambiente gráfico, o mesmo que usa o Lubuntu. Mas é só a minha opinião pessoal, uma vez que não sou grande adepto de distros muito customizadas como é o caso de Ubunto e todos os seus derivados.
Se o XP sai de cena, entra o 7 ou o 8. Mas algum utilizador normal vai instalar linux na máquina? De que planeta é que vocês são?
50PCs * 250€ por licença=12500€…. Não vale mesmo a pena.
O governo alemão usa no parlamento ubuntu por exemplo.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters
250€ por licença? Mas a caixa vem com barras de ouro?
mesmo sendo 150€ são 7500€ em licensas…. é mesmo muito dinheiro. Mais vale investir 0€ e ter a mesma coisa. Se algum software for incompativel, pode-se sempre gastar pouco dinheiro para suporte profissional, tipo redhat, ou em portugal a caixa magica, para tratar disso.
Existe 1001 maneiras de dar a volta a isto, mas as pessoas estão tão habituadas ao “sistema operativo” da microsoft que dizem que Linux (nem sabem o que é uma distro) é bosta.
A lista que te enviei, está claramente uma razão da escolha de um SO baseado em Linux que tenha licensa gratuita e livre. OpenSUSE, SUSE enterprise, Ubuntu, Debian foram as mais escolhidas. Eu se fosse dono de uma empresa e se tivesse 2 opções: – gastar 1000€ para um software correr numa plataforma gratuita ou Gastar 7500€ em licensas do sistema operativo, preferia os 1000€. Além disso, sei que o suporte não vai acabar, porque sempre posso fazer upgrade com scripts muito faceis de usar a N máquinas.
No que toca a windows, para mim, não é robusto, nem de perto flexivel. Microsoft apenas dita as regras e o que devemos e não devemos de fazer no SO deles.
Qual é o melhor? Mais fiável? Economicamente mais aplicável? pois… é lixado compreender o poder do OpenSource e do Free Software quando estámos habituados a pagar “coisas abstratar”.
No final de contas apenas queremos um programa que funcione …
http://www.computersoftwareplus.com/fqc-06913
150 vá.
quando o windows 7 saíu lembro-me que o pro custava 400€!!
Estou a tentar instalar o lubuntu 13.10 numa máquina com o chip SiS630, e nem o liveCD carrega. E a máquina está a trabalhar com o Mint 12.10 lxde (serve, conjuntamente com outras 5, para dar aulas de TIC num ATL de 1º ciclo). Queria era experimentar outra distribuição para perceber se havia ganhos.
Alguma ideia?
Não sei quais são os teus conhecimentos de Linux mas tenta arrancar com o VESA (driver gráfico básico) e depois de instalado tens de fazer um workaround. Deixo aqui o link para o driver para esse chip. As instruções estão no pacote.
https://drive.google.com/file/d/0B4Mepj8OW95fYjVHZngySUtWLW8/edit?usp=sharing
Pode ser ainda que não estejas a arrancar com o kernel indicado para essa maquina, mas sem mais detalhes é muito difícil ajudar.
Já agora aqui fica o link para mais info acerca das principais distribuições de GNU/Linux.
http://distrowatch.com/dwres.php?resource=major
Isto era uma solução maravilhosa, se consegui-se ligar ao domínio windows de forma aos utilizadores ligarem-se e terem acesso às suas áreas de rede. É possível??
Sim é possível. Pessoalmente utilizo todos os dias na minha rede composta por várias máquinas Windows, Linux e até Plan9. Deixo o link em baixo para mais info.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_(servidor)
Ruwindows XP e Gnu/Linux Lubuntu melhorou sua ida para para o melhor SO.