Lock8 – Segurança electrónica para a sua bicicleta
Há imensos sistemas que hoje podemos colocar nos nossos bens com intuito de os defender contra roubos. A tecnologia está num ponto onde o smartphone combinado com pequenos dispositivos com antenas Wireless, permite travar o roubo ou indicar onde está o objecto roubado.
As bicicletas, pela grande procura e por ser um desporto muito praticado, são alvo dos larápios, pois uma bicicleta pode facilmente custar 4 mil, 6 mil ou 10 mil euros. Lock8 é a solução para quem precisa de cuidados de segurança na sua bike!
O Lock8 é um dispositivo de segurança desenvolvido por uma empresa start-up alemã e já foi premiado em eventos tecnológicos. Basicamente o que este dispositivo faz é monitorizar a bicicleta com recurso a um conjunto de sensores. Estes sensores identificam movimentos suspeitos que desencadeiam notificações a serem enviadas ao proprietário do veículo, acerca do que se está a passar.
Mas como pode um sistema identificar possíveis furtos?
Actualmente é já comum utilizar a bicicleta para o dia-a-dia, muito para além da prática de desporto. As pessoas nas grandes cidades já têm alguns sítios construídos para deixar a sua bicicleta e costumam passar um cadeado para impedir o furto da mesma. Uma das técnicas que o larápios usam é o congelar o sistema de fecho até este ficar danificado, usando para isso bombas de CO2. O Lock8 tem sensores de temperatura que detectam esta técnica.
O Lock8 tem também sensores de movimento e detectam as vibrações, passando essa informação ao proprietário.
O equipamento é totalmente controlado por meio electrónico. Tudo está centralizado no smartphone do utilizador que, depois de descarregar a app que controla o Lock8, usa-a como chave para abrir o cadeado electrónico. Também na app há uma série de aspectos que podem ser parametrizados.
Em caso de alarme, o dispositivo dispara um som a 120dB que vai levar o larápio a desistir do crime. Se por outro lado, o larápio concretizar o furto, será seguido por GPS, tecnologia inserida no Lock8 presente na bicicleta.
Este é mais um bom exemplo do que pode ser desenvolvido e que traz a cada um de nós segurança a um preço acessível e com funcionalidades modernas e práticas, no bolso de qualquer pessoa via smartphone. Mais um cenário onde o smartphone tem um papel activo.
O projecto encontra-se em fase de angariação de fundos para haja viabilidade na comercialização do produto, no KickStarter. Falta pouco mais de 2 semanas para o prazo terminar e cerca de 10% do montante total para que o produto veja a luz do dia. Se pretender reservar já um, pode fazê-lo por £89 + £7 (portes), cerca de 115€.
Homepage: Lock8
Este artigo tem mais de um ano
é mais caro que a minha bicicleta…
“Se por outro lado, o larápio concretizar o furto, será seguido por GPS, tecnologia inserida no Lock8 presente na bicicleta.”
Se rebentarem com o cadeado e o deixarem no sítio não adianta muito seguir por GPS…
O sistema está agarrado à bike de uma forma que não é fácil escavacar aquilo e está separado do cabo, o cabo pode ficar lá, mas o dispositivo continua agarrado à bike.
Existe um dispositivo altamente “high-tech” que até a NASA tem para fazer “Jamming” do sinal e que quem quiser fanar a bike consegue usar… chama-se martelo!!
Inventem um cena que se possa dissimular ou colocar dentro do quadro da bicla e depois venham então falar de veradeiras inivações… uteis!!!
Que pena, não tenho aqui o link, mas existe um vídeo onde testaram 5 dos melhores cadeados do mundo, alguns na ordem dos 500 dólares, sabes quantos aguentaram? ZERO.
Esse é a mesma coisa, ou então, por meia duzia de tostões, compras um jammer GPS/GSM e o serviço fica feito na mesma.
Está provado que ainda não existe nenhuma solução fiável para motociclos e bicicletas.
As companhias que vendem esses cadeados caríssimos, têm também um seguro, se a bicicleta for roubada pagam X euros (consoante o valor da bicicleta).
A piada… é que em letras miudinhas dizem que não pagam se o cadeado for “rebentado” usando a força bruta. Ora… então em que ficamos? LLLOLLLL 🙂 🙂 🙂
Thank you for the great article and the link to our Kickstarter campaign!
Regards,
LOCK8 Team (Berlin)
Que grande “canhota”…O dispositivo de gps deveria ser minusculo e até invisivél…lol