Queres ser um iOS Developer?
Por Ivan Cantarino para o Pplware
iOS Developer, ou seja, iPhone Operating System Developer (Desenvolvedor/programador do sistema operativo do iPhone), é o nome dado à pessoa que se dedica ao desenvolvimento e criação de aplicações para iPhone, iPad e iPod Touch.
Alguma vez se questionou quais os requisitos e ferramentas necessários para desenvolver e criar aplicações para os iDevices da Apple?
Nesta iniciativa, vamos ensinar quais os requisitos necessários, processos de iniciação, dicas e até criar connosco uma aplicação básica passo-a-passo com esclarecimentos de dúvidas. Ainda terá a oportunidade de aprender como se faz a submissão das suas aplicações para a AppStore.
Começando com um pouco de história e recuando a 6 de Março de 2008, data em que foi disponibilizada a ferramenta necessária para o iOS Development, o iPhone SDK (Software Development Kit).
A partir dessa data ficou disponível o desenvolvimento e criação das aplicações para iPhone, sendo que somente com o lançamento do iPhone 3G a Apple lança a Apple Store, loja online de aplicativos e jogos desenvolvidos por terceiros.
Requisitos
Como é óbvio, existem requisitos mínimos para te tornares num iOS Developer.
- Seres portador de um Mac com processador Intel;
- Teres o Mac OS X 10.7 – LION, ou qualquer versão mais recente a correr no teu Mac. Qualquer outro sistema operativo, incluindo o Microsoft Windows não são suportados pelas ferramentas de iOS Development. Versões anteriores ao Mac OS X 10.7, não são aconselhadas para desenvolver aplicações, pois pode haver erros de suporte das ferramentas;
- Teres uma conta na Apple de iOS Developer (verás mais à frente passo-a-passo como criar uma);
- Conheceres uma linguagem de programação, por exemplo, C, C++, C#, Java, JavaScript, Ruby, Python , isto porque o desenvolvimento em iOS utiliza uma linguagem única no meio, que não é utilizada em mais nenhum sistema, o Objective-C, que tem por base a linguagem C com funcionalidades e utilitários adicionados, daí que se tiveres bases de programação vais-te sentir melhor no meio e encontrarás certas parecenças.
Verificação dos teus componentes
Verificar se possuis processador Intel e com o OS X necessário
Clica no ícone da maçã no topo superior esquerdo e abre a opção “Acerca deste Mac”
Download do iOS SDK ( Xcode)
Possuindo a versão do Mac OS X superior ou igual ao 10.7, poderás abrir a AppStore do teu Mac e, no separador “Em Destaque”, na barra lateral direita clica em “App Development”
Agora instala o Xcode mais atual (se já tinhas instalado, verifica se tens o update mais recente).
Podes também na caixa de pesquisa, pesquisar “Xcode”.
O Xcode é a ferramenta essencial para desenvolver e criar aplicações para iDevices, possuindo integralmente ferramentas como iOS Simulator, que serve para emular as tuas aplicações no iPhone ou iPad virtual.
Registo como iOS Developer
Agora vamos à parte fundamental e necessária. Vamos registar-nos como iOS Developers, para que tenhamos acesso a informações úteis, como Sample Codes e o iOS Library, que nos ajudam a resolver dúvidas que nos vão surgindo à posteriori.
Registarmo-nos como iOS Developers é importante não só pelas razões acima referidas, mas também para podermos testar as nossas Apps nos nossos iDevices físicos e realizarmos as devidas submissões à AppStore.
Para o desenvolvimento e criação das Apps, o serviço é totalmente gratuito, mas, para as testarmos nos nossos aparelhos, realizarmos as submissões e termos acesso às versões BETA do iOS e/ou Mac OS X (mediante o registo) é necessário realizar o pagamento de $99,00 (cerca de 75€), o que nesta fase não é preciso.
Para tal acedemos ao site: http://developer.apple.com
Cliquem em iOS Dev Center
Iniciem o registo na barra superior, clicando onde diz Register, e preenchendo o respetivo formulário
Após realizarem o registo com sucesso e ,se não tiverem realizado o devido download do Xcode, podem realizar o mesmo nesta página clicando em Downloads e instalar o programa.
Conclusão
A partir de agora, já reúnes todas as condições e requisitos para te tornares num iOS Developer. Já possuis a ferramenta de trabalho, estas registado como iOS Developer, podendo assim pesquisar livremente formulários e vídeos no site de Developers da Apple, para que possas alimentar a tua cultura informática e, quem sabe, criares uma aplicação única.
Semanalmente, vamos criar uma App, evoluindo-a progressivamente, com os devidos esquemas, esclarecimentos e informações úteis para te iniciares neste mundo único.
O próximo capítulo faremos uma abordagem geral ao Xcode explicando os devidos layouts e iniciaremos a aplicação , evoluindo-a progressivamente.
Qualquer dúvida ou questão, podem usar os comentários que iremos responder ao solicitado
Este artigo tem mais de um ano
Matéria muito interessante e bem abordada!
Obrigado Renato.
Feedbacks positivos são o que motiva estas iniciativas a perdurarem, com o objectivo de ajudar.
😉
Esta ferramenta ajuda a criar simples apps: http://iphoneappmobile.blogspot.pt/
O Xcode tem umas “manhãs” engraçadas, então na parte de submissão…
Quando temos de fazer o archive da APP, por exemplo, termos de ter seleccionado o “iOS device”, ou então quando temos bibliotecas criadas por nós termos de andar a colocar tudo a recursivo… ehehe nada que umas horas a partir pedra não resolva.
Parabéns por esta iniciativa 🙂
Umas manhãs?????
Sim realmente tem algumas, mas não muito complicadas, apenas tens de selecionar determinados parâmetros, mediante o teu projecto a submeter.
Em posts posteriores vamos abordar essas temáticas mais pormenorizadamente!!
Ainda não perceberam a diferença entre “manhãs” e “manhas” 🙂
Sim, já tinha percebido no início, simplesmente quis responder ao comentário do @Miguel
Foi engano 😀
Podemos alterar “pequenos pormenores” se for necessário… eheh
Nice. vou acompanhar.
Não é preciso pagar uma anualidade ?
Para desenvolver aplicações não. Para submeter à App Store sim.
Exatamente, conforme foi referido no artigo.
Em artigos posteriores vou abordar mais comodamente explicando os passos e conceitos de cada Developer e os packs que a Apple dispõe.
Podiam indicar o link para fazer download do OSx 10.9, para programador ? É que não consigo encontrar no site da apple.
Cumps!
Como assim?
Download do Mac OS X?
Supondo que possuis um Mac, vais à AppStore do teu mac e no separador
‘Top Mais’, é o primeiro artigo.
Mac OS X 10.9 com o custo de 17,99€ e para breve sairá o
Mac OS X Mavericks.
Espero ter ajudado.
P.S. aconselho a comprares os cartões da fnac da appstore para realizares compras assim escusas de adicionar os teus cartões bancários para compras menores como é o caso.
Vendem cartões com o saldo máximo de 50€.
só é pena que para se aprender iOS dev se tenha de ser rico. que paneleirice ridícula não lançarem o OSX para “pc’s normais”…
Para aprender não precisas de ser rico, basta usares uma máquina virtual IOS instalas o Xcode e pronto…
Eu não sou rico nenhum e possuo dispositivos Apple, e mais que um.
É preciso sim um pouco de paciência em amealhar dinheiro , mediante as disponibilidades de cada um.
Agora também há aqueles que compram iDevices, não pela sua utilidade (como é o meu caso), mas sim porque é um produto IN 😉
Arranjas Macs por pouco mais de 600 euros!
Exacto!
E já com bom hardware…
Podias me indicar onde comprar? e quais os melhores dentro desse preço, estou interessado em comprar um, mas usado tendo em conta ao custo.
Aconselho-te pesquisares no fabuloso site
http://www.imaculado.net
É um site de usados da Apple a excelentes preços, dá uma vista de olhos mediante as tuas possibilidades, te garanto que jamais de arrependerás.
O que achas deste “http://www.imaculado.net/2013/08/05/vendo-macbook-pro-15-14/” enviei e-mail ao vendedor, quero ver o melhor “risco junto da dobradiça do ecrã na face exterior.” mas se nao for nada de grave, acho q faco negocio!
Por esse preço acho que consegues arranjar um pouco melhor, ou então tenta negociar com o vendedor.
Um iMac está fora de hipóteses para ti? ou preferes mesmo MacBook ?
Às vezes arranja-se grandes negócios com iMacs, visto serem de baixa portabilidade.
Já eu estou a negociar nesse WebSite um Apple Cinema Display, pois vai-me dar muito jeito extra espaço para trabalhar.
Rui Palmeira a falta de visão pode levar-te a pensar assim. Conheço alguns developers, pequenos, que compraram equipamento usado, barato e hoje, por pouco mais de 800 euros.
Um deles comprou um Macbook usado em boas condições de 2011 por 600 euros, um de 13″. Um iPhone 4S por 200 euros e um iPad 2 por 150 euros.
No total gastou 950 euros nesses 3 equipamentos. Hoje já deve ter esse material pago e mais que pago.
programar para apple é sempre bom , é uma empresa que da muita liberdade aquém la trabalha .
por acaso tenho pena de não poder desenvolver para ios visto não ter nenhum Mac. Talvez tente algo em android mas agradava-me mais ios porque normalmente consegue-se fazer mais dinheiro a vender aplicações para ele.
Podes desenvolver aplicações para Android.
Eu não comecei com iOS, mas sim em HTML, JavaScript, C++, VisualBasic, com conhecimentos básicos\medianos nessas línguas.
Mais tarde comecei a interessar-me pelo desenvolvimento para dispositivos móveis , e como não tinha um Mac, decidi desenvolver para Android, com o Adobe Dreamweaver em Windows.
O que tem de bom em Android Development é que podes testar nos teus devices, apenas basta passares o apk para o sd e instalar, já no iOS o sistema é diferente, mas muitíssimo mais completo que o desenvolvimento em Android.
Fornecem-te as ferramentas gratuitamente, sample codes e iOS Library que são de utilizade tremenda e consigo enquadrar-me bem melhor que no Adobe Dreamweaver.
Quando à submissão, a AppStore é anos luz mais à frente… Têm mais critérios de submissão mas o trabalho quando pronto é fenomenal.
Se algum dia tentar fazer algo, será no Android. Sinceramente, recuso-me a comprar um MAC porque para além de ter preços de carácter faraónico, não me ia servir para mais nada porque não sou daquele tipo de pessoas que acha o windows ou o linux um bicho de sete cabeças xD
O requesito é 100€ por ano… quem pode pagar que desenvolva. Eu gostava de fazer uma app free mas pagar por ela ahahah, claro…
Podes sempre desenvolver a tua App e mostrar-la a designers e empresas, quem sabe se não te compram os direitos da mesma?
Conheço um Developer que já ganhou umas coroas assim, desenvolvia as Apps e depois mostrava as ‘demos’, por assim dizer.
Programar para dispositivos Apple até poderia ser engraçado, não fossem essas restrições todas que a Apple coloca. Além de se ser obrigado a ter um dispositivo deles (e isso é o minimo dos problemas) é preciso pagar para se ter a aplicação na store (que não é assim tao pouco) ainda por cima se criarmos uma app gratis. E no final se a Apple gostar da nossa aplicação pode coloca-la nas proximas versões iOS ou MacOs sem pedir autorização e nem se quer pagar direitos de autor, e isto está nos Termos e condiçoes que somos obrigados aceitar se quisermos meter uma app na store… Se no final fizermos bem as contas não é qualquer pessoa que pode programar para Apple…Só é pena que no meio disto tudo se percam boas app e bons talentos.
Achas que 80 euros é assim tanto para ter acesso privilegiado a ferramentas e apoio, para rever e distribuir todas as tuas aplicação que podem simplesmente não ter qualquer rendimento, para pagar os custos que a loja tem para a sua aprovação? Esses 80 euros podem abarcar várias pessoas, por isso individualmente pode ser bem menos do que isso!
A Microsoft por sinal segue uma política parecida, cobrando até mais depois de atingir um determinado limite de aplicações grátis submetidas!
“no final se a Apple gostar da nossa aplicação pode coloca-la nas proximas versões iOS ou MacOs sem pedir autorização e nem se quer pagar direitos de autor”
Não sei o que queres dizer com isto mas desde que há sistemas operativos eles têm vindo a incorporar funcionalidades que iam aparecendo em aplicações. O ter de pagar depende da protecção que essas aplicações tinham com patentes e direitos registados, doutra forma só vai estar protegido da cópia de código e arte gráfica! Pegas em qualquer sistema actual e vais ver este tipo de coisas, não podes limitar-te a apontar o dedo à Apple
Como o @Nunes referiu, há empresas com mais de 4 programadores (sou conhecedor) e ambos fazem submissão pela mesma conta de Developer.
Fica bem mais barato e ambos têm recursos a todos os documentos e ferramentas.
Seria excelente artigos para newbies para eu começar a desenvolver com o XCODE 🙂
Aguardo mais artigos! +1
Nos próximos artigos vou ensinar a trabalhar com o Xcode, conhecimentos básicos e criação e uma aplicação simples à qual vamos evoluindo progressivamente.
Aprendi tudo sozinho, sem cursos superiores, portanto qualquer um com a dedicação necessária também consegue, pois eu não sou mais que ninguém
😉
Só agora, ao ler este comentário, é que reparei que foste mesmo tu que escreveste este artigo! Bom trabalho, continua! 😉
Hehe…
Obrigado pelo feedback positivo.
São estes que alimentam o nosso Ego e a vontade de ajudar e partilhar os nossos conhecimentos com os outros.
É a única moeda em troca 😉
Boas people, era das coisas que mais adorava era isto, mas um dos principais requesitos é mesmo um MAC. 🙁
Vai ao http://www.imaculado.net
É um site de usados da Apple com excelentes oportunidades de negócio!
Quem sabe não encontras uma pechincha mediante o teu orçamento.
Mencionaram que uma maquina virtual seria possível programar para ios..
É mesmo necessário ter um Mac ou uma maquina virtual com Mac OS pode servir (se é que é possivel, pois nunca experimentei com Mac…)?
Obrigado
ja ouviste falar em hackintosh?
resumindo: comprar hardware especifico e depois instalas o mac os x.
dá uma vista de olhos ai
http://lifehacker.com/tag/hackintosh
eu começei com maquinas virtuais, mas só aparecem problemas.
o melhor é ou tens o mac ou constrois um
“Conheceres uma linguagem de programação, por exemplo, C, C++, C#, Java, JavaScript, Ruby, Python , isto porque o desenvolvimento em iOS utiliza uma linguagem única no meio, que não é utilizada em mais nenhum sistema, o Objective-C, que tem por base a linguagem C,…”
Tudo isto ou conheceres apenas uma ferramenta CASE, única no rápido desenvolvimento de aplicações Mobile (Android / WinDows 8,CE,…) : Ou seja, WinDev Mobile.
Fala-me mais sobre isto das ” ferramenta CASE”.
Vantagens?Desvantagens? Curva de aprendizagem?
Obg
Encontra a resposta nestes link’s:
http://www.windev.com/windevmobile/index.html
http://www.windev.com/windevmobile/ebook/index.html
Digamos que se pode programar sem saber qualquer uma das linguagens acima referidas.
Cmps.
Sim, mas no iOS Development a linguagem de programação é Objective-C, portanto o mencionado ‘WinDev Mobile’, não te vai ajudar aqui…
Já em desenvolvimento para Android acredito que seja mais simples.
Eu programava para Android com o Adobe Dreamweaver e às vezes o meu cérebro dava nó… literalmente!
Para quê saber um pouco de tudo quando se pode ter uma ferramenta que (e sem saber qualquer uma das linguagens acima referidas) se pode programar.
E sem nós no cérebro, pois esta ferramenta é totalmente WYSIWYG e cobre a totalidade do ciclo de vida de uma aplicação, desde a análise à entrada em produção (documentação aplicacional incluída).
Encontra a resposta nestes link’s: (Android / iOS,…)
http://www.windev.com/windevmobile/index.html
http://www.windev.com/windevmobile/ebook/index.html
Cmps.
Nota:
Esqueci-me de frisar que a mesma aplicação pode ter mais do que uma Configuração (p.ex. Android e iOS) sem mudar uma virgula, e com a facilidade de ancoragem, a mesma aplicação corre tanto num smartphone como num tablet sem ter de alterar nada ou mesmo validar qual o tipo de equipamento em que a aplicação está a correr.
Desculpa lá mas estás errado.
Isso de programar em Android e iOS sem mudar uma vírgula é falso, pois as linguagens são totalmente diferentes.
Já agora tenta criar uma App dessa forma e depois tenta submeter-la à Appstore e depois diz-me algo Ok?
Quanto ao saber umas línguas, que te adianta saberes criar umas Apps nesse programa sem saberes ler e escrever em programação?
Se tiveres um Bug que precises de correr a programação linha-a-linha como já me aconteceu e não souberes linguagens de programação ficas totalmente empancado.
Amigo Ivan, com todo o respeito, e antes de me chamar mentiroso, o que no mínimo não é simpático, aconselho a conhecer o que falo. Entretanto, e para trabalhar com uma ferramenta de desenvolvimento de software é óbvio que terá de conhecer programação, assim como a linguagem proprietária da ferramenta pois é basilar e não referi isso, apenas frisei que não necessitava de conhecer todas as linguagens anunciadas pelo artigo, pois falamos de ferramentas de geração com uma linguagem própria.
Em relação à geração de uma mesma aplicação para duas plataformas diferentes, referi que são duas configurações diferentes dentro de um mesmo projecto, aconselho leitura da ferramenta.
Em relação ao debug, esse é sempre possível visualmente e em modo de testes. step by step, or ever.
Aqui fica um video explicativo (em Francês) de como ter um projecto a gerar para duas plataformas distintas (Android e iOS).
http://www.pcsoft-windev-webdev.com/videos17/tdftech2012/multiplateforme/index.html
Cmps.
Não confundas coisas!
Em primeiro não chamei mentiroso a ninguém e segundo eu referi as linguas que deviam ter como base e não como requisito, basta serem conhecedores de uma língua para se conseguirem enquadrar com os futuros tópicos do Xcode (Objective-C).
Quanto às línguas que referi, às quais sou conhecedor já é problema/filosofia minha!
Quantas mais souber melhor… Se não partilhas da mesma opinião tudo bem, respeito!
Tens 3 problemas se usares exclusivamente esse tipo de ferramentas, e não te importares em perceber a linguagem e as APIs de cada sistema!
Se tiveres problemas com erros criados ao rodar num dos sistemas (o que de certeza acaba por acontecer) vais ter muita dificuldade em perceber e resolver de forma fácil.
Não vais tirar partido de tudo o que cada sistema pode dar pois ficas-te pelo mínimo denominador comum, para além do código ficar pouco optimizado o que poderá levar a problemas de resposta e gasto de recursos!
E por fim, andarás sempre atrasado e dependente de que quem desenvolve essas ferramentas inclua o suporte para as mais recentes APIs de cada sistema, o que significa que hipoteticamente a tua aplicação pode deixar de funcionar com uma nova versão do sistema!
Essa questão assusta-me, pois essa visão leva-me a pensar que daqui a mais uns anitos, e com a rápida evolução da tecnologia, terei no mínimo que conhecer talvez umas 20 linguagens para que possa usufruir de todos os recursos para aplicar nas novidades tecnológicas.
Questão prática: (e não me refiro a fazer aplicações dummy’s como muitas que proliferam nas App Stores).
Quanto tempo necessito para fazer uma pequena aplicação utilizando macro código de uma ferramenta de desenvolvimento e qual é o tempo que necessito para programar linha-a-linha (já não falando da necessidade em conhecer linguagens como o JAVA, C, .NET., etc., necessárias para complementar o pretendido para determinada aplicação).
Exemplo prático, o tempo investido na conversão de uma grid convencional (constante de uma página web) para convertê-la para AJAX, apenas necessito de informar uma check Box para que, e a partir desse momento possa usufruir desta tecnologia, numa linguagem como o .NET, talvez no mínimo umas 40 linhas de código.
É uma questão de opção, e de investimento por parte de quem decide.
Em relação aos construtores de software e dependência destes, posso informar que em relação ao software referido, e ao longo de vários anos a esta parte, estes têm tido a preocupação de todos os anos lançarem uma nova versão, visando reflectir as mais recentes evoluções do mercado tecnológico (em relação a este tema só acompanha quem quer pois carece de custos para a sua actualização).
Não está sozinho, pois tem:
– suporte técnico gratuito
– fóruns de discussão
– repositórios de código disponibilizados por outros utilizadores (universo de mais de 100000 licenças apenas no mercado Francês)
– revista técnica trimestral + DVD (ultimas actualizações e goodies, tal como Templates p.ex.).
– …
Enfim, apenas uma opinião, pois para quem não conhece linguagens como .php, java, Objective-C,.NET, Visual C++, etc, posso dizer que já desenvolvi sites php, aplicações Java Interface, exe. Windows 32/64, Android, iOS,…
Até o RPG e o COBOL (linguagens nativas de Mainframes) têm ferramentas CASE no mercado e não é por isso que se encontram obsoletas ou mesmo deixam de aceder a outras funcionalidades do sistema, ou mesmo de aceder a outro universo de funcionalidades apenas acessíveis a ambientes WinDows, é tudo uma questão de mentalidade.
Não me leve a mal pois aqui (penso) apenas se pretende expressar opiniões.
Não levo a mal, por que haveria!!!
Mas o problema existe com os sistemas móveis que têm tido um ciclo de desenvolvimento muito rápido e necessitam de cuidado com a gestão de recursos! A questão que levantei não era contra o uso destas ferramentas mas o seu uso exclusivo e sem preocupação mínima sobre as APIs e linguagens de cada sistema. Ninguém precisa de se tornar um especialista em cada um deles, mas precisa de conhecer o mínimo sobre a “natureza das coisas”
Obviamente que tudo é possível, mas a questão que fica para quem tem de concorrer com outros é qual a qualidade do produto final!
Amigo Ivan, deduzo então que, quando me diz que estou errado e que ao frisar “que não mudo uma vírgula”, afirma que é falso, estou confuso, é isso. .
Amigo, sou completamente a favor da expansão do conhecimento desde muito cedo e posso adiantar que já vou com alguns anos de programação o que me permite ter um campo de visão um pouco alargado da coisa e quando se fala numa ferramenta CASE, é porque a sua opção assenta basicamente no ganho de tempo e dinheiro, agora para quem pretender brincar um pouco… completamente de acordo com a sua teoria.
Parabéns pela rubrica. Fantástico era mesmo isso que precisava.
Se estiverem associados a uma instituição de ensino subscrita ao programa iOS Developer University podem testar o software que desenvolverem em equipamentos físicos sem necessidade de efetuarem pagamentos. Isto é importante pois, apesar do emulador que vem com o xcode ser bastante competente, não é a mesma coisa do que testar em equipamentos físicos. Além disso não é recomendável fazer os testes com os utilizadores nos emuladores. Depois se quiserem submeter a vossa aplicação para a Apple Store, aí sim terão que pagar por essa submissão.
Por exemplo, docentes e estudantes do Instituto Politécnico de Leiria podem saber mais informações sobre este programa no endereço http://apple.ipleiria.pt/apple-ios-development/.
No iTunes U foi ainda disponibilizado um curso de introdução ao desenvolvimento em iOS por alguns docentes desta instituição: http://itunesu.ipleiria.pt/
Sim tens razão.
Já tive a oportunidade de ver esse curso disponível no iTunes, o que achei bastante interessante.
Já o livro que os autores desenvolveram (Desenvolvimento em iOS iPhone, iPad e iPod touch), fica um pouco aquém!
A poucos meses registei me como Apple developer pagando os 80euros e devo dizer que objective c é sem duvida a melhor linguagem que já trabalhei.
Todos os dias programo no Xcode e apesar de inda não ter nenhuma app na store, irei colocar futuramente alguma
Quando se conhece o Xcode vê-se a beleza do que é programar …
Olá Ivan Cantarino!
Estou gostando muito da rubrica e espero que as próximas continuem a ser interessantes como esta. Também estou a “tentar” dar o meu primeiro salta na programação, mas sou muito indeciso. Nestas férias de verão tenho ponderado muito entre Java (para Android) e C# (Windows Phone e Windows 8/8.1). Mas acho que estou chegando a uma conclusão: Java (para Android). DESTA NÃO POSSO ESCAPAR A MIM MESMO. Um dia também espero desenvolver para iOS/Mac OS, parece um sistema interessante… Voltando ao assunto, acho que tem um bom futuro na área, vamos ver!
Pplware | Pplware Kids
Olá Henrique 😉
Sim decididamente Java para Android, mas como referi em cima, dá uma olhadela com o Adobe DreamWeaver pois pode-te ajudar.
Na fnac encontrei uns manuais super interessantes de C# e de programação Android\Java que se quiseres posso-te dar os links em questão.
Eu sendo pouco conhecedor destes meios consegui desenvolver Apps com localização GPS e tudo com o DreamWeaver.
iOS para mim é o sistema móvel de eleição, quando começamos a explorar afincadamente o Xcode cada vez mais gostamos do ambiente e a utilidade das ferramentas é infinita.
Como citei acima, não possuo nenhum curso na área, somente por auto-didatismo e gosto pelas tecnologias em geral fui evoluindo neste mundo informático que parece não acabar, portanto com vontade tudo se consegue.
Estou disponível a ajudar toda gente.
Olá Ivan
Vou para o 9 ano e os exames vão estar aí, por isso não vou poder dedicar-me tanto, mas nas férias, quem sabe! Um dia espero aprender também objective-c, mas como tudo temos quis começar por algum lado. 🙂
Se puderes manda os links de faz favor.
Sim, irei dar uma olhada ao DreamWeaver.
Continua com um bom trabalho.
Cumprimentos,
“Temos que” *
Quando sai o próximo capitulo malta? 😀
Esta semana sai o 2º capítulo.
😉
Boa boa 😀
https://pplware.sapo.pt/apple/crie-facilmente-aplicaes-para-ios-android-wp8/
Boa noite.
Necessito para um projeto, um programador de IOS para desenvolver uma aplicação unicamente para IPAD.
Agradeço desde já o envio de portfólio e contactos.
Cumprimentos,
Rui Costa
Boa noite
Trabalho numa empresa de recrutamento especializado na área das TI’s e Telecomunicações .
No momento estou a realizar um processo de recrutamento nesta área para a zona de Lisboa, para contratação direta no cliente, ou seja, não é em regime de Outsourcing.
Caso conheçam alguém que queira abraçar um novo projeto profissional, poderá contatar-me através de eunice.teixeira@upgradem.pt
Deixo abaixo descritivo da função:
iOS Developer (m/f)
Lisboa
Requisitos
– Experiência em desenvolvimento com Objective-C e o iOS SDK;
– Conhecimentos em iOS frameworks e Objective-C;
– Conhecimento dos padrões de design de software iOS;
– Bons conhecimentos de UX/UI;
– Experiência em desenvolvimento mobile para iOS sob a plataforma Xamarin (preferencialmente).
Grata pela atenção dipensada,
Eunice Teixeira