Calligra 2.7 – Uma alternativa gratuita ao Microsoft Office
Quando se fala em suite de produtividade, não há nenhum produto que se compare ao Office da Microsoft. Apesar do mundo tecnológico estar hoje voltado para a cloud, a verdade é que as soluções totalmente web-based ainda não conseguem “fazer sombra” ao poderoso Microsoft Office, que hoje em dia conta também já com alguns serviços assentes na cloud (não esquecendo o Office 365).
Depois de apresentarmos aqui inicialmente o Calligra 2.6. RC, vamos conhecer quais as novidades do Calligra 2.7.
Calligra é uma suite de produtividade que pretende impor-se no Mundo opensource , colmatando a falha de algumas aplicações inexistentes no Libreoffice , chega mesmo a desafiar a suite mais conhecida do mundo que é desenvolvida pela Microsoft , com aplicações arrojadas e com um visual muito apelativo.
Calligra Author , trata-se de uma nova aplicação para os amantes da escrita , ideal para escritores de livros .
Calligra Words , é o equivalente ao Word e ao Write respectivamente da Microsoft e Libreoffice , esta aplicação ganhou o prémio da melhor aplicação escrita para o KDE no ano passado , na cerimonia que se realiza todos os anos nos meses de verão para a atribuição dos prémios para as equipas que desenvolvem para o KDE
Braindump é uma ferramenta para tomar notas e organizar os nossos projectos mais ambiciosos , permite a inclusão de imagens
Flow , esta aplicação está integrada com todas as outras aplicações desta suite e proporciona a criação de organogramas de varia ordem
Karbon , é uma ferramenta vectorial , que permite a criação de cliparts , logos , capas ilustradas ou mesmo imagens vectoriais puras .
Kexi , é um criador de banco de dados visual esta ferramenta pode ser usado para a criação de aplicativos do banco de dados, a inserção e edição de dados, realizando consultas e processamento de dados.
Os formulários podem ser criados para fornecer uma interface personalizada para os seus dados.
Todos os objetos de banco de dados ,tabelas, consultas, formulários, relatórios ,são armazenadas no banco de dados, tornando mais fácil a partilha de dados e design.
Krita , é uma aplicação de desenho e pintura criativa, baseada na tecnologia Calligra , criar pinturas de arte, desenhos animados, arte conceitual ou texturas , esta ferramenta suporta diversos formatos para além do formato nativo
Plan , é uma ferramenta de gestão de de projectos , esta ferramenta é ideal para gerir projectos moderadamente grandes com vários tipos de recursos.
Stage , muito havia para dizer desta excepcional ferramenta , ela destina-se a fazer apresentações tal como o powerpoint da Microsoft
Sheets , é a aplicação de calculo desta suite , alguns bugs foram solucionados nesta nova versão , um deles dava-se quando recorria-mos a calculo automático seleccionando várias células .
Novidades no Calligra 2.7
O Calligra 2.7, que na verdade é o Calligra 2.7.1 inclui um conjunto de novidades interessantes.
- O Calligra Words tem uma nova interface ao nível da toolbox. Além disso existem novas funcionalidades para manipular formas, o que simplifica em muito o trabalho do utilizador.Os estilos são agora também ordenados de acordo com a solicitação/utilização dos mesmos.
- O Calligra Author tem agora suporte para o formato EPUB3, sendo que podemos exportar formulas e conteúdos multimédia para ebooks, usando o formato EPUB. Existem também novidades no suporte para book covers usando imagnes.
Há também melhorias significativas na importação de .docx.
- O Calligra Sheets passa a usar também a nova interface da toolbox (usada também no Calligra Words).
- Novidades também no Plan, que tem melhorias no agendamento de tarefas e tem também novos filtros de exportação para OpenDocument Spreadsheet (ODS) e CSV.
- No Calligra Shape há também melhorias significativas ao nível do editor
Todas as novidades desta versão podem ser vistas aqui.
Esta é sem duvida uma suite de eleição, para quem pretende algo parecido com o Microsoft Office…mas gratuito. Com esta suite conseguimos fazer quase todos os trabalhos que fazemos no Microsoft Office e as novidades desta versão vêm ajudar ainda mais na usabilidade da plataforma. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Licença: LGPL-2+
Sistemas Operativos: Windows / MacOS
Download: Calligra 2.7
Homepage: Calligra
Este artigo tem mais de um ano
Aproveito para deixar aqui uma questão: Qual a melhor opção para fazer esquemas/organogramas/fluxogramas?
Pretendia fazer uns posters relativos a algumas redes pessoais (o esquema da rede), mas geralmente as opções que encontro levam-me a optar por fazer as coisas à mão no Photoshop ou outros.
Eu costumo usar este na cloud https://www.draw.io/
mas existe também alternativas offline https://projects.gnome.org/dia/
Microsoft visio
LibreOffice Draw, mais barato… e compatível com vsd.
yEd grátis e muito bom 🙂
LucidChart for Google Chrome.
Está em Português?
Normalmente o software opensource está em todas as línguas… se não estiver podes dar a tua contribuição.
Disponível no Ubuntu .
Para estiver interessado clique no seguinte link , vai abrir uma janela colocar a questão se quer ou não instalar o programa , este programa vai instalar pacotes do KDE visto que é um programa baseado na interface gráfica do KDE .
http://tinyurl.com/calligraUbuntu
ouve um erro este é link correcto
http://tinyurl.com/calligraUbuntu1
Para mim o Office nunca deixou de ser gratuito, e para a maior parte dos users deste site deve ser igual, digo eu…
nunca o foi…e quando se tornar…continuará a não o ser…
O Caligra tem uma base fantastica…QT.
Nesse aspecto não tem concorrência…que eu saiba no Mercado.
cmps
“Para mim o Office nunca deixou de ser gratuito, e para a maior parte dos users deste site deve ser igual, digo eu…”
A pirataria é um crime e ninguém poderá alegar seja o que fôr, para justificar actos criminosos.
As pessoas que praticam, promovem e defendem a copia ilegal de produtos e conteúdos são as responsáveis por grande parte da fragilidade económica das empresas que vendem esses produtos, pelo consequente desemprego e isso tem repercursões graves no sistema económico e financeiro do País. Pessoas com esse tipo de atitude, merecem inevitavelmente, pena de prisão, sem recurso e por muito tempo. porque são, sem qualquer margem de duvida CRIMINOSOS!
Ah, então é por isso que o país está falido.
Bandidos, andaram a piratear e agora quem paga somos nós. Pena de morte a esses bandalhos.
Não sigam links,
para ubuntu
sudo apt-get install calligra
Eu uso o Linux Mint, instalei e pelo repositório atualizei para português via repositorio.
Acho que para Ubuntu deve funcionar.
Procure por Calligra e na lista procure por Calligra-l10n-ptbr (Brasil) ou pt (Portugual).
Ao abrir o Calligra já estará em português.
porque ? o link que é comando reconhecido pelos browsers , essa ideia de utilizar sempre a linha para instalar tudo a muito que em linux não se precisa de utilizar.
basta um clique e já esta aparece um janela a perguntar se quer instalar o programa e com descrição de qual programa vai instalar e o programa é instalado através dos repositórios oficiais do ubuntu ” ver imagem http://postimg.org/image/gpyuk43nv/ ”
vê isto
https://wiki.ubuntu.com/AptUrl
Os sistemas GNU/Linux também são bastantes simples quando é para instalar programas dos repositórios oficiais .
Vejam se a versão da distribuição que estão a instalar é igual à que o Pedro está a falar. Provavelmente irão instalar a 2.6 e não a 2.7. Por exemplo, no LibeOffice, se a versão que vem com a distribuição é 4.0 a distribuição vai actualizando (via ppa) para 4.0.1, 4.0.2, etc e não passa para a 4.1. Para executar esse passo tem de ir buscar outra ppa.
Da última vez que usei o calligra estava muito instável e não usável. Espero que desta vez esteja melhor. O LibreOffice se for muito bem usado, não fica nada a dever ao M$Office.
tens a certeza do que dizes ou dizes por dizer. É que se souberes o que dizes agradecia a tua ajuda para converter ficheiros de excel para o libre sem perder formato e formulas, é que com a poupança quem se vai lixar é cá o mexilhão que vou ter de converter n de ficheiros até Dezembro e não me parece que vá conseguir.
Penso que a melhor alternativa ao MSOffice é o LibreOffice.
O melhor office acho eu é o libreoffice, pois, o calligra não abre extensões .doc ou .xls e outras…