Surface: Receitas da Microsoft muito abaixo do esperado
A forma mais comum das grandes empresas tomarem o pulso ao sucesso dos seus produtos é tendo em conta o volume de vendas e o retorno que as mesmas vendas trazem.
A Microsoft apresentou agora os números do retorno da venda do seu tablet Surface e os números vêm dar razão a todos os que indicaram que este dispositivo iria ficar aquém das expectativas de vendas e dos lucros associados.
Segundo s informação pública que a Microsoft disponibilizou para a Securities and Exchange Commission (agência federal dos Estados Unidos que detêm a responsabilidade primária pela aplicação das leis de títulos federais e a regulação do sector de valores mobiliários e outros mercados de valores electrónicos nos Estados Unidos), a receita associada às vendas do Surface RT ficaram-se apenas nos 853 milhões de dólares.
Estes números revelados agora referem-se às vendas de tablets da Microsoft, não sendo feita distinção sobre o modelo em causa (RT ou Pro) e abrangem o período entre o mês Outubro, altura do lançamento do Surface, e o fim do terceiro trimestre deste ano.
Não foram também referidos os números de unidades vendidas e por isso não é possível fazer uma distinção sobre os valores de vendas de cada um dos dois modelos, o que permitiria também fazer uma estimativa mais precisa.
No entanto estes números ficam um pouco longe do que a Microsoft esperaria vender e são mais uma confirmação de que este projecto não teve o sucesso que se esperaria.
Os analistas especulam que devem ter sido vendidos até agora cerca de 1.5 milhões de unidades do Surface RT e 400 mil do Surface Pro.
A razão da baixa de preço que a Microsoft aplicou ao Surface está associada a números de produção demasiado elevados e que levaram a que os stocks não fossem escoados. O próprio CEO da Microsoft, Steve Ballmer admitiu que as vendas do Surface ficaram longo do esperado.
Em termos monetários, estes números de venda do Surface ficaram longo das expectativas da Microsoft para este tablet. A empresa estimava uma receita na ordem dos 900 milhões.
Os números apresentados para a venda do Surface representam cerca de 4,4% da receita gerada pela Divisão Windows.
Para que entendam ainda mais estes números e vejam a sua real expressão, a despesa de Marketing e Vendas da Microsoft para o Windows rondou os mil milhões de dólares, reflectindo um aumento de 898 milhões associados primariamente com o Windows 8 e com o Surface.
Em resumo, a Microsoft gastou mais dinheiro a publicitar o Windows 8 e o Surface que a receita gerada pelo Surface.
Espera-se para muito breve alterações de fundo no Surface com a chegada de novos modelos com novos processadores e com outras novidades.
Vai a Microsoft conseguir transformar o Surface num sucesso?
Este artigo tem mais de um ano
O único que escapa é o surface pro, esse sim vale a pena o investimento.
O windows rt mais dia menos dia é para acabar na minha opinião, só veio desfragmentar mais o windows e fazer confusão às pessoas na hora de escolher.
fragmentar*
estudo na UC e recebi um mail da microsoft sobre uma campanha para escolas e universidades:
Surface RT (32GB) – €155+ IVA (PVP estimado €479)
Surface RT (32GB) + capa tátil – €196 + IVA (PVP estimado €579)
Surface RT (32GB) + capa teclado – €228 + IVA (PVP estimado €609)
Parece me entao que o produto esta a ser dificil de escoar
Essas contas não estão bem, com o IVA a 23%
PVP = €155 + IVA – € 190,65
Há qualquer coisa que não está a bater certo.
PVP = €155 + IVA = € 190,65
Já percebi. O teu PVP é fora da campanha. Penso que também irá baixar.
http://www.worten.pt/store/catalogsearch/result/?q=Surface
não o pvp estimado é para o publico em geral, esses 190 é o preço da promoção
Esses preços estimados receberam um corte de 150€ (cerca de 30%)há umas semanas. A campanha das escolas que previa um desconto na ordem dos 60% mas agora já só é uns 30%. Volta e meia há grandes superficies a fazer descontos de 20%, IVA, 30% e como tal já não é nada do outro mundo.
No entanto está a ser bem jogado pela MS. Eu trabalho numa escola e venderam uns 30 a pessoas que nem sabiam o que estavam a comprar…
Não está mal para um iPad killer – vender num trimestre o que a Apple vende numa semana (foram vendidos 14 milhões de iPads no trimestre que terminou a 30 de Junho)
Segundo a minha universidade este programa não se destina para o publico em geral (alunos e etc) mas sim apenas para a instituição.
Alguém me confirma isto?
ve este link, tem a informaçao toda
http://www.microsoft.com/portugal/educacao/Educacao.aspx?id=19
É assim mesmo. Só para a instituição. Eu memso liguei para a assistência da “store” microsoft Portugal. Se fores pertenceres a umauniversidade terás acesso a um desconto, mas não tão bom quanto este de 190€.
Logo este “desconto” não tem qualquer interesse para os comuns dos mortais que não teu uma instituição SUA para poder usufruir deste programa.
Sim mas as instituições se quiserem podem comprar para os alunos, professores e funcionários. Têm que pagar à instituição antes desta fazer a encomenda e depois esperar. A campanha foi prolongada até fim de setembro pois está a ter muita procura…
O problema do Surface é o modelo RT, que é demasiado caro para um tablet sem provas dadas no mercado, mas demasiado limitado para substituir um notebook.
A única vantagem do Windows face ao Android e iOS no mercado móvel, seria a possibilidade de correr todas as toneladas de aplicações Win32 criadas ao longo de décadas para este sistema operativo. No desktop, é esta a força do Windows. Como o RT é arquitectura ARM, só temos acesso às aplicações criadas para RT, que estão longe de serem brilhantes.
O Pro, sendo x86 tem muito potencial, só tem que baixar aquele preço.
Uma pequena correcção
” A empresa estimava uma receita na ordem dos 900 milhões”
Os 900 milhões não era a receita estimada, mas o valor que a Microsoft teve de declarar como prejuízo para reduzir os stocks de Surface RT que não consegue vender. Resumindo, a Microsoft tem muitos mais aparelhos por vender do que aqueles que foram vendidos, à volta de 2 milhões de aparelhos que nunca irão ser vendidos.
Quanto às vendas já ocorridas, dificilmente terão sido 1,5 + 0,4 milhões, só com grandes descontos é que esses números de vendas dão a receita declarada
mas só um tolinho é que vai comprar um fiasco desses, enfim a Microsoft deve andar com problemas de visão de mercado, mas digam-me lá: Aquilo vale o dinheiro que é pedido, comparando-o com produtos semelhantes e mais consistentes no mercado?
Sem querer estar a fazer de advogado da Microsoft, diz lá que produto mais consistente encontras no mercado a 190€?
Nem este encontras …
Abc
A nível de hardware arruma com a concorrência. A nível de software ou gostas ou não.
Acerca do “tolinho”… comprei 3 Android e aqui sim, sinto-me um tolinho ter gasto tanto dinheiro numa treta destas que passa a vida a encravar.
O erro foi criar o Surface RT. A Microsoft podia ter criado o Windows RT, mas seria para outras empresas poderem instalar nos tablets que produzem, género Android. Isto sem lançar um tablet próprio para essa versão.
Em relação ao Pro é uma boa aposta, a questão é que demorou um pouco a sair, e quase depois de sair soube-se que a Microsoft já está a preparar uma nova versão. Nesse sentido, muitos não vão investir agora, para depois sair um melhor.
Julgo que a nova versão do Surface Pro, vai correr muito melhor. E agora a Microsoft já “conhece” o mercado e saberá agir de outra forma, mais eficaz.
Acredito que a M$ está queimada, e isso foi o problema de não terem vendido. Porque os tablets da m$ (á exepção do teclado de pano) tem tudo para ser bem suceddida.
Se ao menos fizessem o surface a 180 ás pessoas comuns como fazem com as instituições….
(sim pela empresa posso encoemndar por 180€ um surface rt)
Todos falam mal do RT, mas o RT é para ser um tablet. Quando compram um iOS também não estão a comprar MacOS. Android não estão a comprar ChromeOS.
Eu tenho um RT e gosto bastante. Comprei-o por ser um tablet e é isso mesmo que ele é.
A campanha da Microsoft é só para as Instituições (Escolas e Universidades). No entanto a Microsoft contactou todas as Escolas e nós inclusivé, no sentido de divulgarmos pelos nossos alunos, professores e pessoal não docente, para o caso de estarem interessados. Até agora estimo adquirir uns 80 Surface Pro.
Quem é responsável pelo pagamento à Microsoft é a Escola (depois internamente tem de ver uma forma de receber essa quantia).
A garantia é obtida a partir do momento que o novo dono for registar num endereço web específico da própria Microsoft.
Mais informações contactem: 21 049 18 52 ou educacao@microsoft.com
David? Pela empresa até podes conseguir os tais 180€ pelo Surface RT sem capa (descontando o IVA do reembolso), mas não te esqueças que a empresa depois ou dá-te o terminal ou vende e sobre as vendas e posteriormente lucro apurado, há o IRC e os famigerados pagamentos por conta e pagamentos especiais de conta.
Em relação aos tablets e ao contrário do que pensam os fanboys da Apple, esta só tem uma quota de mercado de 28,3% de todos os tablets vendidos no 2º trimestre deste ano e num mercado que já dominaram. Só a título de exenplo, à um ano a Apple tinha 47% do mercado de tablets.
Os tablets android subiram até aos 67% de quota de mercado e o Windows fica apenas com 4,5%, correspondendo a 2,3 milhões de tablets vendidos (note-se, tablets que funcionam com o windows, não são só os surface).
As fontes referem-se ao IDC Americano:
http://www.strategyanalytics.com/default.aspx?mod=pressreleaseviewer&a0=5403
Outra estimativa que desconfio mais, é a de que os tablets vão ultrapassar as vendas de todos os PC em 2015, com mais de 300 milhões de terminais vendidos. Já ultrapassaram as vendas de portáteis muito recentemente.
Fonte:
http://www.technobuffalo.com/2013/05/28/tablets-to-outshippcs-idc-report/
Vendas (sales) são os números da Apple.
Os restante números são “shipments”, ou seja, enviados para distribuição. No caso do Microsoft Surface a diferença é importante porque só está a vender entre 1/4 e um 1/3 dos Surfades RT fabricados. Os 2,3 milhões de tablets Windows fabricados no trimestre que terminou a 30 de Junho, até podem ser quase todos Surface
Quanto aos tablets Android (shipments) superarem os iPad (vendas) já no primeiro trimestre se tinha verificado. O que ninguém conseguiu ainda perceber é o que está a suceder aos tablets Android, porque o tráfego na web em dispositivos Android não tem correspondido
A resposta é muito simples. Só os aparelhos topo de gama tem placa/sim incorporado, e nesse caso encontras quase todos os ipad (e por mim falo). No caso dos tablets mais baratos, normalmente Android, a maioria não tem placa própria, quando acede é através de uma rede wireless.
E como gestor digo-te, desculpa lá, mas confio muito mais nas vendas de uma empresa, até porque é fácil perceber quando a empresa está a mentir através relatório de contas, do que pelos terminais que ligam à internet!!!!!! Garanto-te que nem todos os terminais ligam à internet, ou o fazem pelas condições que te disse ou nem sequer acedem a redes, como no caso da fundação Microsoft que doou equipamentos para países carenciados de África e Ásia!
Microsoft um conselho. Deixem de andar a fazer mais um sistema para aqui e para ali. A menos que o sistema móvel seja integrado com o desktop tudo bem e não o contrario. Tablets (ainda que nao goste) usam-se para informação instantânea e sem mais clicks aqui e ali. Desktops, laptops e outros tops são feitos para trabalhos que requerem mais processamento. Nenhum de nos vai escrever um livro num Tablet. Se o fizerem boa sorte. Tentem melhorar o Windows Phone façam daquilo uma coisa mais bonita e atraente e vao ver que vão ter gente a comprar. Ate la… boa sorte
Windows Phone é para mim bonito e atraente. Se tivermos em atenção ao hardware da Nokia, então o atraente é ainda mais notório.
É tao atraente que tanto a google como a Apple seguiram o conceito de tornar mais “leve” o design dos seus SO.
Maior integração transversal que o windows não tens.
Os comentários neste post só provam que o marketing e a hype tem mta força eheh. Quase que metia a mão não fogo como mais de metade quem critica nunca teve um na mao durante uma semana ou duas :p
Nao estando a dizer que os outros tablets são bons ou maus.