Dica: Desabilitar os Hot Corners no Windows 8.1
A continuação da experiência de utilização do Windows 8.1, ainda que na versão Preview, tem dado a conhecer um sistema operativo já bastante maduro e com as funcionalidades que se esperavam que estivessem presentes.
A sua base, o Windows 8, está bem presente e não se deixa de sentir que é ele que faz este novo SO. O 8.1 tem algumas características suas, mas a maioria delas são melhorias ao que víamos já na versão anterior.
Hoje vamos conhecer mais uma pequena dica para tornarmos o Windows 8.1 ainda mais usável e adaptado à nossa vontade. Vamos aprender a desabilitar os Hot Corners no Windows 8.1.
A função dos Hot Corners permitem que os utilizadores do Windows 8 e do 8.1 acedam directamente a algumas funções especiais apenas apontando o rato para um dos quatro cantos do seu ecrã, estando a zona esquerda reservada às aplicações já abertas e a direita à Charm Bar.
Se muitos utilizadores apreciam esta funcionalidade, muitos há que a acham demasiado intrusiva e querem desabilitá-la para que não corram o risco de estar a querer fechar uma janela maximizada e acabar por chamar a Charm Bar.
Na versão 8 do Windows estes cantos estavam definidos de forma estática e não podiam ser desactivados, mas a Microsoft mudou esta definição e no Windows 8.1 podemos já desabilitar parte destes cantos, garantindo assim que não tropeçamos neles.
De notar que as configurações dp Windows apenas permite que os dois superiores são desabilitados, para que não deixe de haver acesso à Charm Bar e à lista de aplicações.
Como desabilitar os Hot Corners
Para aceder à definições que permitem activar ou desactivar esta função, devem pesquisar na Charm Bar por Settings ou aceder directamente aos PC Settings através da opção Settings da Charm Bar e depois a Change PC settings.
Na janela de definições que for aberta devem procurar a opção PC & devices na barra lateral esquerda.
Dentro dessa opção devem procurar agora, na mesma barra, por Corners & edges. Aí dentro vão encontrar a opção Corner navigation.
Vão estar disponíveis duas opções, cada uma referente à sua zona do ecrã, esquerda ou direita, podendo o utilizador activar ou desactivar as que pretender e assim colocar o Windows e a interacção do rato no ecrã de acordo com o que pretende.
Esta opção vem facilitar a utilização do rato no Ambiente de Trabalho tradicional e assim deixar o Windows um pouco mais simples de usar.
Homepage: Windos 8.1 Preview
Este artigo tem mais de um ano
Já vamos no 8.2 ???
“…Microsoft mudou esta definição e no Windows 8.2 podemos já desabilitar parte destes cantos…”
Ao ritmo que a coisa vai não deve faltar muito para se começar a falar no Windows 8.2, também conhecido por light blue.
Mas desta vez foi apenas uma pequena gralha minha!
Acontece. Não faz mal.
“…mudou esta definição e no Windows 8.2…” 🙂
Tá quase perfeito, só falta mesmo um menu iniciar, e pode ser que seja já este verão quando sair a versão RTM, que deixe o W7 de vez.
Pois eu o Windows 7 não largo tão cedo. O 8 ou 8.1 e se calhar o futuro 8.2 ainda não me entusiasmaram. Tenho-o num pc para ir vendo e brincando, mas para sério continua o 7.
Mas o menú iniciar no 8.1 até está interessante, eu gosto. É diferente do 7 mas tem o mesmo efeito.
O “menu iniciar” no 8 ou 8.1 têm exatamente o mesmo conceito. No Windows 8 no StartScreen só tinhas 2 tamanhos de icons e agora tens 4 (se a app suportar) e no All Apps no 8.1 consegues ordenar. Qual é a diferença que tem exatamente do 8? Relativamente ao 8 o que é que não te entusiasma que ainda te faça ficar no 7? (é uma pergunta honesta e não para iniciar uma flame war…)
Deixa lá. Na realidade estou um bocado cansado dos Windows. Agora virei Androidiano.
Vou vendo o 8 e o 8.1 só para me manter informado/actualizado como ex.técnico de computadores.
Quem não gosta de mudança que use o Windows 7. Alguns comentários são ridículos.. Pessoalmente acho que a Microsoft está a fazer um excelente trabalho, especialmente para quem dispõe de hardware para utilizar o Windows 8.
Sim para uns 10% ou menos, de portateis e de monitores com touch screen, agora sem isso não vejo qualquer vantagem. No 8 só vejo problemas de iniciar e desligar rápido de mais, incompatibilidade de programas, ambiente gráfico muito leve, utilzar menos recursos do sistema, etc, isto tudo são grandes falhas e desvantagens.
A utilização que fazes se gostas de estar maioritariamente no desktop é igual (praticamente sem tirar nem por do que tinhas no 7). Não percebi a tua frase: “No 8 só vejo problemas de iniciar e desligar rápido de mais, incompatibilidade de programas, ambiente gráfico muito leve, utilzar menos recursos do sistema, etc, isto tudo são grandes falhas e desvantagens.” Com exceção da incompatibilidade – que pode ocorrer em alguns programas que provavelmente já nem corriam no 7 -, o resto são só vantagens… ou li mal?
A desligar aparece por uns milisegundos “A encerrar” e eu não gosto disso. Também não gosto de ambientes gráficos muito secos, sem brilho, sem animação, deviam continuar a ser bonitos e agradáveis cheio de bonecada como no vista/7.
“…Alguns comentários são ridículos.”
Não há necessidade de observações deste género…
Referia-me na generalidade e nunca com a intenção de ofender. Há muito que leio as novidades (não só aqui no pplware) do desenvolvimento do windows e o que me dá a entender é que quem comenta não está a perceber a mudança suave feita pela microsoft para outro tipo de dispositivos. Parecem também não compreender que já uma grande percentagem do nucleo do windows é comum a todas as plataformas. Quando essa grande tarefa estiver 100% concluida vamos ter a mesma coisa num pc, portatil, pda, smartphone, tablet, etc etc .. é uma tarefa muito dificil e admiro a forma como está a ser encarada. O Windows 8 é um sucesso nessa mudança, mesmo sem ninguem gostar. Pessoalmente tenho um portatil (com windows 8) e admito que com o windows 7 sentia um sistema mais apropriado a este hardware. Adoro o Windows.Com o 8 continuo a fazer exatamente as mesmas coisas e da mesma maneira. é uma questão de hábito, até mesmo com a charm…
Lembro mais uma vez, não quis ofender ninguem com o que disse e peço desde já as minhas desculpas se o fiz. não era intenção.
Boas
ate gosto muito do layout nos telemoveis e tablets…agr para quem trabalha normalmente com teclado e rato, sem ter a parte do touch,… é de um gajo bater com a cabeça nas paredes….visto que perco muito mais tempo com este interface do windows do que a fazer o trabalho propriamente dito.
eu experimentei…gostei muito do desempenho(a meu ver muito mais rápido que o seven)…mas não me consegui ambientar com este “metro”
deveria de haver uma opção para o desativar completamente pr quem tem apenas um teclado/rato ao seu dispor.
nos primeiros tempos ainda tentei…tinha os atalhos vitais no ambiente de trabalho e tentava não me enganar pr ir parar ao “metro”…o “explorer/interface de pastas) é um horror…parece aqueles programas manhosos do office…cheios de icons e lixo…complicaram bastante.
de resto gostei bastante, mas acabei por formatar o 8 que vinha e meti um seven pirata, pk não me o vendiam com 7.
não me estou aqui a queixar ou assim mas apenas a dar a minha opinião.
para mim o sistema ideal ainda é o seven onde apenas preciso apenas do windows limpinho+ambiente de trabalho…para os ficheiros que estou a trabalhar no momento…mais a barra serch do iniciar…que foi a única coisa que o vista nos deu de jeito :)…e o seven a estabilidade .
talvez um dia quando os programas profissionais…que a malta usa em desktop…já vierem desenhadas pr este interface do metro este faça sentido…agr não dá!tk
para quem trabalha está em modo desktop 99.9% e aí não ha grande diferença entre o 8 e o 7, tecla windows nome do programa e enter nem olho para o menu novo que mesmo com touch não sei se é funcional
A experiência é praticamente a mesma e baseada em search (aliás como já podias fazer desde o Windows Vista). Se passas a maior parte do tempo no desktop, como diz o rui, é igual. E a utilização com teclado/rato é tão fluída como com touch. Se queres desativar o ambiente Modern usa uma app 3rd party das várias que existem – free e pagas – para esse efeito.
O windows esta mesmo a morrer, anda tudo a tentar alterar o windows é o botão iniciar é Hot Corners ou colocam os putos a ensinar os mais velhos a mexer com esta coisa, isto é de rir, é por isso que as vendas vão estão como estão. Ai Bill Gates este pessoal anda a arruinar a tua empresa.
As vendas estão como estão? Não querendo dizer que vai acontecer o mesmo, mas o teu comentário é igual ao de muitos quando saiu o Windows 95, depois o Windows 98 e o XP), pelo menos. E sempre que sai o seguinte o anterior é que é bom… O XP, apenas como exemplo, demorou quase 2 anos a ser massivamente adotado, por consumidores e empresas. A verdade é que as pessoas habituam-se, e isto aplica-se a praticamente tudo, desde telemóveis, tablets, PCs, etc…
Removento os hot corners, como é que se acede ao botão para ecerrar/reiniciar o Windows?