PplWare Mobile

SmartWatch 2, apresentado o mais avançado relógio inteligente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Nunes says:

    Acho que há mercado para este tipo de dispositivos, mas não me parece que a Sony perceba o que fazer com eles! Ler emails, tirar fotografias, controlar apresentações…? Com um ecrã destes? Parece que estão a atirar coisas à parece a ver o que pega. Isto deve ser um complemento a outro dispositivo para coisas rápidas e úteis… se tentar fazer o mesmo que um telemóvel só vai complicar desnecessariamente.
    O formato tem lógica para interacções de curta duração, pois doutro modo mais vale tirar o telemóvel do bolso. O seu ponto forte vai ser para avisos, orientação rápida, sensores biométricos, fácil interacção com certos objectos

  2. kendimen says:

    Semper gostei muito do hardware da Sony! Tenho ainda Walkman, Discman, aparelhagem stereo e televisão desta marca! Mas confesso que o aspecto do software não me impressionou, neste “relógio inteligente” 😛

  3. paulo oliveira says:

    Huau…..

    * Funcionalidade de Relógio….

    Até isso dá ??

  4. Bovidino says:

    Arquivar na pasta de ‘inutilidades’.

  5. Claudio Oliveira says:

    O preço não deverá ser inferior a 250/300 euros.
    Por esse preço, a confirmar, podem ficar com ele.

  6. Roger says:

    Para desportistas ou algumas profissões tem muitas potencialidades.

    • nunes says:

      tendo em conta que em lado nenhum são mencionados sensores biométricos, não me parece que isto seja uma primeira opção para desportistas, dado que já há no mercado oferta especializada

      • Roger says:

        Pois, mas é bom para monitorizar aquele android que vai na mochila com o o GPS ligado. Evita andar com uma “telha” na mão ou parar cada vez que se quer ver info da corrida e muitas outras tarefas que acabam por atrapalhar o treino.

        Os sensores seriam uma mais valia realmente, se não tiverem é uma pena, mas mesmo sem eles acho que tem potencialidades (se for como android onde se pode instalar ou desinstalar o software conforme faz falta).

        De qualquer modo, ainda que estes não tenham estas características é um bom conceito e bem pensado e aperfeiçoado em futuras versões pode ser muito útil em muitos casos como extensão para android e se pensarmos que android cada vez mais está em tudo o que é máquinas, electrodomésticos, domótica, automóveis abre-se logo um mundo novo de possibilidades não é?

        Tudo é muito útil, basta pensar onde o aplicar.

        • Bovidino says:

          “Tudo é muito útil, basta pensar onde o aplicar.”
          O conceito de utilidade está exatamente no fato de não precisar ‘pensar onde aplicar’, ou seja, é auto aplicável.

          • Bovidino says:

            Redin,
            Se sua mensagem foi para mim, não entendi onde estaria a contradição.

          • Redin says:

            Sim, eu entendi que você que contradiz porque de imediato através do link que eu disponibilizei, você faz crer que sem mais nenhuma explicação, esta solução que a Sony está a apresentar deverá nem sequer ser equacionada, visto que “manda logo para a pasta de inutilidade” e a seguir já dá uma percepção diferente quanto à forma que acha que deverá ser dada à utilização de um produto que se apresenta no mercado.
            Ou seja, já me parece que está a dar uma explicação válida, quando a outra parece ter sido dada sem qualquer fundamento que a suporte.
            Peço desculpa se o interpretei mal.

          • Nunes says:

            creio que o Bovidino foi bastante coerente.
            Se uma pessoa precisa primeiro pensar onde aplicar então a utilidade é algo limitada, podendo ser inútil.
            Uma coisa verdadeiramente útil demonstra logo a potencialidade para resolver problemas concretos melhor que outras soluções existentes e/ou pela inovação apresentada aumentar a produtividade ou prazer das pessoas!
            Na forma actual o smartwatch ainda anda à procura do problema para resolver, e pouca ou nenhuma vantagem traz ao dia a dia.
            Não quer dizer que no futuro não venha a ser uma boa solução para alguma coisa, mas primeiro têm que lhe dar a “killer feature”, mostrar ser essencial nalguma coisa

          • Bovidino says:

            Caro Redin,
            Talvez não tenhas percebido que no segundo comentário eu estava a fazer uma crítica ao post do Sr.Roger quando digo claramente que as coisas úteis são auto aplicáveis, ou seja, não preciso estar a pensar em que circunstância tal peça seria eventualmente útil, e portanto continuo defendendo a tese de que a peça da Sony deve ser arquivada na pasta de inutilidades. Além disso, o que é útil para uns, talvez não seja para outros. Trata-se de pontos de vista pessoais e não de verdades absolutas.

        • Nunes says:

          Como disse, já há no mercado aparelhos especializados para desportistas, com sensores capazes de monitorizar a actividade física.
          Logo, não me parece que este aparelho seja uma primeira escolha para um verdadeiro desportista

        • JG says:

          Uma vantagem também é poupar a bateria do próprio smartphone que vai no bolso com o ecrã desligado.. O smartwatch deverá ter mais autonomia certamente por não ter gsm/3g e por ter um ecrã pequeno.

          • marco says:

            Não creio que seja muito relevante essa poupança no telemóvel, para a coisa funcionar necessita de manter a ligação bluetooth o que tb gasta bateria! E o smartwatch é para coisas rápidas, por isso o uso que substitui é de pouco peso!
            Quanto ao smartwatch, segundo a Sony, no modelo actual a bateria dura 3-4 dias em condições normais

        • Roger says:

          Tudo depende da necessidade de cada um ou da utilidade que lhe conseguem dar.
          Tudo tem potencial, mas é preciso saber vê-lo e a quem se aplica.

          Quando se fez o primeiro computador ninguém lhe viu futuro potential senão aqueles que o construiram.
          Provavelmente muitos lhes chamaram de malucos por gastarem tanto tempo a desenvolver uma máquina que ocupava um predio e que só servia para fazer contas quando já havia equipamentos especializados (abacos).

          Hoje tornou-se uma praticamente necessidade.

          Tudo se pode tornar extremamente util…basta saber antever a diferença que faria “naquela situação” que ninguem tinha pensado.

          Estes equipamentos bem utilizados podem fazer um grande diferença no desporto.

          Também hoje existem aparelhos GPS, calculadoras, radares, etc… mas ninguém que tenha um android por 100€ vai gastar mais outras centenas por outros aparelhos especializados quando na maioria dos casos um simples android faz o mesmo e frequentemente melhor e mais eficientemente…

          É assim também que penso destes relógios… se for bem feito vai ser muito útil pois não só os vai substituir todos como superar em muito.

          Mas lá está, o que para um é útil para outro é perda inútil de dinheiro.

          • Nunes says:

            O que dizes é na perspectiva de que no futuro pode vir a ser útil, mas a questão é sobre o produto actual, como ele é agora! E se não tem certas funcionalidades a nível de hardware porque é que alguém que possa necessitar delas vai apostar neste produto tendo outros equipamentos que dão mais vantagens!?

          • Roger says:

            Precisamente Nunes, não tenho o equipamento para saber se realmente cumpre o que promete, mas se reparar os meus comentários não têem apenas sido sobre ESTE PRODUTO mas sim sobre o conceito … não estou quebrando nenhuma regra pois não? É só um comentário, não um artigo ou review oficial!

            Tal conceito (um android de pulso) pode ser muito vantajoso em muitas situações e possibilitar coisas que anteriormente eram impossíveis e postas de parte logo de inicio… no meu caso, uma das primeiras coisas que me ocorre é para desporto embora veja muitas outras potencialidades.

            Se este equipamento da Sony o faz? Não sei, não experimentei.

  7. FXX says:

    Já todos dizem que não vão comprar porque vai ser caro. Mas quando sair o da Apple pelo dobro do preço vão todos a correr comprar…

    • marco says:

      a percepção de caro advém da utilidade (ou falta dela) retirada do aparelho. Creio que a Sony ainda não conseguiu demonstrar a utilidade. Quanto à Apple, ainda ninguém sabe, contudo, a Apple tem fama de saber tornar o complicado em simples, com uma visão muito particular de funcionalidade que normalmente abre mercados. Mas mesmo com a Apple, se custar 200-250€ ou mais será um exagero – terá que salvar vidas para ter esses preços

  8. flamarro says:

    utilidade? tenho a v.1… no trabalho o telele fica na mesa, se me telefonam, vejo no relogio quem é, foto e tudo, e atendo ou rejeito com mensagem, sem parar o que estou a fazer só para me levantar e ir até ao pé do telemovel… nao sei onde puz o telefone, toca no relogio e o telefone toca… app endomondo para o relogio existe, e como um amigo disse, telefone na mochila, podes correr, fazer pausa na contagem, pores a tocar musica, no fim do exercicio parar sem tar a abrir mochila, desbloquear, parar endomondo… só aqui falhavam logo uns 30 segundos… tens razao quando dizes que já ha aparelhos que fazem isto, mas só fazem isto… sao pequenos exemplos sem falar em fotos e filmes… há muitas pequenas app muito uteis.

    • Nunes says:

      São exemplos interessantes mas para muitas deles as pessoas têm alternativas, algumas mais baratas, e outros nem sequer são um problema para a maioria das pessoas. Não demonstra que se possa tornar indispensável assim, precisa duma funcionalidade que realmente chame à atenção e que seja uma grande mais valia para as pessoas. Talvez precise de ser um pouco mais inteligente no comportamento

      • flamarro says:

        Eu, como disse, tenho a versao 1 que me custou 90 euros. Comprei, principalmente por causa das corridinhas, e admito perfeitamente que tem algumas coisas que nao estao muito desenvolvidas, e nao sera algo indispensável, mas é um gadget engracado, mas a 300 euros nao vale a pena realmente…

        • Nunes says:

          sim, tem alguma piada e há alguma potencialidade no conceito mas falta o ovo de Colombo, o passo de mágica que abre o mercado e leva as pessoas a interessarem-se!
          Na minha opinião necessita de sensores biométricos, e outros sensores que facilitem de forma inteligente a actividade diária das pessoas. Tem que ser uma mais valia com o telemóvel mas tb ter uma existência independente!

  9. Roger says:

    Exatamente.

    Infelizmente não tenho nenhum mas é coisa que vou manter debaixo de olho e tentar saber mais iformações.

  10. Pedro says:

    Pff…. Mais um fiasco. Podem tentar que não conseguem. Prefiro o Pebble e este novo: http://www.indiegogo.com/projects/kreyos-the-only-smartwatch-with-voice-gesture-control?c=gallery
    E são mais baratos.

  11. José Fernandes says:

    Quando sair este novo modelo vou comprar concerteza. Não percebo porque afirmam que é uma inutilidade.. trabalho num laboratório, estou constantemente a receber chamadas e o smartphone fica na secretária (perdia muito tempo sem o smartwatch). Permite-me atender uma chamada rápida sem perder muita concentração e sem interromper o meu trabalho.
    O auricular bluetooth é otimo para o carro mas no trabalho está fora de questão.
    À partida é também um relógio o que é sempre útil e prazeroso para quem, como eu, adora relogios.

    Na praia para não ir à mochila de proposito… em casa quando o telemovel está a carregar e não apetece levantar do sofá. Até num jantar a dois fica bem melhor olhar para o relogio do que ir ver ao telemovel quem está a ligar ;).

    Percebo que todos estes comentários vêm com uma grande dose de subjectividade mas não acredito que 500.000 pessoas comprem um equipamente por pura vaidade, aliás, acredito piamente que estes aparelhos serão o futuro.

    Cumprimentos

  12. Lucas says:

    Só eu que não vejo funcionalidade nisso?
    Afinal, ter que carregar um celular e um relógio é meio ruim. Isso me parece muito com o que foi o fonebluetooth aqui no brasil… A moda não pegou! A única vantagem seria realmente como um complemento ao celular, mas ter que gastar provavelmente mais de 600 reais para não tirar o celular do bolso? Penso eu que prefiro tirar ele…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.