PplWare Mobile

Presidente da Google sente-se orgulhoso com fuga aos impostos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. André says:

    Não deveria haver paraísos fiscais… pois graças a isso estamos como estamos! Ninguém quer pagar impostos, no entanto tudo quer a sua reforma e direitos adquiridos! Não digo pagar na carga que temos atualmente, mas na devida proporção.

    • Nuno José Almeida says:

      Mas quem somos nós para dizermos que as bermudas têm de taxar as empresas? Esta neoliberalização e desregulação de movimentos financeiros que nos têm impingido e nos têm posto no estado que estamos é que estão erradas mas face lá saber a recetita é fazer ainda mais porque pelos visto não chega. Culpem e Reagen e a Teacher.

      • lmx says:

        O dinheiro deveria ser taxado á saida…ou seja por transferência bancaria…
        queres transferir 2 mil milhoões para a tua conta na Suissa??
        Claro que podes, mas olha de impostos sobre o guito e juros…custa X…depois ja te trasnferimos o dinheiro!!
        O quê ja pagas-te??mostra lá?!se sim podes transferir, se não pagas agora, se não quiseres pagas na mesma , e o guito fica cá no Pais!!

        Era isto que deveria ser feito, mas o problema é que os Politicos são os maiores ladrões…ha um caso Português que anda a dar muito que falar mas mais dia menos dia é abafado de vez…

        o caso Monte Branco…onde é feita lavagem de dinheiro das nossas celebridades para fora do Pais…

        Ainda não os vi todos presos e ha ver…só mais meia duzia, os menos importantes…alguém se lembra do caso Casa Pia…foram condenados defacto, ficou tudo provado, mas…continuam soltos…pelo que se coloca a pergunta!!!
        Mas o bibi tem que ser solto…se os criminosos não foram presos efectivamente, então é como se não tivesse havido crime…logo não faz sentido o BIBI estar preso?!?!Ups juizes, em Portugal…aonde??

        cmps

        • RaCcOn says:

          Cada um deve agir da forma que achar ser melhor, se a carga de impostos não fosse tão alta talvez houvessem menos fuga aos mesmos.
          Fuga aos impostos todos fazem, uns mais outros menos, os métodos podem ser diferentes mas os fins são sempre os mesmos.

          Quanto ao que referem de estarmos na situação que estamos devido a fuga de impostos, creio que seja uma meia verdade, pois na realidade não é só isso.
          Por um lado tens a fuga aos impostos por outro tens os gatos desnecessários apenas para o “inglês” ver…para além de tudo o resto que já todos sabemos e que não vale a pena repetir por cá.
          😉

          A ideia de taxar o dinheiro a saída é uma boa ideia, mas agora pergunto eu…porque carga de água é que eu tenho de pagar para movimentar o meu dinheiro?
          Depois, isso faria com que houvesse menos movimento de dinheiro nos bancos…logo menos dinheiro na banca menos crédito etc etc etc…
          Para além disso vamos lá ver, se tivesse muito dinheiro e pretendesse enviar o mesmo para um paraíso fiscal, quem é que me podia impedir de levantar o meu dinheiro e pura e simplesmente levar-lo?
          Existem limites e tudo o resto mas há sempre uma forma de dar a volta.

          • lmx says:

            Sendo tu um particular e não uma empresa…poderias faze-lo desde que pagasses os impostos sobre os juros que recebes te pelo dinheiro que tens…
            E claro no IRS, terias que entrar com o valor do guito que tens no estrangeiro…a França obrigou os Portugueses a faze-lo…indirectamente, pois pediu directamente aos bancos Portugueses que lhe enviassem a quantia de guito que os tugas emigrantes lá teem cá!!
            Os portugueses não declaravam esse dinheiro, agora são taxados!!

            A livre circulação dentro do Pais não era problema, o problema era para as transferencias internacionais, mas ai até dava jeito.

            cmps

        • Pedro Fernandes says:

          Suissa !?!??!?!?!

          :O

      • Nuno Marques says:

        Subscrevo!!

      • Marcelo Barros says:

        Mas imagina a América da incentivos fiscais a estas empresa, tais incentivos eram cortado por usarem estes esquemas.
        Agora eles que escolham.

      • joege santos says:

        Qual professora?

    • Fernando Taveira says:

      O que eles fazem é aproveitar-se de e instalarem-se nos países que lhes dão dinheiro, mas na hora de pagar impostos por estarem a operar nesses países, fogem para os que lhes dão mais benesses. A isso eu chamo-lhe oportunismo, ganancia e claro, capitalismo.

      • Nuno José Almeida says:

        +1, cabe a nós deixar de votar nestes partidos que continuam a deixar isto acontecer, não é nós portugueses, é nós europeus e norte americanos. o problema é que todos temos a expectativa de um dia sermos um deles.

      • Carlos Carvalho says:

        Bom dia ,

        Infelizmente é de puro e duro capitalismo que estamos a falar , tão grave são as deslocalizações de empresas para a Chine e Sub Continente Asiático que queriam mais desemprego e mais miséria este sistema capitalista ou neo liberal ou como lhe queiram chamar faliu e já a muito tempo , é urgente encontrar outros modelos sociais sob pena de grande parte do mundo chamado de desenvolvido vir a passar fome , é o que já se passa com pessoas em Portugal que ainda ontem pertenciam a classe média e hoje para obterem uma refeição têm de recorrer a caridade , esta palavra para mim é repugnante e já agora queria me referir as palavras inqualificaveis da Presidente do Banco Alimentar contra a Fome que voltou a repetir o que já tinha dito há 15 dias , resumindo não existe fome em Portugal , esta Sra que se começa a perceber os contornos da sua ideologia só fala de caridade , quando no fundo são todos os Portugueses contribuintes para este banco alimentar que são solidários com os seus semelhantes e não estamos a falar da caridade do tempo do Salazar como esta Sra Jonet me faz parecer ser uma acérrima apologista .

        Tudo está interligado e o capital como se diz não tem Pátria nem tem misericordiosa até a mãe vendem se for preciso , por isso veja esta declaração do Presidente da Google até como uma provocação ao sistema para lhes dizer HELLO , acordem .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  2. Nuno José Almeida says:

    Concordo que as empresas o façam, não compreendo é como dentro da UE existam países que falam concorrência fiscal entre eles. Não existe UE e isso só o demonstra. Em Portugal por exemplo existe uma lei que faz com que se pague uma taxa liberatória sempre que se passem receitas para paraísos fiscais, logo se a google fosse portuguesa pagava impostos na mesma, mas Holanda e Irlanda com taxas de 10% não são paraísos fiscais porque a lei da livre circulação monetária na UE não permite taxar estas transferência. Ainda acreditam no projecto Europeu?????

    • Carlos Fernandes says:

      O Projecto Europeu ainda não está concluido. Hoje em dia ainda só temos uma união europeia monetária(Para alguns paises) e uns acordos de livre circulação e mercado unico.

    • Mike Litoris says:

      Bom argumento, no entanto nos Estados Unidos, só para comparação, cada estado pode fixar os impostos que bem entender, e as empresas por lá usam exatamente os mesmos estratagemas para fugir aos impostos, e no entanto eles até vêem isso como positivo para a sua economia.

    • Alexandre Pereira says:

      O projecto Europeu existe e a única forma de ser feito é pela concorrência!
      Quanto mais concorrência houver entre países, mais a Europa é competitiva. E isso também se aplica aos impostos.

      Um exemplo concreto: a Suíça. Cada cantão (equivale a um distrito) tem uma carga fiscal diferente (na realidade até freguesias do mesmo cantão têm cargas fiscais diferentes). Isso leva à mobilidade das pessoas e das empresas e a que os governos optimisem mais e mais para poderem atrair mais habitantes e mais empresas.

      O projecto Europeu, tal como Portugal passa por essa competição e, para isso, cada região deve ser independente!

      • Carlos Carvalho says:

        Alexandre Pereira ,

        Não te enganes a ti próprio a concorrência tem de ter limites , porque senão ela torna-se perversa para quem supostamente seria o seu directo beneficiário .

        Mais para que exista concorrência as regras teriam de ser iguais , ou seja custos energéticos , custos de aquisição de terrenos , salários iguais , regras ecológicas iguais , direitos sociais iguais e o factor concorrência estaria na investigação na optimização dos custos produção versus custos etc … só assim não nos transformamos na China da Europa , nós Portugueses e muitos outros Países Europeus que estarão condenados a miséria social .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  3. Paulo Santos says:

    Parabéns ao dito cujo.. só aproveita as benesses que o sistema lhe dá.. é legal e não dá prisão (ao contrário de um roubo, mesmo com a atenuante de ser para matar a fome, de um qq produto alimentar de 1ª necessidade)
    …e enquanto coisas como estar se mantiverem, esta sociedade ocidental capitalista só vai definhar de ano para ano

  4. Fernando Borges says:

    Olha que fixe… este pelo menos diz o que os outros gostariam de dizer, mas têm medo. Ao menos aumentaram os ordenados dos funcionários. A sociedade capitalista está decadente e este Sr, dilo de forma clara. Prefere fazer caridade a colaborar com a sociedade, mas honestamente acabo por concordar com ele porque os governos não nos dão “cavaco” sobre onde gastam o dinheiro dos contribuintes…guerras, viagens espaciais, cern, investigação, conspirações, etc, etc! O problema não é como gastam,… é mais gastarem sem informarem os contribuintes sobre como vão fazer e porquê. Se fosse em Portugal, de certo pensaria de outra forma porque aqui é crime e os propósitos são algo dúbios.

  5. Rui says:

    Parece a típica:
    “Vou contar-vos uma coisa, sei fugir aos impostos!”
    “Ah sim!? Tu é que és o maior!!”
    “Tens de dizer como é, que também quero.”

  6. keops says:

    A Sonae e a Jerónimo Martins fizeram isso ainda há pouco. Onde está a surpresa?

    As empresas multinacionais aproveitam as condições mais vantajosas que os governos lhes oferecem, num mundo globalizado não faz sentido dizer que a Google devia pagar impostos nos Estados Unidos e a Jerónimo Martins em Portugal quando se calhar o seu maior volume de negócio nem é nesse local.

    • lmx says:

      Cada empresa deve pagar impostos onde esta sediada…ou seja Tu abres uma empresa com nome xpto em Portugal, abres outra em Espanha, e outra em França…trabalhas sempre com o mesmo nome mas as empresas são estatais e logo 3 diferentes, portanto devem pagar impostos nos seus paises…

      A questão não é essa, a questão é eu recambiar dinheiro do meu negocio da Empresa em Portugal e colocalo na minha empresa na Holanda…isso é fuga aos impostos, pois vou declarar na minha empresa em Portugal um lucro muito menor que aquele que efectivamente tive!!Roubo portanto!!

      cmps

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      A Jerónimo Martins ter mudado a sede da sua SGPS para a Holanda não é comparável a usar paraísos fiscais como faz a Google.

      Demora um bocado de tempo para distinguir uma SGPS das restantes empresas pertencentes ao mesmo grupo e por que é a tributação da SGPS deve ser reduzida. Resumidamente, a Jerónimo Martins tem empresas portuguesas que são tributadas como qualquer outra empresa em Portugal. A sua SGPS é que está sedeada na Holanda e paga impostos segundo a legislação holandesa, ainda mais favorável do que a portuguesa relativamente à tributação de SGPSs.

      Mais em https://pplware.sapo.pt/pessoal/curiosidades/presidente-da-google-sente-se-orgulhoso-com-fuga-aos-impostos/comment-page-1/#comment-618527

  7. Fakir says:

    Cultura do chico esperto, do capitalismo selvagem, em que a palavra solidariedade nada significa. Para além disso, eticamente fica mal uma empresa como a Google e da qual se espera, para além dos lucros, uma intervenção social, gabar-se, tipo Al Capone, que está feliz com os buracos da Lei.

  8. heiki says:

    Nas tecnologicas o Google não é caso isolado. Se eu fugir e for apanhado sou totó ou não sei dar o golpe. Se escapar sou inteligente ou em último caso tenho bons advogados.
    Não é capitalismo. Isso chama-se ganância. E o mesmo se aplica a empresas e indivíduos do mesmo calibre.

  9. Paulo Santos says:

    Mas os serviços Google têm monopólio? Não.. então façam como fizeram os clientes das Starbuks na Grã-Bertanha… deixem de lá ir.. não usem… sirvam-se de outro.. quando a empresa verificar na pele (lucros) que a benesse/brincadeira deixa de compensar…. deixa de abusar.

    • Francisco Pinto says:

      Eles não tem o monopólio! Mas já estão tão enraizados na vida cibernauta que para muitos é o fim do mundo! Mas souberam fazer uma “lavagem cerebral” as pessoas com uma frase(bem escolhida)’don´t be Evil’ e uma Palavra “magica” ‘grátis’ que no subconsciente das pessoas tem mt poder. Mas na realidade eles são tudo menos ‘don´t be Evil”, sim são monetariamente grátis! mas a que preço??. a Situação é tão “caricata” que há mt pessoas que ficarem sem gmail, sem drive,etc seria o fim do mundo quando na realidade há outros serviços que são tão competentes ou mais que os da google!

      • Joao says:

        Francisco, permite-me uma correção. A palavra “Free” para a google não significa “grátis”, mas sim “livre”. De grátis, a google não tem nada, embora (na sua utilização) assim o pareça.

        • Francisco Pinto says:

          João eu sei! Mas 99% das pessoas é para o grátis que levam! Essa presunção mais a do slogan ‘don’t be evil’ criou uma legião de fans em que muitos são tão o mais “fanáticos” que os fanboys da Apple!

  10. golias17 says:

    Chama se capitalismo e nada mais, não se pode criticar quando se defende o capitalismo.

    Digamos que considero o capitalismo como um cancro do planeta, ainda está para vir o dia em que percebam as falhas do mesmo e não tenham duvidas que quem menos tem é quem mais paga, acho que o ser humano tem muitas falhas para todos sermos uma sociedade ideal, mas tem vindo a melhorar, talvez no futuro, quem sabe…

    • lmx says:

      isso nunva vai acontecer porque a sociedade roubada é mansa!!

      cmps

    • Marco Magalhães says:

      golias17, eu iria mais longe: porque vivemos num sistema monetário sequer? Eu sei que o dinheiro está mais que “entranhado” nas raízes de 99.9% da população mundial, mas enquanto não se perceber que esse é o real problema mundial, então dificilmente se curará tal cancro. Infelizmente, é o mais provável de acontecer.

      Eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto até porque os meus conhecimentos neste campo situam-se entre o mínimo e o nulo, mas a quem tiver interesse, basta pesquisar e ver uns vídeos de Jacque Fresco, perceberão um magnífico ponto de vista, mas, infelizmente, esse senhor já tem 96 anos e duvido que consiga partilhar a sua opinião da forma que quer. Seja como for, vale a pena ver os diversos vídeos assim como dar uma vista de olhos no seu projecto.

  11. Benchmark do iPhone 5 says:

    Há um certo tempo que em alguns países europeus se fala em fazer a Google pagar uma “taxa Google” sobre os anúncios em cada país. Diz-se (dizem os jornais franceses que querem ficar com o dinheiro da taxa) que a Google recebe de anúncios em sites franceses 1200 milhões de euros.

    A Google tem ameaçado que se em França se avançar com essa taxa deixa de indexar novos sites franceses e orienta as pesquisas para sites angulo-saxões sem taxa. Quem está a favor da taxa aponta o caso do Brazil onde a taxa foi introduzida e não houve quebras nas páginas indexadas.

    A coisa é meio embrulhada. Mas Schmidt vangloriar-se de não pagar impostos ajuda os defensores da taxa.

    P.S. Desde Janeiro de 2011 o CEO da Google é Larry Page. O ex-CEO Eric Schmidt não percebo bem o que faz, parece assim um porta-voz mas não sei se por conta própria se por conta da Google.

  12. Alonso says:

    Este é dos tais que havia de cair num buraco por não haver dinheiro para pagar a conta da luz pública na rua dele. Aprendia num instante para que servem os impostos. Pateta.

  13. Manuel Silva says:

    Fico revoltado quando vejo pessoas a defender este senhor e a dizer que é o maior por saber fugir aos impostos. Pelos vistos, vivemos num mundo de ladrões. Depois, queixam-se dos políticos sacarem milhões para o bolso… 90% das pessoas que se queixam dos políticos, fariam igual ou pior se lá estivessem.

  14. João Reis says:

    Digam lá mal da Apple agora, estes pseudo-anjolas da Google precisamos de ter cuidado com eles. Se eu fosse Americano era certinho que não comprava nada mais deles, já uso os serviços grátis e contribuo com visualizações no site de buscas.

    Falem agora bem da santinha Google. À beira destes a Apple é uma menina é o que cada vez mais se vai sabendo.

  15. Scheldon says:

    Essa semana o Google deu de mandar o seu “não seja mau” pra lata do lixo (Jobs deve estar rindo e gritando “eu te disse” no além).

  16. Jorge Rodrigues says:

    absolute power really does corrupt…

    questiono-me se o mundo decide dar uma lição a este guloso ….. e a outros mais e não usar os serviços destas empresas… durante uns 6 meses seguidos.

    havia de ser lindo de ver …..

  17. Carlos says:

    A única coisa que me surpreende é como é que o Larry Page e o Sergei Brin deixam este senhor destruir a empresa que fundaram.

    Lembram-se quando o mote da Google era “Don’t be evil”? Pois cada dia fica mais claro que isso já lá vai.

    E esperemos que não dê cabo de mais uma empresa, na sua grande cruzada contra a Microsoft. Para quem não sabe, este senhor foi CEO das defuntas Novell e Sun e em ambas começou e perdeu guerras contra a Microsoft. E parece estar decidido a começar uma terceira…

  18. Miguel Sousa says:

    Ele têm toda a razão… tanto que não é o único que o faz.
    TODAS as grandes empresas fazem isso.
    Nos últimos tempos surgiram as notícias da starbucks, da google, da apple, da microsoft e de centenas de bancos europeus. Entre todos, foram mais de 80 mil milhões de euros de impostos que foram pagos na Holanda e na Irlanda, quando se fossem pagos nos países de origem dos negócios, seriam mais de 840 mil milhões. E tudo porque as leis europeias continuam a permitir que membros tenham taxas muito inferiores nos serviços financeiros.
    A starbucks, graças à utilização da Irlanda e da Holanda, conseguiu só pagar 3 milhões de euros de impostos na Inglaterra… quando apresentou receitas de 38 mil milhões. Curiosamente, a parte inglesa deu prejuízos de 600 milhões de euros… mas a parte irlandesa deu lucros de 8 mil milhões de euros. Enquanto que a parte holandesa deu 4 mil milhões de lucro.
    Com isso, eles pouparam mais de 1000 milhões em impostos.

    Depois há o que fazem os bancos. Basta ver que temos um banco em Portugal que conseguiu ter lucros de 1200 milhões de euros numa empresa que possuí na Irlanda… mas a empresa só têm 1 funcionário, que está destacado para a direção de uma empresa sedeada na Holanda. No entanto, o banco dono da empresa registou perdas com empréstimos de 1600 milhões e voilá, até tiveram direito a devolução de mais de metade dos pagamentos por conta de IRC.

  19. Manuel Serol says:

    Eu concordo plenamente até porque se o sistema de impostos fosse bem montado e justo não haveria fugas de dinheiro para paraísos fiscais. Só cria esquemas quem não se sente bem com o que enfrenta, não é por acaso que com a subida de impostos aparecem novos esquemas de fuga aos impostos. Básicamente se fossem mais justos com quem trabalha e houvesse uma taxa sobre transferências para paraísos fiscais como referiu o Nuno José Almeida a história ja era outra no entanto em portugal há essa taxa mas não há depois impostos justos mas sim impostos em exagero. Enfim nunca haverá um local perfeito e haverá sempre esquemas excelentes!! 🙂 Eu apoio!!

  20. Daniel says:

    Só um reparo, Eric Schmidt não é presidente nem CEO da Google é chairman. Já foi CEO mas deu a um dos fundadores, Larry Page.

  21. ifernando8 says:

    Passamos a vida a falar de politicos impostos e deficit……….mas o que realmente falta na Europa e em Portugal são as grandes empresas de nivel mundiais como as Americanas (IBM, Microsoft, apple, HP, Boing, Macdonalds) e Coreanas (Samsung , LG , Kia ) A riqueza está na Industria !!!! Esqueçam os deficits

    • golias17 says:

      Simplesmente em portugal são pouco apoiadas as criações de esse tipo de empresas, basta veres as universidades que são em grande maioria a base dessas empresas, ou onde se forma as ideias, a pouco e pouco vão perder a capacidade que ter qualquer projecto que seja.

      Se as coisas continuarem no caminho em que estão o ensino vai se deteriorar muito depressa, ou apenas ficar para quem tem dinheiro, de qualquer das maneiras vai se ficar a perder a capacidade de desenvolver o país.

    • Alexandre Pereira says:

      Por onde começar… AirBus, BP, Total, Vodafone, Shell, Siemens… e se sairmos do espectro da UE e formos para a Europa (como descrito acima)… IKEA, Nokia, Novartis, Nestlé… preciso continuar?

      Porquê o estigma de que a América é melhor que a Europa??

  22. Hugo Santos says:

    Não fez nada ilegal…

  23. Século XXI says:

    Este será o século em que acabamos com o maior empecilho ao desenvolvimento da sociedade… O dinheiro.

  24. David says:

    ainda bem que ele tem coragem de o fazer. e todos os que o fazem deviam-no dizer!!! só quando o mundo perceber que paraisos fiscais é uma coisa que não pode existir numa economia global, é que todos os paraisos fiscais poderam ser banidos. basta ver o caso do ator frances que vai para a bélgica.

  25. OMeuNome says:

    Só se resolve este problema do capitalismo como se resolveu o problema do comunismo: cortar relações com estes países e isolá-los em ilhas económicas até sufocarem com falta de dinheiro e no final obrigá-los a adotar uma ideologia de centro, equilibrada.

    A complementar deve estar uma medida mundial de direitos económicos na ONU assim como existem direitos humanos, onde quem quiser fazer parte da ONU e não ficar isolado, tem de praticar políticas fiscais leais para com os outros países.

    Para isto, em vez de termos políticos à cornada uns aos outros e cidadãoes desligados da democracia, devíamos estar todos atentos e obrigar os nossos representantes a encontrarem convergências, fazendo todo o possível para que partidos de esquerda e de direita moderada se entendam e cada vez mais ignorando os partidos extremistas: comunistas à esquerda (e algumas das vozes de minoria dentro do bloco também) e sociais democratas à direita.

    Se nada disto for feito, os países vão continuar a fazer concorrência entre si até chegarmos ao cúmulo do capitalismo em que as empresas já não pagam imposto nenhum e escolhem o país consoante quem lhes pagar mais por cada emprego criado… estando todas as contas a serem pagas imaginem por quem? Pelos trabalhadores da classe média… nós, a maioria que estupidamente vota contra si própria.

  26. PORTUGUES says:

    POIS…ESTA GENTE ESQUECE QUE GOOGLE É DE JUDEUS… PETROLEO…DIAMANTES…ALTA FINANÇA…ATE VEEM ALGUNS COM AS SUIÇAS COMPRIDAS…E DEPOIS SAO ODIADOS EM TODO O LADO…
    QUEREM TUDO…

  27. Dani Silva says:

    Acho muito bem, e se eu pudesse faria o mesmo. A Google paga impostos através dos descontos dos seus trabalhadores nos vários países. Se alguns países não têm visão de Economia, e preferem ter os impostos altos, só ficam a perder. Desta forma, eles colocam as sedes da empresa em países com impostos corporativos baixos. Para quem acha que é uma má política, imaginem o seguinte: Eu cometo um crime ao ir abastecer gasóleo ao Jumbo em vez de ir à Galp? Claro que não! O gasóleo é o mesmo, e o preço mais barato. Da mesma forma, eles escolhem ter a sede em países com impostos baixos. Mobilidade e globalização é crime?

  28. dsantacruz says:

    Não percebo alguns comentários com tanta indignação… É simples é ilegal? Não. Então não vejo mal algum. Que eu saiba grande parte das multinacionais faz o mesmo para não falar do caso nacional: Sonae, Jerónimo Martins, etc…
    O problema está nas leis existentes.
    Este ao menos teve a coragem de falar abertamente.

  29. Epá says:

    Quais são as alternativas ao dito? Publiquem-nas e prestam um serviço útil a quem não quer pactuar com a situação e é um leigo na matéria. Doutro modo vivamos com a ditadura ou seja com o monopólio!!!!!

  30. Ryan says:

    Infelizmente todos fazem disto. Pouco importa o ramo de negocio. Aqui falam do Google porque esta dentro do ramos de interesses deste site. Mas mesmo assim muitas empresas deste ramo fazem o mesmo.
    No caso Português não sei como esta mas lembro-me que os bancos antes de 2008 andavam com lucros enormes quando a maioria da economia em Portugal já andava a fraquejar. E o Estado na altura não aplicava taxas devidas. Depois vieram as convulsões na economia. Vão taxar quem? Quem mais precisa.
    Como no nosso pais está tudo dependente do Estado como hei-de eu me admirar que haja fuga de impostos no Google, que nem e Português, ou de outra empresa estrangeira. Cuidemos do que é nosso. O resto são detalhes.

  31. Acácio Bernardo says:

    Só condeno é que o comum dos cidadãos não consiga montar um esquema igual, porque a informação não está facil de encontrar. Se assim fosse, todos fugiam e aí os governos já não toleravam isso. Enquanto forem só os ricos, não há problema.

    • Suicide-Squad says:

      Pois é… mas é à conta de serem sempre os ricos a fazerem essas “maroscas”, que são sempre os mesmos depois a pagarem a crise. Crise essa gerada pela fuga aos impostos, redução no consumo e baixa movimentação de mercados e bens! É a velha historia da pescadinha de rabo na boca. Não se gera riqueza, tem que se subir impostos para manter a receita, se se sobrme impostos, reduz-se o poder de compra, logo menos dinheiro a ser movimentado, etc etc etc… (ficavamos aqui até amanhã…)

      Sem querer alimentar outras opiniões (ou polémicas, como lhe queiram chamar), eu defendo os 2 lados.

      Passo a explicar:
      Vertente social – Quem ganha mais supostamente tem SEMPRE que contribuir mais para que quem é menos favorecido, possa sobreviver o melhor possível com o que tem. Faz algum sentido, por exemplo, eu querer cuidados de saúde em hospital público e um gajo com 150 000€ de rendimento anual pagar o mesmo que eu, que tenho rendimentos anuais de 10 000 euros? O mesmo se aplica com as empresas. Menos rendimentos, logo menos impostos. Isto nem sempre é verdade… é também por estas e outras que estamos como estamos.

      Vertente capitalista – Se eu tenho uma empresa que tende a crescer, e o meu objectivo é internacionalizar, e o país em que a tenho sediada não me favorece, eu vou-me embora para quem me receba bem, e aí contribuo para o enriquecimento desse país, deixando nesse país o grosso do rendimento, já que o mesmo me vai favorecer. Porque é que há tantas empresas na India e agora no Brasil e Portugal? Mão de obra mais barata. Mas se repararem, as sedes estão sempre noutros países mais favoráveis em termos fiscais. Eu aí dou os parabéns ao CFO e ao COO de cada uma delas. Isso é saber gerir bem uma empresa. Não há nada que os governos possam fazer. Chama-se a isso canalizar o rendimento em função dos benefícios. Há inúmeras empresas em Portugal que funcionam nesse esquema de forma perfeitamente transparente. Basta-me dizer ao cliente: ok estamos em Portugal, mas transferes para aqui que fica neste país. E acabou-se! Problema resolvido.

      Agora, a visão de cada um depende da sua orientação polítia, convicções e conveniências

  32. Alexandre Amaral says:

    Infelizmente todos fazem isso, mas isso não quer dizer que seja o correcto, ainda mais quando fugir aos impostos é um motivo de orgulho como este sr (letra minúscula) aparenta mostrar.

    A google basicamente o que faz é receber os incentivos desse país para depois fugir às taxas e impostos injectando o seu dinheiro em países com mais benefícios fiscais.
    Este tipo de empresas comportam-se quase como sanguessugas de recursos estatais, recolhendo o que há de melhor nos diversos países conforme o mais conveniente ao bolso.
    Isto tudo é uma falta de respeito não só para o estado dos países em questão mas para todos nós comuns cidadãos que contribuímos com a nossa parte para o estado que no fundo no fundo somos todos nós, cidadãos.

    Quem defende o que disse este sr peço desculpa mas só pode é ser parvo, eu sinto-me completamente gozado com estas afirmações. Já agora Pplware podiam fazer uma noticia em relação ao cancelamento do exchange no gmail, outra coisa digna de se falar.

  33. Pedro says:

    Esta fuga aos impostos acontece pois tao sempre a aumentar impostos.. nao percebem q quanto mais aumentam + as pessoas tentam fugir.. é fruto de uma sociedade Socialista.
    PRa mim a solucao seria uma sociedade com tendencialmetne menos impostos e uma fiscalizacao + forte.. com menos impostos o incentivo ha fuga seria mto menor..

  34. bla bla says:

    Ao inteligente do Imx

    Quando fizeres isso, nenhuma empresa se instala em Portugal, e tens que comprar os produtos importados. E aí, dizei-te eles: queres leite? Queres um carro? então pagas x + y, que é o custo de eu fabricar fora e ter que enviar a mercadoria para aí.
    E já agora, Suissa escreve-se Suíça.

    • lmx says:

      Mas os carros já os pagas a preço de ouro…são todos ou praticamente todos importados…os que construimos cá, são vendidos ao estrangeiro porque não temos dinheiro para os comprar!!!

      Se quero Leite??Claro que quero, leito Português, faz favor!!
      Temos uma cota de leite que excede o máximo permitido pelos donos da Europa, por isso somos multados todos os Anos!!

      Eu acho que vocês não querem ver o básico…nós já importamos quase tudo atualmente…esse problema não se põem!!

      As empresas que se instalam em Portugal só servem para afundar o Pais, visto que quando o estado lhes deixa de pagar os subsídios deixam o Pais e os Portugueses ficam com uma mão a frente e outra atrás!!Mais pobres Portanto!!

      Esse era uma área onde deveríamos legislar, queres vir para Portugal, ai sim, então quando quiseres sair as tuas contas são avaliadas, primeiro pagas o que deves cá, a outras empresas , estado, e indemnizações aos trabalhadores e depois deixas as mais valias cá também referentes aos benefícios que Portugal te deu para vires para cá!!
      Visto que vais quebrar o acordo, pela qual recebes mais valias!!Pagas tudo e só depois é que sais…ias a ver se tinhas as empresas a desmontar, e irem para outros países, deixando-nos sempre na mão como tem acontecido, por décadas!!

      Sim, Suíça, é ridículo corrigires isso mesmo, pois é básico demais para qualquer um perceber de que pais se trata!!

      cmps

  35. Benchmark do iPhone 5 says:

    Parem lá com a treta de todos fazem isso.
    Uma coisa é procurar o melhor domicílio fiscal num país europeu (como fez a Jerónimo Martins para a sua SGPS) outra coisa é criar um domicilio num paraíso fiscal como faz a Google.

    O meio que os países europeus têm para desincentivar que esse tipo de empresas saque dinheiro na Europa é retirar-lhes direitos que as outras empresas têm. Se procurarem vão encontrar legislação que diz “Uma empresa com sede num paraíso fiscal não pode (…)”

    A questão é que com o tipo de actividade da Google esses desincetivos não funcionam. Por isso se fala em pô-la a pagar a “taxa Google” que referi acima. A questão equaciona-se assim:

    – Se googlarem por “paraíso fiscal” vão-vos aparecer artigos de jornal
    – Os defensores da taxa dizem isso é que dá valor à pesqusa da Google, que assim vende mais anúncios e por isso deve compensar os jornais
    – A Google diz que isso ia alterar a internet tal como a conhecemos e que a taxa ia prejudicar os utilizadores.

  36. Frederico Lopes says:

    Tanto socialismo e comunismo que até mete nojo.
    Só estão bem a receber o que roubam aos outros.
    Trabalhem. A google eram uns gajos sem nada, trabalharam…
    mas é mais fácil taxar, taxar, taxar e sentar o rabo a usufruir das taxas

  37. DG says:

    Eu só não faço o mesmo porque não posso.
    Quer dizer todos os meninos e meninas que aqui criticaram tanto, já venderam alguma coisa em segunda mão? Tipo carro ou algo? Declararam o rendimento obtido as finanças???? Queres ver não!!!!

  38. anonymous says:

    Impostos no Brasil, para vocês tem uma ideia do que são impostos aqui, você que defendem impostos não tem ideia ! https://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 e https://www.youtube.com/watch?v=kUwJDaG0bBk

  39. Nao digo, claro says:

    Conheço um método super fácil para fugir aos impostos e não vai ser preciso fazê-lo fora de Portugal.
    Algum interessado?

  40. Pedro Veloso says:

    O Eric Schmidt não é o Presidente da Google, mas sim o Director Executivo. Não deixa de ser uma pessoa importante lá dentro é verdade, mas é um erro que penso que devem corrigir no artigo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.