Facebook apresenta novas definições de Privacidade
…Mais uma vez!
Esta semana fica marcada, não só pela (pseudo) capicua do 12-12-12, mas também pelas novidades que o Facebook implementou na sua rede social.
Depois da ferramenta Year In Review onde os utilizadores podem ver, rever, editar e partilhar os melhores momentos que marcaram o seu Facebook no ano de 2012, Mark Zuckerberg surpreendeu ao anunciar também novas definições de privacidade.
Estas novas definições são um indicador da preocupação por parte dos responsáveis da plataforma em prover uma melhor utilização da rede aos seus utilizadores, bem como em dar resposta e soluções a eventuais problemas e preocupações dos utilizadores acerca dos seus dados pessoais no Facebook.
As novas actualizações foram apresentadas no blog do Facebook, por Samuel W. Lessin, director de produtos, e incluem atalhos para a privacidade, um registo de actividade mais fácil de manusear e uma nova ferramenta para gestão de novo conteúdo e pedido/remoção de identificação das suas fotografias.
Estas definições ainda fazem com que a sua partilha de conteúdos seja mais clara, dando a capacidade ao utilizador de controlar melhor os seus conteúdos, escolhendo o que deseja ver no seu feed de notícias, entre outros.
Vamos então conhecer as alterações e novidades:
1. Contexto: Mais controlo das suas publicações
- Atalhos de Privacidade
Se antes, para alterar a sua privacidade, teria que se descolar a uma nova página, agora o Faceboo permite-lhe fazer essas alterações na mesma página em que se encontra, através de uma nova ferramenta situada no canto superior direito. Nesta ferramenta pode fazer a gestão de ‘quem pode ver as minhas coisas’, ‘Quem me pode contactar’ e ‘Como faço para que alguém páre de me incomodar?’.
- Permissões de Aplicações
Quando instalamos uma nova aplicação, esta pede algumas permissões para utilizar as nossas informações, e publicá-las no Facebook. As novas alterações inseridas, fazem agora que estes dois pedidos aconteçam em duas páginas separadas, para que o utilizador tenha mais controlo sobre o que é partilhado, pois pode concordar em prover as suas informações à aplicação, mas não concordar em que esta publique as mesmas no Facebook com o seu perfil.
Muitas aplicações vão começar a utilizar estas definições, no entanto muitas outras, como alguns jogos, não as vão utilizar, portanto deve verificar o blog de developer.
- Retirada a definição ‘Quem pode procurar a minha timeline pelo meu nome?’
Desde o seu início que o Facebook foi-se alterando, introduzindo variadíssimas novidades e funcionalidades, como feed de notícias, timeline, imagem de capa, etc.
O Facebook tinha então uma definição, designada “Who can look up my timeline by name?”, que permitia aos outros encontrarem-nos na rede social, apenas pela escrita do nosso nome na barra de pesquisa do Facebook.
Por diversas razões, nomeadamente as pessoas que não utilizavam ou não sabiam como o utilizar correctamente, o Facebook irá, nas próximas semana, retirar este serviço uma vez que é uma pequena percentagem de utilizadores que dele usufrui.
2. Compreensão: No produto da Educação
Estas novas definições e configurações, também pretendem prover um melhor entendiemntoe compreensão daquilo que deve ser colocado, partilhado e como deve ser utilizada a rede social Facebook. Assim sendo, foram criadas várias mensagens, em forma de tutorial, de forma a que o utilizador perceba o que deve fazer em determinado contexto, o que deve partilhar, o que deve omitir, etc. Resumindo, uma forma de melhor utilizar esta rede social.
- Um Registo de Actividade Actualizado
O ano passado, o Facebook introduziu o Log de Actividades, que torna mais fácil aos utilizadores verificar a sua actividade na rede social, o que fizeram mais recentemente, anteriormente, editar conteúdos passados, escolher o que aparece na timeline, etc. As novas definições trazem um registo de actividade actualizado, com uma nova navegação, onde o utilizador pode rever a sua actividade mais facilmente, os seus gostos, comentários, fotos em que foi identificado, etc. Permite-lhe ainda classificar as informações, por exemplo, omitir uma determinada imagem da sua timeline, em que é identificado, mas permitir que esta continue a aparecer noutros locais da rede social.
3. Acção: Ferramentas para gestão de pedidos e remoção de conteúdos
No novo registo de actividades, irá encontrar esta nova ferramente de pedidos/remoção de conteúdos. Esta ferramente serva para agir, por exemplo, quando existem fotografias em que o utilizador está identificado, sem que deseje.
Caso o utilizador encontre conteúdos em que está identificado, e não os queira ter no seu Facebook, pode agora pedir, de forma mais fácil, aos responsáveis pela sua publicação, para os remover.
Para isso, nos seus álbuns, clique em ‘Fotos de ti’, seleccione várias fotos e peça aos seus amigos para retirarem as identificações ou fotos de que não gosta. Pode até mesmo incluir uma mensagem sobre o porque é que essa solução é mportante para si.
Esta ferramente permite retirar várias identificações de uma só vez, e assim não irão aparecer na sua timeline estas, no entanto pode surgir noutros locais do Facebook, como no perfil dos seus amigos, feed de notícias, pesquisa, etc. [Newsroom Facebook]
O que pensam destas novas definições de Privacidade do Facebook? Foram pertinentes? Que outras pensam que estão em falta?
Este artigo tem mais de um ano
capicua: número (ou conjunto de números) cujo reverso é ele próprio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capicua
http://www.wolframalpha.com/input/?i=palindromic+number&lk=4
12-12-12 [121212] não é de modo algum capicua
Não é o artigo errado? 😀
não sei se tem algum artigo sobre capicuas… vou ver.
só deixei esse apontamento porque já tinha lido hoje um artigo, o do year in review do fb, e a capicua tb apareceu por lá, como este artigo é bem posterior ao outro, achei por bem 😛 deixar algumas referencias para quem ainda ache que 121212 é capicua 🙂
btw [ja agora] é sempre bom estar informado com a mudança de definições de privacidade do fb… para ser sincero, já estou a ficar farto de tanta mudança. quando é que eles atinam com as definições… o painel de controlo das definições ora é simples ora se torna complexo com tanta opção dentro das próprias opções. uma cena em que eles tem que investir e muito é no algoritmo que cria a lista de post pela pagina…. aquilo n faz sentido nenhum… mais valia listar os post’s pela ordem de entrada.
outra coisa que eles tem que mudar é o facto de haver uma página que coloca ~10post num espaço curto de tempo… quando faço login tenho que levar com ~10post seguidos da mesma página… tantos likes que já retirei só por haver páginas que me inundavam a wall, um exemplo é a página do dinheiro vivo. aquilo tem cenas interessantes, mas quando vinha ao face via uma página inteira de post do dinheiro vivo… desisti da página…. baaaahhh este face não está a caminhar na direção certa.
O algoritmo é optimizado para obter o máximo lucro. Sugiro the use por uns dias este serviço
http://getprismatic.com/
Depois venha cá e comente como é o serviço.
nah. o meu facebook é alergico a apps dessa natureza.
lol.. facebook.. maias.. precessão… isto soa a enrredo 🙂
12/12/2012.. pronto.. fica tudo sem efeito
121212 não é capicua, mas se dividires por 2 60606 já é, e por 3 também é 40404… e por 4, e por 6…. epá, isto é um sinal, não sei é de quê! 🙂
heina heina… que engraçado essa de dividir o 121212. engraçado mesmo 🙂 a matemática tem cada coisa mais interessante 😛
Melhorzinhas, mas precisa de mais trabalho. A nível de comentários e Likes, deveria ser a Politica que cada um escolher e não dependente da Politica do sitio onde eu faço Like ou Comento.
Para alterar as definições de privacidade ir a
https://ssl.facebook.com/help/contact.php?show_form=delete_account
Isto é simplesmente porco.
Para os mais desatentos, este link serve apenas para apagarem a vossa conta do Facebook. Há gente ridícula, infelizmente.
Que comentário tão estúpido! Se não gosta, porque lhe interessou esta notícia?! Enfim…
muito bom , he he he
Podem alterar toda a politica de privacidade, e adicionar segurança reforçada. Contudo, não deixam de ter acesso aos nossos dados, que consequentemente vendem a empresas.
Existe realmente privacidade “individual”?
Nunca existiu.
Se alguem usa o FB já está a comprometer a sua privacidade de alguma maneira. E se formos a falar em privacidade na NET, isso nao existe, simplesmente tentam melhorar as coisas e mesmo assim existe alguém no mundo que vai quebrar as barreiras.
Continua a faltar uma acção, a meu ver, fulcrar que é a de limitar ou proibir de todo alguem fazer de um post e/ou principalmente uma foto minha, tal como o Google+ tem.
Continua a faltar uma acção, a meu ver, fulcral que é a de limitar ou proibir de todo alguem fazer share de um post e/ou principalmente uma foto minha, tal como o Google+ tem.
(O meu post anterior é ilegivel.. é o que da fazer multitask demanhã…)
Pelo menos tentam melhorar… No entanto ainda não podemos gerir os nossos pedidos de amizade enviados.