Signal: Está mais do que na hora de deixar o WhatsApp
O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais popular em todo o mundo. Com milhares de milhões de utilizadores ativos, tornou-se praticamente sinónimo de comunicação digital. Mas para quem quer a máxima privacidade, talvez seja hora de começar a usar o Signal.
Considerada por muitos especialistas em cibersegurança como a referência em comunicações privadas, o Signal destaca-se por colocar a privacidade dos utilizadores em primeiro lugar.
Porque é que o Signal é diferente?
Ao contrário do WhatsApp, que pertence à Meta, o Signal é desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos e assenta num modelo focado na proteção da privacidade. Embora ambas as aplicações utilizem encriptação ponta a ponta, a diferença está na quantidade de dados recolhidos.
O Signal recolhe apenas o mínimo indispensável para o funcionamento do serviço. Já o WhatsApp recolhe diversos metadados relacionados com a utilização da plataforma, informação que pode ser utilizada para diferentes finalidades dentro do ecossistema da Meta.
Além disso, o código-fonte do Signal é aberto, permitindo auditorias independentes que ajudam a garantir a transparência e a segurança da aplicação.
Apesar das vantagens evidentes, o principal obstáculo ao crescimento do Signal continua a ser a enorme popularidade do WhatsApp. Muitas pessoas permanecem na plataforma simplesmente porque todos os seus contactos já lá estão.




















Um post a obrigar o governo e as operadoras a implementar o RCS (especialmente o RCS Business para evitar o phishing) em Portugal – para Android e iOS, agora que até já encriptação E2E universal para RCS – é que nada.
As operadoras espanholas já implementaram o RCS também para iOS desde 2024, desde que a Apple o adotou. O mesmo fizeram as operadoras da Europa, para lá fronteira.
Essa história do Signal vs. WhatsApp não contribui em nada para evitar as burlas que começam no SMS.
Se pelo menos 100 pessoas por dia ou mais mandassem um email para a ANACOM e outros reguladores a pedir a implementação do RCS, talvez isto tivesse resolvido. O problema é que é só 1 ou 2 ou 3 ou nem isso…
O problema das pessoas está ai. Juntem-se e mandem uns emails.
Uns posts a mobilizar também ajudam. Mas foram centenas a dizer “Malandros da Apple que não implementam o RCS”. Depois foi “Desta vez é que é por causa da lei da interoperabilidade da UE”. “Afinal não foi, o iMessage ficou de fora”, quem tem que garantir é o WhatsApp e o Message da Meta. A Apple adotou em 2024, em as operadoradas do lado de lá da fronteira implementaram, “O Telegram é que é bom, abaixo WhatsApp”. O “Signal é que é bom, abaixo o WhatsApp”. “O governo avisa contra o phishing e spoofing no SMS”
O RCS Business é que é bom porque elimina o phishing do SMS – é que nada.
Esta na hora de desinstalar o windows, vem ai o linux! Mais um titulos daqueles que ja nos habituaram aqui…
Nem toda a Europa já implementou.
Mas sim, já deveria estar implementado.
https://support.apple.com/en-us/108048
Nem toda a Europa já implementou.
Mas sim, já deveria estar implementado.
https://support.apple.com/en-us/108048
Até a Albânia e o Azerbeijão já implementaram o RCS, também para o iOS. Por cá o governo limita-se a fazer advertências sobre falsos SMS de uma dita “Seg-Social”, quando podiam evitá-los com o RCS Business, com endereços confirmados.
Bom artigo…..
Faltou aqui vários elementos de peso que deveriam estarem no artigo, mas deixem falar de 3.
Primeiro, a Meta colecta e vende tudo o que a aplicação consegues obter no telemóvel.
Segundo, porque usar WhatsApp se usa como protocolo para encriptar as mensagens o do Signal ?
Terceiro, as ferramentas de espionagem o que mais anunciam é que conseguem ter um footprint no Whastapp…. Sem interação do utilizado.
Diria que se colocar os pesos na balança e não confundir segurança com privacidade a escolha é extremamente óbvia, mas tbm sei que as pessoas têm mêdo de mudanças.
Telegram também é uma Hipótese
Ainda é menos popular que o signal…
Achas? O Telegram tem cerca de mil milhões de utilizadores. O Signal é muito recente.
claro, mudar para uma aplicação que ninguém usa, tá certo, é igual ao telegram, todos tem mas é só para entrar em canais de pirataria e outras coisas, o whatsapp vai dominar ainda durante muitos anos
Se querem privacidade e segurança, utilizem SimpleXChat
Vou já combinar com o meu irmão para usarmos o SimpleX Chat. O problema não se trata de ser bom – é que ninguém usa.
O erro nisto está em pensar-se à escala de “eu e o meu irmão” ou “eu e os meus amigos” vamos usar este ou aquele serviço de mensagens instantâneas.
O que é interessa é – para pessoas comuns, que mensagens seguras e livres de phishing podem ser enviadas e recebidas sem precisar de apps de terceiros, que uns têm e outros não têm? E a resposta é só uma – o RCS, em especial o RCS Business … exceto em Portugal.