Atenção: o “truque da nota” nos Multibancos é verdadeiro ou falso?
O “truque da nota” nos multibancos voltou a gerar preocupação nas redes sociais, mas será que é caso para alarme? Afinal em que consiste este “truque da nota”?
Autoridades portuguesas dizem que não é razão para alarme
Segundo uma verificação recente do Polígrafo SAPO, não existem registos oficiais desta burla no nosso país, embora o esquema já tenha sido reportado noutros locais.
A alegada fraude funciona de forma simples: os burlões colocam uma nota presa ou dobrada na zona de saída do dinheiro do multibanco. Quando a vítima tenta levantar dinheiro, acredita que a máquina falhou ou ficou bloqueada. Ao abandonar o local, os criminosos aproveitam para retirar o dinheiro que entretanto ficou preso.
Apesar de parecer um cenário digno de filme, as autoridades portuguesas não têm conhecimento de ocorrências relacionadas com este método. Ainda assim, especialistas alertam que os utilizadores devem manter atenção redobrada sempre que utilizam caixas automáticas, sobretudo em locais isolados ou pouco movimentados.
Para evitar problemas, recomenda-se verificar sempre a ranhura de saída das notas, não abandonar a operação sem confirmar o saldo e contactar imediatamente o banco ou a entidade responsável caso exista qualquer comportamento estranho no terminal.
As burlas relacionadas com multibancos continuam a evoluir e a criatividade dos criminosos parece não ter limites. Mesmo sem casos confirmados em Portugal, a prevenção continua a ser a melhor defesa.





















“Locais isolados e pouco movimentados” a verdadeira falha é esta.
Então, eu explico, não sei o funcionamento das ATMs non SIBS, mas ca na tuga as ATMs têm uma medida de segurança, quando uma nota ou algo fica na entrada da saída de dinheiro, nem que seja 1 cm depois da ranhura por mais de 60s, a máquina entra em modo de proteção e coloca-se fora de serviço, isto já existe há uns 30 anos, por isso nessas ATMs nunca será possível tentarem essa fraude
Não é bem assim que funciona.
“Cá na tuga” existem ATM’s SIBS, são as ATM’s Express no qual o proprietario é a propria SIBS.
Depois tens os Multibancos que são dos bancos mas que trabalham/funcionam dentro da rede SIBS.
Existem artigo aqui no site a falar sobre isso.
Agora essa historia que contas a dizer que basta 1cm e fica fora de serviço é tanga… e posso-te dizer mais, o que fica fora de serviço é apenas o dispensador e para o utilizador só vê uma cruz vermelha em cima do simbolo das notas.
À 30 anos tinhas as Papelaco 1413 que metias um papel para enganar o sensor e ficavas com o dinheiro, contudo essas maquinas nao faziam estorno imediato e quando reclamavas ao banco ficavas a ver navios porque o dinheiro estava certo. Mesmo assim o equipamento ficava a trabalhar mas sem a opção de levantar dinheiro.
Este esquema, dificelmente poderá ser aplicado em Portugal porque o possivel “lucro” dos ladrões é baixo.
Sempre que o dinheiro ficar preso, o equipamento só volta a deixar levantar novamente dinheiro após a interação humana, portanto correm um risco elevado para lucrar apenas um levantamento (até pode ser de 5€… sim ainda existem ATM’s/Multibancos com notas de 5)
Qualquer dia também as caixas multibanco será necessário autenticação de dois factores, e/ou tokens para confirmação de transação. Com tantos “truques” nestas caixas, pagamentos RFID automáticos até €50, porque não um token para confirmar?
Mas ainda usam MultiBanco hoje em dia??? Com tantas alternativas hoje, uma pessoa já nem precisa de ir ao MB.
O esquema da nota, é antigo.
havia outros dos leitores de cartões na ranhura, e outros ainda..
Isto é um problema, porque tens que chamar a policia e não podes deixar ninguém chegar a máquina, enquanto a policia não chega, é tipo MadMax.
E no entretanto, se ficares lá ainda podes ser roubado, agredido, ou morto.
É mau.
As máquinas deviam ter um lança chamas, para estas situações.