Questão: os cidadãos com mais de 75 anos devem ser proibidos de conduzir?
Uma petição lançada em Portugal propõe a proibição da condução automóvel a partir dos 75 anos, abrindo um debate sobre o equilíbrio entre segurança rodoviária e direitos individuais. Agora, queremos conhecer a sua perspetiva.
Os cidadãos com mais de 75 anos devem ser proibidos de conduzir?
Disponível para assinatura online, a petição pretende chegar à Assembleia da República para que seja, pelo menos, discutida a possibilidade de cidadãos com mais de 75 anos serem proibidos de conduzir.
Conforme informámos, os autores argumentam que o envelhecimento traz consigo uma diminuição progressiva das capacidades físicas e cognitivas, como reflexos mais lentos, menor acuidade visual, dificuldades de atenção e falhas de julgamento, e que estes fatores tornam a condução progressivamente mais perigosa.
Defendem ainda que as avaliações médicas pontuais atualmente exigidas são insuficientes, pois não garantem uma monitorização contínua e eficaz da aptidão para conduzir.
Como alternativa, propõem a criação de soluções de mobilidade dedicadas à população idosa, de forma a minimizar o impacto da medida no dia a dia destas pessoas.
Por outro lado, há quem considere a proposta injusta e demasiado simplista. Afinal, nem todos os condutores com mais de 75 anos apresentam limitações que comprometam a segurança na estrada, e generalizar com base exclusivamente na idade ignora diferenças individuais significativas.
Lei portuguesa já contempla os condutores mais velhos
Em Portugal, a legislação já contempla regras mais exigentes para os condutores mais velhos. A partir dos 70 anos, a carta de condução tem de ser renovada de dois em dois anos, sendo obrigatória a apresentação de atestado médico.
No entanto, para já, não existe qualquer limite máximo de idade para conduzir, e é precisamente isso que a petição quer mudar.
O tema envolve não apenas a segurança pública, mas a autonomia individual. Por isso, certos de que não é uma opinião fácil de construir, queremos saber: os cidadãos com mais de 75 anos devem ser proibidos de conduzir?
Após responder à questão na sondagem em baixo, deixe-nos mais detalhes sobre a sua perspetiva na secção de comentários.
Participe na nossa questão desta semana
Os cidadãos com mais de 75 anos devem ser proibidos de conduzir?
Obrigado pela participação!
Nesta rubrica, colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com




















Conheço bestas com 30 anos que conduzem pior que pessoas com 80 anos.
Completamente contra tudo o que seja redutor de liberdade. A condução não é diferente . A idade não é sinónimo de incapacidade de conduzir por si só. Vai depender sim da capacidade física e intelectual de cada um ai o medidco tem um papel importante . Eu sou a favor que se façam testes psicológicos antes do exame de condução pois andam por ai indivíduos a usar o carro como arma …. com total incapacidade psicológica para lidar na estrada pelo simples facto de estarem em permanente estado de guerra com o próximo. A esses sim eu tirava a carta ou nem lhes seria permitido ter.
Tenho 77 anos Tenho carta desde 1970 nunca tive qualquer aceidente ou qualquer tipo de infracção.
Ao contrário da maioria desse inúteis proponentes, orgulho-me de ainda conduzir com os meus oitenta e sete anos e não sou um desses condutores de fim de semana que circulam em marcha lenta a esturvar os outros condutores e, no entanto ainda não perdi nenhum ponto na carta de condução. Presumo mesmo, que a maioria dos acidentes, se devem á limitação de velocidade. Estes inúteis proponentes, deviam propor que a perda de carta se devia dar ao fim de um determinado número de acidentes e não por excesso de velocidade. Talvez que a maioria destes anormais já estariam encostados.
Estou contra,tenho 78 anos e conduzo perfeitamente ao contrário das novas gerações que são irresponsáveis,não respeitam ninguém fazem asneiras consecutivas e verifiquem a quantidade de acidentes que se dão por idades e digam-me onde está a maior concentração.
Esta petição é feita por gente inconsciente que anda a inventar.É melhor irem trabalhar na agricultura serão mais úteis.
Vale zero. Há pessoas com 90 anos com capacidade de conduzir, e outras com 70 já sem capacidade e andam por aí na estrada. O que deveria ser mais rigoroso são os exames médicos para comprovar a capacidade do condutor. O que não falta por aí são idosos já muito confusos em que vão ao médico e lhes é dado o atestado.
Com 70? Há com 30 e não sabem e existe outros que nunca vão conseguir, nem que andem 100 anos, conduzir não se aprende nasce com a pessoa.
O problema não está na idade, está em não se ter de fazer a cada 10 ou 20 anos exame de código e estrada.
Concordo parcialmente. Deviam-se fazer exames a cada 6 anos ou coisa parecida, tanto de código como de condução.
O problema está na idade, sim. Na minha terra havia um velho rico que andava com o carro todo amassado. Suspeito que os médicos lhe passaram os exames em troca do verdinho…
Então acha bem que o exame médico seja “comprado” mas não que as pessoas com capacidade possam conduzir. Boa lógica.
Os que mais vejo a cometer infrações são jovens, alguns parecem enguias nas filas de transito.
Alguns jovens, a maioria, nunca utiliza os piscas para mudarem de direção. Parece que quando compram os carros o dinheiro não chega para comprarem os piscas.
Sou da opinião que acima dos 70 deveriam perder a capacidade legal de condução, no entanto, ser dado um acesso a um passe com desconto de 90% em transportes públicos e 70% em privados (táxis, etc).
Quem mora no interior, em zonas rurais, onde não há transporte público nem táxi, andava a pé?
E quem pagava esses descontos? Os capitalistas? Os da ACAP.? Os do ACP? Ou eram os os do RSI que o perdiam?
O contribuinte. É sempre o denominador comum.
Em que mundo vives….. ignorante……
Sentiste-te feliz e realizado por insultar outras pessoas? Tens o gran turismo?
Existe aqui comentários de pessoas que mereciam mesmo ser insultadas. Autênticos miolos de sapateira.
Não acho que ele te tenha tentado ofender. A conclusão é mesmo essa…
O teu comentário é realmente muito estúpido e sem qualquer argumento válido.
Não! É melhor, para mais segurança, proibir a partir dos 50 e o Estado oferecer um carro elétrico autónomo para cada pessoa, completamente grátis. 🙂
Com isso, concordo. Carro eléctrico autónomo oferecido pelo estado. Ou por subscrição dos que querem proibirca condução depois dos 75 anos ou qualquer outra idade. Exijam – se exames mais rigorosos. Auditivos, visuais e testes neurológicos simples.
Com exames ou não e com proibição ou não, o estado deve sempre entregar de forma gratuita um carro elétrico com condução autónoma. Deve permitir conduzir-se de forma autónoma nos monte alentejanos e nas praias da Caparica.
Esta petição está descontextualizada, quem teve esta infeliz ideia devia sim observar os veículos vulgo trotinetes, estes sim são um perigo, circulam nos passeios, nas passadeiras, na estrada, etc. sem proteção alguma e a grande velocidade e mais só Lisboa tem o dobro de trotinetes que Madrid, a petição devia ser neste sentido. E, em tom de reparo o meu pai tem 87 anos e conduz com uma segurança que faz inveja a muitos.
Partilho a opinião.
Para além disso, em caso de acidente, não há seguro.
E ainda querem reduzir a velocidade para os automóveis a 30 km/h nas localidades e depois passam essas ditas trotinetas e bicicletas por tudo que é via, passadeiras/ passeios a máis de 50/ 60 km/h.
Será que quando tiver 60 anos pensará da mesma maneira?
Basta ser um comentário anónimo para não ser digno de atenção .
É evidente que não!.. são comentários de crianças de 20/21 anos que na minha opinião não deviam poder tirar a carta, só aos 25 anos e mesmo assim dois anos há experiência com o (90) como antigamente.
Caro A. Não estou minimamente de acordo com a sua opinião. Muitíssimas pessoas com mais de 70 anos conduzem muito melhor de que muitas pessoas mais novas.
Cumprimentos.
Nesse caso temos também de proibir pessoas abaixo dos 24 porque também são um grupo de risco, temos de ser coerentes…
quem ganha a vida no campo, usando maquinas agricolas tb devem pedir desconto? -_-
Tal e qual! Mas os jovens, visto que têm passe gratuito ou com desconto, não podem ter habilitação legal para conduzir também! Tem de ser justo e igual para todos!
Fica já a saber que a maioria do pessoal que lhe mete a comidinha no prato todos os dias, tem mais de 70 anos e ainda conduzem o seu trator e camioneta ou navegam o seu barco, quando não se tem conhecimento da realidade e se vive numa bolha tende-se a dizer este tipo de disparates.
Quando tivesses 70 anos, irias querer um excepção para ti?
É tudo tão relativo que essa ideia ou proposta é simplesmente ridícula!
A maioria dos acidentes são provocados por gente nova e muitas vezes comos copos!
Quem não conhece a realidade das coisas e do país é dessa opinião.
“A partir dos 70 anos, a carta de condução tem de ser renovada de dois em dois anos, sendo obrigatória a apresentação de atestado médico”.
São duas as questões:
– Ou há um exame médico efetivo, ou não há.
– No intervalo de 2 anos pode haver um declínio brusco, físico ou cognitivo.
Mas isso não se resolve indo pelo “idadismo” – para prevenir, impede-se, legalmente, de conduzir a quem tiver mais de 75 anos.
Sou contra. Até porque dá muito jeito ter na família pessoal de idade, que já não conduz, mas mantém a carta – para dar como condutor no caso de se receber uma multa com perda de pontos ou suspensão da carta.
P.S. Em França a carta de condução é para toda a vida. Exceto para condutores profissionais e de pesados, a renovação da carta é apenas administrativa (fotografia/morada), não é exigido atestado médico..
Vou fazer 72, felizmente ainda estou em condições de conduzir. Na última renovação da carta que fui obrigada a fazer numa escola de condução, porque nem todos os postos de saúde dão o atestado de saúde por não estarem ligados ao IMT etc etc, paguei 75,€ , 35,€ dos quais para o médico que nem vi.
Um dos grandes problemas é deste tipo passarem atestados a pessoas que nem sabem se já têm problemas graves. Façam verificações nas escolas de condução para verem como são passados estes atestados. Isto é quanto a mim é crime.
O problema é reside exatamente na declaração “dão”.
Os atestados médicos (ou qualquer tipo de documento médico) não deveria ser “dado” a ninguém sem o devido exame ser efetivamente realizado.
Isto passa a resolver-se com a devida responsabilização e pesada penalização de quem “dá” estes documentos aos utentos.
Considero que a classe médica no seu geral (existem obviamente exceções, como em todos os casos existem) é uma das principais responsáveis por inúmeras situações de “abuso” e “contorno” das leis em vigor, o que leva a situações de acesso indevido a certas condições por parte da nossa sociedade.
Outro dos principais e amplamente claros casos de abuso do sistema tendo por ponto central de origem causal são as baixas médicas fraudulentas.
Na minha modesta opinião, a classe médica deveria ser severamente punida por continuarem a permitir situações desta natureza, levando eventualmente à perda da sua cédula profissional (ficando estes assim impedidos de operar quer no mercado público, quer no mercado privado) caso se verifiquem contraordenações sistemáticas, impossibilitando assim a perpetuação deste tipo de problemas. Talvez assim se reduzissem e evitassem muitos destes casos no nosso país.
Não vejo razão para esta petição. Quem lançou este tema, também um dia será idoso. Cada vez que preciso revalidar a carta, vou a um médico oftalmologista. É um perfeito disparate está petição.
Mais uma vez este assunto? Ainda não conseguiram perceber que só há uma dúzia de iluminados que dizem sim nesta questão e a grande maioria diz não e continuam a falar do assunto. Parecem como as moscas. Não adianta a abelha dizer a mosca que o mel é melhor que a bosta que a mosca vai continuar a comer bosta.
Absolutamente contra. Tenho 76 anos, 51 com carta de condução e sem qualquer acidente grave. Com a idade não me sinto diminuído nas minhas capacidades físicas. Deviam ser proibidos de conduzir aqueles que participam em corridas ilegais, que conduzem embriagados ou drogados ou os que se julgam grandes condutores e conduzem diáriamente com manobras altamente perigosas. Deveriam fazer um estudo e apurar as faixas etárias dos envolvidos em acidentes graves, decerto chegariam à conclusão que não são os mais idosos que os provocam.
Corretissimo
Nem mais.
Absolutamente contra. Tenho 76 anos, 51 com carta de condução e sem qualquer acidente grave. Com a idade não me sinto diminuído nas minhas capacidades físicas. Deviam ser proibidos de conduzir aqueles que participam em corridas ilegais, que conduzem embriagados ou drogados ou os que se julgam grandes condutores e conduzem diáriamente com manobras altamente perigosas. Deveriam fazer um estudo e apurar as faixas etárias dos envolvidos em acidentes graves, decerto chegariam à conclusão que não são os mais idosos que os provocam.
A legislação já contempla regras para os condutores mais idosos, pelo que não concordo com a petição!
Sim devem ser proibidos pois têm propensão a comer erros graves como ir em contra-mão numa autoestrada ou confundir o acelerador com o travão.
https://www.youtube.com/shorts/idFHB0G7e2k
https://www.youtube.com/watch?v=BnESmfdhR1Y
https://www.youtube.com/watch?v=-nYCbP_vgik
https://www.youtube.com/shorts/Blf0AkHKt1o
https://www.youtube.com/watch?v=_CoiETCnYxM
https://www.youtube.com/watch?v=4tXvipYom_k
Exemplos em Portugal:
https://www.youtube.com/shorts/IwHE-1D2cgI
https://www.youtube.com/shorts/Jbi8hQhj_-0
https://www.youtube.com/shorts/dTVpgOf_1og
https://www.youtube.com/watch?v=5g-ETgqYYMo
https://www.youtube.com/watch?v=Owu1SdlJ1z8
E os jovens, que não conduzem, CORREM, não respeitam o código, meu cunhado foi ATROPELADO numa passadeira por um jovem de 30, infelizmente foi fatal
As minhas condulências 🙁 De certo que há jovens que nem carta de condução têm e não sabem o código mas tendo em conta o assunto não os mencionei. Mas pelo que já vi todos os que conduzem deviam ser obrigados a fazer testes de condução anualmente.
Quem Come erros graves… como o falso sail, é que não deveria ter carta de condução . Raciocinar far – lhe – ia bem.
Mas ter erros de ortografia e saber conduzir do que não cometer erros ortográficos e ser um aselha ao volante.
Se calhar quer exemplos de pessoas com idade inferior que fizeram o mesmo? Vamos chegar à conclusão que ninguém deve conduzir.
Este rapaz deve estar a falar por ele. Tenho 79 anos, tenho carta de condução à mais de 60 anos e ainda consigo conduzir melhor do que a maioria do pessoal que vejo andar por aí. Deve haver sim exames médicos mais rigorosos.
Erros todos cometemos. Até o Sail cometeu ao escrever o que queria dizer!
Não estou de acordo, no entanto entendo que devem ser mais rigoros os exames médicos.
O meu pai tem 78 anos e anda ainda de moto, na sua Ninja. Faz ainda ver a muitos jovens condutores o que é conduzir. Ainda estes dias, fomos esticar os cavalos, cada um na sua moto, e subimos até 250km/h em circuito.
Agora, é assim: tudo depende, claro! Assim como há jovens que sabem conduzir muito bem e há aqueles que dá impressão terem tirado a carta num pacote de pó pra roupa, também há pessoas idosas que não deveriam conduzir.
Eu acho que deveriam avaliar todas as pessoas a partir de uma certa idade com umas aulas de condução.
Uma boa razão para sacar de uma vez a carta aos dois. Tal pai tal filho.
Caro Grunho, qual o problema de circular a 250km/h EM CIRCUITO?
Para circuito não é preciso carta, mas é preciso licença desportiva. Que não tem validade nenhuma cá fora. Agora, são condutores a fiscalizar com muita atenção, porque volta meia volta resolvem repetir a graçola em estradas abertas ao trânsito.
E ler?
… Em circuito.
Pois é, o problema está aí: em ler! Muitas vezes, criam-se confusões em conversas de comentários, como neste site de Pplware, quando os leitores não sabem ler todo o conteúdo escrito. São confusões desnecessárias.
@Grunho, quanto ao repetir a graçola em estradas abertas ao trânsito, concordo. Mas, não é preciso irmos a 250km/h para fazer asneiras. A 60km/h numa cidade, basta! E não é preciso muito (espaço e tempo) para uma moto, como a minha (Ninja), atingir os 100km/h,.
Às vezes, bastam apenas 2 segundos para acontecer o tal acidente do “Vi e não vi”, ou seja vi que não vinha ninguém, meti-me e o gajo já se meteu a meu lado.
Por isso, eu digo que nós como motars, deveríamos ter muito mais atenção do que os próprios condutores de carros e deveríamos respeitar mais ainda a velocidade citadina. E, é por isso que, tanto eu como o meu pai, andamos sempre a pisar ovos nas cidades e nas estradas por aí fora, como se fôssemos em 4 rodas. Mas, quando queremos enrolar o punho, vamos para uma pista.
E é por essas razões que, no meu ver, a partir de uma certa e determinada idade, deveriam obrigar anualmente e sem custos as pessoas a dirigirem-se às escolas de condução para terem umas duas ou três aulas de condução assistida (com um monitor do lado e um examinador atrás) afim de termos a certeza de que esse condutor está (ou não) apto a conduzir.
Claro que não, há muitos idosos cá mais de75anos a conduzir melhor que muitos condutores bem mais novos, provavelmente o autor da petição nem carta tem e, provavelmente mora em alguma cidade, então as pessoas em Portugal cada vez reformam-se mais tarde, o que este senhor quer é que após a reforma, quando as pessoas já têm tempo disponível para poderem usufruir do que não podia quando estavam a trabalhar, quer tirar-lhes a mobilidade, este senhor provavelmente não vivi neste país, pois falar em transportes para as pessoas poderem passear, só mesmo dentro das cidades, um exemplo prático, um casal que mora na aldeia e tem uma pequena horta, quer ir visitar os filhos e levar-lhes alguns produtos, carrega as coisas no carro e vai, como faz de transportes públicos, esse senhor que vá trabalhar e deixe as pessoas viver depois da reforma
Devia acontecer o contrário pois acho que são filhos que têm de ir visitar os pais.
Boa parte talvez embora ache que não se devia só restringir ao fator 75 (idade)… E aqueles que fazem lives enquanto conduzem? Os que ficam parados a fazer fila porque estão nas redes sociais ou a tirar selfies? Os que vão a 20 ou 30km/h porque estão agarrados ao telemóvel? Em resumo acho honestamente que não são as restrições de idade que fazem falta implementar mas sim o verdadeiro e único problema que existe… As leis!
No meu ponto de visto fazer correções às mesmas e aumentar sim a severidade, por fim aplicar e na minha ótica aí sim iríamos ter resultados, agora restringir por idade quando na estrada existem bem mais novos e perigosos vale o que vale…
Por acaso quem pretende que isto vá para a frente não quer fazer também uma petição para todos os jovens com excesso de álcool que andam em excesso de velocidade e em condução agressiva sejam suspensos? Gostava de ver a percentagem dos acidentes duns e outros.
Não concorda nada com estas posições pois as pessoas com 75 anos ou mais desde que tenham opinião favorável do médico, têm o direito à condução porque são pessoas mais responsáveis, enquanto que alguns jovens esses sim alguns são uns assainos na estrada. Deixam os idosos conscientes conduzir, também merecem algum respeito.
A terceira idade para conduzir é velha mas para pagar impostos é nova!
Ainda me faltam algumas dezenas de anos para atingir essa idade, ando de carro diariamente e considero isto é absolutamente ridículo.
Todos os dias vejo muitíssimas infrações e manobras perigosas e praticamente todas são feitas por jovens irresponsáveis e já presenciei inúmeras situações em que devido a condução irresponsável por jovens, acidentes foram evitados devido a condutores com idades bem superiores a 75 anos.
Será que os autores da petição tem Tvde?
Que tal controlar os TVDEs que motoristas estafetas que fazem manobras mirabolantes e até em contramão ( têm todos mais de 75 anos?)
A maioria dos acidentes são de condutores mais novos com grandes máquinas depois vêm a questão do deslocar para fazer a vida diária os filhos não podem deixar de trabalhar para dar assistência ao pais.
Há muito menos acidentes rodoviários provocados por pessoas acima dos 75 anos do que noutras faixas etárias. Basta estar atentos aos acidentes provocados por excesso de velocidade, álcool e drogas etc. As limitações acima dos 75 anos é muito relativo.
Concordo plenamente com a proposta,a lei tem de ser revista,para bem de todos.
Tb acho que pessoas com a tua literacia nao devia ter internet
Nesse caso temos também de proibir pessoas abaixo dos 24 porque também são um grupo de risco, temos de ser coerentes…
Porquê, a sr.a não tem carta de condução porque nunca lhe reconheceram competências para a obter? Nem todos são nabiças como a sr.a muito menos os idosos com mais de setenta e cinco anos.
A maioria das pessoas com mais de 75 anos continua com capacidade para continuar a conduzir em segurança.
Sim, devem ser impedidos de conduzir, excepto trotinetes
Porque pode alguem com mais the 75 conduzir e com menos de 18 nao?!
Nao existe melhor exemplo pq nao podem conduzeir do que um episodio sobre este assunto no south park.
É lamentável que se queira retomar o ataque à “peste grisalha” desta vez através da carta de condução
Os promotores desta iniciativa deveriam preocupar-se mais com o abuso do álcool, do uso dos telemóveis quando se conduz, dos excessos de velocidade, como os condutores se comportam a circular nas rotundas, na condução normalizada nas auto-estradas pela faixa da esquerda, respeito pelos excessos de velocidade nas localidades, mais respeito pelas passadeiras, resumindo, deve haver muito mais respeito pelo código da estrada.
Com este respeito finalizáva-se drásticamente os acidentes a nível nacional!
O problema não é a idade do condutor mas a irresponsabilidade e falta de consequências para os médicos que passam atestados a torto e direito sem haver a mínima validação das competências e capacidades do idoso.
A idade não deve ser impedimento na condução. Há pessoas com 80 anos ainda com todas as suas faculdades mentais e físicas, mantidas Para isso é que servem os atestados médicos e avaliar a idoneidade para conduzir
Sugeria também que os mais jovens só possam estar habilitados para conduzir qualquer veículo a partir dos 30 anos de idade, pois são dos principais causadores de acidentes graves. Pena é que tal não seja discutido. Como todos sabemos à alguns anos atrás quando ficávamos habilitados para conduzir, o carro que conduzia estava obrigatoriamente sinalizado com um dístico que dizia que a velocidade máxima daquela viatura seria de 90, pois o condutor era “inexperiente”. Verifiquem quem anda por aí a manipular os veículos de quatro e de duas rodas para saírem exclusivamente à noite.
Para além de ser uma petição ridícula, também gostaria de saber se irá existir alguma petição que proíba a condução de pessoas apanhadas com valor de álcool igual ou acima do valor considerado para crime e outros do género.
É que a velhice não se escolhe e faz parte da vida. Conduzir embriagado, entre outros, essa si revela irresponsabilidade humana num nível alto
Verifiquem primeiro qual a percentagem de acidentes com pessoas com mais de 75 anos e a percentagem de acidentes com os outros condutores abaixo dos 75 anos. Verser-á que a disparidade é infinitamente maior nos com menos de 75 anos. Controlo de velocidade e álcool e drogas, feitas com rigor e a sinistralidade reduz quase a zero.
Haverá um caso ou outro em que os mais velhos poderão provocar acidentes, mas é seguramente residual. O verdadeiro motivo é o álcool em excesso e a droga. Podem proibir a condução a partir dos 60 anos mas os acidentes vão continuar de forma igual. OBRIGADO.
Essa petição só me parece um verdadeiro absurdo, pois não é a idade que vai definir, se o condutor é bom ou é mau, mas sim a sua destreza para esse efeito, e também os exames necessários para a renovação da carta de condução. Segundo o meu parecer, o histórico, de acidentes rodoviários, seria um dado absolutamente necessário e poderia contribuir para uma melhor apreciação se o condutor está apto ou não a conduzir. Postas estas questões, julgo ter contribuido para para uma melhor apreciação da questão em causa.
Tendo em conta que, no Relatório Anual de Sinistralidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária de 2024, temos 106,9 mortos em acidentes de viação por milhão de habitantes, na faixa dos 20 aos 24 anos, enquanto na faixa dos 75 aos 79 anos temos 48,9 mortos por milhão de habitantes, acredito que é urgente só permitir o acesso à carta de condução a partir dos 25 anos.
Os acidentes mais graves ocorrem com os jovens em alta velocidade e álcool e não com a idade.
Na minha opinião não deve acontecer, é uma ideia de pessoas inocentes. Uma pessoa de idade é muito responsável, a não ser uma situação de doença, aí pode acontecer em qualquer idade. Ob
Em primeiro vejam os acidentes registados em portugal ,os mais gravez e não só, que idade média foram registados e razões.
Quem está a solicitar este tipo de solução ou não vive nesta terra ou está com problemas de existência.
Só se for por problemas de saúde, ainda me faltam alguns anos (a ver se chego lá) tenho categoria B , pesquisem para saber o que quer dizer, no entanto desafio qualquer pessoa mais nova que se ache superior a vir para a estrada, podemos começar em fazer as rotundas corretamente, cumprir o código da estrada e respetiva sinalização e podemos terminar nos estacionamentos e manobras.
Não considero grandes condutores quem ande em altas velocidades e se achem melhores do que os outros, porque não o são efetivamente.
Tenho 65 e sinto- me com plenas capacidades
Aos 75 nao sei, espero estar com aptidão para conduzir e não ficar impossibilitado por força de lei. O problema está na consciência das pessoas, se estou consciente que não devo conduzir não conduzo. Mas nem sempre é assim tão linear. Um médico passar um estado, sem avaliar de forma independente e profissional, é corrupção e deve ser penalizado. Muitas escolas de condução fazem um arranjinho, e lá está mais uma pessoa ao volante sem ter condições. Basta haver vontade nos nossos dirigentes para acabar esta pratica errada e perigosa. Reflitam sobre isto. Obrigado
Há algum estudo que mostre quala idade que está mais frequrntrmente envolvida em acidentes?
O ranking de 2017 de idade dos condutores com acidentes automóvel é 33.4% jovens e 17.7% nos idosos.
Perante esta evidência percebe-se a intenção desta gente.
Tenho 74 anos, nunca tive um acidente grave e os poucos e pequenos que tive não foi por minha culpa. A carta devia ser retirada aos causadores de acidentes graves por excesso de velocidade, manobras perigosas e condução sob o efeito de álcool ou droga e se desses acidentes resultarem mortes deviam também ser presos. As pessoas idosas normalmente conduzem com mais cuidado. Há casos e casos não se pode generalizar. Esta petição não faz sentido, gostaria de saber a opinião de quem a fez quando fizer 75 anos
Quem mais provoca acidentes sao os jovens até aos 30 anos, vamos proibir tirar a carta de condução aos 18 anos e sim aos 30? Fazer um exame de condução para idosos acima dos 70 tudo bem, aí mostrarao as suas capacidades, pois acredito que há gente capaz e incapaz como em todas as idades.
Só falta a petição para proibir a condução às mulheres e ficamos esclarecidos. PS: não me incomoda muito esta petição passar, pois não tarda muito os carros de condução autónoma contribuirmos para as autoridades serem tentadas a legislar para acabar com a “coboiada” do asfalto a que assistimos todos os dias nas mossas estradas.
Se querem reduzir muito os acidentes rodoviários, só dêem acesso a carta de condução a cidadãos entre os 45 e 75 anos.
Se é verdade que os cidadãos com mais de 75 anos perdem faculdades, não é menos verdade que s maioria dos acidentes por excesso de velocidade têm como principais culpados os condutores mais novos.
O que nos mostra a atualidade, são os condutores mais novos que, provocam mais acidentes. à muita falta de civismo quando se conduz na cidade e fora dela. Casos concretos que todo os dias reparo : o não uso dos sinais de mudança de direção, saida de estacionamento, estacionamentos em segunda fila e nos passeios, não saberem circular nas rotundas entre outras. Já não sou novo, mas tenho carta a muitos anos, aprendi com instrutores que para o serem, tinham que estudar o codigo e a condução para transmitirem aos alunos, até ao juizo final, com os então chamados engelheiros tecnicos que nos faziam perguntas sobre o codigos e só depois de responder corretamente, seguiriamos para a prova de condução.
Tenho consciencia, que o hoje a juventude tem outra forma de aprender, serão mais audazes e após obterem a licença de condução, já com bons carros e potentes esquecem o que aprendaram ( nem todos ), mas é uma constatação quase diaria em alguns casos.
Já agora, uma pergunta que deixo no ar ” será que a IA já corresponde ao pensamento de sair de um estacionamento, ou mudar de direção fazendo com que os piscas se liguem ? felizmente que os automoveis de já há muitos anos continuam a responder com as luzes travagem somente com o pisar dos travões que ainda são necessários.
Agora sobre o tema, a idade não serve para tudo, no entanto estou de acordo com a lei vigente mas, extensivel a mais novos quando existem acidentes que os mesmos provocam.
Rsumindo: haja fiscalização e coragem para aqueles que já tem dificuldades independente da sua idade
Muito bem pensado e falado, se fiscalizarem aquém conduz sem habilitação para tal, com excesso de alcool no sangue , sem conhecer o código da estrada já era muito interessante. Eu tenho 75 anos e tirei carta profissional. Interessa ver vem ter saúde e não ser azelha.
Quando vejo uma pessoa com 74 anos fazer uma direta de Paris a Portugal. Fico sem palavras com
semelhante ideia. Mas eu penso um burro será sempre um burro, mas um idiota também já não
muda.Sem ofensa para os burros.
Estúpido e absurdo fazer uma generalização.
Cada caso deve ser analisado de forma objetiva, tendo sempre como base as reais capacidades.
Não deve ser bem proibir que deve ser, e sim melhor vigilância, e identificar realmente casos que nessas idades se torne realmente perigo.
Eu comheço um bem próximo, só que já nem é pela idade dos 70 e sim pela medicação excesiva e tipo de doença que já devia ter sido poibida, é que se um dia tem o azar de ter acidente tá tudo lixado.
Isto é cada caso é um caso, por isso não é proibir todos a partir dos 75 que vai resolver o assunto.
Os médicos de familia e familiares é que têm de andar atentos e se impor caso seja necsssário.
Tenho 75 anos, cuido de minha mãe com 97 anos e de minha esposa com 80 que teve um ACV há 20 anos e há tres anos está em cadeira de rodas. Sou eu que vou ao supermercado, á farmácia etc. Se me proibirem de conduzir, quem vai substiruir-me’. Estou de acordo com exame regular, em vez de cada 2 anos, pode ser anual, mas proibir?? e entretanto dá-se carta a quem tem 16 anos. Haja paciência para aguentar estes iluminados……
Vamos ver o que diz o Ventura agora e antes das eleições a ver se coincide.
Quanto à minha opinião, acima dos 75 anos pode-se conduzir desde que se tneha responsabilidade e consciência que já não se podem fazer as coisas que faziam com 50 anos. Se tiverem isso em conta e forem realmente (sem corrupções) validados por um médico não vejo nada contra isso. Antes pelo contrário.
É que se os velhotes de 75 anos ou mais não conduzirem depois são os cinquentões que os têm de levar a todo o lado ressabiados e isso pode reusltar em acidentes ainda maiores.
Tenho 75 anos e carta de condução há 55. Até hoje nunca tive qualquer acidente. O que vejo são jovens a morrerem na estrada. Não faz sentido tirarem a independência pessoal aos seniores.
Na formação académica, o conhecimento é um pilar essencial para a tomada de decisões informadas. Nesse sentido, impõe-se uma questão fundamental: com base em que evidência técnica ou científica está a ser proposta esta petição, e que fundamentos sustentam o burburinho público que tem vindo a gerar?
Se esta iniciativa assenta maioritariamente em perceções, então será coerente considerar outras perceções que, ainda há relativamente pouco tempo, dominaram o debate público.
O envelhecimento e a consequente perda de capacidades são realidades inegáveis. No entanto, é igualmente inegável que o processo de envelhecimento, tal como o de amadurecimento, varia significativamente de indivíduo para indivíduo. Perante isto, levanta-se uma questão pertinente: estarão todos os jovens, aos 18 anos, efetivamente preparados, do ponto de vista psicológico e emocional, para assumir a responsabilidade de conduzir um veículo?
Talvez seja oportuno repensar o modelo atual. A introdução de avaliações psicológicas obrigatórias antes do início da formação para a carta de condução, bem como a sua reaplicação periódica ao longo da vida, poderia constituir uma abordagem mais equilibrada e fundamentada. O objetivo seria simples: garantir, de forma contínua, que cada indivíduo mantém as condições necessárias para exercer, com responsabilidade e segurança, a condução de um veículo automóvel.
Não sou a favor da proibição de conduzir após os 75 anos.
Não é a idade que deve contar para a renovação da licença de condução e sim a capacidade física e mental da pessoa.
O médico que passa o atestado para renovar é que deve ter cuidado com quem coloca na estrada. Na dúvida deve solicitar todos os exames que considerar relevantes para a consignação da renovação da licença de condução.
Caros Cidadãos. Se tudo correr bem a maior parte de nós irá viver para além dos 75 anos com muita qualidade de vida, destreza e saúde. A prática de condução para quem está habilitado e capaz é uma independência e uma liberdade para todos. Nunca a idade foi ou será um problema, como já li em certos comentários, há condutores com 30 / 40 /50 anos de idade que conduzem muito pior que alguns com 80, como tal o problema tem de ser atacado pelo lado do cometimento de crimes ou contra ordenações rodoviárias e não pelo fator da idade.
Não é só mais uma estupidez simplista como também um atentado aos direitos de liberdade e garantias do cidadão.
O que se impõe é uma maior vigilância nas revalidações do título de condução, uma maior fiscalização aos atestados “comprados”, isso sim são medidas limitadoras. Agora proibição porque pode haver disfunção cognitiva e reflexos lentos, é só estúpido.
O(a) autor(es) da petição fizeram-na com base num estudo do rácio de idade dos condutores versus acidentes na estrada?
Vão…
Não concordo que a partir dos 75 não se possa conduzir.
Deveriam preocupar -se mais com alguns que tiram a carta aos 18 e não têm sentido
de responsabilidade civil.
Sou contra a proibição de condução a pessoas com mais de 75 anos.
Se analisarmos o maior número de acidentes mais graves ocorre dentro das faixas etárias dos 18 aos 45 anos, talvez ronde os 70%, logo seria este grupo etário a ter em conta na proposta de proibição de condução.
Mas será que nós cidadãos portugueses somos incompetentes? Em França depois dos 70 anos é vitalícia.
A ideia é bastante estúpida ,,, deviam era ensinar alguns jovens e não só a conduzir ,e a saber regras e bons comportamentos na estrada ,, ,, que o digam quem como eu usa a estrada todos os dias ,,,,,, verifiquem também a idade da maioria dos óbitos nas estradas e tirem conclusões.
Há pessoas com mais de 75 anos com ppl e pilotam o seu avião ao fim de semana . Terão de ir de transportes publicos para o aeródromo ?
Completamente contra pessoas com 75 anos ou mais não podendo conduzir é um absurdo se estão bem fisicamente e psicológicamente para quê prender essas pessoas em casa querem que fiquem doentes ou deprimidas
É impressionante como se tenta simplificar um problema complexo com ideias tão arbitrárias. Esta proposta de “petição” não só é infundada, como demonstra uma falta de noção sobre a realidade da longevidade atual.
O que é que acontece magicamente na véspera de se fazer 75 anos? Nada! Temos pessoas de 80 anos com reflexos e visão impecáveis, e pessoas de 50 com condições crónicas que as tornam perigosas ao volante. A idade cronológica não é um indicador fiável de capacidade cognitiva ou motora! Deveria de ser óbvio isto!
Concordo plenamente que o processo de revalidação a partir dos 70 anos deve ser rigoroso, técnico e frequente. Se um condutor não tem condições, a carta deve ser retirada seja aos 20, aos 75 ou aos 90. O foco deve ser a segurança individual, não a data de nascimento.
E para muitos idosos, especialmente fora dos grandes centros urbanos, o carro é o único meio de acesso a cuidados de saúde e bens essenciais. Retirar o direito de conduzir a quem está apto é condenar essas pessoas ao isolamento e à depressão por puro preconceito.
Não é a idade que define a capacidade do condutor. Não concordo com a limitação que é excessiva e extremista. A capacidade deve ser aferida caso a caso.
Eu sei de um caso que aconteceu em Rio Maior onde duas jovens foram atropeladas por um condutor idoso. Este mesmo condutor já tinha tido no ano anterior dois acidentes, um deles acabou com vitimas mortais. Foi-lhe retirada a carta e mesmo assim conduzia (e ainda conduz) sendo o resultado 2 jovens de 16 anos acabaram no hospital em estado grave. Eu mesmo quase levei com ele.
Daí o sr. Sail concluir que o exemplo que referiu é extensível a todos os condutores com mais de setenta e cinco anos. Como disse este estava a conduzir sem carta para poder conduzir. Todos os dias aparecem notícias de condutores serem apanhados a conduzir sem que para isso esteja habilitados .Estes infractores terão todos mais de setenta e cinco anos? Obviamente que não, as estatísticas são demonstrativas de que não.
Alguém ainda se lembra daqueles “6 idosos” (“3 idosos” do sexo masculino e “3 idosas” do sexo feminino, ocupantes (em simultâneo) do mesmo veiculo de marca “Premium”) de 19 a 20 anos de idade que conseguiram o notável feito de se carbonizarem ao lado do pilar ao cutelo (que não mexeu 1mm) de betão armado na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, a 30 de Novembro de 2025 pelas 3h40m da madrugada… porque, à data do acidente, o “falecido” pai de cabelos grisalhos e óculos de elevada dioptria (4 a 5 dioptrias no mínimo…) de cerca de 70 e tal anos lhe emprestou o BMW e lhe pediu (ao filho “idoso” condutor, claro!) antes de ele sair de casa – “Filho: conduz com cuidado, nada de excessos de velocidade, quero-te em casa vivo”.
Seis jovens morrem em despiste e incêndio na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa
https ://tvi.iol.pt/noticias/acidente/lisboa/quatro-vitimas-mortais-em-despiste-automovel-em-lisboa-morreram-carbonizadas/20251130/692c0872d34e3caad84bde0d
Pois é… os “idosos” em geral são mesmo um perigo público na estrada. Vendo as estatísticas das vitimas mortais em Portugal comparadas com os “recém-nascidos” de cerca de 18 a 30 anos, temos:
Grupos de Risco por Faixa Etária
De acordo com dados da PSP e da ANSR , as vítimas mortais distribuem-se da
seguinte forma:
Dados do Sub-Grupo das Áreas Urbanas (PSP):
(1) 18 a 30 anos: É o grupo mais afetado, representando cerca de 28% das vítimas
mortais em áreas sob jurisdição da PSP. Os acidentes de viação continuam a ser a
principal causa de morte entre os jovens, muitas vezes associados a comportamentos
de risco.
(2) 31 a 40 anos: Representam 17% do total.
(3) 41 a 50 anos: Correspondem a 19% das vítimas.
(4) 51 a 65 anos: Representam aproximadamente 21% das vítimas.
(5) Maiores de 65 anos: Os idosos são identificados como um grupo de risco elevado,
especialmente na categoria de peões. Em 2024, a vulnerabilidade sénior manteve-se
elevada, embora o grupo dos 75 aos 79 anos tenha registado valores ligeiramente
abaixo da média nacional em certos indicadores.
Ora, o que é que eu vejo, neste Sub-Grupo das Áreas Urbanas:
A faixa etária dos 18 anos a 50 anos contribui com 64% das mortes.
A faixa etária dos 51 a 65 anos contribui com aproximadamente 21% das mortes.
A faixa etária acima dos 65 anos é o restante (aproximadamente) – 15%
A minha Proposta:
Para sermos mais eficazes na redução das vítimas mortais, eu proponho proibir os condutores entre os 18 anos e os 65 anos. Porquê? Porque assim reduz-se as vítimas mortais em 85% o que seria uma redução recorde em Portugal, nas zonas urbanas. Vamos então ao cálculo a nível nacional.
Distribuição correta e consolidada do Total de Vítimas Mortais em Portugal (Dados ANSR 2023-2024):
Ao analisarmos o Universo Total de vítimas mortais (condutores, passageiros e peões), a distribuição aproximada é a seguinte:
• 0 aos 17 anos: < 2%
• 18 aos 64 anos: ~67% (Este grande grupo divide-se em subfaixas menores)
• 65 ou mais anos: 31%
Dentro do grupo dos seniores, o risco agrava-se substancialmente com o avançar da idade. De acordo com os dados mais recentes de entidades como a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e a ANSR:
• Percentagem Geral: A faixa etária acima dos 75 anos representa aproximadamente 15% a 18% do total de vítimas mortais em Portugal.
• Vulnerabilidade Extrema: Embora os maiores de 65 anos no seu todo representem cerca de 31% das mortes, o risco de fatalidade dispara após os 75 anos devido à maior fragilidade física, que torna impactos de baixa energia (como atropelamentos urbanos) frequentemente fatais.
• Peões e Ciclistas: Este subgrupo é o mais afetado em atropelamentos. Estima-se que quase metade dos peões mortos em zonas urbanas tenha mais de 70-75 anos.
• Taxa de Mortalidade: É a única faixa etária onde a mortalidade associada a acidentes rodoviários não tem registado uma tendência de descida consolidada nos últimos anos, ao contrário do que acontece com os condutores mais jovens.
Em termos práticos, isto significa que, embora os indivíduos com mais de 75 anos constituam uma fatia menor da população ativa de condutores, eles têm a maior probabilidade de falecer caso ocorra um sinistro, especialmente se estiverem a circular a pé.
Confirmação da minha proposta (com uma ligeira alteração):
Percebe-se que os condutores acima dos 75 anos represetam 18% das vítimas mortais.
Se proibirmos os condutores até aos 75 anos conseguiremos reduzir muito mais do que 82% das vítimas mortais porque é este o universo etário (dos 18 aos 75 anos) que ainda vai atropelar uma parte consideravel dos condutores acima dos 75 anos quando circulam de bicicleta ou a pé. Direi que conseguiriamos reduzir as vítimas mortais a nível nacional em cerca de 90% a 93%, o que seria, mais uma vez um recorde a nível nacional em Portugal.
🙂
Eu por exemplo tenho 80anos e conduzo quanto a mim com toda a segurança, todos os dias ando na estrada e vejo asneiras de todo o tamanho,por exemplo (condutores na via totalmente á esquerda,atravessarem pela minha frente para a via totalmente á direita para mudarem de direção sem sequer sinalizarem,e depois não querem que aja acidentes).
Eu felizmente ainda me encontro completamente apto e legalmente autorizado a conduzir,se forem ver o meu registo de acidentes são 3 e sem consequências graves assim como nunca fui multado por infrações cometidas,pelo que ( NÃO CONCORDO COM ESSA PETIÇÃO TOTALMENTE ABSURDA)tentem saber o histórico de cada condutor e assim poderão analisar a quem devem não autorizar a conduzir.
Bom, falei com um constitucionalista, do ponto de vista jurídico, uma medida que retirasse a carta de condução automaticamente a todos os cidadãos com mais de 75 anos, sem qualquer avaliação obviamente, seria INCONSTITUCIONAL à luz da Constituição da República Portuguesa!
Desde logo, o artigo 13º (o princípio da igualdade) estabelece que ninguém pode ser privilegiado ou prejudicado em função, entre outros fatores, da IDADE. Ou seja, tratar duas pessoas igualmente aptas de forma diferente apenas porque uma tem 74 anos e outra 76 configura uma discriminação! Chumbava!
Depois, há o princípio da proporcionalidade, que resulta do artigo 18º, nº 2. Qualquer restrição de direitos tem de ser adequada, necessária e equilibrada. Retirar automaticamente a carta com base apenas na idade não cumpre este critério, porque existem medidas menos restritivas e mais justas, como avaliações médicas ou psicotécnicas, que permitem verificar a capacidade real de cada condutor. Chumbava também.
Por fim, ainda que conduzir não seja um direito fundamental, está ligado à liberdade de deslocação (artigo 44º) e à autonomia pessoal. Uma restrição geral e abstrata, sem considerar a situação concreta de cada pessoa, levanta adicionalmente problemas evidentes de constitucionalidade.
Resumindo: o critério “idade por si só”, não passaria juridicamente por ser inconstitucional.
Portanto o “idiota” da petição só fez perder tempo, a muita gente…
Eu sou a favor de só deixar votar quem já começou a trabalhar
E de coimas e multas proporcionais ao rendimento
E de trabalho obrigatório para prisioneiros capazes
E por aí fora…
Vão mas é chatear o Camões, cambada de fachos de esquerda
Proibir porquê? Possivelemnte o autor da petição nun deveria ter sido autorizado a conduzir.
Melhorem as inspeções médicas.
Existe algum dado sobre conduzir a partir dos 75, é maior risco para os outros?
proibido não
mas incentivados a deixar de conduzir, sim
transportes públicos grátis para pessoas com 65+ e coisas assim.
Enfim, quando existem petições deste género, revela o grau de quociente de inteligência do seu autor.
Segundo o 14º relatório da DEKRA, “cerca de 30% de todas as mortes na estrada na UE nos últimos anos ocorreram na faixa etária dos 65 anos ou mais, e entre os peões e ciclistas os idosos foram responsáveis por cerca de metade de todas as mortes no trânsito rodoviário”.
Portanto, com estes números, eu diria que sim, estes cidadão em princípio deviam ser proibidos de conduzir. Mas, como todos envelhecem de forma diferente, um compromisso também seria aceitável: testes médicos rigorosos a partir dos 65 anos.
Quanto mais idade uma pessoa tem, menos reflexos, menos acuidade, menos visão, etc. Não é muito estranho que aconteçam mais acidentes.
Eu. Desidério Guerreiro com 74 anos, considero-me apto para conduzir mas sei que há muitos com a mesma idade inaptos visualmente que teem recusa do médico e a escola de condução trata do assunto.
Vejam as estatísticas e a quantidade de acidentes que há com pessoas com mais de 70 anos. 3 % , os outros 67% são com pessoas apartir dos 30 até aos 70 anos ,e 30% dos acidentes são dos 20 anos 30 anos de idade . E mais dos 30 aos 60 anos de idade ocorrem mais acidentes com excesso de álcool no sangue , por isso tenham respeito pelos 70 anos pelos 80 anos porque são responsáveis não andam por aí bêbedos a conduzir.
Que estatisticas? Qual é a fonte?
Quem tem de decidir se alguém está em condições de conduzir, é o médico que lhe faz o exame clínico.
A idade é só um número. Eu conduzo muito melhor que certos condutores mais novos. Aliás os condutores mais jovens não tem qualquer tipo de educação e responsabilidade. É de bradar aos céus. Agora vem falar dos condutores de 70 anos. Que haja controle e exames de acordo agora retirar pelo número valha-me Deus
Brilhante ideia, não há duvida…estudem as estatisticas e vejam quem tem mais acidentes
Os sinais exteriores de condução por idoso é reduzir a velocidade por cautela. Nunca foi possível provar que a idade influenciasse a segurança no trânsito, agora, num país em que os transportes públicos não oferecem as garantias necessárias, penso que tal medida só servia para condenar os idosos ao isolamento, desprezo e abandono.
A faixa etária com mais acidentes na estrada não é certamente a velhada de 80 anos. O que falta são irresponsáveis de 30 anos que não sabem nem andar a pé numa via pública.
Será que já alguém questionou o perigo que são as carrinhas brancas de distribuição sempre em excesso de velocidade e completamente encostados ao carro da frente a tentar ultrapassar de qualquer maneira? Tenho 74 anos , mais de um milhão de kms e nunca tive qualquer acidente.
Tenho 80 anos e sinto-me perfeitamente apto a conduzir em segurança. No meu ponto de vista era importante que o exame medico que se faz de 2 em 2 anos fosse o mais rigoroso possivel.
Estou de acordo com a maioria dos comentadores anteriores. Tenho 77 anos e assim como outros condutores da minha classe etária, não tenho quaisquer limitações físicas ou cognitivas, sendo devidamente controlado pelo médico de família que emite o atestado sem quaisquer reservas. Quando houver razões para a não emissão do atestado, aceitarei naturalmente. Concluo dizendo que esta deveria ser a razão basica para
caducar normalmente a carta de condução por limite de idade.
Não acho justo, aos 75 anos ainda não são velhos, o pior é que os acidentes que existem e todos os dias se vê na tv são os mais novos que os provocam
Esta ideia só pode ser de alguém que tem idade de adulto mas que não passa de uma criança
E isso mesmo. Adulto com cabeça infantil. Quais as razões para esta medida ? Temos visto que a maioria dos acidentes e mais graves têm como protagonistas as pessoas mais jóvens. A idade trás mais calma , reflexão e sentido de responsabilidade. È certo que há excepções de ambas as partes. Haja bom senso e não se menorizem as pessoas que merecem mais respeito….
Bem, eu só pergunto: quem mata mais, nas estradas? Serão os de 75? Não me façam rir! Claro haverá sempre uma idade limite, que deve continuar a ser decidida pelo próprio. Nas renovações da carta, há um atestado médico que tem de confirmar a saúde mental e cognitiva do condutor, isso devia ser suficiente se houvesse rigor! Há condutores muito mais novos, a quem nem devia ser permitido ter carta, mesmo aos 20 anos de idade!
Considero inaceitável essa petição! É um atentado à liberdade individual, não tendo, portanto, qualquer fundamento. Num Estado de Direito, passados 50 anos de democracia, será que esta petição não é incontitucional? Em pleno século 21, esta petição tem como base o PRECONCEITO contra os idosos!
Sei que é um artigo com muitos comentários, mas sim em cima já referi que falei com um conhecido constitucionalista e seria inconstitucional. Pode ficar descansada que nunca poderá ser aprovada tal petição.
Mas isto é apenas o começo: a caça ao idoso já começou há muito, em Portugal, potenciada pelos negacionistas seguidores do Trump, Netanyahu, Putin & Cia e até o Ventura. Tenho pena, mas vai ser pior! Os idosos que se cuidem!
Não sou trampista mas acredito que este esgaziado nunca iria decretar uma coisa destas. O ventura, talvez .
Temos que acreditar nos nossos médicos porque muitos também tem mais de 75 anos!
Será que os que hoje 4 de maio vaõ a tribunal em Santa Maria da Feira, por terem ATROPELADO 1 dezena de pessoas, eram “jovens” de 78 anos ou IRRESPENSÁVEIS de 18? espero que lhes seja decretado pelo menos a retirada da permissão de conduzir, já que parece a que tinha era para matar.
Os filhos destes inúteis, um dia também irão propor, que os inúteis dos seu pais, já não teem competências para conduzir aos setenta e cinco anos. Infelizes idiotas .