GNR lança alerta para a próxima noite! Prepare um KIT de Emergência
Com as condições meteorológicas adversas a fazerem-se sentir, a Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu um conjunto de recomendações essenciais para garantir a segurança de pessoas e bens.
O mau tempo continua a fazer-se sentir em Portugal, e a próxima noite não será exceção. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma frente fria irá atravessar o território continental, trazendo chuva intensa, vento forte e possibilidade de trovoadas.
Durante a madrugada de segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, espera-se que grande parte do país seja afetada por aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de rajadas de vento significativas, especialmente nas zonas costeiras e serranas, com picos que podem atingir os 100 km/h. O IPMA alerta ainda para possíveis trovoadas e granizo em alguns locais.
GNR indica o que deve ter num KIT para 72 horas
Face aos possíveis cenário a GNR emitiu um conjunto de alertas e também informação sobre o que deve ter num KIT para 72 horas.
Além da GNR, também a DGS lançou um alerta para o uso de geradores para produção de energia.
O IPMA reforça os alertas e recomenda cautela, sobretudo em deslocações e junto ao litoral. Manter-se informado é a melhor forma de enfrentar este período de instabilidade.
























Calma, o kit é só para quem vive em zonas de cheias
Não precisamos, temos as mensagens da PROCIV para nos aconchegar nas próximas 72h e um governo apático para nos entreter nas horas mais aborrecidas.
só hoje recebi 3 sms iguais…
O ressabiado de serviço 😀
Sim, porque toda a gente tem capacidade de ter e manter um gerador a funcionar durante várias horas ou até dias…
Porque é que o Estado não cumpre a obrigação dele e envia geradores para as zonas mais afetadas? Sim, a obrigação do Estado é proteger o povo! Se assegurar o abastecimento de energia é da alçada da E-redes, é outra coisa, mas assistir o povo em estado de calamidade é obrigação do Estado.
O Estado somos todos nós.
E porque é que as câmaras Municipais das zonas afectadas também não o fizeram atempadamente?
Já haviam avisos das tempestades dias antes das mesmas ocorrerem. Gastam centenas de milhares de euros em rotundas, festivais, festas e mais festinhas e não há dinheiro para comprarem atempadamente geradores e precaverem-se para ajudarem os seus munícipes?
E depois vêm os presidentes das câmaras fazer figuras tristes para as televisões a queixarem-se que as câmaras ficaram sem electricidade e sem forma de contactar o governo central. Nem têm 2 dedos de testa para se aperceberem do atestado de incompetência que estão a passar a si próprios.
E muitas vezes são as mesmas rotundas que tapam ribeiras e escoadouros naturais.
Por muito que nos custe admitir, a prevenção custa muito dinheiro. Podíamos ter 500 mil geradores e respetivos depósitos de combustível preparados. Podíamos ter uma reserva de comida para todo o país que durasse 1 mês. Podíamos… podíamos muita coisa. Mas custa dinheiro. A prevenção faz-se num balancear de custo/benefício/risco. E bem sabemos que a eficiência nem sempre é a melhor, mas a verdade é que nunca tivemos nada como o que estamos a viver agora. Não há prevenção que o valha porque depois caíam todos em cima dos governos por gastarem sei lá quantos milhões para nada. Exatamente pela mesma razão que poucos são os portugueses que, individualmente, têm gerador e respetivo combustível, 1 mês de comida e água e tudo o resto.
Agora, houve algo que não era de todo expectável e não temos equipamentos nem mão de obra suficiente (mas em boa realidade, todos são poucos). A destruição foi enorme. Uma torre de alta tensão demora semanas ou meses a ser instalada (só um mero exemplo).
Mas podemos culpa o governo que “é lento”. Podemos culpar as câmaras que aprovaram edifícios em leitos de cheia, em zonas de risco de desmoronamento, em zonas de risco de incêndio. Podemos culpar as pessoas e empresários por construir nesses locais. Podemos culpar tudo e todos mas a verdade é que estamos a viver um evento como nunca houve em Portugal.
Netflix and chill.
E não têm vergonha de ter utilizado AI para fazer os alertas?
Felicito o governo por colocar instruções sobre como utilizar purifica… geradores correctamente.
Felicite antes os autarcas das câmaras municipais da zonas afectadas. Estão lá a fazer o quê?
Eu tentei fazer uma piada como se os geradores a gasolina/diesel fossem purificadores do ar. Essa é a mensagem que muitos petrolheads pretendem passar.
Peço desculpa a quem foi afectado por esta tempestade. A minha intenção não foi menosprezar o que aconteceu.
São os mesmos que autorizam construção em leitos de cheias. Há muitos anos estive de férias em Ponte de Lima. Reparei que havia um parque de estacionamento coladinho ao rio e fiquei a olhar e a pensar “tem mesmo cara de leito de cheias”. Uns anos depois não é que houve mesmo uma cheia que levou os carros todos? Aqui na minha cidade, a maior inundação/cheia que houve foi depois de a câmara ter “estreitado” o rio para fazer uma ponte bonita. E quando choveu muito, ficou metade do centro cheio de água. Mas até se via bem que a ponte tinha metade da largura do rio. É só inteligentes.
Isso até costuma estar nos autocolantes de segurança dos geradores. Coisas como “utilizar apenas em locais bem ventilados”. Além de que existe algo que se chama bom senso. Que em muitos casos parece ter desaparecido da cabeça de muita gente.