Reestruturação do império de Elon Musk: SpaceX poderá unir-se à Tesla ou à xAI
Elon Musk está a estudar uma reestruturação profunda do seu portfólio empresarial, com a SpaceX a avaliar uma possível fusão com a fabricante Tesla ou uma aliança estratégica com a startup de inteligência artificial (IA) xAI.
Sinergia entre o espaço e a IA
De acordo com informações avançadas pela Reuters, a SpaceX encontra-se a analisar a viabilidade de uma integração com a Tesla ou com a xAI. Esta movimentação estratégica surge num momento em que o empresário pondera uma Initial Public Offering (IPO) que poderá avaliar a empresa aeroespacial em 1,5 biliões de dólares.
Fontes próximas do processo indicam que a operação está a ser planeada para o início do próximo verão, coincidindo deliberadamente com o 55.º aniversário de Musk, a 28 de junho, e com um alinhamento planetário entre Júpiter e Vénus.
Os planos de Musk para a SpaceX são ambiciosos e incluem a instalação de centros de dados no espaço para realizar computação complexa destinada a modelos de IA. Este projeto beneficiaria diretamente a xAI, enquanto a Tesla forneceria a tecnologia de armazenamento de energia necessária para manter estas infraestruturas em órbita através de energia solar.
Adicionalmente, o foguetão Starship seria utilizado para transportar os robôs Optimus, desenvolvidos pela Tesla, para a Lua e, eventualmente, para Marte.
A transição da Tesla para uma empresa de IA física
Num sinal claro de mudança de prioridades, a Tesla anunciou recentemente que irá descontinuar a produção do SUV Model X e do sedan Model S. A fábrica de Fremont, na Califórnia, será reconvertida para a produção em massa do robô Optimus. Esta decisão reflete a transição da Tesla de uma empresa centrada no hardware automóvel para uma entidade de "IA física".
Apesar da queda nas receitas e nas vendas de veículos, as ações da fabricante subiram 4,5% nas negociações após o fecho do mercado, fixando a sua capitalização bolsista em cerca de 1,56 biliões de dólares.
A potencial entrada em bolsa da SpaceX poderá captar até 50 mil milhões de dólares, o que constituiria a maior IPO de sempre. Musk continua a ser o maior acionista da tecnológica, detendo uma participação de 42%, embora controle quase 79% dos direitos de voto.
Entre os investidores figuram nomes como a Fidelity Investments e a Google Ventures. O CFO da SpaceX, Bret Johnsen, sublinhou que este capital seria fundamental para acelerar o ritmo de lançamentos do Starship e viabilizar a construção de uma base na Lua, uma meta que conta com o apoio político de Donald Trump para ser concretizada até 2029.
Leia também:






















E os visionários da net só querem é mandar vir com o X que não presta, que o twitter era melhor para brincarem online, com os puxadores que fazem dói dói. Não abram a pestana, vocês estão bem é no conforto do rebanho e cada vez mais iludidos.
Quem tudo quer, tudo perde.
Quem não arrisca não petisca.
Por mais que doa a muita gente, Musk tem arriscado… e petiscado.
Resumo do relatório e contas da Tesla de 28/01/2026 – 4º trimestre de 2025 e anual:
– Primeira queda da receita anual: -3% em relação a 2024
– Primeira queda no lucro anual: -46% em relação a 2024. No 4º trimestre a queda foi de -61%. Apesar da queda. superou as expectativas do analistas, que esperavam pior.
– Primeira queda anual na entrega de automóveis: entre 10% e 15%, especialmente nos modelos topo de gama Model S e Model X.
O que anunciou Musk:
– Fecho da fábrica do Model S e Model X, para fabricar robôs Optimus, porque os Optimus é que é.
– Um investimento na Tesla na xAI de 2 mil milhões de USD.
– Disse mais umas coisas sobre os robotáxis, o CyberCab, o FSD e sistemas de armazenamento de energia elétrica, para mostrar que na Tesla mudou de rumo, em direção à AI e à robótica.
Vamos ver na 2ª Fª como abre o mercado, porque muitas das promessas de Musk estão coladas com cuspo.
Tudo a dizer que o tipo vai a falência e ele na casa de banho a rir-se quando cada vez é dos mais ricos do mundo…
A Tesla já viu é que tem de deixar de ser fabricante de automóveis para não falir, pois os chineses vão dominar esse mercado em pouco tempo. E não é só a Tesla, há muitas marcas tradicionais que correm o risco de sumir. Acredito que nos próximos 20 anos, o setor automóvel sofre uma grande mudança.
O salvamento da Tesla será a área da robótica, que vai ser um mercado de biliões.
Isto se o Musketeiro tiver 2 dedos de testa