Muito cuidado! Bug no alarme do iPhone deixa utilizadores na cama
O iPhone tem um novo problema complicado. Desta vez, os alarmes foram completamente silenciados desde a chegada do iOS 26. Agora, finalmente, existe uma solução. A Apple detetou um pequeno bug que está a causar uma onda de erros nas aplicações críticas do iPhone. Como resultado, a app Relógio começou a falhar no envio de notificações de alarmes ativos em dispositivos com iOS 26 .
Este é um problema no alarme do iPhone
Os utilizadores que dependem do alarme do iPhone para acordar antes do trabalho, almoço, preparação de refeições ou consultas médicas enfrentam um grande problema. O iOS está a alterar aleatoriamente o som do alarme, substituindo o som selecionado por "Nenhum". A Apple alertou para um bug que afetava milhares de iPhones, embora já tenha sido corrigido desde a atualização do iOS 26.1.
Os telefones foram silenciados e o alarme será praticamente indetetável, a menos que a vibração esteja ativada ou o ecrã esteja ligado. A solução? Se quiser verificar se o bug não afetou os seus alarmes, abra a aplicação Relógio. Em seguida, verifique cada alarme ativo individualmente e selecione o seu som preferido, caso tenham mudado para "Nenhum".
Se ainda tiver dúvidas, pode verificar se os alarmes estão a funcionar corretamente, mesmo que o seu iPhone esteja no modo silencioso. Basta definir um novo alarme para alguns minutos depois e esperar que toque. A Apple confirmou que a configuração do Face ID pode estar a afetar os alarmes do iPhone.
O bug pode estar no Face ID da Apple
Os utilizadores podem ter uma funcionalidade de deteção de atividade ativada para impedir que o alarme toque. Esta definição pode ser alterada em Definições, depois em Face ID , depois em Código e, por fim, em Atenção. Aí, pode modificar opções avançadas, como desativar a opção Recursos de deteção de atenção .
Esta definição, quando ativada, deteta se há um rosto a olhar para o ecrã quando o alarme toca. Se o iPhone reconhecer um utilizador que utiliza o telefone, irá diminuir o volume do alarme, tornando-o menos percetível.
Outras definições podem fazer com que o alarme soe demasiado baixo ou até mesmo silenciá-lo. O iPhone tem um modo de repouso que permite definir a hora de deitar e a hora de acordar, pelo que os alarmes não tocarão se tiver configurado este modo ultra-silenciosos .





















Coisas tão básicas… Parecem uma empresa do Kenya
outra vez? Sim isto já aconteceu no passado, mas pronto, quem gosta vai arranjar um argumento fora da caixa para dizer que é uma feature
Resumindo, a hipótese é que as definições, que cada vez são mais, interfiram:
– “se o iPhone reconhecer um utilizador que utiliza o telefone, irá diminuir o volume do alarme, tornando-o menos percetível.
– “Outras definições podem fazer com que o alarme soe demasiado baixo ou até mesmo silenciá-lo. O iPhone tem um modo de repouso que permite definir a hora de deitar e a hora de acordar, pelo que os alarmes não tocarão se tiver configurado este modo ultra-silenciosos”.
Ainda hoje, uma pessoa (que não tem iPhone) me pediu para lhe ligar porque não conseguia ouvir o som de chamada, apesar de ter o som no máximo. Por tentativas, lá conseguiu chegar à definição que estava a causar isso.
Nunca senti esse problema. O meu alarame toca todos os dias. O iphone é sempre atualizado