Alerta para iPhone! Dezenas de aplicações de IA estão a espiar conversas e dados
A IA e a sua massificação veio trazer para muitos a necessidade de a ter presente constantemente. Isso acontecerá com a sua presença nos smartphones, obrigando a usar apps. Claro que os agentes maliciosos vêm aqui uma oportunidade de ouro. Desta vez é no iPhone, onde foram descobertas dezenas de aplicações de IA espiam as conversas e dados.
iPhone e utilizadores são agora as vítimas
O facto de a App Store nem sempre ser tão segura como pensamos já foi demonstrado em diversas ocasiões. E as informações mais recentes de especialistas e empresas de segurança reiteram-no mais uma vez. Recentemente, descobriu-se que algumas aplicações de IA, como o ChatGPT, disponível na App Store do iPhone, expõem os seus dados e os de milhões de outros utilizadores.
Estes dados incluem informações pessoais e histórico de conversas. E não é apenas um. À data em que este texto foi escrito, já existem mais de 196 aplicações disponíveis na App Store que recolhem os seus dados e os de outros utilizadores. A maioria deles são aplicações de IA.
Isto é demonstrado por um projeto chamado Firehound, no qual especialistas em segurança e investigadores estão a analisar todas as aplicações de IA semelhantes ao ChatGPT ou ao Gemini. O objetivo é verificar se realmente armazenam informações privadas e pessoais dos utilizadores. Uma das aplicações que mais dados recolheu desde o seu lançamento é o Chat & Ask AI.
Dezenas apps de IA recolhem conversas e dados
Acumulou milhares de downloads na App Store e parece funcionar corretamente. No entanto, ao mesmo tempo, armazena conversas e outras informações privadas num servidor com segurança deficiente, o que poderá permitir aos atacantes recolher esses dados. A lista que comprova que centenas de aplicações para iPhone recolhem dados privados não se limita às aplicações de IA.
Inclui também plataformas de todos os tipos e de diversas categorias, como educação, entretenimento, design gráfico, saúde, lifestyle, redes sociais e muito mais. A Firehound revela que esta plataforma pretende demonstrar que centenas de aplicações de IA e outras categorias disponíveis na App Store podem fazer o que quiserem com os seus dados.
Além disso, alerta os utilizadores para serem mais vigilantes e reflitam se vale a pena descarregar este tipo de aplicações que expõem dados privados. Quem descarregou ou utiliza alguma aplicação de IA, ou similar listada, é altamente recomendável que apague a sua conta e desinstale a aplicação.






















Quem não deve não teme!
pensar assim é errado, todos temos algo a temer
ao fazermos pedidos à IA, seja ela qual for, estamos a alimentá-la de forma que ela aprenda (ou apreenda?) e com os nossos dados ajude outros
a questão é essa mesma, os nossos dados serão usados sem qualquer controlo
e quem disser o contrário estará a enganar-te
mas cada qual é como é e toma as opções que entender 🙂
Quando um dia destes te roubarem as credenciais de uma coisa importante e te andarem a roubar dinheiro ou ficares sem acesso ás contas a gente fala. É que eu acho uma piada a esta conversa do quem não deve não teme…
Não sabe o futuro nem o que o mesmo vai considerar como certo ou errado.
Aquilo que hoje considera como “não dever” pode já não o ser amanhã, mas aí já é tarde porque os seus dados já estarão expostos.
Nem por isso deixas o teu carro aberto ou metes um desconhecido em casa e sais….
Quem não deve tem todo o direito a temer.
Todos tememos algo ou alguma coisa perder:
emprego, família, amigos, etc…
Em relação a estes compatriotas, que não têm nada a temer, proponho sempre o mesmo, faz 5 copias das chaves da tua casa, e deixa na biblioteca nacional, algum café perto de ti, ginásios que frequentas etc
Porque? assim se perderes a chaves, consegues com facilidade voltar a casa e sem custos desnecessário
Ah, mas e se alguém faz mau uso de uma dessas copias das chaves ? lembra-te
– Quem não deve, nada teme… Ah mas aí é minha casa…
A serio, do outro lado são os teus pensamentos, relações humanas, passwords que possas usar, segredos profissionais / industriais, etc …
🙂