Polónia desenvolve “escudo invisível” capaz de neutralizar drones em segundos
A ameaça representada por drones não autorizados tem vindo a crescer, sobretudo em contextos militares, infraestruturas críticas e eventos públicos. A Polónia desenvolveu um “escudo invisível” para destruir drones em segundos.
STRATUS usa pulsos eletromagnéticos de alta potência
O sistema, conhecido como STRATUS, foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Tecnologia de Gdańsk e baseia-se no uso de pulsos eletromagnéticos de alta potência. Em vez de destruir fisicamente os drones, a tecnologia interfere diretamente com os seus componentes eletrónicos, provocando falhas irreversíveis nos sistemas de controlo, navegação e comunicação.
De acordo com os investigadores, o sistema já foi testado com sucesso em ambiente laboratorial e em cenários controlados. No entanto, ainda se encontra em fase de desenvolvimento e validação, não estando, para já, operacional no terreno.
Segundo referem os investigadores, o maior desafio técnico não esteve na criação do impulso eletromagnético, mas sim na gestão das tensões muito elevadas e das densidades de energia envolvidas de modo a assegurar condições de operação seguras.
A solução polaca junta-se a outras abordagens emergentes, como lasers de alta energia ou sistemas de guerra eletrónica, mas destaca-se pela rapidez de atuação e pelo reduzido impacto colateral. Se vier a ser adotada em larga escala, poderá redefinir a forma como Estados e organizações protegem o seu espaço aéreo de baixa altitude.





















Pelo menos teoricamente poderia funcionar, mas proteger os drones militares contra este tipo de ataques parece perfeitamente exequível, se não for já a realidade no terreno.
E não se esqueçam de atacar os drones, de onde eles partem: muitos partem dos conveses da frota fantasma russa. Interceptem, vistoriem e apreendam esses petroleiros mesmo em águas internacionais – e se a bordo os militares russos disfarçados, tentarem interferir… Mostrem-lhes que cá no Ocidente também sabemos carregar no gatilho.
Isto é uma boa Noticia, assim a Ucrânia vai deixar de lançar drones e aterrorizar a Polónia.
E Portugal?
Ha ok, nós é negócios de escravos asiáticos, e turismo.
3º mundo portanto.
Continuem a comer umas febras e uns porcos no especto nos comicios.
+1
Esta bater forte propaganda. Bela lógica : Ucrânia sofre ataques diários de drones, ainda têm tempo para aterrorizar a Polónia. Desperdiçar recursos escassos
Tem-se decidir : Ventura é xenófobo ou existe negócios com imigração.
Turismo existe em todas economias desenvolvidas, agora Portugal têm dependência muito elevada.
Criticavam estudo do Michael Porter, o que foi feito?
Boa anedota…
Polonia e dos melhores paises atualmente da europa para se viver, tem melhor qualidade de vida que o UK e considerada a nova alemanha. Seguro, mulheres lindissimas, pessoas com valores culturais enormes, familias onde não se abandonam os velhos, comboios modernos e pontuais. Recomendo vivamente….não ha ca ciganos nem palops
Sou casado com uma polaca, mas acredita em mim… só a família dela gosta de mim, e a maioria prefere distância. Mas todos adoram e tratam as minhas crianças como se fossem suas.
Mas deduzo que haja lusitanos mentecaptos.
Custo de vida 96,7% do salário médio.
Para nós, quem ganhar 1200 euros mensais, pode parecer rico, na Polónia mas, por lá, ganhar 700 euros, mal dá para pagar a comida (que é mais cara, que cá e é preciso passar dias, a visitar lojas, para saber os preços e o que gosta).
Depois, há coisas bem diferentes (ao domingo, não há trams e se vive, fora da cidade, tem de ter carro próprio, pois não há autocarros, para fora, do centro urbano, em várias localidades, nem há autocarro e uber são 500 (120 euros) Zloty, para 20km, podendo esperar 2 horas, até alguém aceitar, fazer essa viagem.