PplWare Mobile

Linha SNS 24 prepara salto tecnológico com IA e sistema de retorno de chamadas

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Factos says:

    Programação tuga cheia de bugs em 3…2…1…

  2. Realista says:

    A Sword Health, uma empresa portuguesa, fez uma parceria com o ministério da saúde da Grécia e, entre outras funcionalidades, vai implementar um sistema de atendimento por AI.
    Tentaram conversar com o nosso ministério da Saúde aqui, em Portugal, com o mesmo objectivo, mas desistiram. Segundo uma entrevista que o CEO Virgílio Bento deu recentemente, há demasiados interesses instalados em Portugal para que as coisas mudem.

    • David Guerreiro says:

      Provavelmente vão instalar uma solução criada pelos SPMS, que com custos muito superiores, e resultados muito inferiores, tal como sucedeu com a renovação da app SNS24 que custou uma batelada de dinheiro e nem funcionava bem.

      • Zé Fonseca A. says:

        a linha sns24 é operada pela MEO, tanto quanto sei perdem dinheiro nesse contrato, pelo que deverá ser dificil optimizarem o quer que seja

  3. PorcoDoPunjab says:

    o Serviço Mundial de Saúde só é bom para o Papagaio.

  4. Cláudio says:

    Tenho sempre receio da forma como estes sistemas são integrados e dos impatos a médio prazo onde, chegar a um profissional de saúde com experiência vai ser cada vez mais difícil. Depois ainda temos a situação de estarmos a tirar a oportunidade de os futuros profissionais ganharem contacto e a experiência que necessitam para poderem fazer bem o seu trabalho.

    Exemplo prático de uma situação que presenciei ontem:
    Enfermeiro: “tem alguma doença?”
    Utente: “não, sou completamente saudável”
    Enfermeiro: “e fez alguma cirurgia?”
    Utente: “ah, fiz uma cirurgia aos intestinos”
    Enfermeiro: “e foi para quê?”
    Utente: “foi para tirar uns pólipos”
    Enfermeiro: “e já tem resultados?”
    Utente: “Sim, estava tudo bem. Fiz também uma cirurgia ao duodeno por causa de duas úlceras…”
    Acompanhante: “ah e também tem uma daquelas máquinas para respirar”
    Enfermeiro: “ok, tem apneia do sono…”

    Resumindo, um sistema de IA possivelmente teria ido pelo fluxo “sem antecedentes” no algoritmo de triagem. Um enfermeiro com alguma experiência sabe que por vezes as pessoas acham que algumas informações não são relevantes para as queixas concretas que têm naquele momento, mas como o nosso corpo é um ecossistema incrivelmente complexo e em equilíbrio, um problema anterior pode ter um enorme impacto em sintomas atuais e no tratamento.

    Possivelmente as IAs vão apenas apresentar o resultado final ao operador que pode muitas vezes nem questionar o resultado (pelo menos isto é o que tem acontecido em muito código gerado por IA onde a fatiga do programador permite a entrada de código com erros lógicos no software).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.