YouTube testa anúncios que não podem ser fechados nos smartphones
A publicidade tem sido um tema recorrente no YouTube. A Google está numa corrida para terminar com os bloqueadores e quer assim obrigar os utilizadores a verem anúncios. Agora, há uma nova medida, mas que afeta os smartphones. O YouTube está a testar anúncios que não podem ser fechados.
Nova publicidade nos smartphones
O YouTube está a experimentar uma nova forma de apresentar os seus anúncios em dispositivos móveis, o que provavelmente desagradará aos utilizadores da versão gratuita. Este é mais um passo na campanha iniciada e que quer forçar a publicidade de forma constante.
Os anúncios do YouTube já são intrusivos, mas a plataforma parece querer ir ainda mais longe. Ao que tudo indica, a plataforma removeu a opção de fechar determinados anúncios que aparecem ao lado dos vídeos, pelo menos para alguns utilizadores.
New Annoying YouTube Ads Update. They Removed The Ability To Close Out The Side Panel And Just Watch The YouTube Ad.
On The Side Panel Ads That Are “Shoppable” I Guess? But Are Really Annoying Because They Take Up Half The Screen And Take Away From The Video Creative, They Have… pic.twitter.com/pQlu88s8BR
— Anthony Higman (@AnthonyHigman) November 2, 2025
Quando um anúncio horizontal aparece na aplicação móvel do YouTube, é comum surgir uma barra lateral, exibindo produtos ou links para um website. Até então, bastava tocar no pequeno “x” no canto superior para a fechar. Mas, de acordo com Anthony Higman no X, essa opção aparentemente desapareceu por completo.
O YouTube está a ir longe demais?
Na prática, o anúncio ocupa agora metade do ecrã e não pode ser fechado. Portanto, é impossível voltar ao vídeo em ecrã inteiro sem esperar que o anúncio termine. Esta pequena mudança altera radicalmente a experiência do utilizador, que já está cansado das inúmeras interrupções publicitárias.
Nem a Google nem o YouTube deram qualquer explicação oficial sobre esta mudança. Uns consideram-na um simples teste, outros uma tentativa de aumentar a taxa de cliques neste tipo de anúncios. De qualquer forma, esta alteração prejudica ainda mais a experiência de visualização, especialmente em dispositivos móveis, onde o espaço do ecrã já é limitado.
Entre o combate aos sequestradores de contas e bloqueadores de anúncios, o YouTube está a tornar-se cada vez mais agressivo. Se esta remoção do botão “fechar” se tornar generalizada, poderá desencadear uma nova onda de descontentamento entre aqueles que ainda não subscreveram o Premium.






















A google a quer enfiar o anuncio pela guela abaixo.
Tem uns anuncios que o a google permite que incentiva os casinos ilegais e golpes como chicken road e companhia limitada e isso a google esta nem ai
Sinceramente, o youtube já irrita mesmo com os anúncios, é triste os governos não porem mão a isto, mas estão-se a marimbar para isso pois eles também ganham com isso.
Porra so testam pragas. E que tal testarem coisas que interessam aos consumidores?
por isso até tenho youtube desactivado
+1
Só uso o Newpipe no telemóvel, melhor decisão que fiz!
Super light, consegui importar os meus canais, e nem mais uma única publicidade ou lentidão!
A galinha de ovos de ouro, prestes a ir para a panela.
Eu já há muito tempo que acabei com a maior parte do galinheiro Google, e outros futuramente irão fazer os mesmo.
Devagarinho se cresce, devagarinho se morre.
Está a ficar incomportável. Venham as alternativas ao YouTube.
Quase impossível.
Acho piada aos capitalistas a se queixarem da publicidade! o barulho audio e visual e a desinformação do lado mercantil devia de ser a vossa religião!
Aqui está um politiqueiro bem perigoso para a sociedade. Pele de cordeiro mas prestes a cometer atrocidades se lhe dessem poder.
Continua a ignorar os bandidos psicopatas capitalistas que desgovernam este mundo que vais longe…
Não percebo, há anos que o youtube vem vom esta conversa quase que mensalmente e eu continuo a ver youtube sem qualquer anúncio.
Brave?
Sim
Convençam-se de uma vez por todas, não existem almoços grátis.
Tudo que é grátis, em regra, é pago pela publicidade ou com a venda dos dados do utilizador.
Mau, é quando se paga, por um produto ou serviço e mesmo assim tem publicidade, isso sim é criticável.
Grande negócio é o que é, então o Youtube cobra as empresas para “obrigar” os utilizadores a verem publicidade, mas se o utilizador pagar não vê, ou seja as empresas podem estar a pagar e ninguém ver, a isto chama-se venda da banha da cobra, não há um regulador que veja isto?
Para mim é tipo um ponto de honra, não comprar nada que veja no Youtube.
Por acaso (quando via anúncios no YouTube), fazia questão disso, aqueles anúncios que me eram enfiados á força, garantia que não comprava! cheguei a mudar alguns hábitos de compra!
Se e’ em dispositivos moveis, e’ na app, solução, via web. Mas eles são burros, meteram na cabeça que a pub e’ vista pelas pessoas, sim adoramos ver publicidade, pois, pois… Outro cancro e’ a selvajaria de vídeos falsos, chegam a anunciar modelos novos de carros puramente inventados.
Da’ vontade de dizer a alguém que pensa publicitar no Youtube, e’ meramente tempo e dinheiro perdidos, ninguém vê.
Capitalistas? Onde? Só vejo corporativistas.
Youtube Premium, para quem quer estar a ajudar a plataforma e os criadores. E a maior parte da publicidade (da plataforma) desaparece. A publicidade colocada nos vídeos pelos próprios criadores é que infelizmente não desaparece.
Chama-se a isso inteligência. Em vez de fazer com que as pessoas desliguem os videos ou usem blocks, incorporam diretamente e pelo que já vi, sem chatear muito. E se for preciso fica mais tempo que os anúncios do ytube que ninguém vê e ninguém quer saber.
Se acabarem com os bloqueadores 100% acaba o youtube para mim, é simplesmente impossível usar youtube com ads
para quem tem iOS não consigo ajudar, mas para quem tem um melhor sistema operativo do mercado só digo:
YouTube ReVanced
De nada…
Um browser com bloqueador de anúncios integrado resolve isto, sem a necessidade de youtube premium, twitch turbo, … Abram os olhos. Quando pararem de dar dinheiro a estes buracos negros, acabam com o gozo na cara dos clientes. “Suportar a plataforma e os criadores”? Não gozem com as pessoas. O dinheiro dos anúncios do youtube não vai para os criadores.
Os criadores recebem apenas e só de sponsors. O youtube paga migalhas. Quando as pessoas se aperceberem disto, os youtube premium vão baixar.
Vêsse no desktop!
Devias começar a escrever só em inglês LOL
Não podem ser fechados?? podem!! Ou queres ver que vão impedir de fechar a aplicação Youtube?
Mesmo só lendo o título essa tentativa de piada é bastante básica LOLOL
É só usarem o BraveBrowser. Bloqueia tudo, em PC, iOS, Android, tudo.
De nada.
vai ser bonito quando a app encravar e nao haver nenhuma possibilidade de reiniciar o dispositivo.
Mais bonito quando aquecer… enfim, google a ser google