Apple pode alargar para 12 GB de RAM no iPhone 18 de entrada de gama em 2026
O tema da RAM no iPhone é sempre pouco claro com a Apple. A empresa nunca revela estes valores no iPhone, mas garante que estes recursos nunca faltam no equipamento. Uma nova informação revela que a Apple pode equipar o iPhone 18 com 12 GB de RAM, um aumento necessário pela chegada de funcionalidades baseadas em IA e pelo que a empresa está a preparar para a Siri.
Apple pode alargar para 12 GB de RAM no iPhone
A Apple mantém há anos uma estratégia conservadora em relação à RAM dos seus modelos base. Nem o recente iPhone 17 conseguiu dar o tão esperado salto para os 12 GB de RAM que muitos utilizadores pediam.
Em vez disso, a empresa optou por duplicar o armazenamento interno, que passou de 128 GB para 256 GB. Mas, de acordo com novos relatos da Coreia do Sul, o próximo iPhone 18 pode marcar uma mudança significativa nesta tendência.
De acordo com estes leaks, a Apple planeia equipar o modelo padrão do iPhone 18 com 12 GB de RAM . A empresa terá solicitado à Samsung que aumentasse o fornecimento de chips LPDDR5X, que atualmente são produzidos apenas em variantes de 12 GB e 16 GB.
Será que todos vão receber este upgrade?
Isto abre dois cenários possíveis para a Apple. O primeiro é que a empresa mantenha os 8 GB de RAM do modelo base. Nesse cenário, a empresa deverá adotar os novos chips LPDDR5X, mais rápidos e com maior eficiência energética nos novos modelos do iPhone.
A segunda opção, e que é a mais plausível segundo consta, é que a gigante de Cupertino aumente finalmente a memória dos modelos standard para até 12 GB. Além disso, terá reservando os 16 GB para as versões Pro e Pro Max. O aumento da RAM seria motivado principalmente pelo aparecimento de funções de inteligência artificial.
A Apple deverá lançar uma versão renovada e mais poderosa da Siri, com capacidades de IA generativa, em conjunto com o iPhone 18. Estes tipos de ferramentas requerem maior poder de computação e memória para funcionar sem problemas, o que explicaria a necessidade de expandir os recursos do dispositivo.





















Eu a rir me com o meu android com 16gb de ram ha mais dr 3 anos a ver os aifones a custarem o triplo e com menos de metade. Ai que riso! Android e linux dominam o mundo e que queiram quer nao os nerds serao o cool do futuro, aguentem que doi menos
Eu a rir-me com menos RAM e mais fluidez 😀
Interessa mesmo muito quando 1 gb de ram é muito mais cara que 3gb de ram.
É como aqueles restaurantes que dizem que uma dose de bacalhau dá perfeitamente para 3 pessoas. Só não dizem que essa dose custa mais que 3 doses individuais noutros restaurantes,
Sempre presos no custo, que me interessa a mim quanto custa se não preciso?
Comparar specs a $$ é cenas de sistemas não integrados.
Uma coisa gira que aprendi a ter Mac (já lá vão mais de 2 décadas), é que nem me interessa qual o cpu, a quantidade de cores, a quantidade de memória, nem mesmo o tamanho do disco. Quero um pc que funcione para o uso que lhe dou, que seja sempre fluido e rápido, o resto não me interessa. Nem o valor do pc interessa, só compro Mac e só compro iPhone, não comparo com nada fora, não é o meu mercado. Custa 1000 dou 1000, se custar 5000 dou 5000, é irrelevante, preciso, posso pagar, compro.
Embora o IOS não precise de tanta memoria como o android, e consiga gerir a mesma de forma mais eficaz, ainda assim também não entendo a teimosia da Apple em ter nos equipamentos com pouca memoria RAM.
Certamente não precisaria de mais espaço e o valor entre 8 ou 16 nos dias de hoje já é irrisório…
Não é assim tão linear, mais memória significa mais cpu para a gerir. Equilíbrio é a chave.
Nens que seja apenas +0,50€ por equipamento, multiplica agora isso pelas vendas e vez o impacto financeiro.
A razão é não precisarem de mais espaço, em disco.
A Apple queria 128Gb como máximo, dos máximos, de capacidade de guardar ficheiros, em qualquer iphone. Mesmo nos MAC, com 60gb de RAM, havia o limite de 1Tera.
É que, a empresa viu 700000 milhões de dólares, em receitas, ao obrigar a usarem a cloud e serviços Web de 500Gb mensais.
Foi a primeira alteração, ao permitir mais flash, que vai levar a saltarem para 32Gb (e não 12Gb) de RAM, para equipamentos premium já terem 128Gb de RAM. Há o preço mas, pagarem 5000 euros, por um Iphone 20 Pro Max, vende 60 milhões, de unidades. só no primeiro dia.
Estranho, nao fazia falta…
Faz… e muita. Ao usar os novos serviços, 8GB de RAM limitam a 60% a SIRI. Mínimo dos mínimos, serão 12GB e já avançam para 32GB, para a próxima versão, podendo mesmo ir aos 64GB (sendo 128GB para versões pro).
Ora se a AI precisa de 800 Pentabytes, por segundo, para correr, nada mais fácil que usar os equipamentos clientes, para suprir essas necessidades. Para users Apple, pagar 2000 euros ou 9000 euros, é igual.
Pode lá ser.
O IOS é super-especial e funciona com metade de 1 giga. Desperdício de recursos.
Ainda sou do tempo que a Apple se gabava de usar pouca memória, e dava-lhe valor por isso. Agora usa memória como os outros, e é considerado um feito. Os cultos são lixados.
Mesmo assim ainda se dá ao luxo de precisar de menos 30-40% do que a concorrência
Gasta 30, mas dá 100, e o porquê, porque é amigo do povo.