Queda súbita do ouro e da prata: há 3 razões para justificar… será preocupante?
O brilho do ouro e da prata está a vacilar. Depois de meses a galgar máximos históricos, os investidores enfrentam agora uma encruzilhada: manter lucros arriscados ou ceder ao pânico. O que desencadeou esta queda súbita e como reagir antes que a maré mude de vez?
O artigo, publicado na QZ, oferece uma visão atenta ao mercado destes commodities.
Como vamos perceber, depois de meses de ganhos impressionantes, o mercado dos metais preciosos mostra sinais de vacilação. O que está a provocar esta reversão?
Ouro e a prata perdem fôlego, mas não significa alarme imediato
Investidores em commodities aproveitaram uma onda de lucros em 2025, com ouro e prata a destacarem-se como ativos de proteção.
O ouro subiu cerca de 56% no último ano e 60% no acumulado de 2025, enquanto a prata disparou 62,6% no ano passado e 78,4% este ano. Contudo, na última semana ambos sofreram quedas: ouro caiu 2% e prata 5%, tendência que se intensificou até GLD cair 6% e SLV 7,9% num único dia.
Segundo Daniela Sabin Hathorn, analista sénior da Capital.com, estas quedas refletem apenas um ajustamento natural:
O rali em ouro e prata já estava sobreaquecido, pelo que alguma realização de lucros era expectável. Os fundamentos permanecem sólidos.
1. Surpresa de Xangai
O aumento dos requisitos de margem na Bolsa de Xangai provocou uma venda em cadeia, que se espalhou da Ásia para o resto do mundo.
A intensidade das correções sugere que parte do rali recente foi movido por especulação.
Explicou Brett Elliott, diretor da APMEX.
2. Mercado físico apertado
A escassez física de prata tem alimentado o rali, mas também cria vulnerabilidade. Elliott acrescenta:
Um forte recuo com a saída de especuladores não é surpreendente, mas isso não impede um rali sustentado pela escassez física, como se vê no platina.
3. Tensão geopolítica EUA-China
O ouro beneficiou inicialmente de preocupações sobre as relações entre os EUA e a China, com especulações de que Pequim poderia redirecionar reservas dos títulos do Tesouro norte-americano para o ouro, pressionando taxas de juro e o dólar.
Wyatt McDonald, presidente da Coinfully, destaca:
O ouro é um ativo movido por expectativas. Quando essas são postas em causa, os preços ajustam-se rapidamente.
Dada a volatilidade atual, McDonald recomenda uma revisão da exposição a metais preciosos:
Se a volatilidade o preocupa, talvez deva reduzir a alocação. Se acredita no aumento a longo prazo, a situação é diferente.
Conclusão...
O ouro e a prata podem parecer sempre uma aposta segura, mas mesmo os metais preciosos sofrem altos e baixos. As recentes quedas mostram que os preços não sobem indefinidamente e que fatores como especulação, escassez física e tensões internacionais influenciam o mercado.
Segundo a publicação, para quem investe, é importante perceber que ganhos rápidos podem ser seguidos de recuos e que a cautela e a diversificação continuam a ser essenciais, mesmo com ativos considerados “protegidos”.
Leia também:

























correcções de mercado, nada de mais, as subidas não são verticais, nem as descidas
+1
Trabalhas aqui?
Part time, preciso do extra ao final do mês
🙂 🙂
Que problema gravissimo. Acho que nem vou dormir a pensar nisso.
O que o McDonald e o Brett disseram foi basicamente “se não é de dia é porque é de noite” e não falam da verdadeira narrativa: a grande rotação. Mas é mandar-lhes um mail, pode ser que expliquem.
A queda do Ouro está relacioando com a grande corrida que existe ao ouro neste momento, as pessoas estao a comprar o ouro a um valor super alto.
E a descoberta de uma jazida de ouro.
A guerra entre os EUA e a China vale quase 0, porque o Trump diz uma coisa agora e daqui a 2 horas vem dizer o contrário, ja ninguem o leva a sério.
Desde que acabou com um genocídio apenas ganhou o meu respeito.
“genocídio”
Acabou entre aspas, vamos aguardar pelas senas dos próximos capítulos.
De uma coisa tenho a certeza se o Trump acaba-se com a guerra na Ucrânia obrigando a Rússia a devolver o território roubado e pagar as “reparações” ai sim era mais que merecido o prémio Nobel da paz, e eu não sou nada simpatizante do mamífero alaranjado.
Ainda ontem vi uma noticia que a Rússia ia devolver 1000 corpos de soldados Ucranianos mortos, que loucura de carnificina e desperdiço de vidas humanas e do outro lado não devem ser muito menos e tudo por causa de um capricho de um ditador.
Eheh.. por acaso eu gosto dos números.
Ucranianos: 500.000 mortos/feridos (fora de combate.
Russos: 1.350.000 mortos/feridos
Vale a pena lembrar que a Rússia foi recrutar a África, América Latina, Ásia e até Coreia do Norte. Além disso meteu presos a lutar e literalmente qualquer homem capaz de lutar.
É verdade que a Rússia estava a ganhar a guerra até ao fim do verão, mas a que custo?
Mais números giros de baixas russas:
24.10.2025
Tanks — 11283 (+1)
Armored fighting vehicle — 23458 (+5)
Artillery systems — 33972 (+34)
MLRS — 1526 (+1)
Anti-aircraft warfare — 1230
Planes — 428
Helicopters — 346
UAV — 73826 (+440)
Cruise missiles — 3880
Ships (boats) — 28
Submarines — 1
Cars and cisterns — 65356 (+128)
Special equipment — 3981
Military personnel — aprx. 1135080 people (+910)
Trump não tem de acabar com a guerra na Ucrânia, a guerra é na Europa, e não é com nenhum Estado da Nato.
E como poderia o Trump acabar com a guerra e a Europa a comprar gás e petróleo à Rússia??
O que a Europa já fez nestes anos para acabar com a guerra? Quantas vezes se reuniram com Putin? Quantas vezes tentaram negociar com Rússia?
Vendo bem…Trump já fez muito mais que a Europa para acabar com esta guerra.
Não acabou, apenas interrompeu.
Em breve continua….
Não vi queda verdadeira… apenas uma correção devido a um crescimento exagerado nos últimos 6 meses!
Continua a subir e muito.
Ivesti em ouro á um ano e estou ainda com valores acima de 30% de lucro! é demais!
vai descer mais, para correção !