Sony revela mais detalhes sobre a PS6: desempenho gráfico será brutal!
Apesar de a PlayStation 6 ainda estar a vários anos de distância, a Sony já começou a levantar o véu sobre a tecnologia que irá constar na sua próxima consola. As primeiras informações, vindas diretamente do arquiteto-chefe da PlayStation, apontam para uma revolução gráfica - impulsionada por inteligência artificial (IA), obviamente.
Uma parceria para o futuro
As novidades surgiram durante uma conversa entre Mark Cerny, o principal arquiteto de sistemas da PlayStation, e Jack Huyn, gestor do grupo de computação e gráficos da AMD. Embora Cerny não tenha mencionado diretamente a PS6, a estreita colaboração entre as duas empresas indica que as tecnologias discutidas serão a base da futura consola da Sony.
Este acordo procura desenvolver melhorias que elevarão a experiência de jogo a outro patamar. O foco principal desta nova geração será, inequivocamente, o aproveitamento da IA para otimizar e potenciar os gráficos.
Se no mundo dos PCs tecnologias como o DLSS da NVIDIA já se tornaram essenciais, os jogadores de consola ainda não beneficiaram do mesmo nível de inovação. Contudo, este cenário está prestes a mudar. A PS6 e as futuras placas gráficas da AMD estão a ser desenvolvidas para tirar o máximo partido do machine learning. Foram reveladas três inovações chave no desempenho gráfico da PlayStation 6:
- Matrizes neuronais: uma nova abordagem que garante que as unidades de computação da GPU trabalham em conjunto de forma mais coesa e eficiente. Isto permite a implementação de modelos de machine learning mais complexos e robustos, reduzindo a sobrecarga do sistema e tornando a renderização de imagem mais potente e escalável.
- Núcleos Radiance: tratam-se de blocos de hardware especializados e dedicados ao processamento de ray tracing e path tracing em tempo real. O seu funcionamento é análogo ao dos RT Cores da NVIDIA, melhorando a eficiência da renderização de luz e sombras complexas e, ao mesmo tempo, libertando recursos para outras tarefas gráficas.
- Compressão universal: um sistema de nova geração concebido para avaliar e comprimir todos os dados que chegam à memória da GPU, não se limitando apenas às texturas. Esta otimização liberta uma largura de banda significativa, permitindo que os jogos corram com o máximo desempenho, com mais detalhes visuais e uma taxa de fotogramas por segundo mais elevada e estável.
Quando podemos esperar a chegada da PS6?
É importante gerir as expectativas. Tanto a Sony como a AMD sublinharam que estas tecnologias se encontram ainda numa fase embrionária, tendo sido testadas apenas a um nível de simulação. Os rumores mais credíveis da indústria apontam para um lançamento da PS6 entre 2027 e 2028, o que concede tempo mais do que suficiente para que estas inovações amadureçam.
Enquanto a PS6 não chega, a parceria entre as duas gigantes tecnológicas continua a dar frutos. Tecnologias como o FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD, já presente na PS5 e na família de placas gráficas Radeon RX 7000, são uma maravilha do futuro.
Este tipo de escalonamento inteligente de imagem é apenas o primeiro passo para a integração profunda da IA que se espera ver na PlayStation 6, o que promete uma fidelidade visual e um desempenho nunca antes vistos numa consola.
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A AMD a agarrar-se com unhas e dentes ao único income que tem.
Vamos ver se em 2028 ainda existe indústria de gaming, tenho sérias dúvidas que sobreviva mais de 5 anos.
A ideia de que a AMD “vive só das consolas” não bate certo com os números.
Em 2024, o segmento de centros de dados/IA fez 12,6 mil milhões de dólares, sendo o principal motor da empresa. No 2.º trimestre de 2025, o Gaming foi 1,1 mil milhões, +73% face ao ano anterior, é um segmento cíclico, geralmente sobe com novas consolas.
E quanto ao “fim da indústria” em 5 anos, as previsões apontam para um mercado de +- 206 mil milhões de dólares em 2028…
em 2024 a nvidia não podia vender para a china, a competitividade da AMD em AI é nula, como de toda a concorrência, ou seja, a AMD está-se a manter à tona da água por mera sorte.
se fores a olhar para a microsoft estar a abandonar o mercado e para a playstation estar sem cartas para dar e a nintendo está a viver dos ultimos vapores da switch, que cada vez tens menos devs a querer trabalhar em gaming e os que querem já não é por meia bagatela nem em Malta nem na Polonia, o os jogos passam a custar 100-120€ e tens publico para os comprar ou o mercado morreu, basta ver o que tem sido os anos desde o lançamento da xbox x e ps5, parecem consolas de transição, para onde ninguém sabe uma vez que não jogos novos relevantes e que a miudagem só quer jogos gamifyied.
as previsões são smoke and mirrors de market analysts sem noção
cá em casa temos duas PS5, uma minha e outra dos miudos, se forem ligadas por vez por semana é muito, isso diz tudo sobre o mercado de gaming
O crescimento da AMD em 2024 veio de fora da China, sobretudo de centros de dados/IA para hiperescalas e clouds (Azure, Oracle, etc.), com Instinct MI300 (GPU de IA) e EPYC (CPU de servidores). O segmento Data Center faturou 12,6 mil M$ em 2024, não foi “à boleia” de restrições à NVIDIA na China, foi procura própria nos EUA/Europa.
Quanto às consolas, a Microsoft não esta a abandonar o mercado e até confirmou uma nova Xbox com AMD esta semana que passou. A PS5 soma 80,2 milhões de unidades vendidas (30-jun-2025). A Switch 2 vendeu mais de 3,5 milhões em 4 dias (lançamento a 5-jun-2025), recorde de arranque da Nintendo. “Há menos devs”? Houve layoffs, sim, mas a produção não parou, só no Steam saíram mais de 18 mil jogos em 2024 e mais de 14 mil em 2025 até agora. O mercado não está a morrer, esta é havendo reestruturação, a Newzoo estima 188,9 mil M$ em 2025.
então mostra-me alguém que viva do segmento a dizer que está bem e se recomenda..
o resto é areia para os olhos, os factos são diferentes.
https://bullfincher.io/companies/advanced-micro-devices/revenue-by-geography
analisa o YOY para a asia e depois chora, ler as gordas não vale de muito sem sentido critico
btw, projecções de crescimento são para mobile e VR, se consideras isso gaming.. para mim isso a morte do gaming, quanto mais espaço isso ganhar menor valor e interesse terá o segmento
orly?! Ainda não deves ter percebido quem é que domina e tem dominado o mercado dos CPU há já largos anos.
sim, apple, o resto está a apanhar os cacos deixados pelos M1s e já estamos quase a chegar aos M5s.
mais um tapadinho que acha que x86 vai sobreviver..
Olhei para o YoY “Ásia” e os números são por local de faturação, China/HK +$2,8B, Singapura +$1,4B, Taiwan +$1,5B, mas o Japão –$2,9B, no conjunto dá +$2,8B (+23%). Ou seja, hubs de faturação a subir e mix de segmentos a mexer, enquanto o motor da AMD em 2024 foi Data Center ($12,6B, +94%) impulsionado por Instinct/EPYC, sobretudo fora da China.
E lógico que quando tens um inflow mundial de necessidade de gpus as vais buscar a todo lado, mesmo quando não são interessantes, pelo simples facto da nvidia não ter entregas atempadas para todos os pedidos e as empresas não podem ficar para trás. Agora a realidade é que esses gpus ficaram para labs de llms e os modelos produtivos está tudo em cima de nvidia.
Basta passar este stress pela necessidade de gpus que a AMD volta a ficar a soro das consolas.
Basta ver o que a nvidia anda a fazer e os novos chips que anda a lançar para perceber que leva 10 anos de avanço para a concorrência toda, é como se tivesse numa liga própria.
Faz um favor a ti próprio, NVIDIA GB300 NVL72, vai lá ver em que planeta alguém está preparado no mercado pra competir com isso.
AMD tem sempre azar, lançam um bom produto e morrem na praia, desta vez foi um double kill, apple matou o x86, a Intel e a amd nunca mais vão conseguir competir com arquitecturas ARM. E a nvidia matou o mercado dos GPUs que a amd nunca deu muitas cartas além do preço qualidade por isso era escolhida nas consolas para serem baratas, mas com o mundo a precisar de correr llms mais do que beber água os gpus da amd são meros franganotes a tentar arrastar um elefante
Tu é que estás a dizer isso se queres distorcer a conversa para que faça sentido força já não é nada de novo contigo. O meu comentário é relativo ao que disseste inicialmente se queres viajar na maionese faz isso o sozinho. Não há nada a fazer tu achas mesmo que sem as playstation a AMD não fazia dinheiro, é obvio que vivemos em universos diferentes.
Mundo real e factual, não é achismos e postas. DYOR
Não vai ter leitor cd, o Bluray 4k foi extinto.
O Bluray 4k ainda está à venda.
E os leitores? é tudo modelos com mais de 5 anos. Não estam a ser desenvolvidos novos, não vai haver formato br 8k, quando acabar o fabrico, acaba tudo.
já na ps5 não lhe vejo utilidade
O salto revolucionario seria usar a IA para mudar o rumo do jogo a cada inicio novo, isso sim era como ter um jogo “novo” a cada save. Graficamente ja tamos nos gamers todos fartos de ver tudo bonito e dps gameplays vazias e repetitivas.
pessoalmente queixo-me mais da longevidade de um jogo, antigamente os jogos tinham centenas a milhares de horas jogaveis, sem grandes videos nem grandes paragens, hoje em dia terminas qualquer jogo em 1 semana e metade do tempo foi a ver videos
O unico 6 que queremos é o GTA 6
quando a montanha parir um rato choram
a versão do gta 6 que vai sair para a ps5 vai ser a pior versão do gta 6, o mesmo aconteceu com o gta 5 que se te lembrares também saiu para a ps3 e um ano depois saiu a ps4 e ai sim o gta5 tornou-se um jogo decente. nao estou a falar por falar eu na altura e ainda tenho ambos os jogos em ambas as consolas. desta x vou esperar que saia a ps6 , nao deve faltar muito a ps5 esta perto de fazer 6 anos e os rumores apontam para a ps6 sair em 27, falta um ano e meio mais coisa menos coisa.
não sai em 27, só 28
Os gráficos já estão bons como estão. A malta precisa é de jogos com boa gameplay, com boa história e que sejam realmente marcantes.
Tanta coisa com a PS5 e a verdade é que esperava que viessem muitos mais jogos marcantes do que tem aparecido.
não há devs, não há ideias, não há $$, só com jogos a 100€ é que isto volta a mexer, mas era preciso o povo estar disposto a comprar
Não há dinheiro?!
“The cost of AAA game development ranges from around $20 million to $200 million”
Antes faziam-se jogos super interessantes com custos muito baixos de desenvolvimento, agora gastam dezenas de milhões em gráficos e zero em interesse.
os AAA cada vez são menos, os restantes mal vendem, por isso sim, não há dinheiro
Não há devs? Há muito talento. O que falta nos grandes, é espaço para arriscar quando os custos e os KPIs empurram tudo para o mesmo molde, todos querem um “Fortnite”. Expedition 33 mostra que “pequeno e focado” pode bater “grande e diluído”.
talento? o talento foi todo para AI, Malta e Polonia eram os grandes centros dos devs baratos, saltou tudo para empresas de AI por estarem fartos de trabalhar por 1500€ que até era um ordenado decente nos países onde estavam
Desde a PS3 2006 que o numero cores no processador se tem mantido em oito, mas as evoluções tecnológicas fizerem a diferença entre gerações. O processador gaming mais avançado da AMD com tecnologia X3D ( 7950X3D 16cores e o 9950X3D 16cores), poderá um destes processadores estar a um bom preço de produção para entrar na consola em 2027? Memoria ram 64GB de GDDR 7 ou 32GB(64) HBM3? Poderá ser esta a ultima consola antes de ser tudo por servidores online.!?
e pessoal nao quer saber de consoles agora e tudo na cloud gaming consoles e passado