Zeekr 001 carrega em 7 minutos e chegará em breve à Europa
O Zeekr 001 foi completamente renovado com um novo sistema elétrico de 900 volts e tempos de carregamento que, na melhor das hipóteses, ficam em apenas 7 minutos (10-80%).
Interior luxuoso e tecnologia de ponta no novo Zeekr 001
A marca chinesa Zeekr, uma das atuais pontas de lança do poderoso grupo Geely (que também é a empresa-mãe da Lotus, Polestar e Volvo), está prestes a renovar o seu primeiro modelo, o shooting brake 001.
Embora a sua apresentação oficial só vá ocorrer no próximo dia 11 de outubro, a marca já revelou o interior, bem como as principais características técnicas.
O novo Zeekr 001 adota um novo conceito interior chamado ‘Starry Sky Concert Hall’, que se destaca por incluir um ecrã tátil de 16 polegadas e 3.5K (antes 15.05 polegadas e 2.5K), um painel de instrumentos digital de 13.02 polegadas, um Head-up Display com realidade aumentada de 39.3 polegadas, um painel traseiro de 8 polegadas e um sistema de som com 29 altifalantes.
Os bancos traseiros podem reclinar-se até 125º e dispõem tanto de apoios de pernas extensíveis de 35 cm e ajustáveis em 87.º como de apoios para os pés. Além disso, contam com 12 pontos de massagem (os dianteiros chegam aos 20 pontos).
O teto panorâmico Starry Sky, como o nome indica, pode mostrar diferentes constelações através de 500 unidades de luz integradas no próprio vidro.
O sumptuoso veículo não muda muito por fora. Mede 4.977 mm de comprimento, 1.999 mm de largura e 1.545 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.005 mm.
Enquadra-se, portanto, no segmento E (berlinas executivas), uma categoria onde também se encontram o Audi A6 Avant e-tron e o BMW i5 Touring. No entanto, o modelo chinês supera os seus rivais alemães em aspetos como o carregamento, como veremos a seguir.
Elétrico chinês anuncia uma autonomia de até 810 km
Enquanto o modelo anterior tinha uma arquitetura de 800 volts, o recém-chegado dá o salto para os 900 volts.
A versão de tração traseira debita 503 cv (370 kW) e está equipada com uma bateria Qilin da CATL com 103 kWh de capacidade, que lhe proporciona uma autonomia de 810 km CLTC.
Com uma taxa de carregamento de 6C, o carro pode carregar dos 10 aos 80% em apenas 10 minutos.
A variante com tração integral atinge os 925 cv (680 kW) e pode ser escolhida com duas baterias: o já referido pack de 103 kWh, que lhe confere 762 km CLTC, e a Golden Brick, desenvolvida pela própria Geely, que é do tipo LFP (lítio-ferrofosfato), tem 95 kWh e oferece uma autonomia de 710 km CLTC.
Com uma taxa de 12C, demora apenas 7 minutos a carregar dos 10 aos 80%.
Diferenças entre CLTC, WLTP e EPA
CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle): método usado na China, com acelerações suaves e velocidades médias baixas. É o mais otimista, pode indicar até 30–40% mais autonomia do que a real.
WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure): padrão europeu que combina condução urbana, estrada e autoestrada. Mais realista que o CLTC, mas ainda ligeiramente otimista (10–15% acima da condução real).
EPA (Environmental Protection Agency): método dos EUA, o mais rigoroso e próximo da utilização real. Considera o uso do ar condicionado e velocidades elevadas. Costuma indicar 10–20% menos autonomia do que o WLTP.
Resumo: CLTC → valores mais altos | WLTP → equilíbrio | EPA → valores mais realistas.
Dado que o modelo atual já é comercializado em vários mercados europeus, é de esperar que o seu substituto não demore muito a chegar ao velho continente.























7 Minutos é muito tempo.
Em 2 minutos é possível abastecer um veículo a combustão para 1000km com 10 minutos na fila para pagar.
Fila para pagar? Eu pago na bomba de abastecimento sem fila
Fora os tomam café…
Tomam café no sítio de abastecimento e pagam no tpa físico?
Pois, algo estranho, depois vão tomar café para a fila de pagar o abastecimento. Lool
Este só tem o pequeno problema, do cabo, que é entregue, só suportar 23W. Ora para usar os 700w, é preciso pagar 160000 euros e ter potência de 58KvA, em casa, meros 730 euros, só para a potência, com zero consumo.
Super barato correcto? 90000 milhões, de KM feitos para compensar, a cada ano.
Mais outra mentira, que cabo é esse que suporta 23W ?
700 W ? LOOOL
Engraçado que o teu estilo de escrita é sempre aos milhões… é sempre números com muitos zeros. Porquê? Isto por curiosidade, já que notei que faz parte do teu estilo de escrita bastante peculiar.
Ena, primeiro comentário e logo a comparar o melhor cenário de um lado com o pior do outro LOLOL Haja honestidade LOLOL
O teu amigo dizia que carregava o carro em 3 segundos, bem menos do que este LOLOL (obviamente que era mais uma daquelas afirmações com rasteira, como ele tão mal sabe fazer mas nem vou por aí que daqui a nada está aqui a pedir links, justificações e chamar-me mentiroso)
Quem é esse que carrega em 3 segundos ?
Afinal já lá chegaste, agora estas a fugir com o rabo à seringa 🙂 🙂 🙂
Tu sempre afirmas-te que demoras menos de 3 segundo “carregar” o carro, como gosta de dizer não ficas a segurar no cabo, e eu sempre te disse que é uma questão de semântica.
+1
Eu nunca disse isso, portanto estou a perguntar quem disse.
Tu dizes tudo mas não dizes nada… os anos passam…os perfis mudam mas nunca, NUNCA, ninguém entende nada do que escreves. LOLOL
”
JL 8 de Dezembro de 2024 às 15:59
Em segundos faz um eléctrico, minutos leva um a combustão”
“JL 9 de Dezembro de 2024 às 06:17
A mim custa segundos, é o tempo que eu perco para efetuar essa operação.”
Só para refrescar a memória…
Obrigado LR por confirmar que o Hugo estava a mentir.
Acho que estás a ver o filme ao contrário…
Eu disse:” a mim custa segundos”, não disse ao carro, muito menos que foram 3 segundos.
Portanto, Obrigado por confirmar aqui quem anda a mentir.
Esquece isso…não ias entender!
Mentiras são difíceis de entender.
Sim sim. 3 ou 5. 10 ou 20 que fossem. É mentira e ponto final. Carregas agora em 7minutos, na melhor das hipóteses…e já vais com sorte. Adeus e boa tarde 🙂
Ah afinal admite que mentiu ? já é um começo.
A outra mentira é que nunca disse que era o tempo que o carro levava carregar.
Então fim de assunto…eu também só demoro alguns segundos a meter a mangueira no depósito. Era essa a comparação que querias fazer? NÃO. Então vamos continuar a assumir que és uma criança que pra aqui anda ok? 🙂
A diferença é que não sai de perto do carro e vai trabalhar.
Não há comparação possivel.
Aqui a criança é o Hugo, que mente descaradamente e depois ainda vem com comparações infantis.
Sim…esses 2min fartas-te de trabalhar. Pelo tempo que aqui passas percebe-se isso perfeitamente LOL. Vai dormir pah. És um trafulha.
2 minutos e mais alguns, falta depois ir pagar.
Mesmo que fosse só 2 minutos, são menos 1 minuto e 40 segundos que não estou ali a segurar a pistola de abastecimento.
Eu não como o Hugo que se deita à hora do Vitinho.
Quem tem pasta é isto que vai comprar, por muitas barreiras proteccionistas que os parasitas de Bruxelas inventem. Game, set and match China.
A China que não gaste 63230000 milhões, de dólares, em ajudas, ás empresas chinesas, para exportação, a cada ano. Milhões, de empresas, produzem, já com 50000% de lucros, além do preço de venda, dos produtos. Foi daí que se tem dado, os colapsos das super empresas, imobiliárias, e de energia, que suportaram empresas consultoras, como a que comprou a EDP e pagou 5000 milhões de euros, a membros do PSD.
Quem é esse que carrega em 3 segundos ?
Estes chineses são tramados pois estão sempre a copiar os outros. Ah, espera…
Carrega se…. 1º houver carregador que suporte a velocidade necessária e 2º se os cabos não estiverem cortados!
1º já existe 2º isso brevemente vai acabar
O maior problema: 730 euros mensais, só para a potência de electricidade necessária. Provavelmente será mais caro (ronda os 160000 euros) o carregador, do que o carro.
Não me diga que também teve um carregador rápido em casa ?
As baterias não se degadram mais rapidamente com carregamentos rápidos?
Quando têm sistemas de refrigeração adequados, não.
Txi.. agora também espalhas mentiras?
O correcto seria dizer que não se degradam tão rapidamente, mas degradam na mesma
Isto não é nenhuma mentira, curioso que lê tanto pplware e não lê os artigos?
Errado, a degradação em alguns casos até é menor.
E já agora, veja o que ele perguntou ?
Este modelo que é descrito é um prototipo necessita de um carregador de 1140kw. Se quiserem comprar o Zeekr 001, modelo base está à venda nos Países Baixos desde 2023, com 620 km de autonomia por 55k €.
Uma solução seria montar um reator nuclear movel,
Dessa forma resolvem o problema.
Cuidado com os acidentes, a falta de refrigeração, e a radiação.
Viva os Kamikazes
Desde que não andem ao pe de mim, podem andar até de bicicleta.
Agora também não me venham chatear a mim, por gostar de ter um 2 litros a Gasoleo.
Por amor de deus, arranjem uma manorada.
Ou no caso de serem inadaptados, arranjem um namorado.
Onde dizem que não tem refrigeração?
Radiação de ?
E anda com um telefone no bolso ? Estranho.
O problema não é gostar de 2 litros a gasóleo, é inventar desculpas sobre algo que não faz sentido quando não precisa de o fazer.
Então mas aconselha os outros a fazer aquilo que não faz ?
Há outra e grátis: ligar o carro ao para-raios numa noite de trovoada.
Só vim ver os comentarios do JL xD #popcorn
Ainda bem, quer dizer que são muito importantes
Assim sim! começa o carro começa a ser mais prático.
Mas:
1 – Não há postos com essa capacidade em lado nenhum (mas há de existir um dia)
2- É tudo Chinês e só piora a nossa frágil economia e postos de trabalho (mas acho que é o plano da UE, embora não entenda)
3- O carro é grande, e não vai apelar a todos os mercados (eu e muitos gostamos de pequenos com qualidade de interiores)
4 – É eléctrico, não apela à maioria das pessoas, é um facto. (mas talvez mude um dia)
5 – É novo, e eu só gosto de carros até à chegada do OBDII depois disso é mt electrónica e perderam qualidade de materiais (mas isso é problema meu)
Resumindo, não quero
Curioso como se preocupam com coisas que não querem, isto deve ser a nova moda daqueles que não têm experiência nem conhecimento sobre um determinado tipo de produto.
Não estou preocupado
A minha preocupação é com a EU, que vai de mal a pior (e EUA tb)
De mal a pior ? eu nunca vi a EU tão bem como agora, nunca se viveu tão bem, é tão bom que até os estrangeiros fora da EU querem vir para cá.
Sabe quando vai haver dentro das cidades europeias esse tipo de carregadores de 1MW e mais? NUNCA!!!!
Mas já existem centenas de locais com essa potência.
Ter 1 carregador de 1mw ou 4 de 250 KW é diferente em quê ?
Diga-me 1 cidade europeia que tenha 1 carregador de 1MW dentro da cidade, diga-me uma por favor.
Eu não disse que tinha, nem é preciso, pois os automóveis que o suportem ainda não existem.
Agora hubs com essa potencia já existem muitos.
E planos para eles também:
https://www.electrive.com/2025/06/04/byd-plans-megawatt-charging-network-for-electric-cars-in-europe/
Dentro das cidades europeias nunca vai haver, nao entende? investigue qual a razão e depois irá compreender. Fora das cidades acredito que sim, até deve já de haver.