PplWare Mobile

O inesperado regresso do Windows 7: atinge quase 10% no mês da reforma do Windows 10

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Barreiro says:

    Onde estão os defensores do Linux agora?
    As pessoas escolhem Windows! SEMPRE!

  2. Yamahia says:

    Que giro, eu não vou comprar novos PC apenas pq a MS entende que não são compatíveis com W11.
    São grandes máquinas HQ etc. Lamento, fiquem bem.

  3. André says:

    Windows 7 > Linux, sem apps qualquer sistema é falhado.

  4. Pedro António says:

    Como se abandona um sistema sem suporte para outro pior sem suporte? Não seria melhor optar por um bom anti vírus?

  5. ENDofLinux says:

    O Windows é a SOLUÇÃO. Não aceitem enfiar o linux pela goela abaixo.
    Não é compatível com programas, periféricos nem ficheiros!
    Um bug de kernel leva em média 3 ANOS para ser corrigido!
    90% do código do kernel é escrito por devs das Big Techs!
    Sistema livre ≠ utilizador livre.

    • gnu says:

      Não é compatível contigo mas também não precisa de ser. Linux não precisa de marketing nem publicidade para ser bom e ser usado em quase tudo o que é servidor.

      • André says:

        Não é usado em servidores. Essa é uma falácia. É só perguntar as marcas, vendem mais servidores Windows! Sempre foi assim! Até a RedHat sabe isso. O linux corre em VM’s Windows! Essa é a verdade! Nunca foi mais usado que Windows nos servidores!

        https://www.baboo.com.br/forum/index.php?/topic/657-windows-x-linux-conheça-os-mitos-e-lendas-nessa-discussão/

        • gnu says:

          Ok. Eu por acaso não conheço a realidade da empresa em que trabalho com mais de uma centena de servidores em que a maior parte são linux. E por acaso o forum do “baboo” é sem dúvida a verdade da internet. Já o google (esse desconhecido das pesquisas) diz algo bastante diferente:
          Linux has a dominant market share in the global server OS market, particularly for web servers and supercomputers, while Windows Server holds a smaller but significant share, especially in enterprise and private cloud environments. Specific numbers vary, with some sources showing Linux leading with over 60% for web servers, while others highlight its widespread use in supercomputing and cloud services, whereas Windows serves many enterprise clients and is prominent in Azure cloud environments.
          Linux Server Market Share
          Web Servers: Linux holds a commanding lead, with 96.3% of the top 1,000,000 web servers using it as of 2024.
          Supercomputers: Linux has 100% market share among the world’s 500 most powerful supercomputers.
          Cloud and Open Source: Linux’s advantages, such as being open-source, low-cost, and offering strong security and performance, contribute to its large market share in the server operating system market overall.

      • André says:

        Falácia detetada: Moving the goalposts. A discusão é sobre os Sistemas domésticos, mas nem nos servidores o linux ganha. hahahahaha.

      • André says:

        É isso, o Linux não é compatível com o utilizador. lol
        Só com servidores. Linuxeiros everywhere.

    • Alphie says:

      Não é compatível com programas, periféricos e ficheiros? Isso é totalmente mentira. Lá que haja alguns programas que não sejam compatíveis tudo bem, mas é compatível com vários programas. Mas isso também é pouco importante porque os programas para Linux são melhores que os do Windows e tem funções mais avançadas que os do Windows. Não foi a toa que a Microsoft veio buscar várias funcionalidades do Linux para o próprio Windows.

  6. Ivo says:

    Não consigo entender a lógica por trás dessa situação. Se o Windows 10 vai deixar de receber atualizações e suporte ainda este mês, por que tantas pessoas estariam voltando para o Windows 7, que também está fora do ciclo de suporte há anos? Parece contraditório migrar para um sistema que já não recebe correções de segurança nem melhorias.

  7. Tug@Tek says:

    Para mim foi sem dúvida um dos grandes SO da Microsoft.

  8. nuno a says:

    Windows 7 foi o melhor windows de sempre, leve, com menos erros, o mais estavel fiavel e costumizavel, sem boatware.
    Continua a correr a grande maioria do software recente tirando alguns casos especificos de falha de compatibilidade , na maioria dos casos corre tudo o que saiu profissionalmente ate ao ano 2023. Windows 10 foi o meu ultimo windows, ja que tinha de comprar um portatil novo mudei para macos e foi o melhor que fiz.

  9. Nii says:

    essa subida de % no windows 7, provavelmente algumas escolas num canto do mundo com equipamentos obsoletos que ganharam pela primeira vez acesso à Internet nas suas salas de aula.

  10. Pedro António says:

    Está visto, ninguém quer o Linux. Eu já o tive instalado (endeavouros, que é dos melhores) e voltei ao Windows, e quando o fiz voltei a relaxar e a dormir descansado. Linux, deu-me problemas a nível profissional….

  11. M. says:

    Há um programa chamado Rufus, os critérios de hardware ou segurança simplesmente desaparecem…

  12. Stanley says:

    Troquei o Windows 10 pelo Ubuntu em meu segundo laptop. Adeus Microsoft.

  13. Celso says:

    Num portátil antigo instalei o Chrome os Flex.
    Pretendia apenas um browser para YouTube e alguma TV. Serve perfeitamente

  14. Mus says:

    Olha, o Vista com uma maquilhagem nova tem quase 10% de quota entre os SO?

  15. Cleta says:

    É inegavel que o ecosistema de desenvolvimento de programas para o Windows está mais desenvolvido. Quem utiliza para jogar gamers Steam e sites como Cgpersia e Cgpeers verá que o Windows é obrigatorio para utilizar quase todos os programas la mostrados. Linux é para servidor geralmente assim como Freebsd, azure e AWS. Alem disso LINUX nao tem suporte para drivers de algumas GPU como HD INTEL GRAPHICS por exemplo, ou seja, enquanto no Linux eu consigo colocar somente 1024×768 60Hz de resolucao padrao sem OpenGL, sem OpenCL, sem Vulcan, etc. No wndows 11 eu consigo colocar 2 monitores de 4k 60Hz com OoenGL e OpenCL e Vulcan e Directx 12 utilizando oo mesmo hardware usado no linux. Ou seja, “O LINUX TEM FAMA DE APROVEITADOR” de hardware antigo por ser mais rapido e leve, mas nao adianta nada para o usuario comum se nao tiver os drivers da placa de video. Nesse caso quem aproveitou o hardware antigo foi o Windows pois tinha drivers para a placa de video para o notebook velho e usado por exemplo. Entende

  16. Cleta says:

    O Windiws 7 é tao leve e o consumo de recursos e memoria Ram do Windows 7 é tao baixo em relacao ao 10 e 11 que eu acho que a Microsoft deveria lancar um Windows 12 BASEADO no windows 7 claro. Acho que o Win 7 lite é tao leve que nao precisa nem de 170megas de memoria ram

  17. Cleta says:

    Ou seja, alguna usuarios com hardwares antigos sao obrigados a usar Windows pois NAO TEM SUPORTE NO LINUX, os driver sao fechados e proprietarios da intel como o INTEL HD GRAPHICS, ou seja só vao funcionar no Windows. A questao é. Alguem sabe aqui se é seguro utilizar o windows 7 hoje em dia com alguma Firewall Terceiro instalado sem perigo de invasao? Toda a invasao pode ser barrado pelo fFirewall? Firewall resolve o problema de winidows 7 ser um sistema velho e cheio de brechas vazadas?

    • Profeta says:

      Cleta o que tens de entender e que a propria Firewall pode ter brechas. A titulo de exemplo os service packs da microsoft na altura, corrigiam umas coisas e tambem criavam outros bugs. A MS sempre foi assim por isso nada a fazer. Mas ha quem goste, a esses so posso dizer temos pena.

    • Mike says:

      Utilizando o 0patch (https://0patch.com) é possível corrigir falhas no Windows 7 (e 10!) que a Microsoft não corrigiu…
      A nível de browser, é possível usar o Supermium (https://github.com/win32ss/supermium) que é um fork do Chromium actual que corre em versões do Windows a começar no Windows XP!

  18. João Matos says:

    Eu já tenho solução mor meus dois PCs.
    Passei para Windows 10 Enterprise IOT LTSC.
    Até 2032 tem atualizações de segurança. Estou-me nas tintas para que não tenha atualizações de SO.
    E

    • Mike says:

      O problema é que o Windows 10 IoT LTSC mantém numa determinada “feature release” (neste caso 21H2), mas que recebe actualizações de segurança. Se entretanto saírem softwares ou actualizações de software que obriguem o SO a ter uma “feature release” superior do Windows 10 (22H2 é a última disponível para o Windows 10 “normal”), não vai ser possível instalar. Por isso não adianta muito ter a versão LTSC com correcções de falhas de segurança se depois não se pode instalar actualizações com correcções de falhas de outros softwares. As versões LTSC foram pensadas para dispositivos que correm apenas softwares específicos e que recebem actualizações para esse sistema das empresas que desenvolvem o software…

      • João Matos says:

        Toda a razão.
        Mas para quem somente utiliza para Internet e Office, chega e sobra.
        Há sempre o melhor e o pior…
        Cada um sabe ou devia de saber o que faz e pretende fazer.
        Para mim, chega.

  19. Antonio Mendonca says:

    O windows 7 que eu tenho a correr num core i7 4790K com 32Gb DDR3 suporta BD’s oracle, SQL Server, PosgreSQL, Office, VisualStudio, etc etc. Bomba que é uma maravilha. Um processador com anos ….
    Tem uma capacidade de processamento brutal, nao pelo numero de cores mas pela velocidade de clock.
    Mais do que suficiente para qualquer tipo de aplicação pesada.
    Compra-se usado por menos de 75 – 90 eur o processador ou menos.

    • LinuxeiroMor says:

      Linux é melhor, não corre nada disso mas tem um pinguim.

      • Alphie says:

        Só por ter um pinguim já é melhor que a Microsoft que não tem nenhum animal.

      • Antonio Mendonca says:

        Sim Linux é muito bom mas falta muito software de produção que mal ou bem é muito usado. Um deles é o MS Office que não tem nada que se lhe compare em termos de produtividade, basta ver o que se faz com VBA ou com os add-ins atuais em javascript.
        Ou mesmo add-ins vsto em c#.

        Nada se lhe compara mesmo.

        Agora o windows 7 é muito light e corre maravilhosamente em PC’s antigos. É um SO sem mariquices.

        Eu vim do Commodore Amiga, fantástico, baseado em Unix mas nem sempre o melhor vence. Competia na altura com 386, 486 e mesmo os Pentium I.

        Os A 4000 custavam fortunas, paguei mais de 400 contos pelo meu 68040 (sem monitor) pelos anos 1990 ou 1991. Uma fortuna aos dias de hoje, 400 contos poupados por mim, nao foram oferecidos pelos papás …. trabalhei e poupei. Em vez de comprar uma LC50 investi no futuro.

        Hoje os miudos têm tms I-phone de 1500Eur nos bolsos de tras das calças …. sem terem noção do que representam 1500Eur nem quantas horas se tem de trabalhar para os pagar e consolas de 500Eur.

        Enfim uma outra realidade.

  20. Porreiro Pá says:

    Tantos coninhas de sabão a dizer “aah, e o Linux agora?? Ninguém gosta do Linux, ahaa”

    O pessoal só escolhe o Windows porque é o que se habituaram a usar. É como eu usar pantufas em vez de crocs e depois dizerem que ninguém gosta de crocs.

    Esses lambe botas do Windows são piores que os tais “defensores do Linux” que tanto choram sobre.

    • Mestre says:

      Mentira! Já instalaram Linux de fábrica nos PCs da Venezuela e 70% das pessoas instalaram o Windows! As pessoas QUEREM Windows! Nem os iletrados digitais caem na ilusão! kkkkk

  21. Nuno says:

    Reforço, imaginamos o cenario, os fabricantes de software, passam fazer para todos os 3 SOs mais usados do mundo, bem como os fabricantes de jogos e o windows MORRE no dia a seguir, ou alguem aqui tem dúvidas??? Dou até o exemplo, a MS faz o office para o apple, mas nunca o ira fazer para o Linux… pois claro, seria um grande tiro no pé, ENTENDEM???

    • André says:

      O Office nasceu no Macintosh! Os programadores NÃO querem programar para linux!!!!!
      Ninguém quer programar para Linux!!! É um sistema amador, feito com trabalho escravo.
      Quem tem de programar para linux é o próprio utilizador, não as empresas! 🙂

    • SIM says:

      Não há dúvidas que os programas é que importam, nesse caso o Linux dominava.
      Isso matava o Windows! O trunfo da Microsoft é a retrocompatibilidade.

    • Mike says:

      E qual seria o preço para manter um software compatível com todas as versões e distribuições do Linux? O problema do Linux é exactamente esse: demasiadas variantes/distribuições do Linux, ao contrário de, por exemplo, o Android, que por norma o mesmo pacote de software funciona em diferentes versões de Android (custom roms)…

      • Profeta says:

        O que e que estas para ai a falar Mike ? Basta o codigo fonte estar disponivel e cada distribuicao faz o resto. A questao ai e so o empacotamento, o software nao fica mais caro por isso. Isso vai lesar imenso quem usa linux. Ve-se com cada comentario que ate da do. Com a pressa de quererem falar mal do linux ate se atropelam nas proprias palavras.

        • Mike says:

          Eu sei bem do que estou a falar, ao contrário de ti… O seguinte não sou apenas eu que o digo, mas entendidos na matéria! 😉

          “Binary compatibility is essential to software development, as it enables developers to create software that can operate on various platforms without any modifications. This feature benefits developers significantly, allowing them to make their software available to a larger user base. However, achieving binary compatibility can be challenging in Linux, dealing with various architectures and operating systems.

          As a result, developers would need to create distinct versions of their applications for each Linux distribution. This process would be time consuming and inefficient, limiting the accessibility of their applications since users would need to choose a particular distribution to run the application on.”

          https://tuxcare.com/blog/binary-compatibility/

          • Profeta says:

            Mike sabes tao bem que ate chegas a brilhante conclusao que o software fica mais caro por isso. Santa paciencia. Ficamos por aqui.

          • Mike says:

            Para empresas que desenvolvem software proprietário (Adobe por exemplo), o desenvolvimento e manutenção de um software para Linux fica efectivamente mais caro que para Windows (vantagem de retrocompatibilidade). Continuo a dizer, a vasta diversidade de distribuições Linux são a causa de empresas de renome não querem apostar em desenvolver para o Linux (custos para suportar essa diversidade) e que leva à fraca adesão por parte das empresas para os seus postos de trabalho e pelo utilizador comum… Mais exemplo que confirma o que digo (Adobe Photoshop):

            “Porting a complex application like Photoshop to a new operating system (Linux) requires substantial resources, including rewriting large portions of the code and ensuring compatibility with various Linux distributions.”

            Mas claro que cada um tem direito à sua opinião… Por isso é melhor ficarmos por aqui! 😉

      • Nuno says:

        Existem alguns softwares exactamente iguais para Windows e Linux, existem muitas distros Linux, mas apenas 2 grandes mundos, as ditros baseadas em pacotes .deb e as baseadas em pacotes .rpm e nada mais. Vou explicar melhor, um software que funcione no ubuntu, ira funcionar no debian, mint, zorin etc etc etc por ai fora. É como um soft que funcione no windows, vai funcionar no 11, no 10, no 7 etc etc, entende??? Estude mais sobre os dinheiros a ganhar, os acordos, etc etc… para perceber melhor, um Apple é bem melhor que um Windows e o Windows é muito mais usado!! percebe??? O Linux tem o melhor dos dois mundos e é de BORLA. Ha 25 anos era sim rudimentar, nao funcional, feio, esses tempos acabaram!!! Cabeçudos a falar do que não sabem. Em iguais circunstancias o Linux dá 10-1 ao Windows!!!! Comparem os produtos nativamente e já agora no mesmo hardware, passam vergonha!!!! metam a mesma maquina, o mesmo software a funcionar para verem, um Linux pode estar 1 ano sem ser preciso ser reiniciado e sempre a ter updates!!!! comecei no Windows, tenho 25 anos de Windows e os ultimos 5 de Linux e não tem ideia do que andam a perder!!! Pensem pela propria cabeça, o que segura o Windows sao as exclusividades, os acordos com as empresas de software e hardware, a maioria dos fabricantes pode fazer para Windows, alguma coisa para apple, mas para Linux, muito cuidado… seria perigoso. Porque raio o Windows ja tem o WSL ??? Pensem….

        • Clippy says:

          O Windows tem WSL pois é a estratégia EEE: Embrace, Extend and Extinguish.
          A Microsoft comprou o GitHub para dominar o Open source! Microsoft wins!

        • EXE says:

          Flatpacks são melhores, mas Winget domina, instala tudo com CL.

        • Mike says:

          Queres um exemplo? AlmaLinux tinha compatibilidade binária com RHEL até a Red Hat se ter lembrado de mudar a distribuição do seu código fonte, o que obrigou ao AlmaLinux a desenvolver uma ABI (Application Binary Interface) para manter a compatibilidade com o RHEL. Como deves entender, uma interface destas não se desenvolve de um dia para o outro. Agora suponhamos que a Adobe tinha desenvolvido o Photoshop para o RHEL e de um momento para o outro este deixa de funcionar no AlmaLinux. O que faria uma empresa que optou pelo AlmaLinux em vez do RHEL por uma questão de custos? Ia substituir o AlmaLinux por RHEL? E se fosse uma empresa com 200 AlmaLinux, que custos iria ter com a substituição? E é exactamente este tipo de problemas que não existem (salvo raras excepções) desde o Windows XP até ao Windows actual, porque uma das coisas que o Windows teve sempre melhor, foi a retrocompatibilidade…

  22. Pedro António says:

    O Linux é complicadissimo e limitado, não serve para cá maioria…

  23. CATw00 says:

    Até o Windows Millenium é melhor que o 11!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.