Faltam 30 dias para o fim do Windows 10 e muitos não estão preparados
Era inevitável e já todos os esperavam. O fim do Windows 10 está quase a chegar, embora nem a Microsoft, nem os utilizadores estejam suficientemente preparados para o que isso implica, e já existam alguns truques para evitar o desastre. Faltam 30 dias para este fim e é hora de todos tomarem a decisão certa.
Fim do Windows 10 está a chegar
O dia 14 de outubro de 2025 será o último dia em que o Windows 10 receberá o suporte oficial da Microsoft. Por isso, a empresa já está a libertar as últimas atualizações para o sistema. De facto, o Windows 10 tornou-se uma prioridade para a Microsoft, que quer tornar o sistema o mais limpo e livre de erros graves possível, com a intenção de não ter de lançar mais atualizações urgentes a partir de outubro.
Quando o fim do suporte chegar, a Microsoft deixará de lançar atualizações para o Windows 10; depois disso, se for descoberto um bug de segurança ou falha em alguma parte do sistema, não será corrigido. É claro que os computadores com Windows 10 continuarão a funcionar sem problemas a partir de 14 de outubro. Com o passar do tempo e a descoberta de bugs, a falta de atualizações tornar-se-á percetível.
Faltam 30 dias para o fim do suporte
Inevitavelmente, isto significará atualizar para o Windows 11, para se manter protegido e utilizar as funcionalidades mais recentes. Se o seu computador não for compatível com o sistema mais recente da Microsoft, terá de comprar um novo. Claro, esta é a teoria; na prática, o Windows 10 continuará a receber atualizações durante pelo menos mais um ano, possivelmente mais, dependendo do seu computador.
Isto porque o Windows 10 continua a ser o sistema operativo para computadores mais utilizado em muitos países. Globalmente, este sistema tem vindo a ganhar utilizadores em comparação com o Windows 11. Isto obrigou a Microsoft a continuar a desenvolver atualizações para o Windows 10. Por temer um bug grave que poderia deixar centenas de milhões de computadores em todo o mundo inoperacionais.
Microsoft já definiu as regras para o futuro
No entanto, a Microsoft continua decidida a abandonar o Windows 10 o mais rapidamente possível. Por isso, impôs várias limitações a estas atualizações. Para continuar a receber atualizações no Windows 10, precisa de se inscrever num assistente que aparece na secção Windows Update das Definições do Sistema. Os utilizadores têm três opções para se inscreverem no programa de atualização:
- Configurar a conta OneDrive e sincronizar os dados com a cloud
- Gastar 1.000 Microsoft Points da conta Microsoft.
- Pagar 30 euros.
Após a adesão, continuaremos a receber atualizações do Windows 10 durante mais um ano, até 14 de outubro de 2026, o que nos poderá dar algum tempo para nos prepararmos para a atualização para o Windows 11. Além disso, as empresas têm acesso a um programa especial que permite pagar as atualizações durante mais três anos, mas a um preço excessivo para o utilizador médio.






















Para quem quiser continuar a receber atualizações de segurança e mesmo só segurança, migre o Windows 10 para Enterprise LTSC (até 2027) ou Enterprise IOT LTSC (até 2032).
O que não falta são chaves legais a venda.
O futuro é o Cravo OS, 100% nacional. Só somos livres se o nosso sistema for livre!
Isso!!!
Já dizia na tv “o que é nacional é bom!!!”
Só falta o link para o OS
O que eu queria é que a Microsoft me deixe desligar permanentemente o service do Windows Update assim que acabar o suporte.
O Service do Windows Update fica num loop constante à procura de updates e assim deixa o Disco em 100% de utilização. E mesmo parando o service, ele reativa sozinho mesmo estando configurado como manual.
Se não há futuros updates, que permitam dar disable ao serviço.
Acontece o mesmo no 7.
A única coisa, que recebe updates, 1 vez, por mês, é a verificação de virus. O Windows Defender, já não tem updates, resta aquele.
Um truque, do PC, que tenho com o 10, é deixar um rollout (daqueles updates preview), colocá-lo em escondido. E o WUP só tenta, 1 vez, por semana, procurar updates.
Eu meto a ligação como tráfego limitado e já não chateia mais.
E se é esse o problema porque é que não desligas o serviço do windows update ?
Experimente o aplicativo winaero tweaker. Podes mexer em inúmeras configurações do Windows, incluindo desativar atualizações.
IoT LTSC baby…
E têm sempre o linux. Nunca é tarde para abrirem os olhos…Até um dia!
Xiuuu
Isso muda alguma coisa no facto de querer pagar a minha casa até ao final do ano para não ter que pagar mais valias ao banco? Se não tem nada a ver, obrigado, mas dispenso bem a coisa.
P.S. – ou a Europa cria o seu proprio OS, ou então acho que ios vai ser a alternativa a esta bosta.
E Europa não precisa de criar nenhum SO próprio, a criarem vão pegar num distribuição Linux e adaptar. Para isso já existem actualmente opções europeias e não europeias muito boas, Open Suse, Ubuntu, Fedora, Mint…
Vamos ja a correr comprar um pc porque a micro gaitas quer isso,
Vai continuar com o 10 assim como milhoes de pcs
Não é o fim do Windows 10, ele continua, não tem as atualizações, mas vais continuar, basta o utilizador encontrar mecanismos alternativos de segurança.
E muitos outros não querem saber.
Tanto drama. Até parece que o PC vai explodir. Tenham juízo na net que estão sempre seguros.
Configurar a conta OneDrive e sincronizar os dados com a cloud, NEM PENSAR
Gastar 1.000 Microsoft Points da conta Microsoft, JÁ É DAR A SABER DE MAIS
Pagar 30 euros, LINUX É LIVRE, JÁ DOEI PARA O LINUX MINT.
O sistema quando é bom e as pessoas reconhecem, sentem que podem contribuir com um software que não tem ads nem IA
Venha o Windows 12 já que o 11 é uma miséria!