Utilizador deu 100 dólares ao ChatGPT e deixou-o negociar ações. Eis como está a correr…
Repletos de estatísticas e com o histórico do mercado mais do que consolidado, os chatbots poderiam ser excelentes traders, certo? Bem, a pensar nesta possibilidade, um utilizador do Reddit deu 100 dólares ao ChatGPT e deixou-o negociar ações, numa experiência prevista para meio ano.
Numa publicação no r/Dataisbeautiful, um utilizador curioso descreveu a ideia como uma experiência de seis meses, por via da qual quer compreender como um modelo de linguagem se sai na escolha de ações pequenas e pouco conhecidas.
Com um orçamento de apenas 100 dólares, o GPT-4o, um dos modelos mais avançados da OpenAI, conseguiu que a sua carteira de ações valorizasse quase 24% nas primeiras quatro semanas da experiência, que durará seis meses.
Apesar de este crescimento representar apenas 25 dólares, a valorização foi muito superior ao de dois índices de pequenas empresas cotadas, Russell 2000 e XBI, que subiram apenas cerca de 3,9% e 3,5%, respetivamente.
Para comparação, o S&P 500 subiu menos de 3% no mesmo período.
Conforme explica numa página do GitHub onde está a documentar a experiência, o utilizador, de nome Nathan Smith, decidiu testar a Inteligência Artificial (IA), após ver anúncios enganosos que afirmavam que a tecnologia poderia escolher ações subvalorizadas e fazer os investidores ganharem muito dinheiro.
Era óbvio que tentava fazer-me subscrever algum lixo, então apenas revirei os olhos [e] comecei a pensar: "Quão bem isso realmente funcionaria?"
Aparentemente, está a funcionar muito bem, mas carece de intervenção humana: todos os dias, Smith fornece ao ChatGPT dados de negociação sobre a sua carteira de ações e tem implementadas, também, regras rígidas de stop-loss, que exigem que um trader — neste caso, o ChatGPT — venda imediatamente quando uma ação atinge um determinado preço.
Apesar de o ChatGPT ainda não conseguir gerir o dinheiro sem orientação, conforme procurava perceber a experiência de Smith, é curioso ver o que uma IA pode fazer com "meia dúzia" de dólares e algumas orientações humanas. Além disso, a experiência ainda tem alguns meses pela frente.





















Tras essa noticia novamente daqui a um ano para ver como terminou…
São só 6 meses, a experiência.
Atenção aos pormenores: A IA só recebe dados de 5 sites, que o utilizador, lhes fornece 18 vezes, por dia.
No original, fizeram isso, dando acesso a 80000000 de sites, de analistas, redes sociais e empresas cambiais, a IA perdeu tudo em 12 horas.
Muita vírgula…
porque não colocam a informação mais atualizada? ele já vai em perdas de 38%
+1
mas vendeu as acções? perdas não realizadas não são perdas, tal como ganhos não realizados..
precisam de umas aulinhas de literacia financeira, por aqui 99% dos users não percebe nada de investimento
Vendeu as 4 ações ABEO em Stop Loss.
AHAHAH!!! Com pápas e bolos…
Pura especulação, este tipo de modelo não cria productos, não desenvolve um País, não responde ás necessidades da Sociedade.
Apenas cria dinheiro virtual.
Que loucura.
mas se é o user que define o stop loss não está a deixar ser o chatgpt a fazer as tardes, só as escolhas.. interessante era deixá-lo gerir tudo, incluindo reinvestimento de ganhos com yield.
O portfólio dele, neste momento, consiste apenas em 5 empresas da indústria farmacéutica. Por isso, este portfólio está muito exposto ao risco dessa indústria, mas acima de tudo dependo apenas de 5 empresas que nem são as maiores da indústria, bem pelo contrário. Ou seja, são empresas com grande volatilidade. É o chamado “ou vai ou racha”.
Estava a correr bem até a ATYR apresentar resultados negativos num dos testes que estavam a fazer a um fármaco. O mais interessante disto é que o ChatGPT previu que isto poderia acontecer. Na página 2 do relatório completo, diz que esta semana o valor das ações iam disparar para valores record ou então ia cair cerca de 70%. Como os resultados do teste do fármaco foram negativos, aconteceu uma queda de 80%. O ChatGPT aconselhou a venda de 4 das 10 ações que ele tinha com stop loss de 4.60$, mas o gajo percebeu que o risco de desvalorização era grande e definiu ele próprio um stop loss de 6.00$ que lhe salvou de perdes bem maiores.
Investir em empresas que dependem muito dos resultados das suas investigações pode ser muito compensatório ou penalizador. O facto de ter um stop loss definido de acordo com o risco que ele aceita ter, é a estratégia ideal. O potencial ganho global pode compensar as perdas que vai tendo no processo.
A experiência é brutal e agradeço imenso a vossa partilha. Vou acompanhar os desenvolvimentos e aprender algo com tudo isto.
Excelente analise Carlos. Por mais users como tu.
Boa info.
Mas stop loss numa carteira de $100 derrota o propósito do teste
É tão difícil fazer dinheiro durante um bull market…
Não estás um bull market, estás a colher frutos do FED, agradece ao trump, quando virar bear vai durar algum tempo
Pronto. Está explicado. O ChatGpt mente descaradamente so para que possas fazer o teu trading espetacular.
Nada que já não se esperasse. LOL
https://pplware.sapo.pt/inteligencia-artificial/investigacao-da-openai-confirma-que-o-chatgpt-mente-deliberadamente/