Última atualização do Windows 11 causa falhas críticas aos SSD e inutiliza-os
A Microsoft lançou uma nova atualização para o Windows 11 que corrige várias falhas. Infelizmente, e como já é habitual, além de resolverem os problemas, introduzem novos bugs que afetam o sistema operativo. O mais recente tem o potencial de corromper a informação armazenada no disco rígido ou SSD.
A mais recente atualização do Windows 11 está a causar dores de cabeça. O patch causa problemas de armazenamento em PCs que executam a versão 24H2 do sistema. Alguns utilizadores relatam que os seus SSD ou HD desaparecem do sistema e têm de reiniciar o computador para aceder aos mesmos, embora isso não resolva o problema.
O bug na atualização KB5063878 ocorre quando uma grande quantidade de dados é gravada num dispositivo de armazenamento específico. De acordo com o utilizador @Necoru_cat, o problema é desencadeado se as operações de escrita contínua excederem os 50 GB.
A dada altura, durante o funcionamento, o disco desaparece do sistema e fica inacessível, a menos que se reinicie o computador. Ao submeter-se o disco a gravações contínuas de 50 GB ou se a utilização do controlador de armazenamento exceder 60%, o erro será novamente acionado.
KB6053878ストレージ不具合に関する検証結果の公表です_(:3 」∠)_
冒頭の一文、意味が理解できない人は読まないでください pic.twitter.com/XBqwOv8n5B— ねこるすきー (@Necoru_cat) August 17, 2025
Os seguintes SSD estão na lista de modelos afetados:
- WD Azul SN5000
- WD Azul SA570
- WD Azul SA510
- WD Vermelho SA500
- Corsair MP510
- Corsair MP600
- SK Platina P41
- Crucial P3 Plus
- ADATA Legend 800
- HP FX7000
- XPG SX8200 Pro
- Hanye HE700
O problema parece estar relacionado com uma avaria no subsistema de cache de disco, bem como com uma fuga de memória na cache do Windows. A falha afeta os SSD com controladores Phison, especialmente os modelos sem DRAM, bem como alguns discos rígidos empresariais. Atualmente, não existe uma correção oficial por parte da Microsoft.
Embora não haja provas de que este seja um problema generalizado, este bug lembra uma situação semelhante com o Windows 11 e os Western Digital. A atualização 24H2 causou falhas e ecrãs azuis em milhares de computadores durante outubro de 2024. Na altura, o bug estava relacionado com o buffer de memória do host, levando a WD a lançar uma atualização.
Quase um ano depois, o Windows 11 24H2 continua a ser uma dor de cabeça para muitos utilizadores. A última atualização não só provoca o desaparecimento de discos, como também alguns erros de instalação em computadores empresariais. Neste caso, a única solução é reverter para a versão anterior e aguardar que a Microsoft resolva o problema.





















O Windows Update é um cancro. O programa Insider torna os utilizadores em beta testers da Microsoft. Depois de testado pela plebe, é que as empresas atualizam.
E pronto, vamos lá, a quantidade de garotada que vem dizer novamente que ou já mudou para linux ou que vai já mudar para linux. Porque o windows não presta para nada!!!!!! E isto passa a ser mais um recreio deles.
Sabe quem criou o Windows? E de quem era amigo? Está tudo dito.
Sim, meu caro jovem! Este é um problema real que está a acontecer depois da atualização referida no artigo! Não meta a cabeça na areia e veja o mundo à sua volta!
Corrompeu-me o SSD sem recuperação possível sendo obrigado a reinstalar a máquina. Imediatamente à reinstalação da máquina apliquei as atualizações e fiquei com o W11 corrompido novamente.
Felizmente só perdi dados que consigo recuperar mas pense um pouco e tente perceber o impacto da perda de dados cruciais para o trabalho das pessoas!
E sim meu caro jovem! Instalei imediatamente o Zorin OS e tudo funciona que nem um brinco!
Para a maioria dos utilizadores o Windows é utilizado para trabalhar e produzir algo para a sociedade!
Analise e conclua para que utiliza o Windows, antes de tecer comentários inúteis que não servem para nada!
Verdadeiramente parece que o Pplware é o seu recreio!
Sim e qual é o problema? Eu sou um deles e tenho orgulho. Nem só de janelas vive o mundo. Uso Linux há vários anos e para mim está impecável, cada um que use a porcaria que quer e siga.
Quase que destruí fisicamente um m2 e um SSD por pensar que os gajos tivessem dado o berro.
O KDE Linux nunca falha.
foi por ter testado depois em linux que não os destrui.
KDE Linux? Que é isso? Isso já é inventar. KDE Linux não existe (ainda), está agora em fase inicial de desenvolvimento uma distro por parte da equipa do KDE. Se tivesses dito que tinhas testado um Fedora ou um Kubntu da vida já acreditava 😉
A não ser que ele se esteja a referir ao KDE Neon.
KDE Linux existe e é baseado em Arch Linux. Esta distro é uma lançada pela KDE.
Sim mas ainda está em fase de desenvolvimento e não é para utilizável para ambiente de desktop ainda por isso parem de recomendar aqui.
Sim e o linux nunca dá problemas queres ver.
Esta malta que usa linux acha que é infalivel enfim……
Não podes generalizar, não é porque um cromo qualquer disse isso que toda a malta que usa Linux diz também a mesma coisa, aliás a maior parte que usa não pensa assim e não se mete a escrever em forúns da internet. Todos os sistemas informáticos tem as suas vantagens e desvantagens e todos, todos, têm os seus problemas. Para mim neste momento faz sentido usar Linux, globalmente é o melhor para mim, pode não o ser para outra pessoa.
O Windows 11 não é estável. O antigo já está enterrado. A alternativa é o linux. Moderno, rápido, seguro. Deviam criar uma distro portuguesa, inspirada na filosofia nacional, tal como o Ubuntu, cá seria a SOdade. Um Sistema Operativo De Alto Desempenho Estratégico para o país.
Caixa Mágica, Alinex e há outras tantas distros portuguesas por aí
Essas distribuições já foram descontinuadas e já não existem há bastante tempo. E não é preciso uma distro Portuguesa, não faz sentido, basta instalar Ubuntu, Mint, Fedora, etc…está tudo traduzido para Português.
Não têm o teclado Hcesar.
Nem há uma língua de programação portuguesa, como que um sistema operativo, tipo FadoOS, seria português?
Portugol, não é linguagem de programação, mas é uma forma de escrever algoritmos.
Distribuições puramente portuguesas, a caixa mágica e o alinex eram 100% portuguesas, mas claro tinham o fedora e debian (respetivamente) como base.
Caixa Mágica teve primeiro como base o Suse e depois o Ubuntu.
Porque nao usar a maior e melhor distro do mundo ? Slackware. Nao e o bicho papao que muitos pensam que e. E a distro mais transparente possivel e que tem evitado a integracao do systemd na sua totalidade. So isso ja ajuda em muito as empresas.
Não é nenhum bicho papão, mas estás a falar para a audiência errada, cheira-me que esta malta nem conseguiria configurar slack para usar, muito menos fazer o dia a dia.
Slack users são os únicos verdadeiros Linux users, o resto é tudo malta que queria um Mac e não tem dinheiro
Já usei Slackware vai para uns 23 anos. Excelente, extremamente estável e provavelmente o mais parecido com Unix puro que podemos ter no Linux. No entanto mudei para Arch por causa do modelo ‘rolling release’, ser mais ‘bleeding-edge’ e totalmente personalizável. Mas concordo inteiramente com o fato de não ser o bicho-papão que muitos dizem ser.
Usei Slackware durante muitos anos mas cansei-me de com(p)li(c)ar o sistema. Tinha um sistema à minha medida, mas…
Neste momento uso Ubuntu, simples, rápido e direto (já o tenho automatizado para o meu uso diário).
A nível profissional, a instituição pública onde trabalho tenho que usar windows (infelizmente).
O grande problema da Microsoft, não é o SO, a ou b.
É a parte de testes que está a falhar.
Como é obvio nunca conseguirão eviatr a 100% problemas, mas so lançar as atualizações com alta fiabilidade de testes realizados.
Hoje em dia todas as semanas a atualizações praticamente, claro que os testers estão a ser o publico….
Poderá ser por redução de custos ou por juniores na parte dos testes, que não são devidamente acompanhados pelos seniores…
Infelizmente ultimamente não é só a microsoft, outras grandes empresas como por exemplo a apple estão iguais…
utilizem o sistema macOS sem falhas e limpinho para o menino e menina
MacOS sem falhas não existe. Tem mais bugs que buracos num passador.
É como sempre digo, o que segura a MS são os acordos com os fabricantes de software e hardware e respectiva exclusividade dos mesmos. Fabriquem la os mesmos softwares tambem para Linux e o Windows morre no dia a seguir, simples!
100% de acordo. E digo mais e por causa desses acordos que o W11 tem os requesitos que tem, e futuros terão…..
Eu ja ando a falar disso ha bastante tempo. Essa venda casada de hardware e software tem beneficiado muito o windows. A UE devia proibir pelo menos na europa essas praticas ilegais. Que forcosamente ou nao as pessoas usam o que ja vem incluido.
Já é proibido há muito tempo, podes comprar qualquer pc sem SO
Não existem acordos de exclusividade, isso acabou há muito tempo. Hardware podes comprar qualquer um sem SO, software os fabricantes são livres de escolher as plataformas para as quais querem desenvolver
“Apple Computers enters the Chat”
– Lamento mas não pode comprar o nosso hardware sem o nosso maravilhoso sistema operativo, nem tão pouco instalar outro que não seja o nosso.
Nota: Mas sim, digamos que em 99% dos casos o que disseste é verdade.
Quem trabalha numa empresa que usa serviços Microsoft, só pode usar Microsoft. Quem trabalha com muitas aplicações e o uso para produtividade é intenso, só pode usar Microsoft. O Linux é limitado e se queres conforto e proatividade usas Microsoft
Ou Mac com suíte produtividade Microsoft
Parece que precisam da ajuda dos devs do Linux mas nunca a pedem. Teimosos se não sabem fazer as coisas peçam ajuda.
Por isso eu fico com o meu Windows 10 IoT Enterprise LTSC e fico livre de todos esses problemas.
Aqui é só malta de bem e ninguem vê maldade em nada, bastava haver a regra, todas as fabricantes de software terem de fazer sempre para os 3 SO… e o windows morria no outro dia!!! claro que nunca na vida a MS iria permitir uma coisa dessas. Tal como os fabricantes de hardware, fazem só para o Windows, o ideal é sempre que o Linux nao seja compativel. A Apple nao é a concorrencia, o Linux é que pode ser perigoso para a MS, tanto que a MS faz Office para Mac, mas para Linux, nem pensar, porque seria um enorme tiro nos pés!!! Entendem como a coisa funciona??
Nuno estas coberto de razao, e isso nao acontece porque muitos governos favorecem com apenas os softwares da microsoft, mas num mundo mais justo e honesto essa era a melhor forma. Deixar as pessoas e empresas escolherem e nao ficarem amarradas a um ecossistema de decadas que ja sabemos que muitas empresas nao conseguem fugir dela.
LOL! Mas o Windows 11 ainda existe? Tanto bug…
Continuem no Windows 10 que estão bem!
E já se deram ao trabalho de perceber onde é que estão a acontecer estas falhas, geograficamente falando ? Pois, o que conta é dizer mal do windows e pronto, alimentar o clique baite !