Vai deixar de escrever passwords no Android. O teclado GBoard tratará de tudo
A Google acaba de lançar uma das funcionalidades mais aguardadas do Gboard, o melhor teclado do ecossistema Android. O novo atalho "Preenchimento automático com o Google" promete acabar com uma das maiores dores de cabeça dos utilizadores. Falamos de ter de lembrar e introduzir manualmente as palavras-passe e os dados de pagamento sempre que necessário.
A funcionalidade está a ser implementada gradualmente para os utilizadores através de uma atualização silenciosa. Esta nova funcionalidade corrige finalmente o problema do preenchimento automático, eliminando os casos em que o sistema não carrega as credenciais guardadas. O novo atalho funciona de forma muito simples.
Uma vez ativado nas definições do teclado, um botão claramente visível aparece sempre que se abre o Gboard. Ao pressionar, são apresentadas duas opções principais: palavras-passe e métodos de pagamento. A primeira mostra as credenciais guardadas da aplicação que se está a usar, enquanto a segunda exibe os cartões armazenados, embora exija sempre a inserção do CVV por motivos de segurança.
Esta atualização resolve um problema que todos já enfrentaram em algum momento. Quando o preenchimento automático deixava de funcionar, era necessário copiar manualmente os dados do gestor. Agora, com um único toque, estas informações aparecem instantaneamente.
A atualização não podia ter chegado em melhor altura. Embora o teclado incorpore funcionalidades como o tão aguardado botão de desfazer, esta novidade consolida-o como o teclado mais completo do ecossistema Android. O Gboard conquistou mais de 10 mil milhões de dispositivos móveis e fê-lo com características como o ditado offline e a integração com o Google Translate.
Para ativar a funcionalidade, basta aceder às definições do Gboard e procurar a opção na configuração do ecrã. A atualização está disponível tanto na versão estável (15.7.4.787916401) como na versão beta (15.7.5.787916401).
O melhor desta atualização é que a Google pensou em tudo. A exigência do CVV para os pagamentos mantém a segurança garantida sem complicações desnecessárias. E o acesso rápido às passwords facilita o login, sem ter de pesquisar em notas e gestores externos.























Não confio nada nisso. Aliás, nunca mantive nenhuma password guardada em browsers alguns, nem gestores de passwords online.
Os gestores de passwords são seguros (alguns até são de código aberto em que toda a gente consegue analisar se o código de programação tem algum problema), de resto não confio em mais nada.
Nos gestores metes uma password mestra super forte e aquilo é encriptado com algoritmos de alta segurança. Eu levo a segurança muito a sério e a empresa do gestor que uso foi hackeada há uns anos e os hackers roubaram os “cofres digitais” dos clientes, mas como estão encriptados eles não conseguem aceder, e como eu tenho uma password mestra que demoraria biliões de anos a desencriptar por brute force eu nem me preocupei ainda em alterar as passwords, e tenho lá mais de 150 passwords de sites incluindo de finanças e corretoras de investimentos.
Não há nada que chegue perto ao SwiftKey da Microsoft
HeliBoard, FlorisBoard, FUTO
parecem projetos interessantes. falta saber que funcionam tao bem como o swiftkey
Só o Heliboard e FUTO servem para Português.
Têm boa tradução, dicionário PT-PT e escrita por gestos.
Os outros teclados android de código aberto são lixo.
a app password da apple funciona muito bem neste sentido, e msm o apple pay
Tinha de ser! A Apple… contudo, vê-se que não a usaste quando escreveste o teu post!
Isso, cedam tudo… depois não se queixem das pass andarem na dark web.
Passwords em browser’s? Depois queixem-se!!! Nada como o Bitwarden open source e apesar de ter um Pixel P8P, prefiro e uso o SwiftKey.
SwiftKey – simplesmente o melhor.
O melhor é o teclado indígena.
No thanks, prefiro passar pelo stress de acertar nas teclas corretas do que confiar nesses serviços.