WhatsApp banido dos dispositivos da Câmara dos Representantes dos EUA: “risco elevado”
De acordo com um memorando enviado a todos os funcionários, nesta segunda-feira, o WhatsApp terá sido banido dos dispositivos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA), por representar um "risco elevado".
A informação está a ser avançada pela agência de notícias Reuters e dá conta de um memorando enviado a todos os funcionários.
Nele, o Gabinete de Cibersegurança informou ter considerado "o WhatsApp um risco elevado para os utilizadores devido à falta de transparência na forma como protege os dados dos utilizadores, à ausência de encriptação dos dados armazenados e aos potenciais riscos de segurança envolvidos na sua utilização".
Assinado pelo diretor administrativo, o memorando recomendou o uso de outras aplicações de mensagens, incluindo a plataforma Teams da Microsoft, Wickr da Amazon, Signal, e iMessage e FaceTime da Apple.
Empresa-mãe do WhatsApp alega ser mais segura do que outras apps
Um porta-voz da Meta, empresa que detém o WhatsApp, informou que a empresa discorda da medida, "nos termos mais veementes possíveis", uma vez que a plataforma oferece um nível de segurança mais alto do que os outras aplicações aprovadas.
Segundo a Reuters, um funcionário do WhatsApp disse, em janeiro, que a empresa israelita de spyware Paragon Solutions tinha como alvo dezenas de seus utilizadores, incluindo jornalistas e membros da sociedade civil.
Entretanto, a Câmara dos Representantes dos EUA já proibiu outras apps dos dispositivos dos funcionários no passado, incluindo o TikTok, em 2022, devido, também, a questões de segurança.





















Os deputados(representantes) bem sabem que a CIA/NSA tem porta aberta, por isso não querem usar e proíbem e fazem muito bem.
O Trump amanhã já vem dizer que afinal, não há problema.
A opinião do Trump não interessa para nada, a ordem é para os funcionários do Congresso dos Estados Unidos, não é para os funcionários do Governo dos Estados Unidos.
Os Portugueses têm de perceber que o «WhatsApp» é uma ferramenta de espionagem que colecta toda a informação, dados, e actividade dos usuários nesse aplicativo, não é uma plataforma de comunicação:
– O Mossad é dono e criador do WhatsApp
https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/
– Documento do FBI diz que o governo federal pode obter os seus dados do WhatsApp – em tempo real
https://www.rollingstone.com/politics/politics-features/whatsapp-imessage-facebook-apple-fbi-privacy-1261816/
– O WhatsApp exporta os seus dados de utilizador todas as noites. Algumas pessoas ainda acham que é seguro
https://x.com/elonmusk/status/1794175493119644069?lang=en
Apaguem as vossas contas no «WhatsApp», mudem para o «Telegram Messenger» e vejam a diferença é superior a todos os seus concorrentes, com elevados padrões de segurança e privacidade, e com um sistema de criptografia praticamente indestrutível: o «MTProto».
Um dos motivos que levou Emmanuel Macron e o seu regime a sequestrarem Pavel Durov é pelo facto do “Ocidente” não conseguir aceder ao «Telegram Messenger».
Saiba mais sobre o «Telegram»:
– Criador do Telegram fala sobre Elon Musk, a sua resistência aos ataques do FBI e o seu assalto na Califórnia
https://www.youtube.com/watch?v=1Ut6RouSs0w
– O fundador do Telegram, Pavel Durov, fala pela primeira vez desde a sua detenção por motivação política
https://www.youtube.com/watch?v=bxFQvOyTolg
Trocar o WhatsApp pelo Telegram é como trocar 12 por uma dúzia.
O Telegram também não é seguro, como a malta que foi apanhada há dias a preparar-se para cometer atentados agora bem o sabe.
Os nazis usavam criptografia simétrica na máquina Enigma e perderam a guerra. Toda a criptografia moderna é matematicamente quebrável, exceto uma: One-Time Pad .
A versão naval da máquina Enigma era segura, só que os operadores eram preguiçosos e não mudavam tudo como era suposto e era assim que apanhavam as comunicações. E sim, os EUA também terão obtido algures durante a guerra códigos directamente de um submarino que conseguiram capturar.
Nem toda a criptografia moderna é matematicamente quebrável com a tecnologia actual, é por isso que os serviços secretos se esforçam tanto para promover algoritmos inseguros, porque quando são utilizados algoritmos seguros obrigam-nos a encontrar vulnerabilidades em outras partes do sistema.
Operação “Primrose” mantida em segredo durante 7 meses – em 09/05/1941, a curveta HMS (inglesa) Aubreita atacou o U-110 com cargas de profundidade o que levou à captura de uma máquina Enigma e dos códigos e da tripulação sobrevivente. Os alemães pensaram que tinha sido afundado.
O filme U-571, em que a marinha dos EUA, em 1942, captura uma máquina Enigma – é fictício. A marinha dos EUA capturou, de facto uma, do submarino U-505, mas em 1944. Houve outras capturas relevantes, pelos ingleses e norte americanos de partes (rotores) da Enigma e de códigos.
A descodificação dos códigos da Enigma começo a ser feita pelos polacos, mas foi m 1941, com Turing e a sua equipa, e usando a máquina capturada no U-110, que as mensagens começaram a ser lidas com regularidade. Em 1942 houve um período em que os alemães alteraram o código que o tornou indecifrável, mas Turing e a sua equipa solucionaram.
Enfim, só para dizer que não foram sempre e só os “amaricanos”.
O que tem a ver grupos de Telegram que qualquer um entra com o tema encriptação?
O Telegram em chat secretos é dos mais seguros que existe até hoje não existe provas que tenha sido quebrado.
WhatsApp, Telegram e Signal usam criptografia simétrica (chave única), que não tem segurança nenhuma! Qualquer autoridade tem acesso total às mensagens, com um simples pedido. Aliás, o Discord nem tem criptografia! Uma criptografia eficaz usa sempre a criptografia assimétrica!
A criptografia simétrica é uma fraude, usa a mesma chave para encriptar e desencriptar, isso é uma falha enorme! O CEO do Telegram foi pressionado pois disponibilizava criptografia assimétrica nos chats secretos, e isso os governos não querem permitir! Pois perdiam o acesso, hahaha!
O Telegram nos chat secretos não mudou nada, Pavel já disse que antes preferir a fechar o Telegram a mudar a encriptação ponto a ponto do Telegram.
Por isso é que os Ucranianos e Russos usam maioritariamente essa APP pois sabem que é segura e eles estão em guerra por isso desconfiam de tudo, mas desde o princípio da guerra é a APP mais descarregada.
Ok… o que aconselhas? O teams é seguro? Outro qq?
Claro que utilizam a criptografia simétrica, e fazem bem, e também utilizam a criptografia assimétrica geralmente curvas elípticas ou RSA, mas alguns já misturam com os algoritmos que supostamente resistem a comppuuttaddores quânticos.
Se alguma aplicação utilizar a mesma senha na cifra simétrica (ex.: AES-256) repetidamente (nem que fosse apenas duas vezes) isso seria considerada uma falha gravíssima, pelo menos no Signal não fazem isso de certeza absoluta, os outros teriam de ser ultra burros para fazer tal.
O Telegram disponibiliza chats secretos que utilizam uma mistura de criptografia simétrica “AES 256”, com o assimétrica “RSA 2048”, que hoje em dia é considerada pelo Ecrypt II como demasiado fraca, deveria ser no mínimo RSA 3072 Bit…. e para estar ao nível do AES 256, deveria ser no mínimo RSA 15360 bit… boa sorte para encontrar isso em algum lado! Tanta a aplicação que vi por essa Internet a fora a falar de criptografia militar AES256 (que na realidade é um algoritmo comercial! Os militares deveriam utilizar outros algoritmos) e depois usam RSA de 2048 bit ou de 4096 bit. que é mais ou menos equivalente ao AES128. É como ter uma porta de nível de segurança 4 e uma fechadura de nível de segurança 2.
Seja como for pelo que li no Telegram os chats secretos não dá para confirmar que a chave é da mesma pessoa porque muda a cada sessão… o que obviamente permitirá que terceiros possam estar no meio da conversa sem serem detectados.
Quanto ao que as aplicações de mensagens utilizam para segurança pode ser encontrado por exemplo aqui: https://www.securemessagingapps.com que recomenda: Signal, Threema, Wire, Session e SimpleX, apesar de ter alguma crítica a apresentar em relação a todos.
Tanta contra informação que até dói…
1° -Não há RSA-2048 para criptografar o conteúdo das Secret Chats.
O Telegram usa AES-256 em modo IGE para cifrar as mensagens, mas a troca de chaves não é feita via RSA. Em vez disso, emprega Diffie-Hellman (DH) sobre um primo seguro de 2048 bits, gerando uma chave simétrica compartilhada entre cliente A e cliente B.
O RSA-2048 aparece apenas no MTProto para autenticar a ligação inicial com o servidor (e em versões antigas do protocolo), não para a E2EE de ponta-a-ponta dos Chats Secretos.
2° – Existe sim forma de comparar no topo da APP a “chave” (fingerprint) para detectar ataques MitM.
Não convém misturar as coisas chat de grupos/normal com chat secretos com encriptação de ponta a ponta.
O «Telegram Messenger» em tudo é superior aos seus concorrentes desde o desenho do aplicativo até às suas funcionalidades, passando pelo seu sistema de criptografia o «MTProto» criado pelo génio Nicolau Durov, que se divide em dois: uma criptografia para «chat» normal e outra muito superior para «chat» secreto.
Esta desinformação e comentários mentirosos sobre o «Telegram» é porque sabem que esse aplicativo é melhor que os outros, os regimes do “Ocidente” não conseguem aceder-lhe, e é uma invenção Russa.
Eu aconselhava a UE a criar os seus proprios softwares. Afinal para que serve a UE ? So serve para recolher juros aos paises das remessas que sao emprestadas ? Deviam criar uma ou mais empresas para desenvolver software europeu de modo a tornar tudo mais transparente para todos. Uma vez que ja observamos que os softwares dos gringos deixam muito a desejar.
Depois tem os gorilas da união europeia a bater-lhe à porta só porque você trocou uma mensagem ou partilhou algo contra o liberalismo.
Mudem para o «Telegram Messenger» e vejam a diferença.
Já me aconteceu apagar as mensagens do WhatsApp, mas certas imagens ficam à mesma dentro da pasta de Media. Eram basicamente memes, que as pessoas clickam e partilham facilmente.
Pensei que pudesse ser a aquele trojanzinho escondido.
Configurei para não fazer o download automatico de nenhum tipo de conteudo, em dados e wifi, mas provavelmente não adianta muito.