Vendas de carros Tesla caem 68% em Portugal, em maio
A Tesla foi a marca que sempre se afirmou como sendo o ícone da mobilidade elétrica. No entanto, nos últimos tempos, nada tem sido fácil para a empresa de Elon Musk que tem vindo a cair no que diz respeito a vendas. Em Portugal, as vendas da Tesla caíram 68% no passado mês de maio.
Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas da Tesla caíram 36% em Portugal
A Tesla está a passar por um mau período, muito por culpa de Elon Musk. As vendas de novos carros da empresa de Musk caíram 68% em maio, em comparação ao mesmo mês de 2024. Cenário idêntico aconteceu em outros meses, assim como em vários países europeus.
Os números foram dados a conhecer esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De acordo com a Associação, nos primeiros cinco meses do ano, as vendas da Tesla caíram 36% em Portugal.
De janeiro a maio, foram vendidos apenas 2.739 veículo. Em maio, venderam-se 292 unidades.
Apesar da quebra da Tesla, o mercado de veículos elétricos em Portugal cresceu cerca de 24% no mesmo período — o que indica que a Tesla está a perder quota de mercado para outras marcas.
A tendência negativa da Tesla não é exclusiva de Portugal. Em janeiro de 2025, as vendas da marca na UE caíram 50,3%, de 15.130 para 7.517 veículos. A antecipação do lançamento de versões atualizadas, como o novo Model Y, pode ter também levado consumidores a adiar as suas compras.
Como principais fatores para estes números desastrosos está o apoio público a partidos de extrema-direita que pode ter afastado consumidores europeus.






















Quem queria ter, já tem 😀
Mas por outro lado há melhores opções no mercado agora
Nem por isso, muito menos pelo preço/equipamento/performance/eficiência.
Não, não há melhores opções.
Depende do que considerares melhores opções. A nível de preço talvez, mas falta saber se a qualidade e a quantidade de equipamento e igual ou se sendo mais barato também é mais simples. Pork se for o caso será apenas uma opção mais barata
Pois, sejam lá por que motivos forem, em maio e no acumulado dos cinco meses (jan-maio), enquanto os elétricos (BEV) subiam, a Tesla caiu fortemente:
https://acap.pt/pt/estatisticas/dados (página das estatísticas da ACAP, basta por os filtros)
O que não falta são marcas europeias e quiser-se barato tem as marcas chinesas. Já era previsível que a Tesla acabaria por perder mercado para outras marcas com mais história e outras novas, mais competitivas, com preços mais apelativos a consumidores médios ou com poucos recursos. Musk com as suas afirmações polémicas e truque de vendedor de automóveis de esquina, acabou por afastar clientes que não querem ser enganados ou ser conotados com as palhaçadas do “Sua Alteza Imperial, Imperador do Universo”
A BYD agora está no olho das pessoas e nota-se pela procura de teste drives aqui na Madalena (ao lado de onde trabalho).
Os russos desde que invadiram a Ucrãnia em 2022, e vendo-se-lhes vedada a venda de carros ocidentais, viraram-se para os carros chineses, mas leia lá o que é que os russos acham das “maravilhas” chinesas e porque é que esperam a qualquer momento que possam voltar a comprar Mercedes, BMW, VW………..
Que pena que eu tenho que a Tesla esteja com os pés para a cova!!!!!
No início deste ano, o Mosca quando aceitou o cargo num Governo nacionalista e que faz questão de o mostrar, associado à saudação nazi que fez, criou a própria sepultura!!!!
Porque é que o Mosca vai saír agora do NOGE? Para tentar salvar a sua empresa……
No entanto pode não ser suficiente e….. quem já meteu ao bolso o prémio colossal que ele recebeu, a não ser que tenha fumado tal prémio…. não deve chegar para ter forças e salvar a empresa!!!!!!
Por muita publicidade paga que façam, acho que agora nada os salva!!!!
Acham que o facto das empresas que mais recursos gastam em publicidade (Apple e Tesla), nada tem a ver com resmas de notícias que são plantadas pelo mundo a fora? O Apple watch salvou um fulano, o Tesla salvou o dono que teve um triplo-AVC……. já ao contrário, as notícias negativas são abafadas!!!!!! Sabiam que um Tesla incendiou-se no Norteshoping? Pois……
Nos dias de hoje temos que ter muito cuidado com o que lemos!!!!!
Essa narrativa numa notícia sobre a queda de vendas não faz sentido absolutamente nenhum mas ok.
Em relação ao carro se incendiar não é regra nem é exceção Acontece seja elétrico ou não. Fim.
E não, a notícia não foi abafada, de todo LOL
Não temos de ter cuidado com o que lemos, temos é de saber ler, interpretar e não adotar posições extremas só porque sim e depois andar aqui a “mentir” à descarada. Se alguém aqui parece estar a ser pago és tu. Se não estás…devias.
Quando não se sabe o que se diz dá nisto!!!!!
Olhe, quando se fala de carros eléctricos, quantas notícias lemos da Tesla por aqui e quantas lemos das outras marcas?
Acha que é por acaso?
A cereja, vir para aqui dizer que a brutal queda das vendas da Tesla este ano, não teve nada a ver com a saudação nazi nem com a ida para o Governo do cabeça laranja é não fazer parte deste mundo nem sequer ter a mínima noção do que se escreve!!!!!!
Nao foi um tesla!
Foi, AN-69-RQ, renault ZOE.
Uma dica grátis tirem as vossas conclusões, (esse carro usa sistema de arrefecimento das baterias de alta voltagem a ar).
É o efeito Juniper.
Entretanto na Noruega subiu mais de 20% em vendas. A queda nas vendas nada tem a ver com a qualidade ou mérito do carro em si, mas sim com a percepção da marca que foi gerada no consumidor. Cada um é livre de acreditar no que quer acreditar, mas uma coisa são factos e outra é manipulação mediática. Infelizmente, o “tuga” comum é extremamente susceptível a influências da comunicação social e não sabe distinguir propaganda da realidade.
Vamos a factos – Tela perdeu 49% das vendas ao nível Europeu.
A Tesla aumentou as vendas na Noruega, contudo, houve um incremento de 213% a mais nesse período em todos os veículos elétricos. A Tesla “apenas” seguiu a tendência de mercado.
Vim ver o comentário do JL até nem sei como é que ele ainda nao comentou.
O JL têm ido a Fátima todas as semanas.