Microsoft reinventa Bloco de Notas do Windows 11 e dá-lhe novas capacidades
Desde que lançou o Windows 11 que a Microsoft tem procurado trazer novidades para o Bloco de Notas. Está longe de ser uma solução complexa, mas tem inovado e recebido melhorias em várias áreas. Agora, a Microsoft revelou que esta app nativa vai ser renovada e receber novas formas de formatar o texto.
Microsoft reinventa Bloco de Notas
A Microsoft continua a transformar o Bloco de Notas, tornando esta simples aplicação tão fácil de usar como o próprio Word. E agora é até capaz de gerar texto automaticamente usando inteligência artificial. No entanto, a mais recente adição ao Bloco de Notas do Windows é a adição de uma barra de ferramentas clássica que inclui opções de formatação de texto , que marca um antes e um depois para a aplicação.
Por enquanto, não encontrará estas opções de formatação de texto no Bloco de Notas, uma vez que apenas estão disponíveis para utilizadores do Windows 11 nos canais Canary e Dev. Como referimos, está incluída uma barra de ferramentas de formatação completamente nova, localizada junto às opções clássicas Ficheiro, Editar e Ver.
Ou seja, com este acrescento, o Bloco de Notas permite-nos agora utilizar texto a negrito, itálico, mas também hiperligações, listas e títulos. O surpreendente é que a Microsoft até incluiu o suporte para o Markdown, uma linguagem leve que muitos programadores utilizam para criar documentos estruturados.
Windows 11 dá-lhe novas capacidades
De acordo com Dave Grochocki , gestor de produto de Aplicações Integradas do Windows: "A experiência suporta entradas e ficheiros do estilo Markdown para utilizadores que preferem trabalhar diretamente com a linguagem de marcação leve. Pode alternar entre as vistas Formatado em Markdown e Sintaxe de Markdown no menu de visualização ou selecionando o botão de alternância na barra de estado na parte inferior da janela."
De qualquer forma, se não estiver convencido com esta adição porque acha que o texto simples deve ser sempre o foco do Bloco de Notas, tem a opção de remover toda a formatação da barra de ferramentas ou do menu de edição. É ainda possível desativar completamente esta nova barra de ferramentas nas definições da aplicação.
Com esta adição, o Bloco de Notas deixa de ser apenas um simples editor de texto. Passa a ser uma ferramenta muito poderosa e flexível, além de ser gratuito.





















Obrigado por facilitares a vida a utilizadores mal intencionados microsoft. Não é a primeira vez que abro o notepad com passwords escancaradas para todos verem e nas reuniões teams é mato.
Onde é que isso é responsabilidade da Microsoft?
Usa o KeePassXC que vai limitar um pouco esse problema.
Já vão começar a estragar uma coisa, que até tem a sua utilidade.
Parvoice, retiram o wordpad e metem coisas no notepad … a microsoft está cada vez mais perdida …
quem é que usava o wordpad? nunca me lembro de lhe ter tocado na vida
Para quê ter duas aplicações se uma pode fazer tudo?
Estratégia da Microsoft: remover do Windows o WordPad que já tinha as opções básicas de formatação de texto e
reinventar o Bloco de Notas (que deveria ser um simples editor de texto) para ficar mais semelhante ao WordPad.
+1
Solução: usar o notepad++
Completamente inútil o tempo perdido e dinheiro gasto em adicionar funções ao bloco de notas. O que o anterior tinha de bom era precisamente a simplicidade. Retirando isso deixa de ser útil. Em vez de se preocuparem em estragar o que está bom, deveriam ter pensado em arranjar alternativa para o Skype ou simplesmente não terem acabado com ele.
Terá que suportar outro formato de ficheiro além do simples .txt – qual será?
A M$ só faz m****, não sei como uma empresa que faz tanta burrice consegue estar no lugar que está. Aqui está outro exemplo, ainda por cima deixa as tabs abertas e não pergunta se queremos gravar quando se fecha. É como olhar para uma chave de fendas e pensar, como vamos fazer uma chave pior do que esta.
Estragaram o que estava bem. Parabéns Microsoft >.>